O que é ser reciproco

O que é ser reciproco

Entenda verdadeiramente o que significa amor recíproco e qual a sua importância para os nossos relacionamentos.

Reciprocidade, uma palavra que representa muito bem a retribuição, o devolver o bem com o bem. Quando se trata de relações humanas, o amor recíproco se mostra como a base fundamental para a criação de laços poderosos, em que há cumplicidade, entrega, apoio, compartilhamento.

Sem reciprocidade os relacionamentos entram em desequilíbrio, porque é exatamente o doar e o receber que os torna equilibrados e sólidos. Continue a leitura para prosseguir com a reflexão e entender melhor o que é o amor recíproco e qual a sua importância.

O amor recíproco é a base dos relacionamentos

Os relacionamentos prosperam quando as pessoas envolvidas se doam uma à outra, demonstrando o que sentem, oferecendo apoio, enfim, compartilhando tanto os momentos de alegria quanto os desafiadores. É essa a essência do amor recíproco, compartilhar, trocar, agregar.

Pense bem, se nunca viveu isso, talvez já tenha presenciado com pessoas conhecidas relacionamentos em que apenas uma parte está realmente disposta a fazer as coisas darem certo. E isso não se aplica apenas a namoros ou casamentos, mas também às amizades.

Quando apenas uma pessoa se doa, sem receber qualquer retribuição, ela se frustra e sente como se estivesse vivendo o relacionamento sozinha, o que, de alguma forma, está. Afinal, mesmo que conte com uma companhia física, emocionalmente está só. E nenhum ser humano merece viver algo assim, se dedicar a uma relação em que não há reciprocidade.

John Lennon, que costumava falar muito sobre o amor em suas composições, comparou o sentimento a uma planta preciosa, que não pode ser simplesmente deixada de lado, mas sim que precisa ser regada, cuidada, nutrida. E o amor é realmente isso, é um sentimento vivo porque é humano e, assim como nós, precisa de certos cuidados.

O que é ser reciproco

5 Perguntas sobre amor recíproco para fazer a si mesmo

O autoquestionamento é uma ferramenta poderosa para se conhecer melhor e entender diversas áreas da vida, como, por exemplo, verificar se há reciprocidade nos seus relacionamentos. Leia cada uma das perguntas a seguir a responda-as a si mesmo com total sinceridade, considerando a relação que deseja analisar.

1 – Essa pessoa o apoia emocionalmente? Seja ajudando a superar um momento delicado ou encorajando você a realizar algo que gostaria?

2 – Ela está ao seu lado em momentos marcantes da sua vida?

3 – Você sente que pode ser totalmente honesto com essa pessoa, mesmo que o que disser possa gerar um conflito?

4 – Ela inspira você de alguma maneira, seja por suas palavras ou atitudes?

5 – Você sente que essa pessoa se preocupa contigo e deseja o seu bem?

Não há pontuação para as perguntas e nem um resultado padrão, porque a intenção é apenas gerar reflexão. Também é preciso consultar a intuição, que é um importante termômetro quando se trata de sentimentos, afinal, costumamos sentir de alguma forma quando nos doamos e a retribuição não vem.

O que fazer quando o amor não é recíproco?

A reciprocidade é muito bonita, mas precisamos falar de quando ela não acontece e é importante dizer que isso é muito comum. Entretanto, o fato de ser comum não torna a situação menos dolorosa, porque é sofrido para nós, seres humanos, não sermos correspondidos. O sentimento de rejeição dói tanto que, em alguns casos, se torna uma dor física.

A boa notícia é que, como tudo na vida, isso passa, porque a vida é feita de ciclos, nada permanece igual para sempre. Por mais que pareça que o sofrimento de um amor não correspondido nunca irá passar, ele vai. A dor se transforma, se torna aprendizado e nos deixa mais fortes.

Entretanto, para que isso aconteça, é preciso reconhecer que está em uma relação em que não há equilíbrio, em que se está doando sem receber nada. Existem pessoas que mentem para si mesmas por medo de perderem quem ama, se submetendo a algo doloroso por medo de sofrerem uma dor que consideram maior.

Fazendo isso, abrem mão de um remédio que dói, mas resolve o problema, como uma injeção, preferindo sofrer pequenas dores diárias, sem perspectiva de melhora. Por esse motivo, o melhor a fazer ao perceber que um sentimento não é recíproco, é resolver a situação, o que, na grande maioria dos casos, significa colocar um ponto final.

É preciso destacar que não há problema algum em não conseguir retribuir o amor do outro. Afinal de contas, não escolhemos por quem nos apaixonamos, entretanto, devemos tomar cuidado para não brincarmos com os sentimentos do outro e não o submeter a uma relação em que ele apenas doa e não recebe nada em troca.

