A cultura popular e o folclore

Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo. O folclore é reproduzido tanto individualmente quanto coletivamente, bem como é transmitido de geração para geração. Ele é, por excelência, o campo que manifesta a cultura popular e não a “alta cultura”, nome pelo qual conhecemos a cultura erudita.

A manifestações folclóricas dão-se basicamente por meio de mitos, contos, música, dança, crendices, jogos, brincadeiras, festas populares, entre outros. Esses elementos são conhecidos, dentro das áreas que os estudam, como fatos folclóricos.

A importância do folclore é reconhecida pela Unesco, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece o folclore como Patrimônio Cultural Imaterial ressaltando a importância da preservação das diferentes manifestações que o formam.

Acesse também: A analise do folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo

Quando surgiu o termo folclore?

A palavra folclore foi criada no século XIX e sua origem está associada ao idioma inglês. O termo em português é um aportuguesamento de folklore e, no inglês, deriva de folk-lore, termo proposto pelo escritor William John Thoms, em 1846. O termo ficou registrado por meio de uma carta de Thoms, que foi publicada por uma revista chamada The Atheneum.

A proposta de Thoms consistia basicamente na junção de duas palavras do idioma inglês, que eram:

  • Folk, significando “povo”;

  • Lore, significando “conhecimento” ou “saber”.

O antropólogo propôs juntar as duas palavras formando a expressão folk-lore, cujo significado é “saber tradicional de um povo”. A proposta de Thoms não se espalhou de imediato e só se fixou no vocabulário quando surgiu a Sociedade do Folclore, em Londres, em 1878.

História do folclore

A cultura popular e o folclore

Diferentes máscaras são utilizadas em rituais e cerimônias típicas do folclore de diferentes culturas.

Atualmente, os especialistas consideram que o folclore é uma área do conhecimento vinculada à antropologia. Os estudos nesse tema começaram no século XVIII e ganharam força na segunda metade do século XIX, quando surgiram associações voltadas para sua investigação. Os pioneiros nos estudos do folclore foram os irmãos Grimm e Johan von Herder.

A primeira instituição criada com o objetivo de estudar o folclore foi a mencionada Sociedade do Folclore (Folklore Society), que surgiu em Londres, em 1878. Os debates realizados por esse grupo levaram-no a considerar como folclore elementos que pertenciam aos seguintes parâmetros:

  1. Narrativas tradicionais: contos, mitos e lendas;

  2. Costumes tradicionais: festas populares, danças tradicionais etc.;

  3. Crenças e superstições: crendices populares e outros elementos, como magia e bruxaria;

  4. Linguagem popular: dialetos e jargões populares.

Os estudos realizados por essa sociedade londrina contribuíram para a popularização da matéria, e logo outras associações voltadas para estudar o folclore foram criadas na Europa e nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, os estudos na área do folclore só se popularizaram em meados do século XX, e alguns nomes, como Luís da Câmara Cascudo, Florestan Fernandes, Amadeu Amaral e Mário de Andrade, destacaram-se. Em 1951, foi realizado no Rio de Janeiro o I Congresso Brasileiro de Folclore.

Nesse congresso ficou reconhecido que o estudo do folclore era parte integrante das ciências antropológicas e culturais e que “as maneiras de pensar e agir de um povo, preservadas pela tradição popular e pela imitação, e que não sejam influenciadas pelos círculos eruditos”|1| são um fato folclórico.

Acesse também: Dia Internacional do Folclore

Características

A definição de características básicas do folclore é bastante discutida pelos estudiosos da área. Esse debate nasceu na Europa, espalhou-se para os Estados Unidos e, por fim, chegou ao Brasil. No entanto, mesmo com as resoluções existentes hoje e sendo resultado de mais de um século de estudos e debates, a definição de folclore não é definitiva.

Novos estudos e debates têm sido realizados na área, e elementos que um dia que foram considerados basilares hoje já não são enxergados como unanimidade. Assim, é importante pontuar que os elementos levantados nesse texto podem ser ou são fruto de debates e questionamentos entre os especialistas.

Algumas das características básicas do folclore são:

  • Anonimato: Elementos da cultura popular só eram considerados como fato folclórico se fossem anônimos. Atualmente, muitos especialistas questionam esse princípio.

  • Aceitação coletiva: Os elementos da cultura popular só integram o folclore de um país se tiverem sido popularizados coletivamente.

  • Transmissão oral: Os saberes que formam o folclore são oriundos de tempos remotos e transmitidos oralmente de geração para geração.

  • Espontaneidade: Além disso, os elementos do folclore devem surgir de maneira espontânea e são definidores da coesão cultural de um povo.

Acesse também: Culto ao senhor do Bonfim, uma das principais festas populares brasileiras

Folclore brasileiro

O Brasil, assim como toda nação, possui os elementos básicos que deram formulação a seu folclore. Assim, na cultura brasileira, existem crendices, saberes, mitos, lendas, festas, danças etc., que fazem parte do que é definido como folclore brasileiro. As raízes de nosso folclore estão fincadas na cultura europeia, sobretudo a portuguesa, na cultura africana e na cultura indígena.

Do folclore brasileiro são muito conhecidas as lendas de personagens, como o saci-pererê, a iara, o boto cor de rosa, o curupira, a mula sem cabeça, entre outros.

Crédito de imagem

[1] Vlad Ispas e Shutterstock

Nota

|1| BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984, p, 31.

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral.

Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.

Vale observar que o termo cultura é muito amplo e reúne comportamentos, símbolos e práticas sociais. Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, como por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo.

Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

A cultura popular e o folclore
Festival Folclórico em Parintins, Amazonas, Brasil

A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições do país, que estão calcados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam: a portuguesa, a africana e a indígena.

Conheça exemplos de cultura popular que se destacam em cada área.

Literatura popular brasileira
Literatura de cordel Manifestação cultural literária tradicional, especialmente no interior nordestino. É caracterizada por pequenos livros com capas de xilogravura, pendurados em barbantes ou cordas.
Adivinhas

Perguntas que começam com "O que é, o que é ...?" e que, geralmente têm respostas engraçadas.

Provérbios e Ditados Frases curtas cujo principal objetivo social é aconselhar e advertir.
Parlendas Rimas infantis que divertem e trabalham a memorização e a fixação de alguns conceitos.
Lendas do folclore brasileiro Conjunto de histórias e contos narrados pelo povo e transmitidos de geração em geração.
Lendas do Sudeste Principais lendas da Região Sudeste do Brasil, como, por exemplo, a lenda do Curupira e a lenda da Mula sem cabeça.
Lendas da Região Norte Principais lendas da Região Norte, como, por exemplo, a lenda do Boto e a lenda da Vitória-régia.
Lendas da Região Sul Principais lendas da Região Sul, como, por exemplo, a lenda do Negrinho do Pastoreio e a lenda do Saci-pererê.
Lendas da Região Nordeste Principais lendas da Região Nordeste, como, por exemplo, a lenda do Barba ruiva e a lenda do Papa-figo.
Lendas da Região Centro-Oeste Principais lendas da Região Centro-Oeste, como, por exemplo, a lenda da Mãe-do-ouro e a lenda do Nego d'água.

A cultura popular e o folclore
Livros de literatura de cordel

Música popular brasileira
Músicas folclóricas

Canções populares e tradicionais que fazem parte da sabedoria popular.

Cantigas de roda Músicas folclóricas cantadas em uma roda.
Canções de ninar Canções entoadas para fazer crianças e bebês dormirem.
Samba Dança e gênero musical, considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular brasileira.
Música sertaneja Um dos estilos musicais mais populares do Brasil, onde originalmente predominava o som da viola.
Moda de viola Um dos principais tipos de música caipira brasileira, composto por solos de viola e discursos narrativos.
Bossa Nova Tipo de música popular brasileira que apresenta forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.
MPB - música popular brasileira Gênero musical brasileiro que que possui forte influência do folclore do Brasil, especialmente no que diz respeito às culturas indígena, africana e europeia.

A cultura popular e o folclore
As cantigas de roda também são conhecidas como cirandas

Danças populares brasileiras

Danças folclóricas

Danças tradicionais características de cada estado brasileiro, por vezes derivadas de rituais religiosos.
Frevo Dança folclórica tradicional no nordeste do Brasil, especialmente no Recife e em Olinda.
Quadrilha Dança caipira tradicional das festas juninas.
Maracatu Dança tradicional do estado de Pernambuco, que mistura as culturas africana, portuguesa e indígena.
Carimbó Dança tradicional do estado do Pará, que é marcada por movimentos giratórios.

A cultura popular e o folclore
Apresentação de grupo de frevo

Festas populares brasileiras
Carnaval Festa que acontece três dias antes da Quarta-feira de Cinzas, onde, em alguns estados, são habituais os bailes de máscaras, os desfiles de fantasias e/ou os trios elétricos.
Festas juninas Festas populares que ocorrem no mês de junho, onde são comuns as danças de quadrilhas e as comidas típicas como, por exemplo, canjica, arroz doce e bolo de milho.
Folia de reis Festa cultural de caráter religioso, cujo objetivo é comemorar a visita dos três Reis Magos.
Círio de Nazaré Festa religiosa celebrada no mês de outubro, em Belém do Pará, em devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
Festa do Divino Festa religiosa celebrada no mês de maio em diversas partes do Brasil, para adorar o Espírito Santo.
Bumba meu boi Também chamado de Boi-bumbá, consiste em uma dança típica do Norte e do Nordeste, onde ocorre uma apresentação teatral na qual o boi é o personagem principal.

A cultura popular e o folclore
Desfile de carnaval no Rio de Janeiro

O termo “popular” faz oposição ao termo “erudito”. Na cultura popular, as tradições são realizadas pelo povo, que participa de forma orgânica e ativa, sendo, portanto, formadas de maneira espontânea.

Já a cultura erudita, considerada “superior”, é eleita como a mais “culta”. Ou seja, ela é produzida e apreciada por indivíduos que possuem maior poder aquisitivo (elite) e por isso, é mais restrita.

A cultura erudita, diferentemente da cultura popular (que se forma pela convivência das pessoas), é elitizada e demanda estudos.

Ela é associada aos museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, apresentações de música erudita e de música clássica, como, por exemplo, as óperas.

Devemos lembrar que nenhuma cultura é superior à outra. Cada uma carrega suas heranças culturais e sociais, que se desenvolvem segundo diversos fatores que envolvem a diversidade cultural.

A cultura de massa, também chamada de “cultura pop” corresponde àquela realizada pela indústria cultural e veiculada nos meios de comunicação de massa.

Ambas estão associadas à sociedade contemporânea industrializada, ou seja, à produção industrial capitalista.

Nesse sentido, a arte e a cultura são produzidas de modo “artificial” para atrair as massas, e com o intuito principal de gerar lucro.

Assim, na cultura de massa os produtos culturais e artísticos são mercantilizados, diferentemente do que acontece na cultura popular, que surge da interação do povo e não é imposta pela indústria cultural.

Quiz do folclore

A cultura popular e o folclore

🔽

Não pare por aqui! O Toda Matéria selecionou uma série de textos caprichados para ajudar você a ampliar os seus conhecimentos.