Fei-sp assinale a alternativa incorreta quanto aos principios basicos divulgados

Fei-sp assinale a alternativa incorreta quanto aos principios basicos divulgados

sua adesão ao nacionalismo de características ufanistas. e) Manuel Bandeira abandona o estilo neo-simbolista e proclama seu lirismo coloquial. 48 - (UEL PR) Na primeira fase do Modernismo no Brasil, a) impuseram-se os nomes pioneiros de Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e Coelho Neto. 26 www.projetomedicina.com.br b) firmou-se uma nova tendência do romance regionalista, com Graciliano Ramos e José Lins do Rego. c) propuseram-se idéias e obras revolucionárias, como MACUNAÍMA e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR. d) promoveu-se o surgimento de ficcionistas renovadores, mas em nada foi afetada a linguagem dos poetas. e) propiciou-se a renovação da literatura, não ocorrendo o mesmo com a música e a pintura. 49 - (UEL PR) O nome de Oswald de Andrade está sobretudo associado a) a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino. b) a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista. c) ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social. d) a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico. e) a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance. 50 - (FEI SP) Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios básicos divulgados pelos participantes da Semana da Arte Moderna: a) Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país; b) Rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar brasileiro; c) Combate a tudo que indicasse o "statu quo", o conhecido; d) Manutenção da temática simbolista e parnasiana; e) Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos. 27 www.projetomedicina.com.br 51 - (UFRR) Assinale a alternativa correta: “As obras Iracema, do romântico José de Alencar, e Macunaíma, do modernista Mário de Andrade, têm em comum o fato de:” a) ambas as obras respeitarem e enaltecerem a linguagem e a sintaxe da literatura de Portugal; b) as personagens centrais dos dois romances, Iracema e Macunaíma, serem índios da mesma tribo caiçara; c) buscarem definir a nacionalidade literária por meio da valorização do elemento indígena da cultura brasileira; d) terem sido escritas sob a forma de folhetim, publicados em capítulos, em jornais do Rio de Janeiro; e) as duas obras representarem o índio de forma romântica e idealizada, apesar da diferença de tempo em que foram escritas. 52 - (Mackenzie SP) Texto I ....um Tupi não chora nunca, E tu choraste!...parte; não queremos Com carne vil enfraquecer os fortes. Palavras do chefe dos Timbiras ao jovem tupi, no poema “I-Juca Pirama” Texto II Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. Contra todos os importadores da consciência enlatada. Manifesto antropófago 28 www.projetomedicina.com.br Considere I e II e assinale a alternativa correta. a) A devoração proposta por Mário de Andrade no manifesto tem muita relação com o modo de ser do autor, a sua ânsia de absorver o mundo, quer o primitivo, dos rituais, quer o urbano, interpretado em termos primitivos, como representou em Macunaíma. b) A antropofagia cultural proposta por Oswald de Andrade implica uma devoração seletiva, em conformidade com a cultura dos índios, ponto de partida da metáfora. c) O manifesto modernista do autor de Cobra Norato propõe a antropofagia como “única lei do mundo”, considerando, contrariamente aos hábitos dos índios, que qualquer um mereceria ser devorado. d) A antropofagia modernista – que em nada lembrava a indígena – foi proposta como piada, para não ser levada a sério, como suas contradições internas impunham (só me interessa o que não é meu / contra todos os importadores). e) Para valorizar a verdadeira devoração indígena, a antropofagia a que se refere Manuel Bandeira no manifesto constitui a caracterização de um comportamento que os modernistas queriam destruir: o de importação cultural. 