Cite uma vantagem é uma desvantagem do uso da tecnologia nas práticas religiosas

Por Bruno Militão

Cite uma vantagem é uma desvantagem do uso da tecnologia nas práticas religiosas

A pandemia da covid-19 afetou todo tipo de produção e celebração sociocultural, entre elas, as práticas religiosas. Por isso, religiões e denominações religiosas precisaram se adaptar ao isolamento social a fim de continuarem, de alguma forma, com a celebração de suas cerimônias.

Renan William dos Santos, doutorando em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, explica que esse é um quadro problemático, já que ocorre perda da integração e da dimensão comunitária, as quais são partes constitutivas da prática religiosa. “Esse ideal de comunidade é a parte mais afetada pelo afastamento social”, afirma. 

As adaptações para o atual contexto, feitas principalmente por meios digitais, constituem outra dificuldade, já que as práticas devem ser realizadas de acordo com regras já determinadas. O principal questionamento envolve a questão dos rituais, necessariamente estereotipados. “Se não seguir à risca, o ritual terá efeito?”, questiona Santos. “O discurso do sagrado não casa muito bem com exceções.” 

Esse quadro, em que o ambiente virtual passa a ser essencial para algumas práticas, pode levar a mudanças estruturais em certos ritos. “Se lideranças religiosas adaptam rituais e dizem que podem ser feitos de uma forma durante a pandemia, então por que não manter essa adaptação após o isolamento?” 

Em relação à oposição entre religião e ciência, a situação em que as religiões se encontram no momento revelam o status do sagrado nas sociedades modernas: as próprias instituições suspendem ou realizam adaptações a fim de não contrariar orientações seculares do governo e da ciência. Mesmo denominações mais deterministas, segundo as quais “nada acontece fora dos já traçados planos divinos, inclusive o fato de se contrair ou não uma doença”, como avalia Santos, não se rebelaram contra orientações governamentais. 

Isso não quer dizer que não tenha havido negacionismo por parte de religiosos, como explica Santos. “Há um negacionismo, mas não é religiosamente fundamentado. As pessoas não estão dizendo ‘a ameaça é grande, mas minha fé é maior’, por exemplo. A contestação é em relação à ciência, aos perigos da doença.” Segundo ele, é um quadro sem precedentes na história. 

O pesquisador ainda comenta que a relação religiosa mediada pelo ambiente digital oferece uma série de experimentações. Isso constitui uma característica da modernidade ocidental, de ter a relação religiosa como uma relação de consumo, quadro que, segundo ele, é intensificado pela pandemia. 

O uso dos meios digitais pelas instituições ainda permite que pessoas tenham contato com teologias alternativas às suas próprias, por exemplo. Segundo Santos, esse contexto matiza essa nova experiência.“Por mais que isso incomode teólogos, as mudanças impostas pela pandemia reforçam a máxima de que ‘o freguês sempre tem razão’, inclusive quando se trata de religiões”, completa.

Ouça a íntegra da reportagem no player.

Cite uma vantagem é uma desvantagem do uso da tecnologia nas práticas religiosas
Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Cite uma vantagem é uma desvantagem do uso da tecnologia nas práticas religiosas

A evolução tecnológica permitiu acelerar a tradução da Bíblia para vários idiomas, além de facilitar o processo de distribuição de exemplares impressos e digitais. Através da internet, a igreja pode se comunicar com o mundo quase que instantaneamente.

Existem diversas formas da tecnologia servir de instrumento de evangelização e discipulado. Ainda assim, as igrejas estão engatinhando quando o assunto é inclusão digital, já que a grande maioria dos líderes das igrejas não acreditam nesses novos recursos ou são resistentes à tecnologia.

Porém, a internet e a tecnologia não tiram o caráter comunitário das igrejas e devem ser usadas em benefício da evangelização. As igrejas devem se capacitar para compartilhar a fé, melhorar a comunicação e a vida em conjunto utilizando as novas tendências digitais.