Falar sobre reciprocidade é preciso

A reciprocidade é um assunto que deve fazer parte das conversas entre amigos e casais, até mesmo para que acertem as expectativas que um possui em relação ao outro e se evite a frustração. Ninguém consegue fingir por muito tempo que ama, que se importa, que deseja retribuir todo o sentimento que recebe.

Existem casos em que a pessoa que não consegue retribuir sente medo de magoar a outra e, por isso, prefere seguir como está. Mas a realidade é que, fingindo, já irá magoá-la, mesmo que ela demore um pouco a perceber, isso já estará acontecendo.

Quando não conseguir sustentar a reciprocidade, use a empatia, se coloque no lugar da outra pessoa e seja sincera com ela. Evite que o medo de magoar alguém te leve a tornar a mágoa ainda maior, porque, quanto mais tempo passar, mais ela irá amar, se doar, se acostumar com a sua presença. A sinceridade é a maior prova de respeito e consideração que se pode dar a alguém, lembre-se sempre disso.

Se você é a pessoa que não teve seu amor retribuído, acalme-se, em algum momento isso irá acontecer com outro alguém. Até lá, cuide de você, alimente sua alma, valorize quem está sempre do seu lado, desfrute de cada instante e seja feliz. Quando menos esperar o amor recíproco irá surgir em sua vida e virá para agregar ao que já é muito bom e não para preencher vazios.

Se este conteúdo fez sentido para você, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

O que você entende sobre reciprocidade? Para entender o que é recíproco, basta analisar algumas situações com outras pessoas de sua vida. A reciprocidade é um ato empático e que nos mostra muito o que vale ou não a pena manter em nossas vidas.

A palavra “recíproco” significa algo que seja presente em uma relação entre duas partes; podemos substituir a palavra por pessoas. Ou seja, é uma atitude mútua entre duas pessoas. Um bom exemplo é o amor e o ódio entre duas pessoas. Às vezes amamos e somos amados, mas outras vezes odiamos e somos odiados, tudo na mesma intensidade.

O que é recíproco é correspondente! Por isso, se você ama sua mãe, seu colega de trabalho e seu parceiro afetivo, e estes demonstram o mesmo, você vive algo recíproco. Vamos, então, compreender os grandes benefícios de viver relações recíprocas na vida.

Índice de conteúdo

O que é ser reciproco
Gustavo Fring / Pexels

Ninguém tem o desejo de viver solitário. Se você conhece alguém assim, certamente essa pessoa vive algum problema em sua vida pessoal. Deixando de lado casos como este, todos desejamos ter bons relacionamentos, sejam eles familiares, amorosos, amigáveis ou profissionais.

Logo, ao notarmos a reciprocidade nesses aspectos pessoais, podemos encontrar parte da nossa satisfação pessoal. O que é recíproco alimenta positivamente a nossa alma, e isso acontece de forma dual, ou seja, dos dois lados.

Por isso, quando as pessoas devolvem os sentimentos que doamos a elas, conseguimos confiar, admirá-las, ajudá-las e amá-las. É claro que tudo isso acontece do lado oposto, afinal ambos encontram a sincronicidade que unifica duas vidas.

Bons exemplos podem ser notados nas relações dentro da sua casa, do ambiente de trabalho e na relação com amigos próximos. Quando o seu chefe e você possuem reciprocidade, por exemplo, ele te incentiva a crescer e você quer crescer ou vice-versa, portanto muito se ganha dos dois lados.

O mesmo acontece dentro da sua família. Aqueles que possuem sentimentos de reciprocidade sempre contarão com você e você sempre poderá contar com eles para algo, porque existe amor, empatia, compreensão. Mesmo que haja julgamentos, eles não são agressivos; pelo contrário, são colocados com amor.

Entre os amigos é a mesma coisa! Você pode ficar semanas ou meses sem ver um amigo que você adora, mas o contato sempre haverá. O que é recíproco permanece porque existe importância, independentemente de contatos físicos ou não. Portanto sempre que precisarem um do outro estarão lá e, quem sabe, em algum momento marquem de comer em algum lugar.

Frases que podem te ajudar a compreender o que é recíproco

Artem Beliaikin / Pexels

Algumas frases superinspiradoras lhe ajudarão a compreender melhor o significado do que é recíproco. Veja!

“De hoje em diante eu vou modificar o meu modo de vida… E pra começar eu só vou gostar de quem gosta de mim!” -Caetano Veloso

“A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído” -Friedrich Wilhelm Nietzsche

Você também pode gostar

“Antes de entrar no amor, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar” -Tati Bernadi

Com esses três pequenos exemplos, podemos compreender que o grande objetivo da reciprocidade é o ato de dar e receber amor. No fundo, independentemente da relação, é isso mesmo que acontece, você concorda?