De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

Uma estudante da Univates foi destaque na Mostra Unisinos de Iniciação Científica, realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, em São Leopoldo. A acadêmica de Biomedicina Pâmela Seibel recebeu Menção Honrosa pela apresentação do pôster do trabalho intitulado “Proteína Dissulfeto Isomerase: análise da expressão no epidídimo e possível regulação endócrina”.

O trabalho foi desenvolvido no projeto de pesquisa “Biotecnologia do sêmen suíno: análise proteômica e estudo da adição de extratos naturais”, coordenado pelo professor doutor Ivan Cunha Bustamante Filho. A pesquisa conta com a colaboração do pesquisador Adam Benham, da Durham University, da Inglaterra.

Para a estudante, foi uma grande surpresa ter recebido esse reconhecimento. “Como foi o primeiro Salão de Iniciação Científica de que participei, essa foi a primeira avaliação do meu trabalho e da minha apresentação por uma banca. Só tenho a agradecer ao meu orientador e aos colegas da pesquisa, que são parte disso”, comemora.

Conforme seu orientador, professor Ivan Bustamante Filho, a iniciação científica na área das Ciências Biológicas e Biomédicas é uma excelente oportunidade de transformar o aluno em um profissional questionador. “Ele é obrigado a deixar aquela postura de simples absorção de conteúdo e passa a trabalhar com problemas científicos, que só podem ser resolvidos por meio de experimentos e criações de hipóteses”, ressalta.

De acordo com o professor, no Brasil, todos os grandes pesquisadores começaram na iniciação científica. “Muitos profissionais de destaque no mundo do trabalho também tiveram treinamento científico”, completa Ivan.

Mais informações sobre o curso de Biomedicina da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/graduacao/biomedicina.

Texto: Tuane Eggers

Ulisses Nascimento,34, é jornalista e pós-graduado em Marketing Político. Em doze anos de experiência no Jornalismo, trabalhou como repórter, editor e redator em jornais, revistas, portal de notícias, rádio e Assessoria de Comunicação no Poder Público. Hoje empreende na Contrate um Jornalista - Comunicação e Marketing e atua como redator e produtor de conteúdo. Música, viagens e futebol, com destaque para os jogos do Clube Atlético Mineiro e do Arsenal (Inglaterra), são suas distrações nas horas de descanso.

#inovação #startupweekendjoãomonlevade #swjm #jornalismo #empreendedorismo

Esse texto tem o oferecimento de House Promova, especializada em publicidade. Entre em contato pelo telefone 9 9293-9396 (Alice Campolina).

Faça como essa empresa, anuncie aqui! Contato: / 9 8871-1130. Aqui, sua marca é destaque! 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?
Se você acompanha essa página ou esteve aqui alguma vez, sabe que valorizo muito os detalhes da reportagem. Entre eles, os bastidores, pontos que nem sempre são publicados, mas, nos ajudam, e muito, a entender o contexto.

Imagine quanta história há num evento de 54 horas…. a ideia nesse texto é apresentar um pouco mais do que rolou na primeira edição do Startup Weekend João Monlevade, evento realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

Arte da melhor qualidade

Desenhista dos bons, Eduardo Prota retratou com sua arte algumas das cenas mais emblemáticas do SWJM.

Pitch Elevator: a apresentação do negócio em até três minutos, foi uma das primeiras atividades do Startup Weekend. Nessa etapa, foram mostradas 43 ideias. As onze mais votadas seguiram na competição e as três primeiras foram premiadas.

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

Eduardo Prota e os desenhos que retratam a jornada do herói (“Zero to Hero”)

Agrado ao mentor

O empreendedor paulistano Daniel Takaki já participou de dezenas de edições do Startup Weekend. Em poucas se divertiu tanto quanto a realizada em João Monlevade. O senso de humor peculiar rendeu muita interação com os participantes e alguns agrados. No sábado a noite, recebeu um pote de sorvete. “Vocês sabem como me agradar aqui”, disse.

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

Emoção e Reconhecimento ao Trabalho de Equipe

Realizar um evento desse tamanho não é tarefa das mais simples. Envolve disposição,  organização e muito, muito trabalho. Nada disso faltou à equipe organizadora do SWJM. Todos os detalhes foram muito bem pensados e elogiados por participantes, mentores, jurados e visitantes.

A diretora da Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Anliy Sargeant, era uma das mais emocionadas no final do evento. Elogiada por todos, dividiu os méritos com cada pessoa que ajudou na organização.

Por esse e outros motivos, a primeira edição do Startup Weekend João Monlevade é um evento histórico.

Fotos: Ulisses Nascimento / Blog Contrate um Jornalista 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

A diretora da UFOP, Anliy Sargeant, emocionada, ao lado do empreendedor Daniel Takaki, palestrante e mentor durante o SWJM 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

Trabalho recompensado: meses de muito esforço foram coroados com o reconhecimento de dezenas de pessoas 

Vai empreender? Sua empresa precisa melhorar os resultados? Não esqueça da Comunicação! Entre em contato agora mesmo: / 31 9 8871-1130. Contar com profissional qualificado faz toda diferença. 

Esse texto tem o oferecimento de Doce Sonho – Bombons Artesanais. Faça como essa empresa, anuncie aqui ( / 31 9 8871-1130)

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

#swjm #inovação #empreendedorismo #jornalismo #startupweekendjoãomonlevade

As ideias fluem, os projetos ganham definição, os ponteiros do relógio correm. O Startup Weekend, evento que movimentou João Monlevade no último final de semana, é uma jornada. Não uma jornada qualquer, mas, a do herói. Na expressão em inglês, repetida várias vezes pela facilitadora Cárlei Nunes,  “Zero to Hero”.

Foram 43 ideias de negócios apresentadas na primeira etapa do evento, número expressivo, por se tratar da primeira edição do SW na cidade. As onze mais votadas seguiram na competição. Para tirar os planos do papel, era necessário seguir basicamente três passos: Validação (seu time saiu e conversou com os clientes, você realmente resolveu um problema?) Execução e Design (já tem um protótipo?) e Modelo de negócio (É uma proposta de valor? É uma ideia única?). Tudo isso em apenas 54 horas, tempo de duração do Startup Weekend.

Saiba um pouco mais sobre as finalistas:

  1. Achaqui: aplicativo para encontrar produtos e serviços, conectando empresas e clientes por meio de geolocalização;
  2. Ajuda aí, uai: ferramenta para indicação de prestadores de serviços; os usuários classificam a qualidade do trabalho
  3. Edufica: aplicativo para incentivar o bom desempenho escolar das crianças por meio de conceitos de gamificação
  4. Jo Dar’c (2º lugar): pulseira que oferece mais segurança às mulheres; dispositivo é capaz de enviar informações em tempo real a usuários pré-cadastrados
  5. Overpass: indica ao usuário os postos com o combustível mais barato e de melhor qualidade em um determinado roteiro de viagem
  6. PartyPay (1º lugar): cartão pré-pago para entrada em baladas;  Um protótipo está disponível na Google Play Store, loja virtual de aplicativos de celulares com o sistema Android. (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sw.ezparty)
  7. Petsapp: essa ferramenta segue a lógica do Tinder – aplicativo de encontros -, mas, aqui, o público final são os animais
  8. Mineracar: aplicativo que conecta quem está vendendo um veículo a possíveis compradores
  9. RepHour (3º lugar): a ideia central aqui é democratizar o acesso a vagas nas repúblicas estudantis; o usuário se cadastra e escolhe a casa de acordo com seu perfil
  10. Drugshop: aplicativo que facilita a compra de medicamentos
  11. Uni (Menção Honrosa): ferramenta que informa sobre promoções em diversos estabelecimentos comerciais 

Fotos: Ulisses Nascimento / Blog Contrate um Jornalista 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

O grande momento: participantes entraram pela última vez no auditório e foram recebidos pelos mentores, num corredor de motivação 

As regras e critérios de julgamento do Startup Weekend João Monlevade foram essas: 

  • Cada equipe tem até quatro minutos para apresentar
  • Os jurados podem fazer perguntas em até três minutos
  • Validação: a ideia foi testada junto ao público?
  • Execução e design: esse produto / serviço é prático? Os potenciais clientes entenderam como funciona?
  • Modelo de negócio: o que foi pensado para que o negócio tenha sucesso?

Jurados (da esquerda para a direita): Rafael Lucchesi, Leonardo Rodrigues, Gibran Oliveira, Jacson Araújo e Eduardo Bastos 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

Quadra da UFOP foi o lugar onde as equipes se concentraram: trabalho intenso durante 54 horas 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

#swjm #empreendedorismo #inovação #negócios #jornalismo

Chegou a hora! É o momento de conhecer os vencedores do Startup Weekend João Monlevade. Antes do anúncio oficial, o comentário sobre um prêmio que animou a plateia: a Maple School concede uma bolsa para curso de inglês, com duração de 15 dias, nos Estados Unidos ou no Canadá.

O segundo e o terceiro lugares receberam área gratuita para exposição 2018 no Workshop Itabirano de Negócios (WIN), R$300 mensais no Microsoft Azure (plataforma de computação em nuvem de classificação empresarial aberta e flexível), e ingressos + transporte para o Hack Town, evento de inovação e empreendedorismo em Santa Rita do Sapucaí.