53 - (PUC PR) Leia o texto: “De tudo isso, eis o saldo positivo: os simbolistas trouxeram à linguagem poética nacional maior flexibilidade, matizes mais variados, fluidez; possibilitaram-lhe fixar o imponderável, sensações profundas, novas idéias. E abriram caminhos. Mas em meados de 1910 convivem com os parnasianos, ambos desgastados e vazios, numa fase de transição para algo novo, que em breve irá explodir violentamente”. (PROENÇA FILHO, Domício: Estilos de época na literatura. 14. ed. São Paulo: Atlas, 1994, p. 280.) Considerando o texto da questão anterior, “algo novo, que em breve irá explodir violentamente”, a que o autor do texto se refere, é o: a) Romantismo. b) Realismo. c) Naturalismo. 29 www.projetomedicina.com.br d) Simbolismo. e) Modernismo. 54 - (UEM PR) A poesia brasileira de determinada época, vista por muitos como anárquica e destruidora, é marcada pelo tom desafiador e de combate em relação à tradição literária, pelo uso do verso livre, pela busca de uma expressão mais coloquial, próxima do modo de falar brasileiro, pela valorização do cotidiano, pelo nacionalismo e pela redescoberta da realidade brasileira, entre outras características. Essa afirmação aplica-se à poesia de: a) Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, publicadas em seus livros de estréia. b) Mário de Andrade e Oswald de Andrade, publicadas na fase heróica do Modernismo brasileiro. c) Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, publicadas nos anos que antecederam o marco inicial do Modernismo brasileiro. d) Oswald de Andrade e Cecília Meireles, publicadas na fase heróica do Modernismo brasileiro. e) Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, publicadas na segunda geração do Modernismo brasileiro. 55 - (UFLA MG) Foi a poesia na 1ª fase do Modernismo a forma de expressão dominante e a que apresentou mudanças mais radicais, em razão do progresso da ciência na época. No poema OS JORNAIS As grandes casas comerciais ( ... ) Tintinabulação de campainhas Automóveis Buzinas 30 www.projetomedicina.com.br ( ... ) Carros, carroças, fragorosamente Catadupa de som a rugir no espaço Ventres de fornos colossais Nas fábricas usinas e oficinas Turbilhonam turbinas ... (Luís Aranha) destacam-se as seguintes características modernistas, EXCETO: a) Valorização de fatos e coisas do cotidiano. b) Livre associação de idéias, numa aparente falta de lógica. c) Aproximação com a linguagem da prosa. d) Utilização do verso livre. e) Incorporação do presente, do progresso, da máquina. 56 - (UPE) Texto F JACQUELINE Jacqueline morreu menina. Jacqueline morta era mais bonita do que os anjos. Os anjos!... Bem sei que não os há em parte alguma. Há é mulheres extraordinariamente belas que morrem [ainda meninas. Houve tempo em que olhei para os teus retratos de menina 31 www.projetomedicina.com.br [como olho agora a pequena imagem de Jacqueline morta. Eras tão bonita! Eras tão bonita, que merecerias ter morrido na idade de Jacqueline — Pura como Jacqueline... (Manuel Bandeira. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p. 157.) A leitura do poema de Bandeira autoriza a formulação das seguintes afirmações. Analise-as. I. O poema pertence à primeira fase da produção do autor, muito marcada ainda pela idealização do Romantismo, como demonstram os versos 1, 2 e 3. II. A oralidade é uma das principais características do estilo de Manuel Bandeira, como se percebe no poema, sobretudo no verso 4, com o verbo ‘ser’ na função expletiva. III. Outra característica da poesia de Manuel Bandeira é a nostalgia, que costuma acompanhar a voz lírica. No caso do poema em análise, o verso ‘Eras tão bonita, que merecerias ter

