Como fazer para se concentrar para estudar

Ouça este artigo:

A maior parte dos estudantes se queixa de dificuldades para se concentrar na hora de estudar. O fato é que muitas vezes são coisas simples que atrapalham o momento de estudos, e que podem ser corrigidas facilmente. Confira as dicas abaixo:

Crie um ritual antes de estudar

Como fazer para se concentrar para estudar
Como fazer para se concentrar para estudar

Foto: Gnarlycraig, via Wikimedia Commons

Faça um ritual rotineiro para te colocar no ritmo do estudo. Tome um banho, escute uma música, faça um exercício... Enfim, são muitas as opções, mas escolha uma atividade que te relaxe e esvazie sua mente para que você comece a estudar com a cabeça tranquila e vazia.

Respeite seu relógio biológico

Preste atenção ao seu corpo. Se você funciona melhor à noite, não tente acordar cedo para estudar, pois o seu rendimento será baixo. Isso também serve para a situação contrária, se você sente sono cedo, durma cedo e não tente ficar acordado à base de energéticos e cafeína, pois a sua mente não funcionará suficientemente bem para gravar as informações.

Quando você ouve uma coisa, não consegue ler nem escrever outra. Por isso, só ouça músicas que você não entende a letra, assim o som se fundirá ao ambiente e não te transmitirá informações diferentes daquelas que você está tentando gravar. Se você entende a letra da música, ela funciona como um agende desconcentrador, e se você não entende, como um concentrador.

Saia da internet

A internet é uma fonte inesgotável de distrações. Desligue a conexão do seu computador e do seu celular, mantenha o celular longe, para mexer nele apenas caso alguém ligue. Tente controlar aquela vontade de entrar no facebook enquanto estuda por slides no computador: você pode esperar até terminar, acredite.

Estude sozinho

A melhor maneira de manter o foco e conseguir estudar rapidamente é estando só. Isso porque em grupo sempre surgem conversas paralelas, além do mais, cada um tem um ritmo diferente. É válido sim ter grupos de estudos, mas reserve para uma vez na semana apenas, e nos outros dias faça sua parte sem ajuda de ninguém.

Talvez esta seja a decisão mais difícil de todas, mas tente. Deixar de prestar atenção na aula prejudica muito a aprendizagem, melhor adiar as conversas para o intervalo. Quando você escuta tudo o que o professor diz e toma nota, fica mais fácil para estudar depois. Além disso, você ganha tempo e aprende tudo mais rápido.

Pratique meditação

A meditação é uma prática que traz benefícios para todas as áreas da sua vida, pois equilibra o seu psicológico, facilitando o aprendizado, a organização e evitando o cansaço.

Pratique exercícios físicos

Principalmente para aqueles que estão sob a pressão dos vestibulares e do ENEM, é bom ter uma válvula de escape. O exercício libera o estresse, gasta energia e relaxa, deixando o seu corpo e a sua mente calmos para a hora de estudar.

O sono é muito importante. Por mais que a internet segure, a TV tenha programas bacanas tarde da noite, o sono é mais importante e benéfico que tudo isso. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite, pois o sono regular auxilia no aprendizado, na concentração e na disposição para encarar todas as atividades do dia.

Não tente estudar cansado

Se você teve um dia muito pesado, com muitas atividades, se desgastou muito, descanse. A mente cansada não rende para os estudos, é mais válido descansar e se reorganizar nos dias seguintes para dar conta da matéria.

Tenha petiscos e água por perto

Quando a gente começa a estudar dá fome, dá sede, tudo para procrastinar. Por isso deixe algo para beliscar perto de você, vale frutas, frutas secas, castanhas, amendoins, qualquer coisa pequena que vá enganar essa suposta fome enquanto você estuda. Deixe também a água por perto.

É completamente improdutivo tentar estudar por 3 horas seguidas, por exemplo. Aqui no Infoescola você encontra um passo-a-passo para criar o seu cronograma de estudos já com intervalos programados, clique e confira.

Organize-se

Organize sua mesa e espaço de estudos e siga o cronograma por matéria e assunto. Dessa forma, você evita de se distrair com coisas que não têm a ver com o seu objetivo. Tire revistas, livros de outros assuntos, aparelhos eletrônicos, telefone e computador (caso você não esteja estudando por ele) de perto e deixe o espaço limpo e vazio.

