Análise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor descreve uma célula ao carionte

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.

Quais são as principais características de uma célula eucarionte?

As células eucariontes são mais complexas do que as células procariontes. Uma das principais características é a presença de um núcleo delimitado por envoltório nuclear, o qual protege as moléculas de DNA existentes nessa região. É no interior do núcleo que ocorre a duplicação do DNA e a síntese de RNA (transcrição).

No interior do citoplasma da célula eucariótica estão mergulhadas diversas organelas membranosas que apresentam as mais diversas funções. Entre as principais organelas encontradas, podemos citar o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, as mitocôndrias, o peroxissomo, centríolos e cloroplastos (ausente em células animais).

A presença de ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas, é observada tanto em eucariontes como em procariontes. Nos eucariontes, no entanto, essa organela apresenta-se livre no citoplasma ou, então, associada ao retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso. Os ribossomos dos organismos eucariontes são maiores e mais complexos do que aqueles que ocorrem em procariontes.

Nas células eucariontes, a cadeia respiratória, uma das etapas da respiração celular, ocorre na membrana interna das mitocôndrias. É no processo de respiração celular que a célula consegue obter a energia necessária para as suas atividades.

Existe nas células eucariontes ainda a presença de um citoesqueleto, uma espécie de rede formada por vários filamentos proteicos. Por causa dessa característica, essas células são capazes de realizar endocitose e exocitose, dois processos relacionados com o transporte de substâncias. Na endocitose, a célula capta substâncias do meio extracelular para o intracelular e, na exocitose, ocorre o processo inverso. O citoesqueleto garante a movimentação das vesículas com substâncias em seu interior.

As células eucariontes são capazes de realizar dois importantes processos de divisão celular: a mitose e a meiose. Na mitose, uma célula diploide dá origem a duas células diploides iguais à célula-mãe e, na meiose, uma célula diploide origina quatro células haploides, ou seja, com metade do número de cromossomos da espécie.

Quais organismos possuem células eucariontes?

As células eucariontes estão presentes na maioria dos organismos vivos. Todos os fungos, protistas, animais e plantas apresentam esse tipo de organização celular.

Quais são as principais diferenças entre uma célula procarionte e uma célula eucarionte?

A principal diferença entre células procariontes e eucariontes é que nessas últimas observa-se a presença de um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nas células eucariontes, é possível observar ainda a presença de citoesqueleto, organelas celulares membranosas e processos como endocitose, exocitose, mitose e meiose, os quais não ocorrem em células procariontes.


Por Ma. Vanessa dos Santos

De acordo com as características da célula de um organismo, é possível classificá-lo em procarionte ou eucarionte. Em geral, os organismos procariontes apresentam células mais simples que as presentes nos eucariontes. Mas, afinal, qual a diferença entre essas duas células?

→ Célula procarionte

A característica mais marcante de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo definido. Isso quer dizer que o material genético não está envolto por uma membrana nuclear e, portanto, fica disperso no citoplasma.

Nos procariontes, são encontrados ainda o cromossomo bacteriano e os plasmídeos (pequenas moléculas de DNA circular livres no citoplasma). O cromossomo bacteriano possui genes que codificam as proteínas necessárias para o funcionamento da célula. Já nos plasmídeos, os genes que codificam proteínas relacionam-se a algumas funções adaptativas, como a resistência a antibióticos.

Vale destacar, no entanto, que a célula procarionte não se diferencia apenas pela ausência de um núcleo. Nessas células, também não há a presença de organelas membranosas. Isso significa que não são encontradas estruturas como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, complexo golgiense e vacúolos.

Nas células procariontes, assim como nas eucariontes, existem pequenas partículas denominadas de ribossomos, que estão relacionadas à síntese de proteínas. De maneira geral, o formato dos ribossomos nas células procariontes e eucariontes é bem semelhante, porém, nos eucariotos, são maiores e mais complexos.

Além disso, nas procariontes, não há a presença de citoesqueleto, conjunto de filamentos proteicos que formam uma espécie de rede na célula. A ausência desses filamentos impede a realização da endocitose e da exocitose pela célula. Como representantes de organismos procariontes, é possível citar as bactérias e algas azuis.

