Quantos dias são necessarios para repouso pos parto

Após o parto, não é só o bebê que precisa de cuidados, a mãe também. As recomendações variam de acordo com o tipo de parto.

Nos casos de parto normal, se houve corte próximo à vagina (episiotomia), a cicatriz deve ser mantida bem limpa. Para isso é preciso lavá-la com sabonete durante o banho ou após fazer as necessidades, secando bem o local após a limpeza. A região está cicatrizando e pode ficar dolorida, mas a mãe não deve se preocupar, os pontos vão cair sozinhos.

Em caso de parto cesáreo, também é preciso manter a cicatriz bem limpa, lavando com sabonete durante o banho e secando-a bem. Mas, neste caso, os pontos deverão ser

retirados, de 8 a 10 dias, na Unidade de Saúde. Como o útero estará voltando ao tamanho normal, é comum ter cólicas, que, às vezes, aumentam durante a amamentação.

As mulheres que passam por uma cesárea podem perceber, mais ou menos por um mês, uma secreção que sai pela vagina. No início como um sangramento e depois vai diminuindo e clareando. Isso não é motivo de preocupação, mas se a mulher tiver dor na parte de baixo da barriga, sangramento vaginal com cheiro desagradável e febre deve procurar rapidamente uma Unidade de Saúde.

Home > Matérias > Saúde da Mulher > Cuidados após o parto normal: o que esperar desse período

  Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas transformações. Para se ter uma ideia, o abdômen se expande até 11 vezes, e o útero, que antes tinha o tamanho parecido com o de uma pêra, com cerca de 90 gramas, pode chegar a pesar um quilo no final da gestação.

  É por essas e outras mudanças somadas a todo o processo do parto normal, incluindo possíveis procedimentos médicos, que existe o puerpério, período popularmente conhecido como quarentena e resguardo, necessário para a recuperação da mãe.

  O puerpério começa com a saída da placenta e vai até a primeira ovulação, que acontece entre seis a oito semanas depois de dar à luz. Veja a seguir como é a recuperação após o parto normal e quais são as principais recomendações para esse período: 

 
Dores na região do períneo

 

  Nos primeiros dias do puerpério é comum sentir dores no períneo, região que fica entre a vagina e o ânus, mesmo não tendo levado pontos. Isso acontece porque durante o parto normal essa região é pressionada pela cabeça do bebê. Se houver corte próximo à vagina (episiotomia), você poderá se sentir dolorida. Para aliviar o incômodo, existem algumas dicas que podem ser úteis:

 

  - Faça compressas gelada na região;

  - Use almofadas para hemorroidas (com um furo no meio) na hora de se sentar para evitar pressionar os pontos;

  - Varie as posições (de pé, sentada e deitada) para aliviar a pressão da área;

  - Siga as orientações do seu médico, que pode receitar um analgésico que não interfira na amamentação;


  Além disso, vale lembrar que os pontos precisam ser mantidos limpos com sabonete neutro e secos.

 

Sangramento

 

  Durante a quarentena, é normal notar a presença de um sangramento com fluxo volumoso. Essa secreção, que faz parte do processo de regeneração do útero, é como se fosse uma menstruação, que tende a diminuir de volume gradualmente e a clarear de tom com o passar dos dias. Caso você tenha febre e sinta um cheiro forte, procure o seu médico.

 

Vida sexual  

 

  Geralmente, não é permitido manter relações sexuais por 30 a 40 dias após o parto, pois o útero está se regenerando das mudanças ocasionadas pela gravidez. Além disso, a penetração nesse período pode ser dolorosa para a mulher e causar infecções. Outra curiosidade é que durante o puerpério ocorre o aumento dos níveis de prolactina, hormônio que estimula a produção do leite e que geralmente reduz a libido e a lubrificação vaginal.

  Vale ressaltar que é praticamente impossível que a mulher possa engravidar nesse período, ainda mais se estiver amamentando de forma exclusiva. Porém, mesmo assim, cada organismo é único, e a ovulação pode ocorrer antes do tempo previsto e sem a mulher saber. Portanto, é imprescindível discutir com o médico a adoção de métodos contraceptivos que não interfiram no leite.

 

Cólicas

 

  As cólicas fazem parte da recuperação do corpo da mulher. Elas indicam que o útero está se contraindo para voltar ao seu tamanho normal e tendem a aumentar principalmente durante a amamentação, momento em que o organismo libera o hormônio responsável por esse processo.

