Modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários

Matriz BNCC |

SEGMENTO: Anos Finais |

ÁREA: Ciências Humanas

Componente: Geografia
Competência(s): Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidade: EF06GE02 - Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Seja Bem vindo ao Pluga Cuca

Já tem cadastro? Informe abaixo o seu e-mail e senha e clique em Entrar

Plano de Aula

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e leve em consideração as sugestões que constam no plano. Pergunte e oriente o registro no caderno.      - as paisagens serão sempre modificadas, por quê?     - as sociedades adaptam as paisagens de acordo com suas necessidades? Como podemos enxergar essas adaptações?     - as modificações feitas mostram como as sociedades viviam? Quais características você observa?

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Cada aluno deve colar em uma cartolina as imagens que pesquisou. A cartolina deve ser dividida em duas partes: uma parte deve ter a imagem do país ocupado pelos povos originários e a outra parte, deve conter a imagem atual do país. Após a colagem, eles devem gravar um áudio curto e enviar no WhatsApp, discutindo as principais mudanças que observaram e as razões dessas modificações.

Os alunos vão notar que suas respostas estão sempre baseadas na necessidade de adaptar a paisagem à sociedade que a habita. Comente com os alunos que no caso da América Latina é possível observar que a maioria dos países, após a colonização, passaram a ter características europeias e não mais incas, astecas ou maias, pois os europeus passaram a ocupar o território e a adaptar a paisagem de acordo com suas necessidades e cultura.

Para a pesquisa sugira alunos sites para os alunos pesquisarem e que encontrarão imagens boas para serem trabalhadas. Alguns exemplos são:
     - https://pt.wikipedia.org/wiki/Peru
     - https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9xico
     - https://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina
     - https://www.adventureclub.com.br/blog/dicas-de-viagem/descubra-a-guatemala-o-berco-da-civilizacao-maia/
     - http://www.chiledesarrollosustentable.cl/noticias/noticia-pais/camino-del-inca-declarado-patrimonio-de-la-humanidad/
     - http://geografiabest704.blogspot.com/2016/04/aula-1-pindorama.html

Sistematização (50 minutos- assincronamente)

Os alunos deverão compartilhar suas produções enviado fotos dos cartazes no grupo de WhatsApp da turma.

Oriente que gravem um áudio curto, acompanhando suas produções.

Se preferir, tome como sugestão de sistematização as orientações que constam no plano original.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com os estudantes aos dois vídeos que seguem como sugestão, sendo um dele sum documentário para saber sobre as civilizações.

     - Povos Pré-Colombianos - Incas, Astecas e Maias - desenho animado- https://www.youtube.com/watch?v=icjBhHynWsE. Acesso em 30/06/2020

DOCUMENTÁRIO
     - Civilizações Secretas - Maias, Astecas e Incas. https://www.youtube.com/watch?v=f0j4O2xJQSY. Acesso em 30/06/2020

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola

Professor: Mariana Carrasco

Mentor: Ana Paula Fernandes

Especialista: Murilo Rossi

Assessor pedagógico: Laercio Furquim

Ano: 6°ano

Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo

Objeto(s) de aprendizagem: Identificar como as sociedades modificam as paisagens ao longo da história por meio da evolução das técnicas e da necessidade que cada uma apresenta

Habilidade (s) da Base: (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.