Fei-sp assinale a alternativa incorreta quanto aos principios basicos divulgados
Fei-sp assinale a alternativa incorreta quanto aos principios basicos divulgados
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LISTA DE EXERCÍCIOS – 1º tempo: MODERNISMO

1) (F.C.Chagas-SP) Considerando os acontecimentos da Semana de Arte Moderna e a atitude de seus principais integrantes, é correto dizer que o primeiro momento do Modernismo brasileiro visava:

a)atualizar nossa produção literária, fazendo com que reproduzisse a estética e a temática euramericanas, em vigência desde o início do século.

b)instaurar uma literatura politicamente empenhada e combativa, inspirada no Neo-Realismo e no Neo-Naturalismo.

c)propor um conjunto de normas e de regras literárias, pautadas nos ensinamentos clássicos, que orientassem nossa produção literária.

d)reavivar nossa produção literária, que desde fins do século XIX, com a decadência do Simbolismo, escasseava.

e)combater remanescentes literários retrógrados, representados sobretudo pelo  Parnasianismo, a fim de renovar o curso da literatura que se fazia entre nós.

2) (F.C. Chagas-SP) “O primitivismo, que na França aparecia como exotismo, era para nós, no Brasil, primitivismo mesmo. Pensei, então, em fazer uma poesia de exportação e não de importação, baseada em nossa ambiência geográfica, histórica e social. Como o pau-brasil foi a primeira riqueza brasileira exportada, denominei o movimento do Pau Brasil.”

As idéias do excerto acima associam-se:

a)    ao culto arcádico da natureza.

b)    Ao combate às mazelas sociais denunciadas pelo Naturalismo.

c)    Ao espírito de denuncia próprio de neo-realismo.

d)    Ao nacionalismo da primeira geração modernista.

e)    Às preocupações sociais vigentes no final do movimento romântico.

3) (FCMSC-SP)

3 de maio

“Aprendi com meu filho de dez anos

que a poesia é a descoberta

Das coisas que eu nunca vi.”

(Oswald de Andrade)

As cinco alternativas apresentam afirmações extraídas do Manifesto da Poesia Pau-brasil; assinale  a que está relacionada com o poema “3 de maio”.

a)    “Só não se inventou uma máquina de fazer versos – já havia o poeta parnasiano.”

b)    “... contra a morbidez romântica – pelo equilíbrio geômetro e pelo acabamento técnico.”

c)    “ nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livros.”

d)    “A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas...”

e)    “Temos a base dupla e presente – a floresta e a escola.”

4) O escritor modernista Oswald de Andrade, no Manifesto Antropófago (1928), afirma a propósito das relações entre a cultura brasileira e a de nossos colonizadores: Mas não foram cruzados que vieram. Foram fugitivos de UMA CIVILIZAÇÃO QUE ESTAMOS COMENDO porque somos fortes [...]

O texto cria uma aproximação com a carta de Pero Vaz de Caminha, inspirado principalmente na linguagem, como se verifica nos dois primeiros versos.

A característica da obra de Oswald de Andrade comprovada através dessa aproximação é

a) a ruptura com os padrões da língua literária culta.

b) o resgate crítico do passado brasileiro através da paródia.

c) a introdução das correntes de vanguarda nos textos modernistas.

d) a visão ingênua de um Brasil moderno-primitivo.

e) o deboche irônico do mundo dos acadêmicos e dos burgueses.

5) (Fatec) Algumas das características do Modernismo, que também aparecem na poesia de Manuel Bandeira, são:

a) o uso de preciosismos na linguagem e revalorização de temas do passado.

b) a valorização literária da linguagem coloquial e dos fatos do cotidiano.

c) o uso de "barbarismos universais" e do "lirismo bem comportado".

d) o espírito polêmico e o lirismo intimista.

e) a valorização da consciência crítica e a idealização do cotidiano.

6) (Fei) Assinalar a alternativa incorreta, quanto aos princípios básicos divulgados pelos participantes da Semana da Arte Moderna:

a) Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país;

b) Rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar brasileiro;

c) Combate a tudo que indicasse o "statu quo", o conhecido;

d) Manutenção da temática simbolista e parnasiana;

e) Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos.

7) (Uel) O nome de Oswald de Andrade está sobretudo associado

a) a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.

b) a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.

c) ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.

d) a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico.

e) a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.

8) (Uel) "Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do Antropófago."

