Considerando o texto e a imagem acima é correto o que se afirma acerca do Renascimento exceto

Considerando o texto e a imagem acima é correto o que se afirma acerca do Renascimento exceto

1. (UFCG PB/2006) O pensamento dos renascentistas valoriza o retorno ao mundo clássico e o racionalismo em detrimento do providencialismo.

Assinale as alternativas que fundamentam essas ideias.

I. A Idade Média foi um período sem produção intelectual, sendo classificada como ‘idade das trevas’.

II. As boas maneiras revelariam um abandono da animalidade dos tempos medievais.

III. O humanismo visava a substituição da história e da ética pela escolástica.

IV. O homem passou a ser considerado perfeito porque era capaz de controlar seu próprio destino.

V. As mulheres deveriam receber educação humanística para se apresentarem mais cultas.

A sequência CORRETA é:

a) I, IV e V

b) I, II e IV

c) II e III

d) I, II e V

e) IV e V

2. (UFAC/2006) Referindo-se ao Renascimento, é correto afirmar que:

a) surgiu na Grécia por volta do século II d. C, tendo sido pouco influente na Itália.

b) os renascentistas criticavam o humanismo por ser uma forma de pensamento filosófico que considera o ser humano como a obra mais importante da criação.

c) caracterizou-se principalmente pela valorização da racionalidade do ser humano, isto é, da capacidade humana de conhecer a realidade por meio da razão e da observação objetiva da natureza, não mais pela crença nas explicações religiosas e na tradição.

d) o Renascimento foi a expressão cultural das profundas mudanças da Europa na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e teve início na Alemanha, no século XVII.

e) nenhuma das alternativas acima está correta.

3. (UFG GO/2007) Não houve preocupação com as consequências da revolução copernicana senão depois de Giordano Bruno ter extraído dela certas consequências filosóficas. Bem depressa Giordano Bruno estava a afirmar a infinidade do mundo. Rejeitava, pois, por completo, a noção de “centro do universo”. O Sol, perdido o lugar privilegiado que Copérnico lhe atribuía, era um sol entre outros sóis, uma estrela entre estrelas.

DELUMEAU, Jean. A civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. p. 147. [Adaptado].

O texto acima refere-se à importância dos pronunciamentos de Giordano Bruno para a constituição da noção moderna de Universo, que se relaciona com

a) a definição de um Universo concebido como fechado e finito.

b) o abandono da ideia de um Universo criado por Deus.

c) a ruptura da concepção geocêntrica do Universo.

d) a percepção de que o Universo é contido numa esfera.

e) a compreensão heliocêntrica do Universo.

4. (ESPM/2006) Algumas cidades reinventam-se continuamente com o passar dos séculos, alterando seu estilo arquitetônico, seu governo, religião e às vezes até mesmo o próprio nome. Outras cidades permanecem eternamente enraizadas na própria história, cultura e crenças de uma única era. Nenhuma cidade é fiel a um ponto da história com tanta tenacidade quanto Florença, localizada nos montes toscanos da Itália. Florença permanece eternamente a cidade da Renascença, a cidade de Bernini e Michelangelo. No auge, quando era cidade de atividade bancária em 1422, 72 “bancos internacionais” operavam em Florença. Entre as famílias que concediam empréstimos por lá, nenhuma adquiriu uma reputação tão suprema como uma que, além do dinheiro ganho em operações bancárias, obteve poder na política e glória por seu patronato nas artes.

(Jack Weatherford. A História do Dinheiro)

O patronato nas artes, em Florença, citado no texto deve ser relacionado com a família:

a) Sforza.

b) Visconti.

c) Médici.

d) Bórgia.

e) Gonzaga.

5. (PUC RS/2006) O Renascimento, movimento cultural com origem na Itália, e o Humanismo, no princípio da Idade Moderna, tiveram repercussão social de caráter _________.

Ao representarem as relações do homem com Deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizaram-se pelo _________, ao passo que a renovação científica do período criou uma nova imagem do universo físico, marcada pelo _________.

a) popular – antropocentrismo – geocentrismo

b) elitista – teocentrismo – heliocentrismo

c) popular – antropocentrismo – heliocentrismo

d) popular – teocentrismo – geocentrismo

e) elitista – antropocentrismo – heliocentrismo

6. (UFPE/2007) O Renascimento trouxe mudanças nas concepções de mundo dos tempos modernos, embora mantivesse um diálogo histórico com a cultura clássica e seus valores.

A sua forma de ver o mundo está presente em obras literárias, como as de Rabelais, Cervantes, Camões e tantos outros. Com efeito, a literatura renascentista:

a) consagrou princípios éticos do cristianismo medieval, criticando valores da sociedade burguesa que se formava.

b) foi importante para a formação das línguas nacionais na Europa, afirmando uma renovação na forma de se escrever e contar as histórias.

c) baseou-se na literatura romana, ao afirmar a importância dos mitos para o imaginário social de cada época.

d) consolidou a admiração da sociedade moderna pela tragédia, desprezando outras formas literárias importantes.

e) manteve a estrutura narrativa dos tempos medievais, apesar de seu acentuado antropocentrismo.

7. (UFRN/2007) No livro Novum Organum, publicado em 1620, Francis Bacon, pensador ligado ao Renascimento, escreveu:

O homem, intérprete e ministro da natureza, não estende os seus conhecimentos e a sua ação senão na medida em que descobre a ordem natural das coisas, seja pela observação, seja pela reflexão.

FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano Editora, [1976]. p. 179.

Essa afirmativa de Bacon expressa o princípio renascentista que defendia

a) a crença de que o homem, fazendo uso das suas faculdades racionais, poderia explicar a natureza para que fossem confirmados os dogmas cristãos.

b) um novo método de investigação da natureza o qual conciliava a filosofia escolástica, base da teologia cristã, com o rigor experimental.

c) uma nova maneira de entender os fenômenos naturais a partir da ciência experimental, buscando explicações racionais.

d) a ideia de que o método científico, baseado na investigação dos fatos naturais, deveria comprovar a verdade teológica.

8. (UFSCAR SP/2007) Os machos chamavam-se clerigaus, monagaus, padregaus, abadegaus, cardealgaus e papagau – este era o único da sua espécie ... Perguntamos por que havia só um papagau. Responderam-nos que ... dos clerigaus nascem os padregaus ...dos padregaus nascem os bispogaus, destes os belos cardealgaus, e os cardealgaus, se antes não os leva a morte, acabam em papagau, de que ordinariamente não há mais que um, como no mundo existe apenas um Sol..., Mas donde nascem os clerigaus?... – Vêm dum outro mundo, em parte de uma região maravilhosamente grande, que se chama Dias-sem-pão, em parte doutra região Gente-demasiada ...

Esse texto foi escrito por François Rabelais, no livro Gargantua e Pantagruel, na primeira metade do século XVI. Em relação ao texto, é correto afirmar que:

a) é exemplo da literatura iluminista preocupada em descrever a natureza.

b) expressa o pensamento do movimento realista europeu de denúncia à hierarquia social.

c) apresenta uma crítica de um autor renascentista à Igreja Católica.

d) reflete um dos temas de estudos biológicos desenvolvidos por Leonardo da Vinci.

e) constrói uma ordem natural para a estrutura católica.

9. (UNIMONTES MG/2007) NÃO caracteriza o pensamento político de Maquiavel:

a) a afirmação de que a conquista e a manutenção do poder constituem um objetivo importante do governante.

b) a crítica aos governantes que, por princípios éticos e/ou cristãos, deixassem de realizar ações essenciais à manutenção do poder.

c) postula a utilização da força contra os governados que contestassem as resoluções do governo.

d) a defesa da união entre o Estado e a Igreja, visando à dominação da população e ao aumento da arrecadação e fiscalização.

10. (UNIOESTE PR/2007) O início da era moderna na Europa foi caracterizado não apenas pela transição do feudalismo para o capitalismo, mas também por mudanças nos planos intelectual e cultural. A respeito disto, considere as seguintes afirmações:

I. O centro da Terra não é o centro do Universo, mas tão-somente da gravidade e da esfera lunar. Este e outros postulados do astrônomo Nicolau Copérnico contestaram o sistema ptolomaico e causaram forte reação nos meios eclesiásticos.

II. Um significativo exemplo de crítica ao clero, durante o Renascimento, é a obra de François Rabelais, Gargantua e Pantagruel.

III. O desenvolvimento da perspectiva matemática na pintura e a plena consciência de autonomia do artista são características do Renascimento Cultural, momento em que ocorre, segundo a maioria dos historiadores, uma drástica ruptura em

relação ao período medieval, conhecido como “Idade das Trevas”.

IV. Segundo Max Weber, o calvinismo foi uma das fontes principais do espírito capitalista porque se difundiu a crença da necessidade de um maior “alheamento do mundo”.

V. “O papa não quer, nem pode perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade”. Esta e outras teses, publicadas por Martin Luther em 1517, na cidade de Wittemberg, estabeleceram acesa polêmica teológica sobre a infabilidade do papa e dos concílios.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

a) I, II e V.

b) I e V.

c) II e V.

d) I, III e IV.

e) III e V.

11. (ETAPA SP/2007) “O significado do termo ‘Renascença’ é objeto de uma controvérsia sem fim entre os historiadores contemporâneos que vêm debatendo sobre o valor, as características distintivas, os intervalos de tempo e a própria existência deste período histórico. Eu não repetirei ou refutarei qualquer dos argumentos propostos pelos outros, mas meramente afirmarei que entendo a ‘Renascença’ como aquele período da história europeia ocidental que se estende aproximadamente de 1300 a 1600, sem qualquer preconcepção sobre as características ou méritos daquele período ou dos períodos que lhe precederam ou sucederam. Não pretendo afirmar que tenha havido uma ruptura radical no início ou no término daquele período ou negar que tenha havido muitas continuidades. Posso mesmo admitir em alguns aspectos que as mudanças que ocorreram nos séculos XII e XIII ou nos séculos XVII e XVIII tenham sido mais profundas que as mudanças ocorridas entre os séculos XIV e XV. Basicamente sustento que o chamado período da Renascença possui uma fisionomia distinta, própria, e que a inabilidade dos historiadores de proporem uma definição simples e satisfatória não nos autoriza a duvidar de sua existência, pois, sob esta mesma perspectiva, poderíamos igualmente questionar a existência da Idade Média ou do século XVIII.”

(Paul Oskar Kristeller, Renaissance thought and its sources. New York, 1979.)

Assinale a alternativa correta:

a) Os historiadores são inábeis.

b) O Renascimento não existiu.

c) Não se pode questionar a existência do Renascimento.

d) Apesar das controvérsias, há consenso entre os historiadores.

e) O Renascimento é incontroverso.

12. (Mackenzie SP/2007) (...) Dante e Maquiavel conheceram o exílio, Campanella e Galileu foram submetidos a prisão e tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VIII, Giordano Bruno e Étienne Dolet foram condenados à fogueira pela Inquisição, Miguel de Servet foi igualmente queimado vivo pelos calvinistas de Genebra, para só mencionarmos o destino trágico de alguns dos mais famosos representantes do humanismo. Mesmo as constantes viagens e mudanças de Erasmo de Rotterdam e de Paracelso, por exemplo, eram em grande parte motivadas pelas perseguições que lhes moviam seus inimigos poderosos.

Nicolau Sevcenko - O Renascimento

A razão para as perseguições aos sábios humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas linhas gerais,

a) no conflito aberto com a Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas, que identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu desenvolvimento pleno.

b) no choque entre, de um lado, o conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos da Antiguidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.

c) no temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações revolucionárias.

d) no perigo que representavam para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não monárquico e laico.

e) no confronto entre os dogmas cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria, por consequência, substituir o cristianismo.

13. (PUC SP/2007) A reflexão sobre os significados da religião e seu papel nas sociedades esteve presente no Renascimento cultural e em outros movimentos, entre o século XVI e o XIX. Entre eles, podemos destacar

a) as Reformas protestantes, que permitiram a tradução e a leitura direta dos textos sagrados e reforçaram, dessa maneira, o controle dos religiosos sobre os fiéis.

b) o Classicismo, que recuperou a tradição politeísta da antiguidade clássica e defendeu a supremacia dos cultos pagãos sobre o monoteísmo cristão.

c) as Cruzadas católicas, que contaram com ampla participação popular e nobre, na tentativa de reconquistar cidades sagradas ocupadas pelos mouros.

d) a conquista da América por espanhóis, portugueses e ingleses, que se consideravam missionários da evangelização e difusão de preceitos do catolicismo.

e) o Iluminismo, que reiterou o caráter racional do homem e refutou a influência religiosa sobre os Estados nacionais e sobre os indivíduos.

14. (UEM PR/2007) O período compreendido entre o final da Idade Média e o início da Época Moderna é marcado por transformações de caráter político, social, econômico e cultural. Com relação às transformações culturais, adquiriu grande destaque o Renascimento. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa correta.

a) Os artistas e os pensadores renascentistas passaram a exprimir, em suas obras, ideais, valores e uma visão de mundo antropocêntrica, isto é, o ser humano tornou-se o centro das indagações dos novos intelectuais.

b) Entre os valores cultivados pelos renascentistas, destacam-se o teocentrismo, o geocentrismo, o coletivismo socialista e o misticismo.

c) Embora repudiassem os valores culturais medievais, os artistas renascentistas deram continuidade à estética medieval que se volta para o sobrenatural.

d) Entre os principais autores renascentistas, destacam-se Tomás de Aquino, Lourenço de Médice, Ignácio de Loiolla e o Barão de Montesquieau.

e) Nos Países Baixos (atuais Holanda e Bélgica), o Renascimento foi inexpressivo e limitou-se à literatura.