Faça uma coisa de cada vez

O que mais atrapalha os estudantes é olhar para as matérias como um todo e ver todo aquele volume de coisas para estudar. Mantenha a calma e faça uma coisa de cada vez: separe as matérias, os assuntos, os dias e siga essa organização. Não fique pensando no que vem depois ou em tudo o que ainda tem que estudar. Foque no momento e faça um pouquinho cada dia, assim fica muito mais fácil.

Olá leitores do Canal do Ensino,

Deixar o celular longe, reunir o material de estudo de forma organizada, desligar a TV, sair da Internet, deixar água e algum lanche por perto, ficar sozinho e seguir um bom planejamento ajudam a melhorar o rendimento quando você precisa estudar, mas… cadê a concentração?

Se mesmo com toda a preparação do mundo seus pensamentos continuam bem longe da matéria que você precisa estudar e está difícil focar no mesmo texto ou exercício, dê uma olhada nestas três técnicas. Você pode usá-las separadamente, ou fazer um combinado para ajudar seu cérebro a se concentrar. Sim, é possível treinar o cérebro para focar numa única tarefa por mais tempo, do mesmo jeito que se pode treinar o corpo para fazer musculação, aprender capoeira, dançar ou correr uma maratona.

Técnica do Intervalo Se está difícil de se concentrar, forçar a barra para passar horas e horas diante dos livros não ajuda em nada. Se a ideia é começar a treinar seu cérebro para tirar o melhor proveito das suas horas de estudo, vale começar aos poucos.

A Técnica Pomodoro, inventada em 1980 por Francesco Cirillo, é um método de gerenciamento do tempo. A ideia é simples: usar um timer para marcar pequenos períodos de produtividade. Você pode usar um daqueles timers de cozinha, qualquer relógio ou mesmo o seu celular. O método recomenda 25 minutos de concentração, mas você pode chegar lá aos poucos.

Antes de iniciar sua tarefa, lista de exercícios ou leitura, programe o alarme para um tempo curto, digamos, 10 minutos. Ao fim desse intervalo, faça uma pausa de dois minutos. Repita até completar quatro ciclos e faça uma pausa maior. Vá aumentando o tempo de concentração aos poucos, de cinco em cinco minutos, até alcançar o período ideal para você.

Só mais cinco…

Não, não são aqueles “só mais cinco minutinhos” quando o despertador toca de manhã cedo. É uma técnica para resistir à vontade de largar tudo que bate diante de uma tarefa extensa ou aborrecida demais. É uma boa maneira de lidar com o desânimo que dá, por exemplo, quando aqueles 20 exercícios de Química parecem uma barreira intransponível, ou quando o livro não está nem na metade e você já pensa em desistir.

O objetivo aqui, em vez de largar tudo e sair correndo, é dizer a si mesmo que você vai fazer só mais cinco coisas antes de desistir. Podem ser mais cinco exercícios, cinco questões daquela prova do vestibular anterior, cinco páginas do texto, cinco parágrafos do livro obrigatório, ou mesmo cinco linhas! Quando acabar, do mesmo jeito que você aperta o botão do despertador pra dormir mais cinco minutinhos, fale pra si mesmo: “só mais cinco”.

Ao quebrar a tarefa “de cinco em cinco”, você vai aguentá-la por mais tempo e, quem sabe, até cumprir o objetivo sem muito sofrimento.

Meditação Instantânea

Às vezes, o que atrapalha é a ansiedade (“Tem muita matéria pra estudar, não vou dar conta!”), ou um problema qualquer que não tem nada a ver com o estudo. Nesses momentos, é importante deixar a mente livre de preocupações para que o tempo de estudo que você separou seja o mais produtivo possível.

Esta técnica de meditação pode ser aplicada em qualquer hora, em qualquer lugar. Vale para quando você precisa se concentrar nos estudos, mas também ajuda a baixar a ansiedade hora da prova.

O passo a passo é muito simples, está explicado num vídeo de mais ou menos cinco minutos e está em inglês, mas tem legendas em português.

 Clique aqui para ver o vídeo

Um abraço e até a próxima

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa