Como criar o slides metáfora e comparação com legenda

  1. 1. A Banda Desenhada
  2. 2. Objectivos  Definir Banda Desenhada  Identificar os elementos constituintes da Banda Desenhada  Reconhecer os signos cinéticos da Banda Desenhada
  3. 3. Banda Desenhada - Definição  Banda Desenhada (BD) é um exemplo de texto de linguagem mista, dado que resulta da associação de um texto escrito e um texto icónico.  Sequência de imagens acompanhadas de pequenos textos (legendas, diálogos), através da qual é narrada uma história; história em quadradinhos.
  4. 4. A Linguagem na Banda Desenhada  Quadradinho ou Vinheta  representação gráfica de um espaço de tempo; quadrada ou rectangular é um quadro que contem dentro as imagens da história.
  5. 5. A Linguagem na Banda Desenhada  Tira  É uma franja horizontal ou vertical composta por um conjunto de vinhetas, que nos narram um fragmento de uma longa história.
  6. 6. A Linguagem na Banda Desenhada  Prancha  formada por várias vinhetas (uma página com quadradinhos desenhados), que contam uma história completa ou parte dela.
  7. 7. A Linguagem na Banda Desenhada  Legenda  Para explicações, introduções e esclarecimentos fora do diálogo utiliza-se um rectângulo colocado normalmente dentro da vinheta, na sua parte superior.
  8. 8. Suporte principal da BD  Imagem Gráfica:  Pode ser ou não apoiada pelo texto verbal, elaborado de acordo com técnicas específicas.  O discurso verbal pode ser de duas naturezas:  O discurso das personagens  O discurso o narrador
  9. 9. Representação gráfica da BD  O discurso das personagens é representado sobretudo em balões  Discurso oralizado/tipos de balões . Balões de fala baixa . Balões de fala alta . Balões de fala colectiva
  10. 10. Representação gráfica da BD  Discurso interiorizado/tipos de balões . Balões de pensamento . Balões off . Balões não verbais
  11. 11. Representação gráfica da BD  Metáforas Visuais  Dizemos que estamos perante uma metáfora visual quando são utilizados signos abstractos ou ícones que nos sugerem uma situação em acção.
  12. 12. Representação gráfica da BD  Onomatopeias  São palavras que reproduzem um determinado som. O desenho destas palavras explora a ideia do som produzido.
  13. 13. Representação gráfica da BD  Efeito Murey  Visa dar o efeito visual de movimento.  É explorado pela repetição da mesma imagem em várias posições.

  1. 1. Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil – Baião Projeto Ler+ Ser+ Nome do aluno ___________________________________________________________ Ano e turma____ Nº___ O meu livro de banda desenhada 1. Começa por identificar o título, autor e editora do livro de banda desenhada que acabaste de ler: 1.1. Título do livro: _________________________________________________________________________ 1.2. Autor: ________________________________________________________________________________ 1.3. Editora: ______________________________________________________________________________ 2. Geralmente, um livro de banda desenhada apresenta:  somente texto  somente imagem  texto e imagem 3. Se olhares para as personagens do teu livro de banda desenhada verificas que o rosto (a forma da cara, o nariz, os olhos, as sobrancelhas, a boca) e a posição do corpo mostram sentimentos e expressividade, tais como alegria, tristeza, aborrecimento, medo, espanto, fúria... 3.1. Escolhe uma das personagens do teu livro de banda desenhada. Desenha, no retângulo seguinte, a personagem que escolheste e que demonstre expressividade ou um sentimento. Ao lado, escreve o nome da personagem que escolheste, identifica o sentimento que essa personagem apresenta e em que página do livro encontras essa personagem a demonstrar esse sentimento. Nome da personagem _______________________________________ Sentimento que a personagem apresenta _______________________ Página do livro onde está a personagem que estás a copiar _________ 4. Na banda desenhada, o diálogo entre as personagens é feito através de balões, que podem ser balões de fala ou balões de pensamento. 4.1. No teu livro de banda desenhada, procura um balão de fala e outro de pensamento e passa-os para os retângulos seguintes. Balão de fala e respetivo texto Balão de pensamento e respetivo texto
  2. 2. Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil – Baião Projeto Ler+ Ser+ 4.2. Para além dos balões de diálogo, existem outros espaços destinados ao texto, como por exemplo, os retângulos de legendas e os cartuchos, destinados à fala do narrador. No teu livro de banda desenhada, procura um retângulo de legenda ou cartucho e passa o texto para o espaço seguinte. Indica a página onde encontras essa fala do narrador. Página do livro onde está o retângulo de legenda ou cartucho que estás a copiar _________________________ 5. No teu livro de banda desenhada, ainda encontras símbolos ou imagens que traduzem expressões verbais, como ver estrelas (sinal de dor), ideia luminosa ou mesmo linguagem que não convém traduzir para palavras. São as chamadas metáforas visuais. Por vezes, os autores recorrem a letras expressivas para representar sons e ruídos, como por exemplo, poing, plaf, zzzz, bum… Chamam-se onomatopeias. No teu livro de banda desenhada, procura uma metáfora visual ou onomatopeia e copia-a para o retângulo seguinte. Indica a página onde encontras essa metáfora/onomatopeia. Página do livro onde está a metáfora visual ou onomatopeia que estás a copiar _________________ Sabias que, em banda desenhada, a vinheta é um retângulo ou quadrado, a banda ou tira é uma faixa horizontal com uma ou mais vinhetas e a prancha corresponde normalmente a uma página de banda desenhada? Retângulo de legenda ou cartucho Metáfora visual ou onomatopeia Prancha (página) Banda ou Tira Vinheta

