O que é lados paralelos

Lados paralelos são aqueles que mantêm sempre a mesma inclinação de um com relação ao outro, ou seja, todos os seus pontos estão sempre à mesma distância uns dos outros, nunca se aproximando ou se afastando e, portanto, tais lados nunca se tocam.

Consulte Mais informação

Mantendo isto em consideração, quais são trapézios?

Trapézios são quadriláteros que possuem um par de lados opostos paralelos. Suas propriedades específicas envolvem seus ângulos e diagonais. Os trapézios são quadriláteros que possuem um par de lados opostos paralelos. Quantos ângulos internos possui um quadrilátero? Todo paralelogramo que possui os quatro ângulos internos congruentes é chamado de retângulo. Como a soma dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é sempre 360º, então necessariamente os ângulos internos de um retângulo valem todos 90º.

Também se pode perguntar como calcular os ângulos de um quadrilátero?

Para encontrarmos a soma dos ângulos internos desse retângulo será necessário dividi-lo ligando dois vértices que não são vizinhos (não consecutivos), com isso obteremos dois triângulos, assim, basta somar os ângulos destes dois triângulos e teremos o resultado da soma dos ângulos internos do quadrilátero. Quais são as medidas dos ângulos de um quadrilátero?

Soma das medidas dos ângulos internos de um quadrilátero

Nele, todos os ângulos internos têm medida entre 0° e 180°. um dos ângulos internos com medida côncava, ou seja, entre 180° e 360°.

Consequentemente, qual a figura do pentágono?

O pentágono é uma figura geométrica com cinco lados e cinco ângulos. Os ângulos internos em um pentágono somam 540°. Dependendo das características que assumimos, podemos distinguir alguns tipos de pentágonos. Podemos ter pentágonos regulares e irregulares e pentágonos convexos e côncavos. Também se pode perguntar É um pentágono?

O que é um pentágono:

Pentágono é uma figura geométrica formada por cinco ângulos e lados. Também é o nome da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, símbolo das Forças Armadas dos EUA. Nos estudos da geometria, os pentágonos (polígonos de cinco lados), podem ser divididos em regulares e irregulares.

O Eneágono possui, desta forma, 9 lados iguais, 9 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 9 ângulos internos iguais a 140º. Qual figura geométrica tem 4 lados? Nesse grupo estão o quadrado, o retângulo, o losango e o paralelogramo […] São todos os polígonos que possuem 4 lados. Pode-mos dividi-los em dois grupos: convexos (se dados 2 pontos interiores A e B quaisquer, todo segmento AB é interior a figura) ou não-convexos. Paralelogramos possuem dois pares de lados parale-los.

Paralelogramos

  • Os polígonos são classificados de acordo com o seu número de lados.
  • Dessa forma, para ser paralelogramo, o polígono deve ser um quadrilátero que possui a seguinte definição: todo quadrilátero que possui lados opostos paralelos é chamado de paralelogramo.

Lados paralelos são aqueles que mantêm sempre a mesma inclinação de um com relação ao outro, ou seja, todos os seus pontos estão sempre à mesma distância uns dos outros, nunca se aproximando ou se afastando e, portanto, tais lados nunca se tocam.

Consulte Mais informação

Como se faz a área de um losango?

Para calcular a área do losango, calculamos a metade do produto entre a diagonal maior e a diagonal menor. Já o perímetro pode ser calculado pela multiplicação da medida do lado por quatro. Quantos vértices tem um losango? Para ser losango, a figura deve ter quatro vértices; Ângulos internos: são os ângulos entre dois lados na região interna do polígono. Com quatro ângulos internos, losangos sempre terão soma destes elementos igual a 360º; Diagonais: são os segmentos de reta que ligam dois vértices, embora não sejam lados da figura.

Quem são as figuras planas?

