O que é formas verbais



1) Pode ser as formas sonoras ou gráficas (na escrita) da maneira que os verbos aparecem quando são conjugados.
2) De uma maneira mais geral podem ser as formas sonoras ou fonéticas das palavras.

Escreva todas as formas verbais do verbo "enfadar".

 palavra   verbo   linguística  mais...

A gramática da língua portuguesa é complexa e cheia de regras. Para te ajudar com os estudos de português, vamos explicar neste texto o que são os modos verbais e como usá-los. Separe a caneta e o caderno e anote estas dicas!

O que são os modos verbais?

Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora. Acompanhe.

Modo indicativo

Esse modo pode ser utilizado no presente, no passado e no futuro. Ele demonstra ações habituais, fatos e certezas. Confira os exemplos:

Presente:

Ela sempre chega cedo.

Eu sou representante de classe.

Passado:

Ela sempre chegou cedo.

Eu fui representante de classe.

Futuro:

Ela sempre chegará cedo.

Eu serei representante de classe.

Modo subjuntivo

O modo subjuntivo também pode ser expressado no presente, no passado e no futuro, e é usado para demonstrar desejos e hipóteses. Veja os exemplos:

Presente:

Ainda que eu coma este sanduíche, sentirei fome.

Espero que faça sol para eu andar de bicicleta.

Passado:

Se eu comesse este sanduíche, ainda sentiria fome.

Se fizesse sol, eu andaria de bicicleta.

Futuro:

Mesmo quando eu comer este sanduíche, sentirei fome.

Quando fizer sol, eu vou andar de bicicleta.

Modo imperativo

Por fim, o modo imperativo pode ser usado nas formas afirmativa e negativa. Ele é utilizado para manifestar pedidos e ordens. Acompanhe os exemplos:

Afirmativo:

estudar!

Pare de brigar com seus amigos!

Negativo:

Não vá à festa amanhã!

Não pare de se dedicar aos estudos!

Agora que você já conheceu os modos verbais da língua portuguesa, está mais fácil usar a gramática corretamente, não é mesmo? Continue no blog do COC e confira outros materiais que te ajudarão nos estudos de português.

Entenda os vícios de linguagem!

Formas nominais do verbo: quais são?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!

Você sabe o que são modos verbais?

Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo). Os modos verbais estão relacionados com as atitudes de quem fala ou escreve, exprimindo a posição do falante diante de uma posição verbal. Graças aos modos verbais o enunciador pode explicitar intenções e juízos de valores.

Observe as definições dos modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo, assim como suas situações de uso:

Modo indicativo: É empregado quando a atitude do enunciador revela ser aquele fato sobre o qual se escreve ou fala algo real, verdadeiro:

Trabalho no escritório da empresa.

A mãe fazia lindos vestidos para complementar a renda familiar.

O trem partiu da estação às três horas da tarde de domingo.

O modo indicativo possui os seguintes tempos verbais:

→ Presente;

→ Pretérito perfeito;

→ Pretérito imperfeito;

→ Pretérito mais-que-perfeito;

→ Futuro do presente;

→ Futuro do pretérito.

Modo subjuntivo: É empregado quando a atitude do enunciador revela conteúdos emocionais que expressam ideias de dúvida ou incerteza:

Se tudo der certo, viajaremos na sexta-feira à tarde.

Talvez euna festa da escola.

O modo subjuntivo possui os seguintes tempos verbais:

→ Presente;

→ Pretérito imperfeito;

→ Futuro.

Modo imperativo: É empregado quando a atitude do enunciador exprime ideia de ordem ou pedido:

Faça o favor de se comportar na escola!

Fique quieto!

O modo imperativo, diferentemente do que acontece com os outros modos verbais, é indeterminado em relação ao tempo. Por se tratar de uma ordem ou pedido, infere-se que a ação ocorrerá no futuro. Não possui a 1ª pessoa do singular e nem a 3ª pessoa, a representação é feita pelo pronome você. Possui duas formas distintas:

→ Imperativo afirmativo;

Não diga nada aos meus pais!

→ Imperativo negativo.

Chegue cedo em casa.

Sintetizando: No modo indicativo, a definição dos tempos verbais pode ser facilmente notada. No modo subjuntivo, há uma situação intermediária, mas ainda com tempos verbais expressos. No modo imperativo, a noção de tempo verbal é suprimida, havendo apenas as formas afirmativa e negativa.

Por Luana Castro

Graduada em Letras

Ouça este artigo:

O verbo pode se flexionar de quatro maneiras: PESSOA, NÚMERO, TEMPO e MODO. É a classe mais rica em variações de forma ou acidentes gramaticais. Através de um morfema chamado DESINÊNCIA MODO TEMPORAL, são marcados o tempo e o modo de um verbo. Vejamos mais detalhadamente...

MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.

Segundo o gramático Rocha Lima, existem algumas particularidades em cada uma destas formas que podem impedir-nos de considerá-las modos verbais:

  • INFINITIVO: tem características de um substantivo, podendo assumir a função de sujeito ou de complemento de um outro verbo, e até mesmo ser precedido por um artigo.
  • GERÚNDIO: assemelha-se mais a um advérbio, já que exprime condições de tempo, modo, condição e lugar.
  • PARTICÍPIO: possui valor e forma de adjetivo, pois além de modificar o substantivo, apresenta ainda concordância em gênero e número.

Mas voltemos aos modos verbais, propriamente ditos:

  • MODO INDICATIVO: O verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.
  • MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal.
  • MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado.

Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO.

Os tempos verbais são:

  • PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
  • PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.
  • PRETÉRITO IMPERFEITO (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.
  • PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO (amara) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.
  • FUTURO DO PRESENTE (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.
  • FUTURO DO PRETÉRITO (amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.

Bibliografia: //web.archive.org/web/20220314124052///www.portalimpacto.com.br/

Gramática Normativa da Língua Portuguesa (Rocha Lima)

Última postagem

Tag