Por que o cu coça

A coceira anal (nome popular, já que o nome do problema é prurido anal)  atinge muitas pessoas ao redor do mundo. As causas costumam ser variadas, desde patologias mais simples até mais sérias.
Ao longo do nosso conteúdo de hoje você vai entender melhor as principais causas do problema e o que pode ser feito para reverter a situação. Prossiga com a leitura.

Entenda a coceira anal

A coceira no ânus pode ser o sintoma de vários problemas distintos, já que é considerada uma situação comum. De modo geral, costuma durar  um período consideravelmente curto – que é quando ocorre por excesso de transpiração ou restos de fezes na região -, mas pode ser mais longo quando é relacionado a algum tipo de doença.

Geralmente, a coceira anal tem cura, é tratada por um médico especialista e pode variar de acordo com a principal causa do incômodo.

Quais são as principais causas da coceira no ânus?

Quando o problema acontece por mais de 3 dias seguidos, mesmo após ter uma boa higiene anal, pode significar que o problema é específico e necessita de auxílio médico para tratar.

Dentre as principais causas estão:

  • Algum tipo de infestação por parasitas e/ou vermes;
  • Algum tipo de dermatite;
  • Alergias na região anal;
  • Diarreia crônica;
  • Limpeza excessiva – que pode irritar diretamente a pele;  
  • Doenças locais, como as hemorroidas e a fissura anal;
  • Higiene anal inadequada – que é uma questão que facilita o acúmulo de resíduos fecais que podem causar a coceira;
  • Uso de papel higiênico mais grosso – que pode causar pequenos ferimentos na região e, consequentemente, a coceira;
  • Intolerância a alimentos e/ou medicamentos;

Importante ressaltar:
– Apesar das causas citadas acima, outros fatores comuns do prurido anal são o uso de papel higiênico e roupas íntimas de tecidos sintéticos;
– Em hipótese alguma busque a automedicação ou siga informações de terceiros. Somente um especialista pode tratar o problema de forma exata, evitando complicações futuras e o agravamento do problema.

Sintomas que podem facilitar o reconhecimento de problemas

A coceira anal, muitas vezes, pode surgir acompanhada de outros sintomas. Dentre os sintomas que facilitam o reconhecimento de possíveis problemas estão:

  • Descamação no ânus;
  • Vermelhidão no ânus e região;
  • Presença de pequenos pontos brancos nas fezes;
  • Presença de sangue nas fezes ou apenas no papel higiênico;
  • Coceira que surge e/ou piora após uma depilação – seja ela com lâmina, cera ou algum tipo de creme;
  • Coceira após o sexo anal sem proteção (camisinha);
  • Dor ou dificuldade para defecar.

Informações relevantes:

  • Busque sempre manter a região anal limpa, porém com cuidado para evitar atritos. Se possível, tente fazer a higiene com água e sabão, já que o papel higiênico pode causar incômodos e lesões;
  • Evite usar qualquer tipo de produto (que não seja água e sabão) na região do ânus. Produtos como perfumes, álcool ou corantes podem causar, além de coceira, doenças graves e alergias;
  • O tratamento pode incluir pomadas e remédios, mas varia em função da causa;
  • Para cessar possíveis dúvidas com o médico, não tenha vergonha e diga todos os sintomas. Ele poderá te ajudar a entender a causa e tratar a questão de maneira específica.

Esperamos que o conteúdo acima tenha te ajudar a cessar possíveis dúvidas sobre a coceira anal. Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe com outras pessoas para informá-las sobre o problema. Para ler outros materiais relevantes, como este, acompanhe as nossas redes sociais. Até o próximo conteúdo do CCD!

Por que o cu coça

Por que o cu coça
Foto Shutterstock

Vamos deixar a vergonha de lado e abrir o jogo: sim, às vezes as mulheres têm coceira no ânus.

Por que o cu coça

Por que o cu coça

Mas antes de aprofundar no porquê de ele ficar coçando, vamos esclarecer uma coisa: não estamos falando de toda a sua bunda. Onde a coceira acontece é um fator importante. A coceira pode ocorrer dentro do ânus ou da pele perianal (que circunda a abertura anal), e cada uma dessas áreas podem ser afetadas por uma série de problemas diferentes.

Então, o que exatamente está acontecendo lá embaixo? Aqui estão algumas razões para esclarecer de vez o que é esse incômodo!

Causas da coceira no ânus

1. Você está limpando tudo errado

Parece óbvio que todos nós sabemos como limpar o derrière, mas isso pode não ser verdade. Vamos analisar os seus hábitos de higiene no banheiro. Você é agressiva? Você não se sente limpa a menos que use lenços umedecidos? Muitas de nós estão se limpando com papel higiênico e depois usando lenços umedecidos e essas práticas são propícias a causar irritação.

Por outro lado, você pode não estar limpando o suficiente. Restos de cocô na área anal, junto com umidade extra, também são uma receita para irritação.

Quando se trata de encontrar um meio feliz para a limpeza, temos alguns conselhos: idealmente, se você está em casa, o melhor caminho é entrar no banho ou usar um chuveirinho para limpar a área com a força da água.

2. Você tem hemorroidas

Hemorroidas são vasos sanguíneos inchados e inflamados ao redor do ânus ou no reto inferior, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK). Normalmente, as externas – aquelas que se formam sob a pele e ao redor do ânus – são a causa da coceira, versus as hemorroidas internas, que se formam no revestimento do ânus e do reto inferior.

+ Está tudo bem sangrar depois de fazer sexo anal?

+ Afinal, sexo anal alarga o orifício?

A constipação (ou intestino preso) é muitas vezes a causa das hemorróidas. Contudo, nem todo mundo que tem hemorróidas tem problemas de coceira. Outra dica inteligente para evitar crises? Consuma bastante fibra e água para fazer as coisas fluírem um pouco mais suavemente.

3. Você pode ter vermes do tipo oxiúrus

Ok, isso é bem improvável, mas ainda é possível. Oxiúrus são pequenos parasitas que podem viver no seu cólon e reto, de acordo com a U.S. National Library of Medicine (NLM). Eles estão espalhados pela via fecal-oral (sim, é exatamente o que você leu) direta ou indiretamente, através de roupas contaminadas, roupas de cama, comida, etc.

Essa infecção é mais comum em crianças e muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas. Se você tiver sintomas, eles são mais comumente coceira anal (ou vaginal) intensa que pode interferir na vida diária. Mas aqui está o problema: você não será capaz de diagnosticar isso em casa. O diagnóstico é feito por um médico através de uma amostra de fezes. Quanto ao tratamento, infecções leves podem desaparecer por conta própria, mas às vezes é necessário tomar medicamentos, de acordo com o NLM.

4. Você tem uma infecção por fungos

Sim, isso pode acontecer em qualquer lugar – não apenas na vagina. Acontece muito quando o tempo está muito quente e úmido. Isso porque permite que um fungo chamado cândida (o nome científico da levedura) cresça a uma taxa mais rápida do que o normal, de acordo com o NLM. Acrescente um treino rigoroso à mistura e você criou um ambiente privilegiado para uma infecção por fungos.

Sua melhor defesa é tirar logo aquelas roupas encharcadas de suor e tomar banho após o treino. Já tem uma infecção por fungos que provocou coceira anal? Então o melhor é optar por uma pomada antifúngica ou usar roupas folgadas em casa. Idealmente, não use roupas íntimas e escolha calças largas para deixar as coisas saírem no estado “natural”.

5. Você pode ter sarna

Você sabe o que é sarna, certo? Eles são um parasita que se enterra na camada externa de sua pele e põem ovos lá. Contudo, a sarna vai coçar em todos os lugares, não apenas a sua bunda. Então, sim?

Os sintomas (por exemplo, coceira e feridas) podem levar de quatro a oito semanas para aparecer e pode ser tratada com medicamentos para a pele. Ah, sua casa também precisará ser tratada.

6. Você tem uma irritação na pele

Você recentemente começou a usar um novo produto de banho? Uma irritação alérgica a uma fragrância ou outro produto pode ser o culpado. Você também pode contrair outros problemas de pele lá embaixo, como psoríase (um acúmulo de células da pele que causa manchas vermelhas e com comichão) ou eczema (escamas inflamadas e com coceira na pele).

Se você suspeitar de qualquer uma dessas condições, é melhor consultar seu dermatologista (sim, mesmo para seu ânus) para encontrar o melhor tratamento.

7. Você pode (provavelmente não, mas pode) ter câncer anal

Ok, então coceira anal não significa automaticamente que você tem câncer anal. Mas, raramente, ela pode ser um sintoma – especialmente se for acompanhada de sangramento. Neste caso, você deve consultar seu médico o quanto antes. Embora seja provável que seja algo benigno, como hemorróidas, ainda é mais sensato deixar tudo claro indo a uma consulta.