Enfim, a tecnologia serve para aprimorar e facilitar processos e hoje a E-inscrição vai te mostrar como a tecnologia pode ser útil às igrejas.

1.  O poder da comunicação

A comunicação é a força vital da igreja e a base da sua missão!

Sem dúvida, um dos ganhos da incorporação das tecnologias no dia a dia das pessoas é a melhora na comunicação. A tecnologia ajuda a aprimorar qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas, e facilitou especialmente a comunicação de longa distância e a comunicação de massa.

Por isso, quando se trata da comunicação como caminho para a missão da igreja, a tecnologia permite aos pastores, membros, liderança e visitantes se comunicarem de forma fácil e instantânea, em qualquer lugar.

O boletim informativo impresso, o mural da igreja e os panfletos ainda são fortes estratégias de comunicação e organização nas igrejas. Entretanto, em um mundo onde as pessoas estão, a todo momento, com seus celulares na mão, a comunicação eletrônica é, sem dúvida, um instrumento essencial para a comunicação pastoral.

Por fim, a tecnologia pode ser útil às igrejas ao proporcionar melhor qualidade e interação como organização. Um instrumento tecnológico essencial é o aplicativo para igreja. Com ele é possível ampliar a qualidade do seu pastoreio e engajar os membros e expandir o alcance da igreja.

2.   Promova interatividade

A tecnologia é um potencial pouco explorado pelas igrejas no Brasil, se comparado a grandes igrejas de outros países que já adotaram diversas ferramentas tecnológicas para proporcionar uma melhor qualidade e interatividade em seus cultos e celebrações.

Durante anos, tecnologias como o rádio e a televisão foram canais para propagar os ensinamentos e a Palavra de Deus. Atualmente, com a internet, surgiram inúmeras formas da igreja evangelizar.

Além da tecnologia facilitar a comunicação de longa distância e a comunicação de massa, ela permite, também, transmitir o evangelho e amor de Deus em diversas formas e canais.

A igreja pode transmitir seus ensinamentos de forma eficaz, dinâmica e direta com os membros e visitantes da sua igreja por meio de:

  • E-mail;
  • blogs;
  • sites;
  • redes sociais;
  • aplicativos;
  • vídeos e serviços de stream;
  • podcasts.

A interatividade e engajamento são características fortes das novas tecnologias que a igreja pode se beneficiar. A tecnologia leva o diálogo, a interação e as ações missionárias a um outro patamar, e deve ser aliada para cumprir o mandamento que Jesus deixou:

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

A tecnologia, então, permite que as igrejas ofereçam uma experiência multissensorial, mesmo quando as pessoas não estão presentes fisicamente. Através de vídeo, áudio, imagens e palavras, a tecnologia pode ser útil as igrejas possibilitando transmitir um conteúdo diferenciado, amplo e versátil.

3. Crescimento constante

Primeiramente, igrejas em crescimento não são apenas lugares lotados de pessoas. São lugares onde as pessoas crescem na fé, ganham confiança na articulação de seu próprio discipulado e compartilham a alegria de sua vocação cristã com outras pessoas.

Um desafio para muitos líderes é como fazer a sua igreja crescer e nesse ponto, novamente, a tecnologia pode ser útil às igrejas.

Com a capacidade de conectar e construir relacionamentos, a tecnologia é uma ferramenta valiosa para o crescimento das congregações. As igrejas que recorrem à tecnologia têm maior visibilidade e acabam tendo mais apelo com o público, principalmente o mais jovem.

O uso da tecnologia auxilia as igrejas a interagir com os cristãos, estimulando a participação, aprendizado e compartilhamento do evangelho e valores de Jesus.

A tecnologia oferece meios que permitem às organizações religiosas alcançarem audiências mais amplas e se organizarem de forma eficaz e otimizada, expandindo o ministério.