O fragmento acima é um dos muitos que compõe um importante manifesto modernista, no qual

a) Oswald de Andrade proclama a supremacia criativa do nosso primitivismo sobre a cultura européia.

b) Monteiro Lobato reage violentamente contra uma exposição de quadros de Anita Malfatti.

c) Mário de Andrade busca definir aspectos técnicos da nova estética.

d) Cassiano Ricardo assinala sua adesão ao nacionalismo de características ufanistas.

e) Manuel Bandeira abandona o estilo neo-simbolista e proclama seu lirismo coloquial.

9) (Unirio) Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:

a) maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se literariamente o nível coloquial.

b) pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento da pesquisa formal.

c) grande liberdade de criação, mas expressão pobre.

d) reconquista do verso livre.

e) ausência de inspiração nacionalista.

10) (Unesp) "Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente."

"Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz."

"Tupi, or not tupi that is the question."

            (Fragmento do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade)

Analisando as idéias contidas nesses fragmentos, assinale a única alternativa que julgar INCORRETA.

a) O Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade articula-se ao movimento antropófago do Modernismo brasileiro, cuja expressão máxima se deu em "Macunaíma" de Mário de Andrade.

b) Em "Tupi, or not tupi that is the question", está implícita a crítica ao espírito de nacionalidade, falseado pelo estrangeirismo exacerbado entre nós, até os adventos do Modernismo.

c) Ainda nos fragmentos acima citados, deve-se entender não a aversão à cultura estrangeira, mas a dialética de conjunção das raízes nacionais à cultura européia.

d) A leitura dos três fragmentos acaba por desvendar a crítica à cultura brasileira que não estaria muito distante do primitivismo antropofágico.

e) O Manifesto Antropófago propõe a mobilidade cultural advinda da mobilidade do pensamento e dos valores do homem em sociedade.

11) (Ufpe) Leia o texto e indique: (V) Verdadeiro ou (F) Falso

"O céu jogava tinas de água sobre o noturno que me devolvia a São Paulo.

O comboio brecou lento para as ruas molhadas, furou a gare suntuosa e me jogou nos óculos menineiros de um grupo negro. Sentaram-me num automóvel de pêsames."

                        (Oswald de Andrade)

(     ) Seu autor é modernista da última fase, não tendo participado da Semana de Arte Moderna.

(     ) O nacionalismo de Oswald de Andrade foi uma volta ao ufanismo parnasiano, sem perspectiva crítica.

(     ) Principal divulgador da orientação nacionalista primitivista, participou do movimento Pau Brasil e do movimento Antropofágico.

(     ) Oswald de Andrade escreveu os textos mais corrosivos da estética modernista, destruindo os padrões tradicionais de narrativa.

(     ) Como se pode observar no texto, Oswald de Andrade destacou-se pela inovação no uso dos termos com derivações e formações estrangeiras, além de metáforas inusitadas. Sua narrativa estabelece uma mistura entre o descritivo e o narrativo.

12) (Mackenzie) E vivemos uns oito anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do país registra.

                        (Mário de Andrade)

Assinale a alternativa na qual aparece um fato cultural que não se encaixa no período mencionado acima.

a) A exposição de trabalhos de Anita Malfatti, criticada por Monteiro Lobato.

b) O Manifesto Pau-Brasil.

c) As duas "dentições" da REVISTA DE ANTROPOFAGIA.

d) O Verde-Amarelismo.

e) A revista KLAXON.

13) (Fatec) Atente para os trechos seguintes.

I - ... no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas conseqüentes, foi uma revolta contra o que era a Inteligência nacional.

II - A poesia Pau-Brasil. Ágil e cândida. Como uma criança. (...) O trabalho contra o detalhe naturalista - pela síntese; contra a morbidez romântica - pelo equilíbrio geômetra e pelo acabamento técnico; contra a cópia, pela surpresa.

