Como eu era antes de voce comparado a

Oi, gente, tudo bem com vocês? Hoje, finalmente, é dia de falar sobre a adaptação cinematográfica do livro Como Eu Era Antes de Você. Eu assisti ao filme na estreia e no dia seguinte já tinha começado a esboçar este texto. Porém, preferi esperar o entusiasmo inicial passar para poder analisar o filme com uma visão mais crítica. Algumas pessoas dizem que livros e suas adaptações não devem ser comparados, como assim? Claro que devem, sem o livro o filme não existiria, correto? Por isso existem roteiros originais e roteiros adaptados. O que não deve ser feito é achar que tudo deve colocado EXATAMENTE como acontece no livro.

Como eu era antes de voce comparado a
Título original: Me Before You

Gênero: Drama, Romance

Duração: 1 hora 50 minutos

Diretora: Thea Sharrock

Roteiro: Jojo Moyes

Distribuidor: Warner Bros.

Saiba mais: IMDb - Adoro Cinema

Elenco: Sam Claflin, Emilia Clarke, Vanessa Kirby, Jenna Coleman, Matthew Lewis, Janet McTeer, Charles Dance, Stephen Peacocke, entre outros.

Sinopse: Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

Quando me perguntaram o que eu achei do filme minha primeira reação, como uma fã incondicional da história de Louisa Clark e William Traynor desde 2013, foi dizer que foi perfeito. Mudei de ideia? Não! Para mim o filme foi perfeito, mesmo com um roteiro muito enxuto.

Quando digo perfeito quero dizer que vi ali quase tudo o que de mais importante a história possui quando a intenção é emocionar. Quando digo roteiro muito enxuto quero dizer que Jojo Moyes, como roteirista e profunda conhecedora de sua historia, optou por mostrar a construção, mesmo que muito rápida, do relacionamento amoroso de Lou e Will e não do relacionamento pessoal deles. Sim, são coisas diferentes. No livro temos várias passagens onde Will faz Louisa almejar coisas novas e tenta fazer com que ela expanda seus horizontes, no filme não há isso. Há algumas das frases famosas do livro como a já conhecida “Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível”, mas há tanta interação bacana no livro que não foi aproveitada...

Como eu era antes de voce comparado a

Há algumas mudanças que, para mim, não deveriam ter sido feitas. A família de Lou, no livro, não é tão amorosa e compreensiva. Eles são como sanguessugas que viam em Lou um salário a mais para botar comida na mesa. A família de Traynor também sofreu algumas mudanças, principalmente na personalidade dos pais de Will. E a irmã dele, Georgina, sequer aparece. Senti falta, principalmente, da interação de Lou com outros tetraplégicos sob o codinome Abelha Atarefada. Quando fez isso ela pôde ter mais perspectiva e entender melhor a vida e as limitações de Will. Outra coisa que não foi mostrada é o momento em que ela e Will fazem suas respectivas tatuagens que, apesar de parecer banal, foi um momento muito libertador, pois Lou deixava de fazer muitas coisas por medo do que sua família e Patrick, seu namorado, poderiam pensar dela. Outra parte que foi cortada é a do labirinto, que era uma que eu queria muito ver, mas compreendo que para fazê-la seria necessário a utilização de flashbacks e isso não combinaria com o filme que foi entregue.

Como eu era antes de voce comparado a

Emilia Clarke está muito confortável na pele de Lou. Mas achei que houve um certo exagero, principalmente nas expressões faciais. As sobrancelhas dela não paravam quietas e aquilo já estava me dando um certo desconforto. 😀 Mas foi uma grata surpresa ver o quanto ela está diferente dos seus mais recentes papéis. Em nada ela lembra Daenerys Targaryen, a primeira do seu nome, filha da tormenta, a não-queimada, mãe de dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos... ok, parei! Já Sam Claflin, o rei das adaptações, nasceu para interpretar William Traynor. É impressionante a sua interpretação dos movimentos limitados de Will! A posição dos dedos das mãos nos braços cadeira de rodas, o movimento dos olhos tentando alcançar um ponto cego, é tudo muito verossímil. Além disso, ele consegue transmitir toda a amargura do personagem com muita competência.

Como eu era antes de voce comparado a

Não vou falar muito sobre os coadjuvantes porque eles são apenas isso mesmo. Mas vou dar um destaque especial para Stephen Peacocke que interpretou Nathan... que Peacocke!

