O grupo ao qual se associa o pensador mencionado no texto se caracteriza pelo objetivo de

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LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITAGEO – CUPOM: PASSEIDIRETO GABARITAGEO.COM.BR FILOSOFIA ANTIGA - SÓCRATES 1. Considerando a história contada por Platão no livro VII da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que: a) o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias. b) não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade. c) a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível. d) a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade. e) os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade. 2. “Talvez [...] a verdade nada mais seja do que uma certa purificação das paixões e seja, portanto, a temperança, a justiça, a coragem; e a própria sabedoria não seja outra coisa do que esse meio de purificação.” PLATÃO. Fédon, 69b-c, adaptado. Nessa fala de Sócrates, a “purificação” das paixões ocorre na medida em que a alma se afasta do corpo pela “força” da sabedoria. Com base nisso, assinale a afirmação FALSA. a) As virtudes são a eliminação das paixões através da sabedoria. b) Temperança, justiça e coragem resultam da purificação das paixões. c) A sabedoria é a potência da alma pela qual as virtudes se constituem. d) A alma atinge a verdade através da virtude da sabedoria. LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITAGEO – CUPOM: PASSEIDIRETO GABARITAGEO.COM.BR 3. Sócrates, Giordano Bruno e Galileu foram pensadores que defenderam a liberdade de pensamento frente às restrições impostas pela tradição. Na Apologia de Sócrates, a acusação contra o filósofo é assim enunciada: Sócrates [...] é culpado de corromper os moços e não acreditar nos deuses que a cidade admite, além de aceitar divindades novas (24b-c). Ao final do escrito de Platão, Sócrates diz aos juízes: Mas, está na hora de nos irmos: eu, para morrer; vós, para viver. A quem tocou a melhor parte, é o que nenhum de nós pode saber, exceto a divindade. (42a). (PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001. p. 122-23; 147.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a disputa entre filosofia e tradição presente na condenação de Sócrates, assinale a alternativa correta. a) O desprezo socrático pela vida, implícito na resignação à sua pena, é reforçado pelo reconhecimento da soberania do poder dos juízes. b) A aceitação do veredito dos juízes que o condenaram à morte evidencia que Sócrates consentiu com os argumentos dos acusadores. c) A acusação a Sócrates pauta-se na identificação da insuficiência dos seus argumentos, e a corrupção que provoca resulta das contradições do seu pensamento. d) A crítica de Sócrates à tradição sustenta-se no repúdio às instituições que devem ser abandonadas em benefício da liberdade de pensamento. e) A sentença de morte foi aceita por Sócrates porque morrer não é um mal em si e o livre pensar permite apreender essa verdade. LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITAGEO – CUPOM: PASSEIDIRETO GABARITAGEO.COM.BR 4. Leia o texto a seguir sobre o conhecimento filosófico: No período socrático ou antropológico, no âmbito da filosofia grega, surgem os sofistas. A palavra era antigamente sinônimo de sábio. Porém, no século V a.C., toma um matiz pejorativo e se aplica a um grupo de mestres ambulantes, que recorrem aos cidadãos gregos, ensinando o que eles chamam de sabedoria. (COLOMER, Klimke. Historia de la filosofia. Madrid: Labor, 1961, p.39) Adaptado. No âmbito do conhecimento filosófico, o texto retrata que, no período socrático ou antropológico, os sofistas representam algo totalmente novo nesse cenário com relação ao estudo do homem. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. a) Os sofistas foram, na verdade, reputados como grandes mestres de cultura; inicia-se a fase antropológica. b) Os sofistas foram sábios nos estudos da natureza cosmológica e deram pouca importância ao problema antropológico. c) Com a sofística, inicia-se uma nova fase no período filosófico, o estudo de Deus. d) Os sofistas não reconheceram o valor formativo do saber e elaboraram o conceito de natureza, excluindo o homem da sua consideração. e) Os sofistas influenciaram parcialmente o curso da investigação filosófica, com seu enfoque teórico frente aos problemas prático-educativos. LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITAGEO – CUPOM: PASSEIDIRETO GABARITAGEO.COM.BR 5. Alguns pensam que Protágoras de Abdera pertence também ao grupo daqueles que aboliram o critério, uma vez que ele afirma que todas as impressões dos sentidos e todas as opiniões são verdadeiras, e que a verdade é uma coisa relativa, uma vez que tudo o que aparece a alguém ou é opinado por alguém é imediatamente real para essa pessoa. KERFERD, G. B. O movimento sofista. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado). O grupo ao qual se associa o pensador mencionado no texto se caracteriza pelo objetivo de; a) alcançar o conhecimento da natureza por meio da experiência. b) justificar a veracidade das afirmações com fundamentos universais. c) priorizar a diversidade de entendimentos acerca das coisas. d) preservar as regras de convivência entre os cidadãos. e) analisar o princípio do mundo conforme a teogonia. LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITAGEO – CUPOM: PASSEIDIRETO GABARITAGEO.COM.BR GABARITO: Resposta da questão 1: [C] Na alegoria platônica, a caverna é a representação das “sombras” do mundo sensível, que remetem às opiniões ilusórias dos homens e impedem o desenvolvimento do pensamento racional, ou seja, da consciência filosófica, que possibilitaria a aproximação com o mundo inteligível das ideias. Resposta da questão 2: [A] A partir da análise do texto, percebe-se que a letra [A] apresenta uma afirmativa incorreta, haja vista que o desenvolvimento da razão e a sabedoria levaria, não à eliminação das paixões, mas a um uso comedido delas. Portanto, as virtudes levariam à “purificação” das paixões mencionadas no texto, mas não à sua eliminação, como proposto pelo item. Resposta da questão 3: [E] De acordo com a filosofia socrática, a vida no mundo sensível afasta a alma do conhecimento verdadeiro e imutável, apenas disponíveis no mundo das ideias puras. Para Sócrates, os filósofos estão preparados para o processo da morte, pois desejam atingir o conhecimento na sua forma pura, o que só seria possível a partir do afastamento do mundo material, ideia presente na alternativa [E]. Resposta da questão 4: [A] O período destacado pelo texto é caracterizado por uma prática filosófica voltada para a reflexão das questões relacionadas ao indivíduo, cujos primeiros expoentes são Sócrates e os filósofos sofistas. Nesse contexto, atribui-se aos sofistas a introdução da retórica, que possibilitou o desenvolvimento da habilidade de convencimento através do discurso, de modo que se aponta os sofistas como mestres da oratória. Resposta da questão 5: [C] O grupo ao qual Protágoras é associado é o dos sofistas, que consideravam não existir verdade absoluta, mas uma diversidade de pontos de vista acerca da verdade, ou seja, existiriam apenas verdades relativas.

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Filosofia - 8, 2000, p.11-12. 358 EXERCÍCIOSFILOSOFIA - FRENTE U - CAPÍTULO 02 Com base no texto, é correto afirmar que a noção de physis, tal como empregada por Aristóteles, compreende: A. A disposição da ação humana, que ordena a natureza. B. A finalidade ordenadora, que é inerente à própria natureza. C. A ordem da natureza, que determina o hábito das ações humanas. D. A origem da virtude articulada, segundo a necessidade da natureza. E. A razão matemática, que assegura ordem à natureza. QUESTÃO 13 (UNISC) Nos livros II e III, Platão, através de Sócrates, discute sobre as artes no contexto da educação dos guardiães. Já no livro X, ele trata de vários tipos de práticas artísticas, que devem ser consideradas na cidade como um todo, não somente nas instituições pedagógicas. Nesse último livro, Sócrates é duro ao afirmar que a poesia (imitativa) deve ser inteiramente excluída da cidade (595a). Em que obra essa recusa de Sócrates está registrada? A. No diálogo “Banquete”, de Platão, em que Sócrates trata dos diversos tipos de arte. B. No diálogo “Teeteto”, de Platão, em que Sócrates e esse personagem discutem sobre a natureza da arte, especialmente da poesia. C. No diálogo “Timeu”, de Platão, em que Sócrates discorre sobre o tema da arte, reportando-se à natureza da pintura e da poesia. D. No diálogo “Político”, de Platão, em que Sócrates apresenta a arte da política aos cidadãos atenienses. E. No diálogo “República”, de Platão, no qual Sócrates afirma que a poesia pode levar à corrupção do caráter humano. QUESTÃO 14 (UFF) Aristóteles considerava que era melhor para a sociedade a soberania política ser entregue ao povo, como ocorre na democracia, do que a alguns homens notáveis, como na oligarquia ou aristocracia. Ele argumentava