Qual a importância do consumo consciente para o meio ambiente brainly

Ouça este artigo:

O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais. O consumo incontrolável e compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente. Este consumo em excesso tem levado a uma superexploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.

O consumidor consciente, sob a perspectiva ecológica, é aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas de consumo. Logo, pode-se entender que o consumo consciente é um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade; sendo este uma escolha do indivíduo que toma para si esta consciência ambiental e a transforma em ações no dia a dia capaz de mobilizar outras pessoas.

Dito isto, pode-se dizer que o consumo consciente é caracterizado por quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo. A consciência ecológica espelha a fase de aquisição de um bem, indicando a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos. Essa dimensão é apoiada a partir de atitudes que mobilizam a sociedade com relação aos cuidados com o meio ambiente e a prática do consumo consciente. A economia de recursos indica a fase do uso do bem adquirido, tendo como destaque a racionalização ou a redução do desperdício de recursos, tais como água e energia elétrica. Nesta fase também há a busca por uma maior utilização dos meios alternativos de transporte (gerando menos impactos negativos), tais como caminhada, bicicleta e transporte coletivo em substituição ao carro. A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais, como a separação dos produtos descartados para serem reaproveitados novamente. Esta etapa lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental. Por fim, o planejamento do consumo é refere-se à compra de produtos usados e à preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível. Este planejamento do ato de quando, como e por que consumir representa a propensão a um estilo de vida mais simples, menos consumista, que gera menos impactos negativos no meio ambiente, e desta forma otimiza-se o uso racional dos recursos.

Portanto, o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada para que tanto a atual quanto as gerações futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

Referências Bibliográficas:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Quem é o consumidor consciente. < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente>

Ribeiro, Maurício A. Desafios do Consumo Consciente. <http://revista.rebia.org.br/capa/266-desafios-do-consumo-consciente?t>

Ribeiro, Juliane A. & Veiga, Ricardo T. 2011. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração (São Paulo) 46 (1): 45-60 p.

Toni, Deonir de; Larentis, F. & Mattia, A. 2012. Consumo Consciente, Valor e Lealdade em produtos ecologicamente corretos. Revista de Administração FACES Journal (Belo Horizonte) 11(3): 136-156 p. ISSN 1984-6975 (online). ISSN 1517-8900 (Impressa).

Derivado do consumo sustentável, o consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e até nas suas finanças. O conceito não é nada complicado: ele pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber.

Sabe quando você deixa de comprar mais frutas no supermercado porque prefere consumir antes aquelas que já têm em casa? Ou quando abre mão de comprar por impulso uma roupa que você nem precisa? Você está consumindo de forma consciente, fazendo escolhas que vão ajudar a evitar o desperdício de comida e de dinheiro.

É cada vez maior o número de pessoas interessadas em mudar a sua maneira de consumir, como indica pesquisa do Instituto Akatu realizada em 2018. Segundo o estudo, muitos consumidores que eram indiferentes demonstraram interesse em ter mais consciência ao consumir.

Então, você se interessou pelo tema? Neste post, vamos mostrar o que é ser um consumidor consciente, alguns benefícios de fazer melhores escolhas ao consumir e como fazer parte desse movimento com dicas práticas, para serem aplicadas no seu dia a dia. Confira!

O que é ser um consumidor consciente

O consumidor consciente é aquele que, em sua rotina, leva em conta os impactos de cada compra, uso ou descarte de produtos ou serviços e também busca escolher com sabedoria as empresas com as quais fará negócios, considerando o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.

Benefícios de aderir ao consumo consciente

Entre os benefícios de aderir ao consumo consciente estão contribuir para a sustentabilidade não só do planeta, como também das suas finanças. Ao refletir sobre como consome no dia a dia e adotar práticas que levam às melhores escolhas, você mantém os seus gastos sob controle e, de quebra, guarda dinheiro para realizar os seus sonhos! Veja alguns benefícios de adotar o consumo consciente:

-ao privilegiar marcas que têm compromisso com a sustentabilidade na hora de escolher os produtos que compra, você estimula que as empresas adotem boas práticas ambientais e sociais, promovendo relações justas de trabalho e atenção à saúde humana e animal;

-você evita o acúmulo de produtos que não precisa, tornando a sua casa um ambiente mais saudável e sustentável;

-além da natureza e da sociedade, a sua vida financeira também é beneficiada: ao evitar comprar por impulso e avaliar o que realmente precisa, você evita ser vítima do consumismo que pode levar ao desequilíbrio das finanças.