 

Mudanças no humor

 

  As alterações hormonais que ocorrem depois de dar à luz podem levar a sensações de desânimo e tristeza, que duram entre uma a duas semanas. Caso esse ­mix de sentimentos dure por mais de 15 dias, é preciso ficar atenta, pois a depressão pós-parto pode ter se instalado e requer tratamento médico.

Perda de peso   Uma das preocupações das mulheres após a gravidez é com os quilinhos a mais que foram ganhados. Porém, mantenha a calma e seja paciente. Com uma dieta saudável, é possível recuperar o peso anterior em torno de seis a nove meses.  Os exercícios físicos podem ser retomados cerca de 15 dias após o parto normal. Costumam ser liberadas atividades mais leves, como caminhada, musculação leve, pilates, ioga, entre outras. Mas antes de começar qualquer modalidade é importante buscar orientações do seu médico.  Uma pesquisa canadense publicada  na revista Diabetes Care aponta que o período ideal para perder peso é até 12 meses depois da gestação. Após isso,  é preciso ficar atenta, pois os riscos de desenvolver hipertensão ou diabetes são maiores em decorrência do excesso de peso.   

Voltar

O nascimento do bebê é o momento mais esperado pelos pais. E se por algum motivo a mamãe tiver que ser submetida a uma cesárea, é importante se atentar aos cuidados que serão necessários no pós-parto. A cesariana costuma deixar as futuras mamães preocupadas com a cicatrização do corte, mas com alguns procedimentos simples, é possível ter uma cicatrização rápida e segura. Entenda mais sobre esse tipo de parto:

Quando a cesariana é recomendada?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a cesariana seja realizada quando o parto normal aumenta o risco de complicações, como no caso de grávidas com diabetes ou posição pélvica (quando o bebê está sentado na hora do parto). O Brasil lidera o ranking de cesarianas no mundo. Em 2016, o Ministério da Saúde lançou um protocolo para incentivar o parto normal e reduzir o número de cesarianas desnecessárias no país.

Como é feita a cesariana?

Na caso da cesárea, a anestesia utilizada é a raquidiana, que é aplicada na coluna e mantém a mamãe consciente. Já a anestesia geral é usada apenas nos casos emergenciais. Em relação ao corte, a incisão cirúrgica (corte no abdômen e no útero) é feita horizontalmente e atinge sete camadas, permitindo a passagem do bebê. O procedimento é considerado rápido, com duração média de 45 minutos, sendo a maior parte do tempo dedicada ao fechamento do corte. O tempo para retirada dos pontos pode variar, mas costuma ocorrer entre 7 e 15 dias. Converse com seu obstetra para saber os possíveis problemas que podem ocorrer na hora do nascimento. Procure se preparar e se tranquilizar para o parto.

Cicatriz cesariana: recuperação e alguns cuidados

Observação: siga SEMPRE as orientações do seu médico.

  • Primeiras semanas: 15 dias de repouso e sem esforços;
  • Higiene: água e sabonete (atenção: é preciso manter a cicatriz bem sequinha);
  • Não utilize cremes ou pomadas na cicatrização sem recomendação médica;
  • Não tome sol na região nos primeiros seis meses, pois a cicatriz pode ficar escura;
  • Procure o médico se a cicatriz ficar vermelha, inchada, quente ou com secreção;
  • Durma de barriga para cima, com apoio nas pernas;
  • Teve febre ou dor? Procure o seu médico imediatamente;
  • A utilização de cinta pós-parto depende da orientação do seu médico. Ela evita acúmulo de líquidos (seroma) na região da cicatriz;
  • Beba líquidos para manter o corpo hidratado;
  • Mantenha uma dieta equilibrada, com fibras, e afaste-se de alimentos gordurosos;
  • Massagem na região: somente quando a cicatriz estiver bem fechada e seca. Consulte o seu médico.

Publicado em A chegada do bebê,Dicas Lillo,Hora do parto

Publicado em A chegada do bebê,Dicas Lillo,Hora do parto,Preparativos

Publicado em A chegada do bebê,Bebê,Hora do parto,Pós parto,Preparativos

Publicado em Fases da gestação,Gravidez

Última postagem

Tag