Como começar uma comparação entre dois livros didatico

Show

    Palavras-chave: História; Livros Didáticos; Ensino.

    Este trabalho visa discutir os principais aspectos que compõem o livro didático, com foco nas características pedagógicas, nas narrativas e os sujeitos que as constituem, assim como as fontes históricas, suas relações com o conhecimento e as ligações mais gerais que integram a obra. Para tal abordagem, foi utilizada bibliografia específica sobre a temática, bem como a análise de dois livros didáticos da antiga oitava série e atual nono ano do ensino fundamental: “Navegando pela História”, de Silvia Panazzo e Maria Luísa Vaz, de 2002, e o livro intitulado “Histórias, Conceitos e Procedimentos”, de Ricardo Dreguer e Eliete Toledo, do ano de 2006. O texto segue com um balanço separado de cada obra e aponta algumas considerações gerais sobre as mesmas, tendo como objetivo central a comparação entre os livros, seus usos, desusos e suas possibilidades.

    BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros Didáticos entre textos e imagens. In. O saber Histórico na sala de aula. Contexto, 2004.

    BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Materiais didáticos: concepções e usos. In. Ensino de História Fundamentos e Métodos. SP, Cortez; 2005.

    CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p.549-566, set./dez. 2004.

    GATTI JR. Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Edusc, 2004.

    MUNAKATA, Kazumi, O livro didático como mercadoria. Pro-Posições/ v.23, n.3. (69) | P. 51-66 | set./dez. 2012.

    RUSEN, Jorn. O livro didático ideal. In Jorn Rusen e o ensino de História. UFPR, 2011.

    FONTES

    DREGUER, Ricardo; TOLEDO, Eliete. História Conceitos e Procedimentos. Atual, 2006.

    PANAZZO, Silvia; VAZ, Maria Luísa. Navegando pela História, 8 serie. 1.ed. São Paulo. Quinteto Editorial, 2002

    Escrito por: Christine Lebednik

    Escrito em: November 20, 2021

    Como começar uma comparação entre dois livros didatico

    Quando você compara a relação entre dois livros, você aborda um ou mais pontos nos quais os livros apresentam semelhanças. Ao contrapor a relação entre dois livros, aborda-se um ou mais pontos nos quais os livros apresentam distinções. As instruções do projeto devem definir bem especificamente os livros e os contrastes e comparações a serem levados em consideração, ou devem fornecer escolhas consideráveis. O resultado do projeto geralmente involve um ensaio ou relatório. Quanto maior for a liberdade, mais escolhas você terá antes de começar o projeto.

    Leia o primeiro livro e depois o segundo livro. Volte ao primeiro livro agora que você conhece a informação em ambos os livros e releia para fazer anotações sobre semelhanças e diferenças. Releia o segundo livro para fazer anotações similares.

    Step 2

    Explore, ao comparar e contrapor livros por dois autores que escreveram durante períodos literários diferentes, se os livros retratam valores similares ou distintos. Se forem diferentes, avalie se isto sugere valores passageiros associados a uma cultura específica ou simplesmente a diferença de interesse pessoal entre os autores. Se forem semelhantes, considere se isto sugere que os temas compartilhados ilustram valores duradouros ou se simplesmente refletem uma coincidência de interesse pessoal entre os autores.

    Analise, ao explorar livros por dois autores diferentes que escreveram ficção por volta da mesma época, se os dois livros apresentam similaridades ou diferenças de estilo, e se uma similaridade sobre qualquer aspecto do livro sugere que o estilo comum deriva da tessitura da cultura na qual trabalharam os autores. Também procure por características como o vocabulário do período e personagens estereotipados em oposição a personagens realistas.

    Step 4

    Aborde, ao comparar duas obras de ficção de um mesmo autor, o desenvolvimetno de personagens nos romances de juventude em oposição a um romance de maturidade na carreira do escritor. Reflita se os dois romances do mesmo autor indicam uma preferência dele por narrativa em primeira ou em terceira pessoa ou a voz "eu" em oposição a "ele/ela", ou se não parece haver preferência por ponto de vista.

    Step 5

    Compare, ao examinar um livro de não-ficção e um livro de ficção de um mesmo autor, semelhanças e distinções no estilo linguístico entre uma obra informativa e um romance como um outro exemplo. Examine, para um livro de ficção e não-ficção por um mesmo autor cristão que escreva os dois gêneros, como Liz Curtis Higgs ou Max Lucado, diferenças no modo como o autor retrata os mesmos temas bíblicos, os temas nos romances contrapondo-se a um livro cuja intenção é explicar os fundamentos dos eventos bíblicos, ou um livro baseado nas homilias congregacionais de um pastor.

    Step 6

    Delineie um ensaio ou relatório de uma maneira lógica baseado em suas notas sobre diferenças e semelhança entre os livros. Você pode explorar um aspecto da diferença ou semelhaça para um livro inteiro, então para todo o outro livro. Pegue também um trecho em particular de cada livro e examine semelhanças e diferenças que aquele trecho ilustra, e, em seguida, repita isto para diferentes trechos ilustrando uma área de comparações e contrastes.

    Step 7

    Escreva seu ensaio à mão e digite no computador depois, ou escreva seu texto de comparação-contraste diretamente num processador de texto, se você se sentir mais confortável deste jeito. Assegure-se de digitar o relatório ou artigo de modo a incorporar quaisquer notas ou bibliografia apropriadas, isto é, uma lista de referências incluindo os dois livros que você está comparando e contrapondo, depois de concluir a dissertação principal de seu relatório ou ensaio.

    Step 8

    Revise, se você estiver fazendo o projeto comparação-oposição como um projeto formal. Identifique quaisquer mudanças, revisões ou correções de gramática, ortografia e erros tipográficos que deseje fazer. Faça as alterações e reimprima o documento. Entregue o ensaio ou relatório comparação-oposição ao seu professor.

    Este trabalho tem por objetivo apresentar os livros didáticos de Sociologia que estão sendo apresentados e trabalhados com alunos do Ensino Médio (regular) e aos alunos da EJA (Educação de Jovens e adultos), em uma escola da rede pública estadual. De forma alguma se faz aqui um juízo com relação à escola, nem mesmo aos professores e demais responsáveis que ministram ou tem algum tipo de envolvimento com a escola da rede pública, mas sim buscar a compreensão do que é realmente abordado nos livros, bem como uma breve discussão de que forma os professores atuam, manuseiam estes materiais cedidos pelo Estado e apresentar um capítulo para uma possível comparação de atividade proposta aos alunos.