Como fazer parte desse movimento

Os benefícios de praticar o consumo consciente são grandes. Mesmo pequenas mudanças de hábito trazem ganhos para o meio ambiente, para a sociedade e, até mesmo, para a sua qualidade de vida.

Mas aí fica a pergunta: como fazer parte desse movimento que só cresce e contribuir para um planeta mais sustentável? Fique tranquilo, a gente te dá algumas dicas. Confira como colocar em prática agora mesmo o consumo consciente!

Aposte no planejamento de compras

O planejamento é um dos grandes aliados de quem quer consumir de forma cada vez mais consciente. Fazer uma lista antes de sair às compras no shopping ou no supermercado é uma maneira de só comprar aquilo que realmente precisa.

Então, já sabe: anote o que precisa comprar e resista às tentações se mantendo fiel à sua lista. Além de reduzir possíveis desperdícios, você ainda economiza dinheiro.

Entenda que desejo não é necessidade

Preciso muito de um carro novo, de um vestido especial... Quem nunca disse uma frase parecida por aí? Apesar de comum, esse tipo de afirmação nem sempre é fiel à realidade. O mais provável é que a pessoa queira muito algo, o que é muito diferente de precisar muito de algo.

Para consumir de forma consciente, é importante aprender a diferenciar necessidade de desejo. Antes de comprar qualquer coisa, se pergunte se você realmente precisa daquele produto ou serviço para, assim, evitar comprar algo que não precisa e nem mesmo valerá muito a pena no futuro.

Reutilize sempre que possível

Avaliar o impacto ambiental de cada decisão também faz parte do consumo consciente. Nesse sentido, uma boa prática é reutilizar sempre que possível produtos e embalagens. A garrafa de vidro de água mineral pode virar um vaso para plantas, enquanto a caixa de presente de papelão pode funcionar para guardar papéis.

Use a criatividade e tenha em mente que sempre vale mais a pena financeiramente e socialmente consertar, transformar e reutilizar do que comprar outra vez um produto.

Identifique hábitos nocivos

Quem quer consumir com mais consciência precisa, antes de tudo, identificar quais são os hábitos que tem no dia a dia que impedem adotar um estilo de vida mais sustentável.

Para isso, analise a sua rotina e veja quais práticas podem comprometer o seu plano de consumir com mais consciência. Mesmo comportamentos rotineiros, como sempre deixar a luz acesa ao sair do quarto ou tomar banhos demorados, são prejudiciais a partir do momento em que aumentam as contas da casa e desperdiçam recursos valiosos, como água e energia.

E não para por aí: usar aplicativos de transporte mesmo para trajetos de curta distância e comprar mais comida do que precisa para a semana, por exemplo, também são práticas que levam ao desperdício de dinheiro e não combinam com a rotina de quem quer levar um estilo de vida sustentável. Reflita!

Seja fiel aos seus valores

Para se consumir de forma cada vez mais consciente, é importante ser fiel aos seus valores. Dar preferência a empresas que são responsáveis socialmente e ambientalmente, por exemplo, é uma maneira de garantir que você apóia marcas que não querem apenas vender, mas também têm preocupação com os seus funcionários e com o meio ambiente.

Praticar o consumo consciente é uma forma não só de contribuir para a sustentabilidade do planeta, como também da sua vida financeira. Fique atento às suas escolhas, dê adeus à tentação das compras por impulso e dê a sua contribuição para um futuro mais sustentável.

Curtiu este conteúdo sobre consumo sustentável? Então, siga a gente nas redes sociais para ler os nossos posts em primeira mão!

Degradação do meio ambiente O consumo desenfreado de uma parcela significativa da sociedade faz com que as empresas precisem produzir cada vez mais, degradando a natureza através da emissão de gases e outros resíduos.

Qual o impacto do consumismo na natureza?

O consumismo é uma das características da sociedade contemporânea que produz os impactos mais preocupantes no meio ambiente, tais como a poluição de recursos naturais e desaparecimento de espécies animais e vegetais, bem como, alterações climáticas.

Quais as causas do consumismo ele é necessário a sociedade?

O consumismo não é de certa forma, necessário para a sociedade. Nascemos aprendendo a ser consumistas. Isso apenas piora com o convívio social. Pois, em uma situação atual, você não faz parte de um determinado grupo se não tiver algo que impressione.

Quais são as vantagens do consumismo?

O consumismo mantém a economia aquecida, com manutenção e geração de novas vagas de empregos, geração de mais impostos, que permite distribuição de mais benefícios (saúde, educação, segurança etc.) para o povo, se constituindo num ciclo.