III - Tanto o índio quanto o próprio Brasil passam a ser vistos como partes de um "paraíso americano", distante da decadência da civilização européia. (...) Na tentativa de definir a etnia brasileira, os escritores (...) constataram que o índio era o verdadeiro representante da raça brasileira, mais que o branco (identificado com o colonizador português).

IV - Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminés de fábricas, sangue, velocidade, sonho, na nossa Arte.  E que o rufo de um automóvel, nos trilhos de dois versos, espante da poesia o último deus homérico, que ficou, anacronicamente, a dormir e a sonhar, na era do "jazz-band" e do cinema, com a frauta dos pastores da Arcádia e os seis divinos de Helena!

Desses trechos, traduzem o ideário modernista apenas

a) o II e o III.         

b) o I e o IV.

c) o I, o II e o III.    

d) o I, o II e o IV.

e) o II, o III e o IV.

14) (Ufrs) Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Oswald de Andrade, autor do "Manifesto Antropófago", de 1928, compôs também o "Manifesto da Poesia Pau-Brasil", que discute concepções sobre a linguagem poética, a modernização e a cor local.

b) Mário de Andrade dedicou-se à renovação da ficção e da poesia, escrevendo também manifestos, prefácios e livros sobre o Brasil, a respeito dos mais variados assuntos.

c) As propostas do Modernismo, receptivas às diferentes linguagens artísticas, pretenderam discutir os padrões estéticos e culturais brasileiros.

d) O Modernismo, embora aberto à linguagem coloquial, não se opôs aos padrões poéticos e narrativos já consagrados desde o Romantismo.

e) Os poetas das diferentes tendências do Modernismo contribuíram para a inovação formal e temática da poesia brasileira, que posteriormente se aproximou da canção popular.

15) (Uel) Considere as seguintes afirmações sobre a produção literária de Mário de Andrade:

I. Na década de 20, o marco de sua ficção está nessa "rapsódia" em que busca demonstrar não o "caráter do homem brasileiro", mas o aspecto pluralista de nossa cultura, representada pelo mais estranho dos "heróis".

II. Sua poesia chegou a servir, de certo modo, como exemplificação de seus ideais estéticos: veja-se a íntima relação entre o "Prefácio interessantíssimo" e os poemas de PAULICÉIA DESVAIRADA.

III. É enorme o interesse pela cultura popular, e não apenas pelas manifestações artísticas desta: é na linguagem das ruas que vai buscar as bases de uma verdadeira "gramática brasileira".

Está correto o que vem afirmado em

a) I, apenas.

b) I e II apenas.

c) I e III apenas.

d) II e III apenas.

e) I, II e III.

16) (Ufpa) Oswald de Andrade, para sistematizar os princípios da corrente Pau-Brasil, do nosso Modernismo:

a) aproveitou-se exclusivamente das idéias dadaístas.

b) aproveitou-se de aspectos para os quais Pero Vaz de Caminha chama a atenção em sua Carta sobre o descobrimento do Brasil.

c) aproveitou-se das sugestões temáticas que se depreendem das sátiras de Gregório de Matos Guerra.

d) valeu-se de princípios da tradição poética parnasiana.

e) aproveitou a sugestão romântica de libertar a imaginação e a fantasia.

17) (Puc-SP)

“O fazendeiro criara filhos

Escravos escravas

Nos terreiros de pitangas e jabuticabas

Mas um dia trocou

O ouro da carne preta e musculosa

As gabirobas e os coqueiros

Os monjolos e os bois

Por terras imaginárias

Onde nasceria a lavoura verde do café.”

Este poema de Oswald de Andrade exemplifica o movimento nativista... O poeta, através de uma poesia reduzida ao ..., buscou uma interpretação de seu país.

a) Antropófago – visual

b) Verde-amarelo – simbólico

c) Terra Roxa e Outras Terras – discursivo

d) Anta – concreto


e) Pau-Brasil – essencial


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