Por exemplo, a presença online é uma maneira eficaz de incentivar o engajamento entre seus membros e a comunidade em geral.

Uma igreja que marca presença no mundo digital tem envolvimento real com a vida das pessoas, levando o evangelho a elas, em vez de esperar que elas venham ao seu encontro.

Ter um site decente, com informações claras sobre atividades, eventos e recursos disponíveis, ajuda a elevar o perfil da congregação, mostrando o que a igreja representa.

As mídias sociais, que são um ótimo canal para as igrejas compartilharem cultura, histórias, momentos e testemunhos, atraem interação, engajamento e despertam interesse.

Realizar eventos também são uma ótima forma de aumentar a visibilidade da congregação e unir a comunidade! Nesse ponto, a igreja pode utilizar uma plataforma de gestão de eventos, para gerenciar com maestria todas as etapas do evento.

4.  Tenha eficiência

Uma das maiores dificuldades do homem moderno é gerir melhor seu tempo, conseguir organizar uma agenda de compromissos e cumpri-la totalmente. 

É inegável que a tecnologia tem tornado o dia a dia mais eficiente e facilitado a vida de muita gente. Uma das maiores vantagens da tecnologia é a sua capacidade de otimizar e agilizar a execução de tarefas.

Com o uso da tecnologia, é possível utilizar softwares para centralizar as informações, unindo uma base de dados para tomada de decisões e acompanhamento de atividades.

À medida que a igreja cresce, ela precisa de ajuda para gerenciar suas equipes, finanças, eventos, cursos e elementos de serviço.

As igrejas podem aproveitar ainda mais as vantagens da tecnologia ao optarem por uma plataforma de gestão e automatizar processos de forma segura e eficiente, economizando tempo de pastores e líderes.

Com uma plataforma de gestão eclesiástica, é possível fazer a gestão das instituições religiosas, administrar as finanças e comunicação das congregações, além de automatizar e organizar tarefas.

Outra maneira que a tecnologia pode ser útil às igrejas é a não dependência do deslocamento físico para a realização de reuniões e conferências, permitindo que pessoas de lugares distintos se falem em tempo real.

Nesse aspecto, a mobilidade das videoconferências permite tomada de decisões importantes e comunicação contínua dos líderes com a equipe fora do local ou dos horários normais de trabalho.

Já com o intuito de otimizar as etapas de planejamento e realização de um evento, uma plataforma de gestão de eventos possibilita automatizar funções como inscrição online de participantes, recebimento dos pagamentos e emissão de certificados de forma prática e centralizada. 

Assim, é possível administrar melhor o tempo de toda equipe e focar em tarefas mais complexas, que necessitam mais tempo para serem concluídas.

A modernização das igrejas é um processo natural, principalmente devido aos avanços e mudanças na forma como a sociedade se organiza e relaciona.

A automatização de processos, a mobilidade e a incorporação desses equipamentos podem simplificar o trabalho dos líderes da igreja, favorecendo a comunicação, crescimento e estabilidade da igreja. 

Levar o evangelho é uma tarefa que pode ser aprimorada com o apoio da tecnologia. Para as igrejas, os benefícios da tecnologia são claros e contribuem principalmente para a realização das atividades e gerenciamento de tarefas. Com as ferramentas certas, a tecnologia pode ser muito útil para a ampliação da presença, comunicação e produtividade das igrejas.

Agora que você entendeu como a tecnologia pode ser útil as igrejas, veja aqui as 4 ferramentas tecnológicas essenciais sua congregação!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Cadastre agora gratuitamente na plataforma da E-inscrição clicando no botão abaixo!

CADASTRE-SE NO E-INSCRIÇÃO

Quer aprender estratégias brilhantes para aumentar o número de inscritos dos seus eventos ou cursos? Assista nossa aula gratuita clicando na imagem abaixo:

Cite uma vantagem é uma desvantagem do uso da tecnologia nas práticas religiosas