As figuras planas são figuras bidimensionais, que possuem apenas comprimento e largura e são estudadas pela geometria plana. As figuras planas são bidimensionais e recebem nomes específicos como, por exemplo, quadrado, losango, retângulo e triângulo. Quais as principais características dos quadriláteros? Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Sendo assim, os quadriláteros herdam todas as características e propriedades dos polígonos, como o fato de possuírem apenas duas diagonais ou de a soma dos seus ângulos internos ser sempre igual a 360°.

Quais as características do círculo?

Definição de círculo: Círculo é a união de uma circunferência com todos os pontos internos a ela. Em outras palavras, a circunferência é apenas o contorno de um círculo. Dessa maneira, a distância entre o centro e um ponto qualquer de um círculo é sempre menor ou igual a r. Como se calcula a área? A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.

Um losango é formado por dois triângulos idênticos, com base igual a d (diagonal menor) e altura igual a D / 2 (metade da diagonal maior). Como calcular a área de um losango exercícios resolvidos? A única maneira de calcular a área de um losango é multiplicando suas diagonais e dividindo o resultado por 2.

É a medida correspondente ao produto da base pela altura

Seus ângulos internos medem 90° e são chamados de ângulos retos, sendo a soma igual a 360°.

 Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Por serem polígonos, esses lados são segmentos de reta que se encontram em suas extremidades sem que haja cruzamento entre dois ou mais deles. Outra característica dos polígonos é que eles são fechados. Assim, qualquer que seja o segmento de reta escolhido, suas extremidades sempre se encontrarão com as de outro segmento de reta.

Os quadriláteros são divididos em três tipos: paralelogramos, trapézios e outros que não são trapézios nem paralelogramos e, por isso, não possuem lados paralelos.

Paralelogramos

São os quadriláteros que possuem dois pares de lados opostos paralelos. Assim, um lado de um paralelogramo sempre é paralelo a outro.

Os resultados dessa definição dão origem às propriedades dos paralelogramos:

a) Ângulos opostos são congruentes;

b) Ângulos adjacentes são suplementares;

c) Lados opostos são congruentes;

d) As diagonais de um paralelogramo encontram-se em seu ponto médio.

A partir dessas propriedades, podemos definir uma ferramenta para decidir se um quadrilátero é paralelogramo: em qualquer paralelogramo, as diagonais cortam-se ao meio. Outra ferramenta é a seguinte: se um quadrilátero possui os lados opostos, congruentes e paralelos, então, ele é um paralelogramo.

O que é lados paralelos

Propriedades dos paralelogramos com destaque para os valores numéricos de lados e ângulos

Grupos de paralelogramos

Os paralelogramos podem ser divididos em três grupos:

  • Losangos: paralelogramos que possuem todos os lados iguais. A consequência dessa definição é que as diagonais dos losangos são perpendiculares;

  • Retângulos: paralelogramos que possuem os quatro ângulos internos iguais a 90°. A consequência dessa definição é que as diagonais do retângulo são congruentes;

  • Quadrados: paralelogramos que são retângulos e losangos, ou seja, os quadrados possuem quatro ângulos de 90° e os seus quatro lados são iguais. A consequência dessa definição é a seguinte: as diagonais do quadrado são perpendiculares e congruentes.

O que é lados paralelos

Ilustração de um quadrado, um losango e um retângulo com seus ângulos e diagonais

Trapézios

Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados opostos paralelos. Assim, o outro par de lados não pode ser paralelo, pois o trapézio se tornaria um paralelogramo.

O que é lados paralelos

Exemplo de trapézio com seus lados não paralelos de medida congruente

Os lados paralelos de um trapézio recebem o nome de bases. A maior é comumente chamada de base maior e a outra é chamada de base menor. A distância entre essas duas bases é a altura do trapézio.

Quando os dois lados não paralelos de um trapézio possuem a mesma medida, esse quadrilátero passa a ser chamado de trapézio isósceles. As propriedades dele são:

a) Os ângulos da base são congruentes;

Geralmente essa propriedade só é observada na base maior, mas também é válida para a base menor.

b) As diagonais de um trapézio possuem a mesma medida.

Por Luiz Paulo Moreira

Graduado em Matemática