Mapa Mental: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

→ Célula eucarionte

As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes. Como principal critério de diferenciação entre elas, há a presença de um núcleo verdadeiro na eucarionte, em que o material genético é envolvido por uma membrana nuclear. Nessas células, não há plasmídeos.

Além da presença de núcleo, a célula eucarionte destaca-se por possuir diversos compartimentos distintos separados por membranas. Esses compartimentos são as organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, a mitocôndria e os cloroplastos. Essas células também possuem citoesqueleto, portanto, realizam endocitose e exocitose. Como representantes dos organismos eucariontes, é possível citar os protozoários, algas, fungos, plantas e animais.

→ Resumo

Em resumo, é possível dizer, então, que as células procariontes são mais simples que as eucariontes. Esse primeiro grupo não apresenta núcleo, organelas membranosas e citoesqueleto. Diferentemente, as eucariontes possuem todas essas estruturas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Análise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor descreve uma célula ao carionte

b) Citoplasma c) DNA d) Mitocôndrias e) Membrana plasmática 5 - Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor descreve uma célula eucarionte. a) Célula com material genético disperso no citoplasma. b) Célula que apresenta um núcleo verdadeiro. c) Célula das bactérias. )EXERCÍCIOS 1 -

Análise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor descreve uma célula ao carionte
Análise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor descreve uma célula ao carionte
Análise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor descreve uma célula ao carionte

Resolva esta lista de exercícios sobre células eucarióticas para testar seus conhecimentos em Biologia Celular.

Questão 1

Ao analisarmos uma célula eucariótica e compará-la com uma célula procariótica, percebemos que as organelas existentes não são as mesmas nos dois tipos celulares. Isso ocorre porque nas células eucarióticas:

a) não existem organelas membranosas.

b) o número de organelas membranosas é inferior ao número de organelas presente nas células procarióticas.

c) existem organelas membranosas e nas células procarióticas não.

d) não encontramos ribossomos.

e) encontramos apenas ribossomos.

Questão 2

A presença de núcleo bem definido caracteriza uma célula eucarionte, diferenciando-a de uma célula procarionte. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto da membrana que separa o material genético do citoplasma.

a) carioteca.

b) membrana plasmática.

c) parede celular.

d) tonoplasto.

e) plasmalema.

Questão 3

Sabemos que a célula eucariótica não é encontrada apenas em um grupo de seres vivos. Esse grupo está incluído no reino:

a) Protoctista.

b) Animalia.

c) Plantae.

d) Fungi.

e) Monera.

Questão 4

Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que está indicada uma organela presente em células eucarióticas e procarióticas.

a) Retículo endoplasmático rugoso.

b) Mitocôndrias.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Ribossomo.

Questão 5

Uma professora de biologia entregou duas figuras que representavam células de uma bactéria e de uma planta, respectivamente. Ela pediu então aos alunos que identificassem a célula eucariótica. Para que os alunos sejam capazes de identificar a célula, é fundamental que eles analisem:

a) a presença de membrana plasmática.

b) a presença de ribossomos.

c) a presença de núcleo definido.

d) a presença de material genético.

e) a presença de citoplasma.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. Apenas células eucarióticas apresentam organelas membranosas, sendo encontrados nas células procarióticas exclusivamente ribossomos.

Resposta - Questão 2

Alternativa “a”. A carioteca, também conhecida como envoltório nuclear, é a membrana responsável por separar o material genético do citoplasma.

Resposta - Questão 3

Alternativa “e”. Os representantes do reino Monera (bactérias e cianobactérias) não apresentam células com núcleo delimitado por membrana, sendo, portanto, os únicos organismos que não apresentam célula eucariótica.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. A única organela encontrada em células procarióticas e eucarióticas é o ribossomo, estrutura responsável pela síntese de proteínas.

Resposta - Questão 5

Alternativa “c”. Para identificar se uma célula é ou não eucariótica, é fundamental verificar a presença de membrana delimitando o núcleo.

Célula eucarionte

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)