Prof.ª Denise Compasso Página 1 IMPRESSIONISMO 1. Como os artistas realistas , que com a ciência haviam aprendido a utilizar determinados conhecimentos, os impressionistas se viram na necessidade de interpretar com maior vivacidade a natureza através de suas criações artísticas. Segundo o Impressionismo e suas tendências, analise os itens a seguir: I. A cor e tonalidade que se busca é a adquirida pelo objeto em reflexo à luz. II. O contraste de claro-escuro é obtido com clareza para o realce das cores in natura . III. As cores binárias e ternárias são obtidas diretamente na paleta com a associação de cores. IV. Os contornos das imagens são sem definição. V. O trabalho de criação destes artistas baseia-se na criação de sombra e luz dos artistas barrocos. Marque uma ÚNICA alternativa correta: a. Apenas o item IV está correto. b. Apenas os itens II, III e V são corretos. c. Apenas os itens I, II e IV estão corretos. d. Apenas os itens I, III e IV estão incorretos. e. Todas estão corretas. 2. Assim como Edgar Degas, os artistas impressionistas: a. Podiam ir a busca de paisagens ao ar livre, ou até utilizar cenas da vida cotidiana das pessoas, simplesmente andando pelas ruas, tomando um café, comendo algo. b. Preocupavam-se com os grandes temas históricos. c. Tinham a imaginação e o sonho como fontes básicas de inspiração. d. Procuravam ser fies aos princípios neoclássicos. e. Exagerava nas emoções dos personagens, uma de suas marcas características. 3. Complete as lacunas dos trechos a seguir. Movimento artístico que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX foi o __________. Dentre as características, podem-se citar a ausência de __________ nas figuras e as pinturas deveriam registrar a(o)__________ num determinado momento pois as __________ da natureza se modificam constantemente. Marque a opção que apresenta as palavras que preenchem as lacunas corretamente. a. Impressionismo / religiosidade / o imaginário / cores b. Expressionismo / imaginário / a religiosidade / formas c. Surrealismo / lirismo / religiosidade / formas d. Impressionismo / contorno / a luz do sol / cores e. Realismo / Sombreamento / a forma / luz 4. Pode-se afirmar que nas pinturas impressionistas: a. As formas dos objetos são pesadas, e os volumes acentuados pelo uso da luz e sombra. b. O uso da perspectiva e o excesso de linhas de contorno transformaram a cor num elemento secundário. c. Os temas relacionados às obras literárias e à mitologia presentes nas obras desviam a atenção do espectador, pois valorizam mais a tradição do que a vida cotidiana moderna. d. O espaço do quadro não é a projeção perspectiva do espaço real, tendo exatamente a extensão e a profundidade definida pelos gamas claros e brilhantes das cores. e. O inconsciente tornou-se dimensão estética, comunicação vital, biopsíquica do indivíduo por meio de símbolos através da arte. 5. Quanto aos artistas que ganham certo destaque dentro do impressionismo podemos fazer algumas afirmações. Portanto analise os itens abaixo: I. É a obra de Édouard Manet - Mulheres no Jardim - que marca o início desta fase.
Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Impressionismo com questões de Vestibulares. Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Impressionismo. Trocar de TemaArte Rupestre Arte Egípcia Arte Grega Arte RomanaBarroco Europeu Barroco Mineiro RenascimentoNeoclassicismo Cubismo Impressionismo Modernismo Pop ArtRealismo e Naturalismo Romantismo Surrealismo Música Teatro Trocar de Disciplina Matemática História Geografia e Atualidades Sociologia e Filosofia Biologia Física Química Linguagens
01. (UEL) Analise a figura e leia o texto a seguir. Para Edgar Degas, o artista não é um simples receptor, uma tela sobre a qual se projeta uma imagem, ele é um ser empenhado em captar a realidade, em se apropriar do espaço. Em seus quadros, alguns temas se repetem: os gestos rítmicos das bailarinas e as mulheres executando movimentos cotidianos, como pentear-se ou banhar-se. (Adaptado de: ARGAN, J. C. História da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.104-109.) Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir. I. Os impressionistas eram unânimes em relação à compreensão da sensação visual como fenômeno mental. II. Monet promovia a dissolução visual do mundo em suas telas e Degas voltou-se para um desenho que estrutura a ação no espaço. III. Degas recorreu, sem preconceitos, à fotografia, e isso é perceptível em seus desenhos e pinturas, sobretudo pelos enquadramentos. IV. Em Mulher penteando seu cabelo, nota-se a pose complexa, o movimento suspenso capturado em uma etapa do esforço físico e a tensão formulada por linhas e manchas. Assinale a alternativa correta.
