O que é uma pessoa carismatica

É uma qualidade fortemente ligada à força e ao poder da presença da pessoa, contribuindo para torná-la inesquecível e encantadora. Uma pessoa centrada, presente na situação e nas relações faz com que estejamos atraídos por ela, o que desperta o nosso interesse mesmo antes de conhecê-la melhor.

“O carisma é, por definição, positivo. Na sua base implícita de ética e reciprocidade, o importante é inspirar os outros e construir um “nós” e, não, um “eu”, diferente da manipulação, em que as boas qualidades são utilizadas para conseguir uma vantagem pessoal”, explica Eduardo Shinyashiki, palestrante, consultor organizacional e escritor.

Geralmente são pessoas agradáveis e que todos gostam de “estar junto” a elas, possuem alto astral, autoimagem e autoestima muito positivas. Muitas vezes, desenvolvem trabalhos que beneficiam muitas pessoas, pois através do carisma, as pessoas carismáticas acabam por conquistarem condições e oportunidades que se abrem para elas, muitas vezes de forma mais “fácil” do que para outras.

“Desta forma, o carismático tem tendência para ser líder e estar a frente de trabalhos fortes e de amplitude maior (social, político, religioso e  econômico). O carismático possui um grande potencial dinâmico, é muito ativo e produz bastante”, enfatiza Ramy Arany, co-fundadora do Instituto KVT.

Toda pessoa carismática é profundamente sedutora e este é um de seus pontos fortes, entendendo que a sedução não é a amorosa ou sexual, mas sim de atrair e conquistar pessoas, coisas e situações.

Onde o carisma pode contribuir para o profissional?

O carismático sabe bem aproveitar as oportunidades e marcar sua presença. Por se destacar em meio a demais pessoas ele é geralmente um líder.  Com isso, a pessoa torna-se mais confiante, alegre, positiva, bem humorada e também mais assertiva, pois seu emocional é mais equilibrado em relação a ter menos dúvidas.

“A parte negativa é abusar da própria força carismática e direcioná-la somente para interesses pessoais. Usar da força de sedução para conquistar coisas, pessoas, situações que o beneficie bem como a seus interesses particulares. É importante que o carismático desenvolva uma consciência mais voltada para um benefício que abranja um maior número de pessoas. Penso que o ponto mais difícil e negativo é o uso indevido do poder carismático”, explica a especialista.

É possível desenvolver o carisma?

De acordo com Eduardo Shinyashiki, toda pessoas pode desenvolver o seu lado carismático, pois, é importante ressaltar que o carisma não é uma qualidade ou um dom que nasce com a pessoa. “Ele é uma característica que pode ser desenvolvida ao longo da vida. Também vale lembrar que elemento principal presente em quem tem carisma é a intenção verdadeira e honesta de inspirar, servir e se dedicar às pessoas, a um objetivo comum e ao interesse dos envolvidos. É a intenção autêntica de honrar e respeitar os outros que torna a pessoa magnética e carismática”, conta o consultor.

Para evitar desconfortos e ser mal interpretado quanto a habilidade carismática é necessário manter a própria intenção interna verdadeira e honesta. “O carisma não é sedução ou manipulação, mas é se dedicar às pessoas, se for uma pessoa de valores essenciais não acredito que terá algum problema de ser confundido em suas intenções, porém, há pessoas que, por escolha própria, exercem poderes que deixam dúvidas em relação aos seus propósitos. Penso que a consciência é a maior condição de autoproteção”, ressalta Ramy Arany.

Quais as principais características de uma pessoa carismática?

Existem quatro tipos de características que identificam uma pessoa carismática. São elas:

Capacidade de se comunicar, que significa saber ouvir com atenção os outros para poder transmitir uma visão, um sonho, uma missão e construir consenso;

Capacidade de se relacionar, ou seja, compreender as outras pessoas, suas vontades, opiniões, cultura, as motivações e se colocar no lugar do próximo para poder flexibilizar os próprios comportamentos e atitudes e poder motivar o grupo e representá-lo nos seus valores como um de seus integrantes;

Capacidade de conhecer a si mesmo, saber direcionar os pensamentos em direção ao resultado, construir uma autoimagem positiva, em que a autoconfiança e a automotivação estejam presentes e fortaleçam a identidade;

Capacidade de realizar, que é saber colocar em prática e concretizar as palavras e intenções, com o objetivo de gerar resultados, satisfazendo as necessidades do grupo representa.

Todo mundo conhece alguém que chama atenção assim que chega perto. Essas pessoas são carismáticas, o que as torna mais interessantes. Felizmente, dá para adquirir essa qualidade! Comece desenvolvendo a sua autoconfiança e aprenda a fazer as pessoas à sua volta se sentirem especiais. Em seguida, melhore as suas habilidades de comunicação verbal e não-verbal.

  1. 1

    Concentre-se nas coisas que curte em si mesmo. É mais fácil chamar a atenção das pessoas por coisas boas, como quando gostamos de nós mesmos. Por mais que seja complicado ter a autoestima alta o tempo todo, você só precisa se familiarizar com as suas qualidades, os seus talentos e afins. Não existe maneira melhor de afastar as inseguranças.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Faça uma lista de qualidades, talentos e conquistas da sua vida. Você pode até perguntar à família e aos amigos como eles enxergam essas qualidades.
    • Destaque as suas principais qualidades. Por exemplo: você pode passar maquiagem para acentuar os olhos ou vestir algo que acentue as suas pernas.

  2. 2

    Adote uma mentalidade mais positiva. Pensar positivo atrai o interesse de mais pessoas. Seja mais otimista, encare as situações pelo lado bom e estimule todos à sua volta. Veja os desafios e obstáculos como oportunidades, não como barreiras.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Siga algumas das dicas abaixo:[3] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte

    • Combata as ideias negativas com pensamentos mais positivos. Quando começar a pensar coisas como "Eu posso não conseguir", inverta a balança e diga "É uma ótima oportunidade para eu aprender e crescer".
    • Viva rodeado de pessoas positivas e que também vejam o lado bom da vida.
    • Ria com mais frequência. Veja filmes engraçados, faça piadas e conte histórias curiosas. Rir todos os dias deixa qualquer um mais otimista.
    • Faça uma lista das coisas que você é grato por ter.
    • Mude as partes da sua vida de que você não gosta. Quando começar a ficar inseguro, lembre-se do seu progresso!

  3. 3

    Vista roupas que caiam bem. As roupas que vestimos dizem muito sobre o que achamos de nós mesmos — o que, por sua vez, influencia a opinião das pessoas. Escolha peças que caiam bem no seu corpo e que passem uma mensagem positiva de autoaceitação.[4] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Use roupas que caiam bem e escolha cores e estampas que você ache bonitas.
    • Não use peças só porque estão na moda. Se não gostar de algo, você vai ficar visivelmente desconfortável.

  4. 4

    Pense em alguma realização sua para ficar mais confiante. Quando pensamos nas nossas conquistas, o cérebro libera uma substância química chamada ocitocina (o hormônio da felicidade). Ela deixa qualquer um mais confiante por um tempo. Pense no que já fez de bom na vida antes de viver situações sociais tensas para liberar o estimulante.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Por exemplo: salve fotos de três das suas conquistas em um álbum do celular e olhe-as antes de chegar em uma festa ou de entrar em uma reunião importante.

  5. 5

    Faça aulas de improviso para ficar mais confiante. Improvisar ajuda as pessoas a ficar mais confortáveis na frente das outras e até melhora o raciocínio. Faça aulas do tipo para sair da sua zona de conforto e se divertir à beça!

    • Busque aulas e grupos de improviso na internet ou nas mídias sociais, como no Facebook.

  1. 1

    Evite mexer no celular ou computador quando for interagir com as pessoas. Ficar mexendo em equipamentos eletrônicos durante as conversas faz com que as pessoas se sintam menos importantes. Guarde tudo e concentre toda a sua atenção na sua companhia.[6] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Separe horários específicos para mexer no celular, como quando você for ao banheiro.

  2. 2

    Ouça com atenção quando as pessoas falarem de si mesmas. Concentre-se no que estão dizendo, não na sua resposta. Acene com a cabeça e use algumas expressões breves, como "Uhum", "Que interessante" e "Nossa".[7] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Faça perguntas abertas às pessoas para a conversa não morrer e ouça as respostas com atenção.
    • Parafraseie o que a pessoa disser para mostrar que você está atento.

  3. 3

    Faça elogios sinceros às pessoas. Todo mundo gosta de ser elogiado.[8] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Seja específico e diga coisas como "Você falou muito bem na apresentação de ontem", em vez de "Bela apresentação".[9] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Elogiar a aparência das pessoas também as deixa mais felizes e contentes com a sua companhia, mas não é ideal em toda situação, como no ambiente de trabalho.
    • Receber elogios sobre o trabalho, as conquistas e os talentos é bastante motivador.

  4. 4

    Guarde os nomes das pessoas. Sempre que você conhecer alguém novo, repita o nome dele para memorizar. Em seguida, passe a usá-lo na conversa. Mostre que você é bom de memória e demonstre que está interessado de verdade.[10] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Repetir o nome das pessoas durante a conversa é a melhor técnica de memorização.

  5. 5

    Tenha empatia e seja solidário. Ponha-se no lugar dos outros e veja as coisas pelas perspectivas deles para entender o que eles sentem. Mostre solidariedade por meio das palavras e das ações.[11] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Pergunte às pessoas o que elas estão sentindo e ouça com atenção.
    • Não julgue as reações das pessoas a determinadas situações porque elas agem de forma diferente de você. Cada um vive experiências próprias.
    • Fale das vezes em que sentiu o mesmo que as pessoas.

  6. 6

    Desabafe sobre os seus problemas e como costuma resolvê-los. Use histórias de vida para inspirar as pessoas. Você vai passar a impressão de que é vivido e interessante, mas também de que se esforçou para chegar onde está.[12] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Tenha cuidado para não reclamar dos seus problemas ou ficar remoendo tudo o que dá errado na sua vida. Só fale das vezes em que você conseguiu superar um obstáculo, por exemplo.[13] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  1. 1

    Aprenda a jogar conversa fora. É normal ter dificuldade para bater papo, mas as pessoas carismáticas conseguem se virar bem em qualquer situação. Aprenda a puxar assunto de vez em quando. Para isso, fique na frente do espelho ou de uma câmera e comece a treinar.[14] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Por exemplo: você pode puxar papo sobre o tempo, a vida urbana, as equipes desportivas locais, os seus artistas favoritos, os feriados ou as estações do ano.

  2. 2

    Use o humor para se aproximar das pessoas. Você pode contar piadas e histórias divertidas ou até tirar sarro de si mesmo para deixar os outros mais confortáveis à sua volta.[15] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Só não exagere. Brinque de vez em quando durante as suas conversas.
    • Por exemplo: você pode começar uma apresentação com uma piada ou contar uma história engraçada em uma festa.

  3. 3

    Aprenda a contar histórias. Essa é uma das melhores formas de atrair as pessoas e deixá-las mais interessadas no que temos a dizer. Use o recurso para falar de si mesmo com um tom e gestos animados, além de expressões faciais variadas.[16] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Você pode fazer aulas de teatro para melhorar ainda mais nas histórias. Os atores e as pessoas carismáticas usam as mesmas técnicas para prender a atenção do público e gerar emoção. Aprenda a modular a sua voz e fazer gestos e expressões faciais diferentes.

  4. 4

    Defenda as suas ideias, em vez de duvidar delas. Pessoas inseguras não são nada interessantes. Acredite nas suas escolhas e no que você tem a dizer. Faça os outros pensarem que você tem as respostas, mesmo que não entenda tudo — afinal, dá para mudar de opinião se algo estiver errado.[17] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Se necessário, finja que você está seguro de tudo para passar uma imagem carismática às pessoas. Tome decisões informadas e, quando algo sair pela culatra, conserte os seus erros.
    • Por exemplo: diga "Eu acredito no plano", em vez de "O plano pode dar certo". A primeira frase mostra confiança na ideia, enquanto a segunda sugere que você não está 100% certo.

  5. 5

    Mostre interesse de verdade e dedicação pelos assuntos de que você falar. As pessoas sentem atração por aquelas que são dedicadas aos próprios objetivos. Não fales sem pensar; só compartilhe as ideias nas quais você acredita. Seja animado e convide os demais a viverem o mesmo.[18] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Desenvolva vários hobbies na sua vida para se tornar mais interessante para os demais. Deixe para trás tudo o que não fizer um efeito positivo.

  1. 1

    Faça contato visual com as pessoas. O contato visual chama atenção e mostra que você está interessado nos outros. Olhe para eles sempre que se aproximar e conversar.[19] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Se tem dificuldade para fazer contato visual, treine com algum parente ou amigo com quem se sente confortável. Depois, passe a se acostumar a olhar para desconhecidos.

  2. 2

    Vire o corpo na direção das pessoas quando for conversar com elas. Isso mostra que você está interessado no que elas têm a dizer e que está concentrado no momento.[20] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Lembre-se o tempo todo de inclinar o corpo para frente (sentado ou de pé).
    • Não recoste na cadeira, ou você vai parecer desinteressado.

  3. 3

    Não cruze os braços. Cruzar os braços "fecha" o corpo, enquanto deixá-los dos lados mostra que você está aberto e disposto a conversar. Você também pode fazer gestos mais amplos.[21] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • As pessoas carismáticas sempre estão abertas. Por isso, se você se fechar, vai afastar os outros.

  4. 4

    Sorria bastante ao interagir com as pessoas. Sorrir atrai mais a pessoas, já que deixa qualquer um com um ar mais positivo. Aprenda a sorrir naturalmente.[22] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Não sorria quando estiver falando de um assunto sério ou triste, como doenças ou morte. Não é adequado.

  5. 5

    Faça vários gestos para chamar a atenção das pessoas e se expressar. Assim, você vai parecer mais animado e receptivo. Fale com as mãos para se explicar melhor.[23] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Observe os seus gestos na frente do espelho ou grave a si mesmo para treinar.

  6. 6

    Mantenha uma boa postura. Jogue os ombros para trás e endireite as costas. Ande sempre de queixo erguido e paralelo ao chão, além de não ficar corcunda.[24] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Use o espelho para corrigir a sua postura. Você também pode gravar a si mesmo andando para ver se está tudo certo.

  7. 7

    Cuide do seu espaço pessoal. Todo mundo merece ter espaço. Não se "encolha", ou as pessoas vão perceber — e vai ser mais difícil ser carismático.[25] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Acostume-se a ter e preservar o seu espaço. Por exemplo: faça aulas de artes marciais.

  • Participe de palestras e cursos que ajudem a desenvolver as habilidades de comunicação e liderança.
  • Você não precisa ser confiante para parecer confiante. Se necessário, finja até se acostumar.
  • Seja honesto, mas não maldoso. Não dá para chamar a atenção se você ficar calado e quieto o tempo todo.
  • Não se iniba nas situações sociais. Puxe conversa com as pessoas.

  • Não tente forçar a barra. Ser carismático leva tempo. Se você tentar ir rápido demais, pode acabar se comportando de forma bizarra e insincera.

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 186 887 vezes.

Categorias: Desenvolvimento Pessoal

Esta página foi acessada 186 887 vezes.