15. (UFPE/2007) O pensamento renascentista derrubou preconceitos e ameaçou a existência de verdades seculares. Francis Bacon, nascido na Inglaterra, trouxe contribuições

importantes para essa renovação do pensamento, quando:

a) fez uma leitura crítica da obra de Aristóteles, até hoje assumida pelos filósofos como fundamental para a ciência moderna e para o cristianismo.

b) defendeu o uso do método indutivo, criticando as concepções de mundo predominantes na Idade Média e influenciada pela filosofia grega.

c) polemizou com as ideias de Galileu, afirmando ser a Terra o centro de um universo infinito e plano, de grande complexidade.

d) reafirmou a importância da filosofia grega para o mundo ocidental, sobretudo os princípios científicos de Platão sobre o corpo humano.

e) redefiniu princípios da metafísica, confluindo suas conclusões para a construção do método indutivo, seguindo Aristóteles e Platão.

16. (UFRGS/2007) Em fins do século XVI e ao longo do século XVII, o Ocidente foi palco de uma agitação intelectual que resultou no estabelecimento de novos paradigmas científicos.

Sobre essa nova visão do mundo, considere as seguintes afirmações.

I. Ao propor que existem princípios que regem o movimento e que estes podem ser matematicamente demonstrados, Newton rompeu com a visão religiosa da natureza e inaugurou a ciência tal qual a conhecemos.

II. A ideia de que a Terra não é o centro do Universo, mas gira em torno do Sol, foi inicialmente classificada como herética pela Igreja; porém, diante das evidências, acabou sendo incorporada pelo pensamento cristão da época.

III. Um dos pilares dessas novas concepções acerca da natureza foi o avanço das técnicas de observação, que expandiu os limites da visão ao micro a ao macroscópico.

Quais estão corretas?

a) apenas I

b) apenas I e II

c) apenas I e III

d) apenas II e III

e) I, II e III

17. (UFSM RS/2007) Quando Deus deixava lentamente o lugar de onde tinha dirigido o universo e sua ordem de valores, separado o bem e o mal e dado um sentido a cada coisa, Dom Quixote saiu de sua casa e não teve mais condições de reconhecer o mundo. Este, na ausência do Juiz Supremo, surgiu subitamente numa temível ambiguidade; a Verdade divina se decompôs em centenas de verdades relativas que os homens dividiram entre si. Assim, o mundo dos Tempos Modernos nasceu e, com ele, o romance, sua imagem e modelo.

KUNDERA, M. A arte do romance. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p.12.

A partir do texto é possível afirmar:

I. Os Templos Modernos estão relacionados à consolidação da Igreja Católica como eixo central do pensamento e da organização sociopolítica da Europa.

II. O desenvolvimento do romance, com sua ênfase no indivíduo e na subjetividade, expressa uma possibilidade de reorganização do homem moderno com a sua realidade.

III. Com os Tempos Modernos, as bases filosóficas da Civilização Ocidental entram numa crise irremediável, sem que ergam novos valores capazes de organizar o mundo.

IV. Dom Quixote é um símbolo das incertezas do homem moderno, e sua trajetória pelo mundo é o esforço de construir uma nova ordem de valores.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas I e II.

c) apenas II e III.

d) apenas III e IV

e) apenas II e IV.

18. (UFTM MG/2007) O Renascimento cultural teve sua origem nas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas a partir da Baixa Idade Média. Foram transformações dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, dos valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e que atingiram a alta burguesia e a nobreza, excluindo os demais segmentos da sociedade.

(Myriam Mota e Patrícia Braick, História: das cavernas ao Terceiro Milênio)

Dentre as transformações a que as autoras se referem, é correto mencionar

a) a afirmação dos Estados liberais, sob controle da burguesia, a partir da retomada do estudo do Direito Romano nas universidades.

b) o desenvolvimento das atividades mercantis, que fez surgir uma nova camada social interessada em valorizar o indivíduo e a razão.

c) o fortalecimento da autoridade dos doutores da Igreja católica, que defendiam a fé como meio de compreensão da realidade material.

d) a ascensão política das camadas populares, que questionaram a visão de mundo centrada em Deus e incentivaram a crítica e a experimentação.

e) a consolidação do sistema fabril, substituindo as corporações medievais, devido às novas exigências da economia autossuficiente.

19. (UNESP SP/2007) Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão diverso, tão oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma verdade.

