Como trabalhar comparações com os alunos



Os símbolos de maior, menor e igual fazem parte dos conhecimentos matemáticos e devem ser ensinados para as crianças durante seu período de alfabetização. Com esta atividade educativa é possível ensinar esses conceitos matemáticos de uma maneira prática, eficiente e divertida. Ao contar os grupos de animais e descobrir se os números são maiores, menores ou iguais, as crianças desenvolvem habilidades matemáticas importantes para a sua formação.

Como trabalhar comparações com os alunos

  • Converse com as crianças sobre os conceitos "maior que", "menor que" e "igual a". Confeccione o símbolo "maior que" ("menor que") usando palitos de sorvetes, E.V.A. ou papel cartão. Solicite às crianças que façam bolinhas de papel. Monte dois grupos de bolinhas, um com quantidade maior (menor ou igual) ao outro e peça para as crianças compararem os grupos utilizando o símbolos confeccionados.
  • Se as crianças já estiverem familiarizadas com os numerais (0 a 10, 11 a 20, etc.), confeccione cartões com um numeral em cada e peça aos alunos para compará-los utilizando os símbolos de "maior que", "menor que" ou "igual a".
  • Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia as instruções e oriente-os para a realização da atividade. Inicialmente, as crianças devem contar a quantidade de animais em cada grupo nas linhas e descobrir se os números são maiores, menores ou iguais. Em seguida, devem comparar o grupo da esquerda com o grupo da direita utilizando os símbolos matemáticos > (maior que), < (menor que) ou = (igual a).



CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.



EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Como trabalhar comparações com os alunos
Como trabalhar comparações com os alunos
Como trabalhar comparações com os alunos
Whatsapp

Essa atividade é adequada quando os alunos possuem os conhecimentos básicos sobre fração, como: • Consegue identificá-las. • Consegue fazer corretamente a leitura.

Para que os alunos não tenham dificuldades em comparar as frações, ou seja, saber dizer qual é a maior, qual é a menor, é preciso colocá-los para pensar, para analisar algumas situações, provocar neles uma “discussão” para que eles mesmos cheguem a uma conclusão de como é feita a comparação de fração. Veja um exemplo de uma atividade onde é trabalhado com os alunos o diálogo e o cálculo mental para o estudo de comparação de frações. Atividade Objetivo: Utilizar o cálculo mental e o diálogo como ferramenta para controlar as produções. Público alvo: 4º ano do ensino fundamental. Tempo de duração para aplicação da atividade: 5 aulas. Desenvolvimento: será repartido em duas etapas. 1ª etapa: monte com os alunos da sua turma grupos e lance a discussão:

Quanto é a metade de 12/8?

Muitos responderão que é 6/4, pois utilizarão o mesmo raciocínio da divisão dos números naturais, sem perceber que 12/8 e 6/4 são frações que representam a mesma quantidade (frações equivalentes). Com certeza terão alunos que irão afirmar que a metade de 12/8 é 12/4 ou 6/8, então esse é o momento que o professor deve questionar, como que chegaram a esse resultado, qual o raciocínio utilizado. Depois, provavelmente em outra aula coloque outras questões como: qual seria o dobro de 12/8? E assim por diante. Com o tempo esse diálogo irá fazer com que eles montem sua própria linha de raciocínio.

2ª etapa: Nas outras aulas proponha para cada grupo situações problemas diferentes, por exemplo: “Tenho que comprar 2 quilos e 1/4 de café. No supermercado há pacotes de 1/2, 1/4 e 1 quilo. Quais pacotes devo levar? Quais as possibilidades? Quais escolho para levar a menor quantidade de pacotes?” Esse tipo de situação irá fazer com que os alunos em grupos consigam comparar as frações, pois para saber como irão fazer para levar a quantidade correta de café é preciso identificar quanto cada fração representa do todo.

3ª etapa: Como cada grupo irá receber uma situação problema diferente, troque os componentes dos grupos para que eles possam compartilhar idéias e informações de como resolver outros problemas semelhantes. Nessa terceira etapa o professor deve estar sempre andando na sala de aula orientando cada grupo para melhor desempenho dos alunos.

Avaliação: Dê a eles as frações 3/10, 1/4, 1/4, 1/2, 1/2, 1/5 e peça que individualmente montem dois grupos com essas frações de modo que os dois grupos obtidos tenham o mesmo valor total.

Por Danielle de Miranda Graduada em Matemática

Sugestões de Trabalho ou papel cartão. Solicite às crianças que façam bolinhas de papel. Monte dois grupos de bolinhas, um com quantidade maior (menor ou igual) ao outro e peça para as crianças compararem os grupos utilizando o símbolos confeccionados. Para trabalhar a comparação e ordenação dos números, faça a seguinte dinâmica com seus alunos:

  1. Peça a ajuda deles para contar os grãos e colocar em cada um dos copos de acordo com o número da etiqueta.
  2. Escolha uma das crianças para ir a frente e dê a ela dois desses copos, por exemplo, copos 1 e 5.
Mais itens... Reforce que, quando temos duas ou mais quantidades de objetos diferentes, podemos compará-las indicando onde tem mais, menos ou a mesma quantidade. Propósito: Para comparar quantidades, é preciso realizar a contagem dessas quantidades. Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”. Os sinais "maior que" e "menor que" podem ser usados para comparar números e expressões. O sinal "maior que" é >. Assim, 9>7 é lido como '9 é maior que 7'. O sinal "menor que" é <.>Porque trabalhar quantidade na educação infantil? A construção do número na educação infantil é um processo eficiente que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade dos educandos e professores, através de problemas e desafios. Quantidade é uma propriedade que existe em magnitude e acumulação e que designa tudo aquilo que pode ser medido ou contado, que é susceptível de aumentar ou diminuír e que possui uma substância e forma. Comparar significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se elas são iguais. Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores. ... Note que os denominadores são iguais, dessa forma, vamos comparar os numeradores: 4 > 2 (quatro é maior que dois), então . A habilidade EF01MA01 consiste em: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. Maior e menor
  1. Separe brinquedos de diferentes tamanhos (você pode solicitar, antecipadamente, que as crianças levem para a sala de aula seus brinquedos favoritos). ...
  2. A mesma atividade pode ser realizada considerando-se outros objetos de diferentes tamanhos como livros, caixas de sapato, etc.
Mais itens... Além de trabalhar especificamente as noções de quantidade “Mais e Menos”, essa atividade pedagógica também ajuda desenvolver nas crianças habilidades como percepção visual pois ajuda a identificar, sem contar, situações e conjuntos com mais ou menos elementos, além de ensinar comparações, observações, trabalho com as ... Trabalhar as formas geométricas desde cedo, ainda na educação infantil, é essencial para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio espacial. ... É fundamental, entretanto, que esse processo de ensino das formas geométricas aconteça da maneira certa. Quantificar é um verbo que se refere à ação de enunciar uma quantidade. Quantitativo, por conseguinte, consiste na expressão de uma magnitude/grandeza através de números. ... Algo muito importante sobre quantificar é que esse processo é muito importante tanto para a matemática quanto para a ciência. O sistema mais comum utiliza dez símbolos chamados dígitos, ou algarismos — 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 —, e combinações deles. O sistema numérico mais comumente utilizado hoje em dia contém dez algarismos. Combinando esses algarismos, podemos formar qualquer número. Se duas ou mais frações tem o mesmo denominador, a maior é a que tem o numerador. Toda fração é uma divisão, por isso a fração que apresentar um resultado maior será a maior. Se duas ou mais frações têm o mesmo numerador, a maior é a que tem menor denominador.