O que você entende por poluição do ar

O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. Quando o ar fica poluído, aumenta a concentração de substâncias químicas (poluentes) prejudiciais à nossa saúde e isso pode provocar alergias, intoxicações etc.

A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.

Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc. são considerados os principais agentes poluentes do ar, porque eles liberam um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro) extremamente tóxico, conhecido como monóxido de carbono (CO). Esse gás tem a capacidade de se ligar à hemoglobina, formando um composto chamado de carboxiemoglobina, que impede o transporte de oxigênio pelas hemácias, dificultando a oxigenação dos tecidos, levando à perda de consciência e até à morte.

Os automóveis também são os responsáveis por liberarem partículas que ficam em suspenção no ar, produzidas principalmente pelo desgaste de pneus e freios.

O que você entende por poluição do ar

Os escapamentos dos automóveis liberam gases tóxicos no ar

A queima de óleo diesel por alguns automóveis e de carvão mineral por indústrias produzem dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2), gases tóxicos que causam diversos distúrbios respiratórios nos seres humanos, como asma e bronquite. Esses dois gases reagem com o vapor de água encontrado na atmosfera, formando ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3), que se dissolvem na água das nuvens e caem na terra e na forma de chuva ácida.

As chuvas ácidas alteram a composição do solo, causando prejuízos a plantações, florestas e a ecossistemas aquáticos, além de corroer prédios, casas, monumentos etc.

O que você entende por poluição do ar

Na imagem podemos perceber uma construção corroída pela chuva ácida

As indústrias siderúrgicas e as fábricas de cimento também são responsáveis pela poluição do ar. Elas liberam na atmosfera partículas de sílica (SiO2) que ficam em suspensão no ar, provocando doenças pulmonares como fibroses e enfisemas.        

Durante o inverno, por causa da poluição do ar, é muito comum ocorrer, nas cidades grandes, um fenômeno que chamamos de inversão térmica. Durante esse fenômeno não ocorre a dispersão de gases, que acabam ficando muito próximos ao solo, causando irritações das vias respiratórias e problemas respiratórios, principalmente em crianças.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

O que você entende por poluição do ar
O que você entende por poluição do ar

Lana Magalhães

Professora de Biologia

A Poluição do Ar ou Poluição Atmosférica é o resultado do lançamento na atmosfera de grandes quantidades de gases ou partículas líquidas e sólidas, que provocam impacto ambiental e problemas de saúde humana.

Dentre as substâncias poluentes temos as poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras, solventes, ácidos e hidrocarbonetos.

Em diversos países, o nível de poluição do ar está acima do considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar da China ser frequentemente lembrada como um desses países, estão a ser realizados muitos esforços para que esse grave quadro seja revertido.

Na lista dos países que liberam a maior quantidade de dióxido de carbono, o Brasil aparece nas primeiras colocações.

O que você entende por poluição do ar
O que você entende por poluição do ar

Poluição atmosférica: uma paisagem comum em muitos países

Causas

A poluição do ar pode ser causada por fontes naturais ou por atividades humanas.

Fontes naturais

O que você entende por poluição do ar
A atividade vulcânica libera gases poluentes

Alguns processos naturais são responsável pela liberação de gases poluentes na atmosfera:

  • Atividade de vulcões
  • Liberação de metano por animais durante o processo de digestão
  • Poeira de desertos
  • Decomposição

Atividades humanas

O que você entende por poluição do ar
Os carros podem liberar grande quantidade de gases poluentes

As atividades humanas ou antropogênicas também liberam grande quantidade de gases tóxicos e poluentes:

Principais Poluentes

Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos:

  • Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis.
  • Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.
  • Dióxido de carbono: Produto resultante da queima de qualquer matéria orgânica. É encontrado naturalmente na atmosfera, mas quando lançado em grande quantidade, provoca desequilíbrios, entre eles, o efeito estufa.
  • Chumbo: Produto usado na gasolina para aumentar sua octanagem. No Brasil, o chumbo foi substituído pelo álcool etílico anidro, como aditivo à gasolina com essa mesma finalidade.
  • Ozônio: O gás ozônio apresenta diferentes funções conforme o local onde é encontrado. Quando encontra-se na troposfera, causa poluição e chuva ácida, sendo prejudicial para plantas e saúde humana.
  • Clorofluorcarbonos: Esses gases são responsáveis por destruir a camada de ozônio.
  • Material particulados: Resultado da queima de combustíveis fósseis, como a fuligem. Esses materiais são extremamente poluentes.

Consequências

As consequências da poluição do ar comprometem a qualidade do meio ambiente e da saúde das pessoas.

Problemas ambientais

A poluição do ar pode afetar patrimônios culturais, em decorrência das chuvas ácidas. Elas causam a corrosão gradativamente dos monumentos.

Outro efeito é sob a camada de ozônio. Naturalmente, essa camada protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.

Porém, os gases poluentes formam os buracos na camada de ozônio e impedem que os raios solares sejam, em parte, absorvidos.

Além disso, o aumento de gases poluentes na atmosfera intensifica o efeito estufa e dá origem ao aquecimento global.

Leia também sobre Problemas Ambientais.

Doenças

O que você entende por poluição do ar
Em algumas cidades é fundamental o uso de máscaras para se proteger da poluição do ar

Além dos problemas ao meio ambiente, a poluição atmosférica também ocasiona problemas de saúde.

A poluição do ar é um dos problemas mais sérios das cidades. Os poluentes causam irritação nos olhos e na garganta das pessoas, principalmente nas grandes metrópoles e megalópoles.

Em decorrência disso, são inúmeros e graves os seus efeitos nos seres humanos.

No processo de respiração, a ligação do monóxido de carbono e da hemoglobina reduz a oxigenação do cérebro e das células.

Em pequenas concentrações pode causar dores de cabeça, vertigens, perturbações sensoriais, dentre outros problemas. Em altas doses, pode levar à morte por asfixia.

O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto causam ou agravam os problemas respiratórios, como: asma, bronquite crônica, pneumonia e edema pulmonar.

O chumbo causa perturbações nervosas, principalmente em crianças. Além de anemia, pois dificulta a síntese da hemoglobina no sangue.

Conheça outros tipos de poluição: