O que é o tampão na gravidez

Desde o comecinho da gravidez, o colo do útero secreta uma substância gelatinosa que cria uma barreira na entrada do útero, protegendo-o de agentes infecciosos. É o tampão mucoso.

Quando o colo do útero começa a dilatar e ficar mais fino ("apagado"), e o bebê começa a descer, parte dessa camada pode sair, no vaso sanitário, no papel higiênico ou na calcinha.

O tampão é gelatinoso e pode ser translúcido (como o da foto), como clara de ovo, ou pode ser amarronzado, vermelho ou com fios de sangue. Perder o tampão não quer dizer que você já esteja em trabalho de parto, e em princípio o bebê não corre risco. Mas, se você estiver com menos de 37 semanas, procure orientação médica, para descartar uma ameaça de parto prematuro.

O momento em que o tampão mucoso sai ainda não significa trabalho de parto, mas indica que o nascimento está próximo.

Alguns acontecimentos no final da gestação nos dão o sinal de que o trabalho de parto está próximo. Assim como as contrações e o rompimento da bolsa, é natural que algumas grávidas também tenham um outro sinal que o parto se aproxima: a saída do tampão mucoso.

 O que é tampão mucoso?

A rolha Schroeder, mais conhecida como tampão mucoso, é o muco que se produz no colo do útero durante toda gestação. Sua função é proteger o próprio útero, vedando o acesso de bactérias. A saída da rolha Schroeder significa que o colo do útero está entrando em processo de dilatação, logo virão as contrações que antecipam o parto.

Para que serve?

O tampão mucoso serve como uma tampa composta por secreção que evita que corpos estranhos como bactérias entrem em contato com a parte interna do útero, causando doenças e infecções.

Ele pode ser pode sair de maneira gradual, de uma só vez ou pode até mesmo não sair, o que significa que sua expulsão não deve significar obrigatoriamente o início do trabalho de parto.

Salientamos que cada gravidez é diferente uma da outra e as mulheres possuem organismos que funcionam de forma diferenciada. Por isso, o tampão pode em alguns casos indicar a primeira etapa do trabalho de parto ou pode acontecer até semanas antes de o bebê nascer.

Onde fica localizado?

O tampão fica localizado no final do colo do útero e possui função semelhante a uma rolha.

Como é o tampão mucoso?

O tampão mucoso se assemelha a uma gosma mais consistente e pode apresentar diferentes colorações.

O aspecto da rolha  Schroeder não é igual para todas as gestantes, ele é parecido com um corrimento, porém mais grosso. Pode ter coloração esbranquiçada, rosa, marrom ou vermelha. Podendo haver vestígios de sangue.

Muitas mulheres afirmam que no momento em que o tampão mucoso foi expulso elas foram capazes de ouvir um barulho semelhante a “algo sendo destampado”.

Por essa razão, é muito comum encontrar literaturas que se refiram ao tampão como rolha ou tampa do colo do útero.

Ele pode inclusive vir acompanhado de traços de sangue ou com cor de sangue vivo.

O que é o tampão na gravidez
Tampão mucoso

Tem cheiro?

O tampão mucoso não possui um cheiro característico. Isso significa que não dá para descrever exatamente qual o tipo de cheiro que ele exala.

Contudo, assim como no caso de corrimentos, se apresentar mau cheiro ou um forte odor, a mamãe deverá consultar seu médico obstetra para verificar se existe alguma anomalia.

Qual a coloração?

Outro aspecto que pode se tornar motivo de preocupação para as mamães é a cor que o tampão mucoso pode se apresentar.

No entanto, para o alívio das futuras mamães, as colorações diferentes não querem significar que tem algo errado, mesmo que venha acompanhado de sangue.

As cores mais comuns são:

  • Esverdeado
  • Marrom
  • Rosado
  • Transparente
  • Com sangue

O fator que é comum em cada caso é a textura mais espessa e de aspecto grudento. Assim, fica fácil de identificar.

Quando ele sai?

O tampão sai quando o bebê atinge uma maturidade onde seus pulmões já estão bastante desenvolvidos e prontos para a vida fora do útero.

Nesse momento, acontece uma baixa hormonal, que é a responsável pela expulsão da secreção gelatinosa e pegajosa.

O tampão mucoso sai geralmente no final da gravidez, sendo considerado em muitos casos, um dos primeiros sintomas de que o trabalho de parto está perto.

Contudo, vale ressaltar que a saída do tampão mucoso não deve ser sinônimo de preocupação, pois o bebê pode demorar ainda um bom tempo para nascer depois de sua expulsão. Este sinal representa que está quase na hora, mamãe!

A perda do tampão mucoso e líquido pode significar que você não está mais protegida contra os agentes infecciosos. Portanto, no momento em que o tampão sair, é importante visitar seu médico obstetra para obter um parecer clínico de um especialista.

Dependendo do caso, eles vão administrar doses de penicilina para evitar que a abertura dê passagem à bactérias e outros corpos estranhos. Assim, você e o bebê estarão livres de pegar infecções nesse período.

Como reconhecer o tampão mucoso?

A saída do mucoso varia de gestante para gestante. Existem mulheres que pularão esta etapa, outras que sairá apenas pequenos pedacinhos da mucosa, e outras que sairão grandes pedaços do tampão.

Lembre-se que no final da gestação é preciso estar atenta a tudo que acontece com o seu corpo, pois a qualquer momento o seu bebê pode chegar. Se neste período final houver algum sangrando, e que não tenha as características do Tampão mucoso, a gestante precisa ser examinada. Sangramento pode significar, por exemplo, o deslocamento prematuro da placenta, que é um dos motivos para uma cesariana de emergência.

Saída do tampão no início da gravidez:

Como o tampão possui a função de proteger o útero do contato com microorganismos, perder ele no início ou nos primeiros meses de gestação significa que o útero está agora exposto.

Nesse caso, deve-se procurar ajuda médica e seguir à risca as orientações do profissional, para que nem a mãe nem o bebê corram risco de infecção.

Com 37 semanas

Quando o tampão mucoso sai com 37 semanas e o bebê ainda não está pronto para nascer, a saída deve ser encarada como algo normal, mesmo que venha acompanhada de sangue.

Com 38 semanas

Ao atingir as 38 semanas, deve-se ter atenção aos sintomas. Já que a saída dessa secreção significa que os pulmões do bebê já estão bastante desenvolvidos, acompanhe os sinais.

Tenha em mente que seu bebê já está pronto para nascer e a expulsão do tampão pode ser o tapete de boas vindas para ele.

Com 39 semanas

Nesse momento o coração já deve estar acelerado, não? Está tão próximo ao momento do nascimento que é bastante provável que o tampão mucoso saindo seja sinônimo de um trabalho de parto a caminho.

Espere sentir as contrações e aguente o máximo possível em casa (claro, se estiver tudo correndo para um parto normal e saudável, sem complicações).

Tampão mucoso saindo aos poucos

O tampão mucoso também pode sair de pouco em pouco, de forma que muitas mulheres nem mesmo percebam que o que está saindo é o tampão, de maneira gradual.

Por isso, antes de sair de malas prontas para o hospital, verifique se existem contrações constantes e ritmadas. Não considere a saída do tampão como o start do trabalho de parto, pois ele pode sair até 3 semanas antes do bebê nascer.

Quando ele sai quanto tempo demora para o bebê nascer?

Como cada caso é um caso, isso irá depender das características dessa gravidez, da maturidade do bebê e do organismo da gestante.

Sendo assim, a saída do tampão pode significar que o bebê já está a caminho, ou pode demorar ainda longos dias e até semanas para que os sintomas como contrações e dores pré-parto possam surgir.

Tampão mucoso ou corrimento?

Sabemos que o corrimento na gravidez se intensifica graças a alta taxa de hormônios no corpo da mulher.

É muito fácil diferenciar o tampão mucoso de um corrimento normal. Isso porque o tampão se apresenta muito gelatinoso e com uma textura grudenta e gosmenta.

Não é como um corrimento, que é mais fluido.

Tampão mucoso e dilatação

Não existe uma ligação direta entre tampão mucoso e dilatação, o que se sabe ao certo é que, para caracterizar trabalho de parto, a saída do tampão mucoso deve ser acompanhada de:

  • Perda de bastante líquido amniótico
  • Contrações ritmadas acompanhadas de dor
  • Sangramentos

Se esses sintomas surgirem, é bom preparar-se para ir ao hospital.

Tampão mucoso e cólicas

Como ressaltamos durante todo o artigo, um sintoma apenas não caracteriza o trabalho de parto. Mas, se, juntamente com a saída do tampão mucoso a gestante sentir cólicas e contrações, é bom ficar de olho.

Se a gestação já tiver ultrapassado a marca das 39 semanas, é bem possível que o trabalho de parto esteja a algumas horas de acontecer.

De qualquer forma, o ideal é manter a calma, estar próxima a alguém de confiança e consultar seu médico sempre que aquela dúvida apertar.

Observação: É importante saber diferenciar uma hemorragia grave com a perda de tampão mucoso com sangue. Esteja sempre atenta aos sintomas como dores, perda de sangue, cólicas fortes e etc. De preferência, consulte sempre o seu médico!

Fonte: Gestação Bebê.

O que é o tampão na gravidez