que, mesmo que um indivíduo isoladamente não fosse muito competente no ato de julgar, quando unido a outros cidadãos, julga melhor, porque a união reúne as qualidades de cada um. A vantagem da democracia, segundo o ponto de vista de Aristóteles, seria a de: A. combinar as qualidades de muitos e neutralizar seus defeitos. B. garantir que os defeitos do povo sejam corrigidos pela elite. C. proporcionar à maioria as vantagens da corrupção. D. permitir que os grandes homens falem em nome de todos. E. promover o anonimato das opiniões e decisões. SEÇÃO ENEM QUESTÃO 01 (ENEM) Alguns pensam que Protágoras de Abdera pertence também ao grupo daqueles que aboliram o critério, uma vez que ele afirma que todas as impressões dos sentidos e todas as opiniões são verdadeiras, e que a verdade é uma coisa relativa, uma vez que tudo o que aparece a alguém ou é opinado por alguém é imediatamente real para essa pessoa. KERFERD, G. B. O movimento sofista.São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado). O grupo ao qual se associa o pensador mencionado no texto se caracteriza pelo objetivo de: A. alcançar o conhecimento da natureza por meio da experiência. B. justificar a veracidade das afirmações com fundamentos universais. C. priorizar a diversidade de entendimentos acerca das coisas. D. preservar as regras de convivência entre os cidadãos. E. analisar o princípio do mundo conforme a teogonia. QUESTÃO 02 (ENEM) Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. E sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação. BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977. O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na: A. contemplação da tradição mítica. B. sustentação do método dialético. C. relativização do saber verdadeiro. D. valorização da argumentação retórica. E. investigação dos fundamentos da natureza. QUESTÃO 03 (ENEM) Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Gunman 1991 . Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que: A. o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses. B. o sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade. C. a política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade. 359 EXERCÍCIOSFILOSOFIA - FRENTE U - CAPÍTULO 02 D. a educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente. E. a democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum. QUESTÃO 04 (ENEM) Dado que, dos hábitos racionais com os quais captamos a verdade, alguns são sempre verdadeiros, enquanto outros admitem o falso, como a opinião e o cálculo, enquanto o conhecimento científico e a intuição são sempre verdadeiros, e dado que nenhum outro gênero de conhecimento é mais exato que o conhecimento científico, exceto a intuição e, por outro lado, os princípios são mais conhecidos que as demonstrações, e dado que todo conhecimento científico constitui-se de maneira argumentativa, não pode haver conhecimento científico dos princípios, e dado que não pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento científico, exceto a intuição, a intuição deve ter por objeto os princípios. ARISTÓTELES. Segundos analíticos. In: REALE, G. História da filosofia antiga. Os princípios, base da epistemologia aristotélica, pertencem ao domínio do(a): A. opinião, pois fazem parte da formação da pessoa. B. cálculo, pois são demonstrados por argumentos. C. conhecimento científico, pois admitem provas empíricas. intuição, pois ela é mais exata que o conhecimento científico. prática de hábitos racionais, pois com ela se capta a verdade. QUESTÃO 05 (ENEM) XI. Jamais, a respeito de coisa alguma, digas: “Eu a perdi”, mas sim: “eu a restituí”. O filho morreu? Foi restituído. A mulher morreu? Foi restituída. “A propriedade me foi subtraída”, então também foi restituída. “Mas quem a subtraiu é mau”. O que te importa por meio de quem aquele que te dá a pede de volta? Na medida em que ele der, faz uso do mesmo modo de quem cuida das coisas de outrem. Do mesmo modo como fazem os que se instalam em uma hospedaria. EPICTETO. Encheirídion. In: DINUCCI, A. Introdução ao Manual de Epicteto. São Cristóvão: UFS, 2012 (adaptado). A característica do estoicismo presente nessa citação do filósofo grego Epicteto é: A. explicar o mundo com números. B. identificar a felicidade com o prazer. C. aceitar os sofrimentos com serenidade. D. questionar o saber científico com veemência. E. considerar as convenções sociais com desprezo. GABARITO VESTIBULARES ENEM 1 C 11 D 1 C 2 B 12 B 2 B 3 D 13 E 3 C 4 B 14 A 4 D