02. (UEL) Observe a figura e leia os textos a seguir. O impressionismo substituiu o enfoque conceitual da natureza pelo enfoque perceptual, baseado na experiência de fato. (Adaptado de: DENVIR, B., 1974. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.249.) Os pintores neoimpressionistas são aqueles que instauraram e, depois de 1886, desenvolveram a técnica de divisão, empregando como meio de expressão a mistura óptica de tons e tintas. Para estes pintores, o ritmo, a medida, o contraste foram conduzidos a esta técnica, atendendo ao seu desejo de um máximo de luminosidade, coloração e harmonia. (Adaptado de: SIGNAC, P., 1899. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.250.) A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo e o Neoimpressionismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Exploração de novos parâmetros e concepções a partir das descobertas sobre a fotografia, a óptica, a física e o funcionamento da visão. ( ) Enfoque perceptual que destaca os elementos visuais, como ponto, luz e cor, baseado na experiência visual. ( ) Ênfase nos padrões acadêmicos dos salões oficiais e preferência pela representação naturalista da figura humana. ( ) Recusa dos hábitos de ateliê, como iluminar modelos e começar com o desenho de contornos para depois passar ao claro-escuro e à cor, dando preferência ao trabalho ao ar livre. ( ) Recusa da pesquisa sobre a percepção óptica quanto à decomposição da luz em componentes cromáticos. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
03. (UFMS) Sobre o Impressionismo, assinale a alternativa correta
04. (UFG) Analise os quadros. A comparação entre as pinturas de Renoir e Picasso revela uma mudança fundamental na concepção artística, no início do século XX. Essa mudança pode ser identificada na
05. (UEM) O Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França no final do século XIX. A respeito deste movimento assinale a(s) alternativas correta(s).
06. (UESP) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas:
07. (UFU) No final do século XVIII e durante o século XIX, a cultura europeia sofreu importantes transformações, sobretudo no campo da pintura e da literatura. A respeito deste contexto, podemos afirmar que I - o Romantismo, marcado pela emoção, pelo sentimento e pela individualidade, criticava as regras acadêmicas e propunha a liberdade de expressão e a espontaneidade, nele se destacando o poeta inglês Lord Byron e o romancista e poeta francês Victor Hugo. II - o Realismo pretendia realizar uma volta ao classissismo e ao barroco, retratando a imponência das fábricas, a riqueza das cidades e o progresso da civilização, por meio do avanço tecnológico, nele se destacando os pintores Pablo Picasso e Eugene Delacroix. III - os seguidores do Impressionismo defendiam uma reprodução da realidade conforme as impressões recolhidas pelos sentidos, enfatizando o uso da luz e das cores, nele se destacando os pintores Monet e Renoir. IV- o Naturalismo, cujos maiores representantes foram Charles Dickens e Dostoievski, promovia a identidade nacional e a valorização da cultura burguesa, em contraposição ao multiculturalismo pregado pelos realistas. Assinale a alternativa correta.
08. (UFSM) Leia atentamente o texto a seguir: O que provocou esta revolução da mancha de cor? Não o sabemos e o próprio Manet decerto não lhe previu as implicações. Tudo leva a crer que ele sentiu a urgência de criar um novo estilo como resposta ao desafio da fotografia. O “lápis da natureza”, inventado um quarto de século antes, confirmara a verdade objetiva da perspectiva renascentista, mas estabelecera um nível de representação exata a que nenhuma imagem feita à mão poderia aspirar. Era preciso salvar a pintura da competição com a máquina fotográfica. (JANSON, 1996, p. 356). Refletindo sobre a relação entre a invenção da fotografia e a pintura moderna, analise as afirmações. I. Os artistas sentem-se impelidos a buscar novas possibilidades, voltando-se menos para a observação da natureza e mais para elementos da própria pintura: cores, formas, composições etc. II. Apesar dos esforços dos artistas para reinventar a pintura no século XX, a invenção da fotografia e, posteriormente, do cinema faz com que a pintura seja gradualmente aposentada e torne-se inexpressiva na Arte Moderna. III. Por ser apenas um meio de reprodução mecânica da realidade, não podemos classificar a fotografia como uma forma de arte propriamente dita. É correto o que se afirma apenas em:
09. (UFSCAR) A pintura apresentada ("Banheira", Edgar Degas, 1886) pode ser considerada uma obra impressionista
10. (UESPI) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas:
11. (UEL) Texto IV É impossível não partilhar a sensação de excitação, autoconfiança e orgulho que empolgava os que viveram a época quando a estrada de ferro ligou pela primeira vez o Passo de Calais ao Mediterrâneo e quando os trilhos percorreram o caminho do Oeste norte-americano, o subcontinente indiano na década de 1860 e o interior da América Latina na década de 1870. Como podemos negar a admiração por estas tropas de choque da industrialização que construíram tudo isso e que deixaram seus ossos ao longo de cada milha de trilhos? (Adaptado de: HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 74.) Texto V Essa Maria Fumaça é devagar quase parada Ô seu foguista, bota fogo na fogueira Que essa chaleira tem que estar até sexta-feira Na estação de Pedro Osório, sim senhor Se esse trem não chega a tempo vou perder meu casamento Atraca, atraca-lhe carvão nessa lareira Esse fogão é que acelera essa banheira... (KLEITON e KLEDIR. Maria Fumaça. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2009.) Com base na figura 2 e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir: I. Monet foi um artista que, embora utilizando a fotografia, pouco proveito tirou da representação naturalista. II. Na pintura impressionista o tema deve ser coerente e completo sob o ponto de vista da unidade compositiva. III. Para Monet, pintar as ferrovias significava representar a atmosfera luminosa que as caracterizava. IV. Enquanto a arte acadêmica valorizava os grandes temas históricos e mitológicos, os pintores impressionistas adotavam fatos da vida cotidiana. Assinale a alternativa correta.
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