A partir da versão 2016, PowerPoint tem um novo formato mais simples para arquivos de legenda, chamado WebVTT. O player de vídeo nas seguintes versões PowerPoint pode mostrar essas legendas ao reproduzir o vídeo:

  • PowerPoint 2016

  • PowerPoint 2019

  • PowerPoint do Microsoft 365

As legendas fechadas são armazenadas em um arquivo baseado em texto com uma extensão de nome de arquivo .vtt. Crie um arquivo de legendas ocultas por conta própria ou use uma ferramenta de criação de legendas. Para pesquisar as ferramentas disponíveis e ver instruções detalhadas online, digite "criar arquivo vtt" no mecanismo de pesquisa.

Para obter instruções sobre como mostrar legendas ao assistir a um vídeo nessas versões do PowerPoint, consulte Ativar legendas ou legendasfechadas .

No Office 2016, a disponibilidade do recurso de legenda fechada depende da maneira como o Office foi instalado. A legenda fechada só está disponível para Office 2016instalações clique para executar; As instalações baseadas em MSI não têm recursos de legenda fechada. Leia a próxima seção para ver se o recurso está disponível para a instalação do PowerPoint 2016.

  1. Abra um Office 2016 aplicativo.

  2. No menu Arquivo, selecione Conta.

  3. Para Office 2016instalações clique para executar, você terá um botão Opções de Atualização.

    As instalações baseadas em MSI não têm o botão Opções de Atualização. Você verá apenas o botão Sobre <nome do aplicativo> aplicativo.

    Como criar o slides metáfora e comparação com legenda

Se você tiver uma instalação baseada em MSI do Office 2016, leia as instruções na seção 2013 deste artigo para ver quais recursos de legenda estão disponíveis para você.

Prepare um arquivo de legendas de texto com extensão .vtt antes de adicionar legendas. Para obter instruções sobre como criar o arquivo de legenda, consulte Criar legendas fechadas para um vídeo.

Você pode adicionar legendas a apresentações que você gravou com narração de vídeo, gravações de tela e qualquer outro vídeo (exceto vídeos online) que você inserir em PowerPoint. Atualmente, não há suporte para adicionar legendas a uma gravação somente áudio.

  1. Em PowerPoint, no modo normal, abra o slide que tem o vídeo ao que você deseja adicionar legendas.

  2. Selecione o vídeo no slide.

  3. Na guia Reprodução, clique no botão Inserir Legendas e escolha Inserir Legendas.

    Como criar o slides metáfora e comparação com legenda
  4. Na caixa de diálogo Inserir Legendas, navegue até o arquivo da legenda. Escolha o arquivo e clique em Inserir.

  5. Se precisar adicionar outro arquivo de legendas, basta repetir o processo.

  6. Reproduza o vídeo e verifique se as legendas são exibidas corretamente.

Se você precisar editar um arquivo de legenda fechado inserido em um vídeo no PowerPoint, primeiro você poderá remover o arquivo, modificá-lo e, em seguida, adicioná-lo novamente ao vídeo. Antes de remover o arquivo do vídeo PowerPoint, certifique-se de ter a cópia original do arquivo de legenda fechado armazenado em seu computador.

Se você tiver adicionado mais de um arquivo de legendas a um vídeo, o seguinte processo removerá todos os arquivos de legendas atribuídos ao vídeo.

  1. Em PowerPoint, no modo normal, abra o slide que contém o vídeo que contém as legendas.

  2. Selecione o vídeo no slide.

  3. Na guia Reprodução, clique no botão Inserir Legendas e escolha Remover todas as legendas.

    Como criar o slides metáfora e comparação com legenda

Para adicionar legendas a um arquivo de áudio, você deve usar o complemento STAMP.

Em PowerPoint 2013 e PowerPoint 2010, e a versão baseada em MSI do PowerPoint 2016, STAMP (o complemento de texto de subtitação do Microsoft PowerPoint) permite adicionar legendas fechadas aos arquivos de vídeo e áudio. Se você trabalhar com arquivos de vídeo e áudio legendados que já têm arquivos TTML (Marcação de Texto Temporização) associados a eles, esse complemento permite importá-los diretamente para sua apresentação. Se você não tiver um arquivo TTML, poderá adicionar legendas diretamente em sua apresentação usando o Editor de Legendas DE CARIMBO.