Como eu era antes de voce comparado a


A trilha sonora é um show à parte. As músicas são lindíssimas e combinam perfeitamente com a história. Mas eu diria que a trilha sonora oficial do filme é o funga-funga! Quando o filme terminou era tanta mulher fungando que deu até vontade de rir! Em suma, a adaptação de Como Eu Era Antes de Você, mesmo com algumas ressalvas, é uma das melhores adaptações que eu já assisti. Com esse pequeno texto eu quis mostrar que ela tem, sim, todas as limitações que o injusto tempo de 1h50m impõe, mas Jojo, como roteirista, não quis contar uma história somente para os leitores do livro, ela quis contar uma história para todos, e conseguiu, junto com Thea Sharrock, entregar um filme belo e inspirador.

Observação: Conteúdo postado quando a plataforma do blog ainda era WordPress. Com a mudança, todos os comentários foram perdidos.

Os livros Como Eu Era Antes de Você (Me Before You) e Depois de Você (After You) e Ainda Eu (Still Me), da escritora britânica Jojo Moyes, são um sucesso de vendas no Brasil.

O primeiro livro que conta a saga de Lou já ganhou uma versão para os cinemas e os fãs estão ansiosos pelas continuações. Enquanto esperamos, confira algumas curiosidades sobre os livros e a produção do filme:

1. Baseado em fatos reais

A história sobre Will e Louisa é uma ficção, mas Jojo Moyes afirma que a inspiração para criar o livro surgiu a partir de um acontecimento real.

Como eu era antes de voce comparado a

A autora já era familiarizada com os cuidados de duas pessoas da família com necessidades especiais. Porém, ela se baseou no caso de um jovem jogador de rugby que ficou tetraplégico após um grave acidente e que escolheu morrer com o auxílio da organização Dignitas – uma sociedade sem fins-lucrativos que oferece ajuda aos indivíduos que sofrem com doenças terminais e que desejam cometer suicídio – do que passar o resto da vida preso a uma cadeira de rodas.

2. 300 atrizes fizeram o teste para Louisa

Desde o início, a equipe do filme percebeu que o papel mais difícil de escalar seria o da protagonista Louisa, pois ela é a que passa mais emoção para o espectador. Foram realizados 300 testes com atrizes britânicas antes que Emilia Clarke fosse escolhida para interpretar a protagonista.

Emilia (Clarke) apareceu e foi como se Louisa tivesse acabado de sair da minha cabeça para uma fita de audição.

Jojo Moyes

3. Emilia Clarke amou interpretar Louisa

Emilia já contou em entrevistas que foi muito natural ser Louisa, pois ela também tem uma personalidade divertida fora das telas. Segundo a atriz, a primeira vez que pode mostrar seu jeito engraçado foi em Como Eu Era Antes de Você.

4. O guarda-roupa da protagonista foi feito a partir de brechós londrinos

Como eu era antes de voce comparado a

Uma das características mais fortes de Louisa é o seu excêntrico senso de moda, o que é logo a primeira coisa que chama a atenção de Will para a jovem. Para compor os figurinos alegres e cheios de personalidade da moça, a equipe de figurinistas do filme percorreu diversos brechós londrinos. O que se provou uma ótima escolha, pois deixou a personagem bastante autêntica.

É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida muito mais do que esse dinheiro vai mudar a sua.

Will Traynor (Como eu era antes de você)

Como eu era antes de voce comparado a

A única peça de grife foi o vestido vermelho. Ele tinha de ser deslumbrante e foram vários testes antes de escolherem o usado no filme.

5. A autora não escolheu Thea Sharrock como diretora do filme

Apesar de estar totalmente envolvida com a adaptação do seu livro para o cinema, a autora Jojo Moyes não foi responsável pela escolha da diretora Thea Sharrock para comandar o filme. Mesmo assim, as duas se deram muito bem e a diretora respeitou bastante a visão de Jojo para levar a história para as telas.

De fato, toda a equipe da produção gostou do trabalho da diretora, tornando o ambiente dos sets bastante amigáveis.

6. Sam Claflin não foi a primeira escolha para Will

Agora fica até difícil de imaginar outro ator para viver o destemido e amargurado Will Traynor, mas quase que o papel foi vivido por Tom Hiddleston.

Como eu era antes de voce comparado a

O famoso intérprete de Loki já havia trabalhado com a diretora Thea Sharrock antes, na minissérie The Hollow Crown e era a primeira escolha para o personagem.

Mas, depois, Sam Claflin entrou para o elenco e surpreendeu bastante a diretora por sua entrega e dedicação ao personagem.