Quais os benefícios do consumismo?

benefícios : geração de lucro, desenvolvimento de empresas, crescimento do sistema capitalista. malefícios: as pessoas se tornam fantoches, onde suas necessidades básicas vão se resumindo em consumir...

Quais as vantagens de planejar o consumo?

Otimização do crédito: com planejamento, você otimiza o uso do crédito, reduzindo o pagamento de juros, evita o pagamento de multas por falta de organização e tem maior capacidade de poupar. Quem poupa pode receber rendimentos e se beneficiar dos juros trabalhando a seu favor.

O que é planejamento de consumo?

Como já falamos, planejar não é restringir. Então, consumir de forma planejada e consciente não significa limitar gastos ou parar de comprar. ... Quando você opta por fazer um consumo planejado quer dizer que está pronta para consumir mais, por meio da potencialização do dinheiro, e melhor, pela eliminação de desperdícios.

Quais são os objetivos do consumo consciente?

Diminuir o impacto negativo da atividade humana sobre o meio ambiente (extrativismo, agropecuária, urbanização, indústria, serviços, lixo), melhorar a qualidade de vida e do bem-estar da sociedade e usar o dinheiro e o crédito em seu favor e, ao mesmo tempo, em favor da sociedade e do meio ambiente.

O que é consumo consciente para você dê exemplos?

São atitudes conscientes, por exemplo, evitar o desperdício de água e escolher não adquirir um produto supérfluo. É válido ressaltar que consumir de maneira consciente não envolve apenas a escolha entre comprar ou não algo que você deseja.

O que é um consumidor consciente quais são as características desse consumidor?

As características de um consumidor consciente são o uso da razão acima do desejo pelo consumo; pois essa pessoa sabe a diferença entre vontade e necessidade, priorizando suas reais necessidades. Ele sempre reflete antes de fazer uma compra.

O que é ser um consumidor?

Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

Como ser um jovem consumidor consciente?

4 dicas para se tornar um consumidor consciente

  1. Evite produtos descartáveis. Na hora de ir às compras, evite incluir descartáveis na lista. ...
  2. Não desperdice. Planeje bem as compras antes de fazê-las. ...
  3. Analise a procedência. Antes de comprar qualquer coisa, busque saber a procedência e leia os rótulos e etiquetas. ...
  4. Aproveite os benefícios da tecnologia.

Como ser um consumidor consciente Brainly?

Para você se tornar um consumidor consciente precisa começar a praticar os 3Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar). Explicação: Ao comprar um produto, o consumidor sabe que seu comportamento tem um impacto na sociedade através do seu comportamento de consumo.

O que é ser um consumidor consciente Brainly?

é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.

O que é consumo consciente Brainly?

Consumo Consciente é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades. Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente.

O que seria um consumo consciente cite práticas de consumo Brainly?

O consumo consciente visa garantir que o planeta não se torne um lugar desagradável,com algumas atitudes que poderão mudar isso: procurar produtos com menos embalagem; não desperdiçar nem água e nem alimento; desligar a TV e a torneira quando não estão sendo ocupados,entre outras.

Qual a importância do consumo consciente Brainly?

O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...

Quais as ações individuais e coletivas para o consumo consciente?

7 ações de consumo consciente para a Semana do Meio Ambiente

  • SEGUNDA-FEIRA – 30 de maio.
  • Água: feche a torneira ao escovar os dentes. ...
  • TERÇA-FEIRA – 31 de maio.
  • Energia: reduza o tempo de banho no chuveiro elétrico. ...
  • QUARTA-FEIRA – 1 de junho.
  • Alimentos: faça uma receita que aproveite cascas e talos de frutas e vegetais. ...
  • QUINTA-FEIRA – 2 de junho.

Quais são as ações individuais e coletivas que podemos fazer para sermos menos coisas?

Ações individuais e coletivas para salvar a Humanidade

  • Dizer não ao Plástico. Neste sentido, deve-se usar um copo ou caneca permanente, seja de plástico, vidro ou qualquer outro material. ...
  • Reduzir o consumo de carne. ...
  • Repensar o transporte. ...
  • Reduzir o consumo de energia elétrica.

Quais dicas de consumo consciente eles podem colocar em prática?

8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

  • Compre somente o necessário. ...
  • Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis. ...
  • Atenção aos alimentos. ...
  • Ande menos de carro. ...
  • Separe corretamente o lixo para reciclagem. ...
  • Faça seus próprios brinquedos. ...
  • Não jogue no lixo, doe. ...
  • Plante uma horta em casa.

O que seria um consumo consciente cite práticas deste consumo Branly?

Resposta: Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.