Além dos três primeiros lugares,  os jurados também destacaram uma equipe na categoria Menção Honrosa, que teve como vencedora a equipe do UNI, ferramenta que apresenta ao usuário promoções em diversos estabelecimentos comerciais. Com o uso do aplicativo, o usuário acumula pontos que podem ser trocados por produtos.

O terceiro lugar foi do projeto RepHour, aplicativo que auxilia estudantes a encontrar vagas em repúblicas.

Um dos integrantes do grupo é o estudante Victor França, 22. “Tivemos essa ideia pensando no cenário atual da cultura republicana, existe uma disputa por vagas, existe um cenário em que o calouro se inscreve pelo Facebook sem saber o perfil, então, a nossa ideia seria mapear o perfil das repúblicas. Muito calouro tem problema psicológico, não tem dinheiro. Já passei por isso e vi amigos próximos passando por isso também. Sensacional essa ideia de tentar encaixar todo mundo, ser mais plural”, comentou o estudante do 7º período de Engenharia Elétrica da UFOP.

A segunda colocação foi do projeto Jo D’arc, pulseira que tem o objetivo de reforçar a segurança das mulheres. O dispositivo é capaz de emitir informações em tempo real a contatos pré-cadastrados, como a localização, por exemplo, para evitar situações violentas.

A estudante Hanna Paranhos, 19, do 4º período de Sistemas de Informação precisou vencer o desafio para falar em público. “A experiência do evento é incrível. Eu estava observando o pitch das outras pessoas e queria apresentar a minha ideia, mesmo que não tivesse nenhuma. Quando vi o Victor, meu amigo que mora comigo, falando da ideia que combate a homofobia, pensei ‘já achamos uma solução para a homofobia, porque não achar uma ideia para as mulheres?'”, comentou, destacando também o trabalho em equipe para a formatação do projeto.

O primeiro lugar ficou com o aplicativo PartyPay, cartão pré pago para uso em baladas. O objetivo é oferecer conforto ao usuário, evitando filas para a entrada e consumo em bares e eventos. Bruno Oswaldo Bertozzi, 22, estudante do 5º período de Sistemas de Informação da UFOP.

“Gosto muito de moeda digital, e verificando a minha carteira, escutei a apresentadora do evento falando ‘o que mais sai aqui é aplicativo de balada’. Veio uma ideia do nada, porque não uma carteira virtual para balada? Todo mundo quer entretenimento, daí veio a ideia, juntar o entretenimento com a carteira virtual para facilitar as coisas”, explicou. Um protótipo está disponível na Google Play Store, loja virtual de aplicativos de celulares com o sistema Android. (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sw.ezparty)

Fotos: Ulisses Nascimento / Blog Contrate um Jornalista 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

UNI, aplicativo que informa promoções em diversos estabelecimentos comerciais, recebeu Menção Honrosa da organização do SWJM 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

Democratizar o acesso às repúblicas é ideia central do RepHour, terceiro colocado 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

Jo D’arc, dispositivo para dar mais segurança às mulheres, ficou com o segundo lugar; importância social chamou atenção dos jurados 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

O fim das filas em baladas: ideia do PartyPay é dar mais conforto a frequentadores de baladas; aplicativo faturou o primeiro lugar e integrantes farão intercâmbio para curso intensivo de inglês; à direita, os jurados Gibram Oliveira e Raphael Lucchesi 

*Atualizado às 14h59 de segunda-feira, 30 de outubro. 

Vai empreender? Investir em comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Envie sua mensagem para ou fale via Whatsapp: 31 9 8871-1130. Espero seu contato! 

#inovação #swjm #empreendedorismo

Saiu a foto oficial do Startup Weekend João Monlevade!

Compartilhe!

Crédito: Ulisses Nascimento / Blog Contrate um Jornalista 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?

#inovação #joãomonlevade #swjm #empreendedorismo

Cinco jurados são responsáveis por observar os critérios para premiar os melhores projetos do Startup Weekend João Monlevade.

Jacson Araújo, presidente da Credimepi, Gibram Raul Campos de Oliveira, CEO e fundador da NETBEE, Eduardo Bastos, secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Monlevade, Rafael Lucchesi, consultor na área de inovação e sócio diretor da LUCCHESI Inteligência em Negócios  e Leonardo Rodrigues, engenheiro mecânico com 23 anos de experiência no segmento de mineração e siderurgia.

Eles observam a validação, execução e design e modelo de negócio de cada projeto. São onze finalistas. Os três primeiros serão premiados.

Foto: Ulisses Nascimento / Blog Contrate um Jornalista 

De acordo com esse texto, qual estudante recebeu uma menção honrosa?