Como eu era antes de voce comparado a

7. Foi um desafio para Sam Claflin interpretar Will

Para Sam, o temperamento de Will era muito difícil, por ele ser um personagem sério e duro nas palavras. Assim, Sam teve que se acostumar com o jeito difícil de Will! Outro desafio foi a mobilidade, pois foi a primeira vez que Sam interpretou alguém numa cadeira de rodas. Antes disso, tinha participado de Jogos Vorazes, que tem um estilo totalmente diferente.

Por mais fiel que um filme possa ser de um livro, há sempre partes da história que precisam ficar de fora para que a adaptação não fique exagerada. Muito desse conteúdo é cortado antes mesmo das gravações começarem, mas algumas coisas ainda chegam a ser rodadas e só saem na versão final.

No livro Como Eu Era Antes de Você (spoiler a seguir), o pai de Will tem um caso com outra mulher e chega a pedir o divórcio no decorrer da história. Para a adaptação cinematográfica foram gravadas cenas que mostravam estes acontecimentos, porém chegou-se à conclusão de que não ficaram boas o suficiente para entrar na versão final do filme. Portanto, nada de casos extra-conjugais no cinema!

9. Tatuagem de Emilia Clarke é de abelha como a da Lou

Após a produção do filme, Emilia Clarke se sentiu tão tocada pela história que fez uma tatuagem de abelha no dedo mindinho. Uma forte homenagem à personagem Louisa Clark, interpretada por ela.

Como eu era antes de voce comparado a

No livro (spoiler a seguir), tanto Louisa quanto Will fazem a tatuagem de abelha para simbolizar o amor que vivem um pelo outro.

Como eu era antes de voce comparado a
Veja também: 70 pequenas frases para tatuagem que todo mundo vai querer fazer

10. Filme é bastante fiel ao livro

A adaptação cinematográfica de Como Eu Era Antes de Você chegou aos cinemas brasileiros em junho de 2016, com direção de Thea Sharrock e roteiro da própria autora do livro, Jojo Moyes!

Moyes afirmou que uma das suas metas como roteirista da versão para o cinema era fazer com que a história fosse totalmente fiel ao livro. Mesmo com algumas adaptações, Jojo se orgulha de ter conseguido transmitir com sucesso a história que conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo para as telonas.

Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida -- a vida real -- parece distante.

Jojo Moyes

Aliás, Jojo planeja que a sequência de Como Eu Era Antes de Você – Depois de Você (After You, no título original), lançado mundialmente em 2015 – também vire um filme! Agora é torcer para que a continuação faça tanto sucesso quanto o primeiro, para que Ainda eu (Still me) também chegue às telas.

11. Mulheres no comando

Como eu era antes de voce comparado a

Além de Jojo Moyes como roteirista e Thea Sharrock como diretora, o longa também contou com outras mulheres nas principais funções da produção. Na verdade, em números gerais, o filme contou com mais mulheres do que homens na equipe. O que não foi propositado, mas chamou bastante atenção na indústria.

12. A autora recebeu muitas críticas negativas sobre a história

Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

Jojo Moyes

Aliás, esta "escolha" apresentada na história de Moyes foi motivo de muita discussão entre diversos grupos de suporte às pessoas com deficiência física.

(ATENÇÃO: SPOILER!)

No livro, Will opta por não continuar a viver como tetraplégico e comete suicídio, com o suporte de seus familiares e médicos.

Eu contei para ele que o amava e ele apenas disse que isso não bastava. Como posso aguentar isso?

Louisa Clark (Como eu era antes de você)

Muitas pessoas criticaram a mensagem que a autora do livro transmitiu, como se fosse preferível morrer do que ajudar as pessoas com deficiência física a readaptarem as suas vida e serem felizes.

Com acordos e desacordos, uma coisa é certa: a trama de Como Eu Era Antes de Você continuará a dar muito pano para manga…

13. A mensagem principal da história

Enquanto os críticos alegam que Como Eu Era Antes de Você é uma tentativa de “romantizar a covardia do suicídio”, Jojo Moyes afirma que a principal mensagem de seu trabalho é simples e clara: não julgue o próximo!

Para Moyes, ninguém tem o direito de julgar a vida do outro, pois cada indivíduo tem uma experiência de vida única e as pessoas não devem julgar as decisões do próximo sem antes conhecer a sua história. Devemos ser mais empáticos e gentis uns com os outros, de acordo com a mensagem de Jojo.

Como eu era antes de voce comparado a

E então, ansiosos?

Como eu era antes de voce comparado a
Veja também: As 10 frases mais românticas de Como Eu Era Antes de Você