Porque os bebês ficam rindo quando dorme

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Vários comportamentos que podem parecer estranhos para os pais durante o sono do bebê são normais e importantes para o desenvolvimento (Foto: Thinkstock)

Basta ter um recém-nascido em casa para perceber que o ritmo de sono dele é bem diferente do dos adultos. Apesar de dormirem mais horas do que os pais, eles acordam em intervalos menores. Isso ocorre porque seu sono é regulado pelas sensações de fome e saciedade e não pela alternância entre dia e noite.

Além da diferença de ritmo, os pais podem notar algumas reações inesperadas durante o descanso do filho. Alguns bebês dormem de olhos abertos ou sorriem e choram. Veja as explicações e entenda por que isso acontece:

O recém-nascido dorme quantas horas por dia?
Por ainda ter alguns sistemas imaturos, ele dorme de 16 a 18 horas por dia. Porém, não é esperado que o sono se prolongue por mais de três horas seguidas, já que a criança precisa despertar para mamar.

É normal a respiração do bebê oscilar durante o sono?
O ritmo respiratório do recém-nascido é irregular, mesmo quando ele está acordado. A pediatra Márcia Sanae Kodaira, do Hospital Santa Catarina (SP), explica que, quanto mais novo ele for, mais essa característica ficará evidente. “Isso acontece porque o sistema respiratório ainda não está completamente maduro, o que leva à oscilação”, esclarece. “Quando o bebê completa 1 ano, a tendência é a respiração se estabilizar”, completa.

Há algo errado quando o bebê dorme de olhos abertos?
O sono do bebê apresenta várias fases, assim como o dos adultos. A primeira é a que caracteriza a sonolência, quando a melatonina, uma substância que induz o relaxamento, é liberada no organismo, segundo explica Márcia. Nesse estágio, você percebe que o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída, mas não, necessariamente, fechada. É nesse momento que, em geral, os pais costumam ver o filho dormindo de olho aberto, o que é normal e indica que ainda não está em um sono pesado.

Por que alguns bebês sorriem enquanto dormem?
Depois da fase da sonolência, o bebê vai para um sono leve, em que normalmente se mexe muito e pode emitir algum som. Após esse período, chega a fase de sono profundo, em que a criança permanece parada. Depois, há uma fase mais profunda ainda, em que você pode até mexer no bebê sem que ele acorde. Ao final de todos essas estágios, há o REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos) em que o bebê pode, sim, sorrir, chorar, ou fazer movimentos de sucção .

O REM é um período de atividade cerebral muito intensa, em que costumam ocorrer os sonhos. Ele é fundamental para o desenvolvimento neurológico. “Quando veem o filho sorrir durante o sono, muitos pais acreditam que esteja tendo um sonho bom”, conta a pediatra. “Mas isso só pode ocorrer após os 3 meses de vida, quando os bebês se tornam capazes de dar os sorrisos sociais, em sinal de satisfação. Até lá, os sorrisos são meros reflexos musculares”.


Por que, as vezes, o bebê acorda chorando e assustado?
O choro do recém-nascido está muito mais ligado à sensação de fome do que à de medo. Muitas vezes, a criança desperta durante a noite, abre o olho e fica quietinha. “Ela só começa a chorar quando está com fome e quer atenção dos pais. Mas, como os adultos só notam quando o bebê chora, pode parecer que ele acorda sempre dessa maneira”.

A pediatra relata também que, depois de um dia agitado, os bebês podem chorar mais vezes e mais intensamente durante a noite. “Todas as memórias acumuladas durante o dia vão repercutir à noite”, justifica a pediatra. Isso exige uma atividade cerebral intensa, podendo provocar choro e irritação.

Você já curtiu Crescer no Facebook?

Mamaes, fiquei curiosa pq meu bb chega gargalhar enquanto dorme e fui pesquisar.... axei lindo o motivo, será que é isso mesmo? De acordo com uma pesquisa publicada na revista SuperInteressante os bebês sonham mais que uma pessoa adulta. Faz sentido pois o sonho serve para armazenar na memória fatos que aconteceram no dia ou no passado. Como o aprendizado diário do bebê é mais intenso que o do adulto, é natural que sonhem mais, pois têm muito mais informações para ordenar. De acordo com a psicanalista Regina Chu Carvalho, da PUC/SP, os bebês sonham com sensações e sons do seu dia-a-dia, mas não com imagens bem definidas, No caso dos bebês é possível que o seio, a amamentação e a fala da mãe estejam também presentes. Com tanto amor que as mães transmitem por seus filhos, não seria por menos esperar que eles sonhassem com elas...

Tem certeza de que quer apagar?

Não há nada mais maravilhoso que ter o seu recém-nascido nos braços e ver como sorri enquanto dorme. Estará a sonhar? É um ato instintivo?

Sorrisos do recém nascidoSorrisos do recém nascido

As mais recentes descobertas sobre a vida do feto dentro do útero materno permitiram perceber que há muitos gestos e atividades levadas a cabo pelo bebé dentro da barriga, como chupar o dedo, piscar o olho ou sorrir. O que ainda não se sabe com toda a certeza é se este sorriso é um reflexo perante estímulos internos ou se é provocado por sonhos, pois vários estudos afirmam que os fetos já sonham durante a gravidez, ainda que os sonhos sejam simplesmente recriações sensitivas relacionadas com as sensações e ruídos que detetam dentro do útero.

sorrisos do recém nascido

E, quando nasce, este sorriso nas primeiras semanas de vida é um reflexo desse mesmo gesto.

Sorrisos do recém nascido

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê. Nesse estágio, o pequeno começa a sonhar e pode, sim, realizar movimentos como sorrisos, choro ou sucção, mas são todos sem querer.

Os ensaios de newborn se aproveitam desses momentos para realizar os registros mais bonitos. Os fotógrafos são tão especializados que reconhecem os sinais de que o pequeno está prestes a dar um sorriso para que o clique seja perfeito!

Sorriso do recém nascido

Lá pela 5 ou 6 semanas de vida é que o bebé vai esboçar o seu primeiro sorriso social, ou seja, um sorriso que responde a um sorriso seu.

Sorriso do recém nascido

Depois, por volta dos 2 meses, o bebé aprende que o sorriso é contagioso e pode sorrir para receber um sorriso seu de volta.

Sorriso do recém nascido

Lembre-se que o riso tem um grande poder e que é preciso fazer rir os nossos filhos, pelo menos uma vez por dia. Assim, sentir-se-ão mais felizes e seguros.

Sorriso do recém nascidoSorriso do recém nascido
Sorriso do recém nascido
Sorriso do recém nascido
Sorriso do recém nascido
Sorriso do recém nascido
Sorriso do recém nascido
Sorriso do recém nascido

Gostou? Estamos te esperando, para capturar os sorrisos mais lindo do seu bebê!

Entre em contato conosco!

Última postagem

Tag