(Erasmo de Roterdã, Elogio da loucura.)

Erasmo de Roterdã foi um dos primeiros pensadores a contribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509, pode-se considerar moderno

a) o elogio da loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade.

b) o caráter obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela fé.

c) a ausência de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero.

d) a ideia de que o mundo é uma comédia, e nós homens devemos nos divertir.

e) a ideia de que o mundo é aparência, mera representação do plano divino.

20. (UNIMONTES MG/2007) Leia os textos.

- A experiência, que é a madre das coisas nos desengana e de toda dúvida nos tira. (Duarte Pacheco)

- Demasiada luz é agressiva; demasiada sombra impede-se que se veja. (Leonardo da Vinci)

- Não existe beleza extraordinária que não tenha alguma peculiaridade na proporção. (Francis Bacon)

- Que bela obra de arte é o homem, tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade (...) no entendimento é como um Deus. (William Shakespeare)

Todos esses autores viveram no início da Idade Moderna e seus pensamentos expressos nesses textos revelam a valorização do/da(s)

a) estética barroca e da crença inabalável nas explicações religiosas.

b) experimentação, observação, equilíbrio, comprovação dos fatos e humanismo.

c) teorias acerca do poder dos reis e da origem e funcionamento do universo.

d) ressurgimento da vida urbana e proliferação das universidades.

21. (FUVEST SP/2008) Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

22. (PUC RJ/2008) Sobre o conjunto de ideias que marcou o Renascimento é correto afirmar que:

a) a Renascença contribuiu para o reforço de valores humanistas em toda a Europa. A valorização do Homem como “medida para todas as coisas” se tornou uma ideia importante para os pensadores renascentistas.

b) as ideias dos pensadores renascentistas tornaram-se populares, influenciando movimentos revolucionários. Esses ideais seriam retomados no século XIX pelos socialistas.

c) os pensadores do Renascimento recuperaram ideias da Antiguidade clássica, estando de acordo com as orientações religiosas da Igreja Romana.

d) a Igreja Católica, como principal compradora de obras de arte, se tornou uma defensora das ideias renascentistas.

e) como movimento intelectual, o Renascimento provocou uma ruptura na Igreja, dividida a partir de então em Igreja Ortodoxa e Igreja Romana.

23. (UEL PR/2008) A imprensa torna-se o mecanismo de divulgação das ideias e, por meio da publicação de livros, constrói um clima de liberdade para o debate. As publicações envolvem tanto as obras novas como as antigas e abrem espaço para o aumento das traduções que vão requerer um conhecimento não só do latim, mas também do grego e do hebraico. As publicações nas línguas locais se ampliam facilitando o acesso à informação. A ciência se seculariza.

(RODRIGUES, A.E.; FALCON, F. A formação do mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.)

Com base no texto, é correto afirmar:

a) Uma vez registrada e pública, a cultura escrita dominou toda a Europa medieval.

b) O latim era a linguagem da cultura cristã, o grego da clássica e o hebraico da bíblica.

c) A imprensa foi fundamental para o domínio cristão empreendido além-mar.

d) A informação excessiva cindiu a cultura moderna em vários sistemas de pensamento.

e) A divulgação dos saberes foi incrementada e acelerada mediante a publicação de livros.

24. (UFG GO/2008) Leia o fragmento.

O ingresso das sociedades ocidentais na cultura escrita foi uma das principais evoluções da era moderna.

CHARTIER, Roger. As práticas de escrita. In: História da vida privada no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 114. [Adaptado].

O fragmento acima menciona uma transformação nas sociedades ocidentais. Progressivamente, a partir do início da Idade Moderna, observa-se a disseminação da cultura escrita. No século XVI, essa transformação se expressa por meio

a) das novas formas de devoção que afirmam a importância das relações pessoais e diretas do fiel com a Bíblia.

b) do processo inicial de escolarização das sociedades graças à ampliação de estabelecimentos de ensino.

c) da disseminação do uso de diários íntimos e da troca de correspondências.

d) da criação e multiplicação de jornais diários e da difusão de sua leitura.

e) do crescimento do número de monastérios, lugar onde os textos manuscritos eram reproduzidos pelos copistas.

25. (UNESP SP/2008) Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real.

(Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.)

O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde

a) à decisão de Galileu de seguir as ideias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.

b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às ideias de Copérnico.

c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.

d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.

e) à defesa da superioridade da cultura grega da antiguidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.

GABARITO

Considerando o texto e a imagem acima é correto o que se afirma acerca do Renascimento exceto

Considerando o texto e a imagem acima é correto o que se afirma acerca do Renascimento exceto