Como fazer para o papel alumínio não grudar na carne

Papel-alumínio é um dos papéis que não podem faltar na cozinha: é ele que ajuda a embrulhar e conservar os alimentos. Além disso, o papel-alumínio é um grande aliado na hora de assar pratos, como a carne-assada, por exemplo, impedindo que ela resseque ao longo do cozimento e contribuindo para deixá-la ainda mais suculenta! Mas, afinal de contas, qual é o lado correto do papel-alumínio? O lado fosco ou brilhante? Se você já se indagou isso, o TudoGostoso vai te ajudar a acabar com essa dúvida:

Como fazer para o papel alumínio não grudar na carne

Batata assada recheada embrulhada em papel-alumínio

Qual o lado correto do papel-alumínio?

Se você tinha o costume de colocar o lado fosco em contato com a comida, saiba que esse é o lado errado! O certo é colocar o lado brilhante para dentro!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isso porque esse lado brilhante, por ser mais liso e menos aderente, impede que os alimentos grudem em sua superfície, mantendo aquela textura irresistível dos alimentos assados.

Outro ponto é justamente pelo fato de esse lado ser mais brilhante, e portanto, capaz de refletir as ondas de calor com mais intensidade. Dessa forma o cozimento será mais rápido do que se o lado fosco estivesse voltado para o alimento.

Como fazer para o papel alumínio não grudar na carne

Batatas recheadas e assadas embrulhadas em papel-alumínio

Mas fique atento: há exceções!

No caso dos assados, o papel-alumínio com o lado brilhoso voltado para o alimento ajuda a ter cozimentos mais rápidos e saborosos.

Porém, se a sua intenção é congelar um alimento ou mantê-lo em temperatura ambiente, colocar o lado fosco voltado para o alimento pode ser uma boa pedida. Com o lado brilhante virado para fora, o calor será refletido e conservará a temperatura do alimento — seja ele gelado ou em sua temperatura ambiente.

Como fazer para o papel alumínio não grudar na carne

Peixe assado envolto de papel-alumínio

Como fazer para o papel alumínio não grudar na carne

Se for cozinhar algo ou levar ao forno, o lado brilhante e mais liso do papel alumínio deve ficar para dentro. Isso porque o lado brilhante é menos aderente e não gruda na carne ou em qualquer outro alimento que você estiver assando. Outra vantagem, o cozimento será mais rápido também!

Qual a forma correta de usar o papel alumínio?

“Existem dois lados, o brilhante e o não tão brilhante. Lembre-se sempre disso: lado brilhante virado para o alimento, para refletir o maior calor possível. Desta forma, [o alimento] cozinha de maneira mais eficiente”, explica o chef britânico Tom Kerridge em vídeo da BBC.

Por que cobrir com papel alumínio?

Por ser mais lisa, a parte brilhante adere menos à comida, evitando que a casquinha do assado grude no papel, além de fazer com que os alimentos cozinhem mais rápido, já que a parte brilhante reflete melhor o calor, impossibilitando que o calor abandone a comida.

Qual parte do papel alumínio não gruda?

O brilho de um lado do papel alumínio é devido a um polimento específico que evita que o alumínio entre em contato direto com o alimento e contamine-o. Por isso, o lado mais brilhante deve ficar do lado de dentro, em contato com a comida.

O que fazer para não grudar?

Para untar a forma, utilize um papel-toalha e manteiga. Faça uma camada fina e uniforme com a manteiga, sem esquecer de nenhum cantinho da sua assadeira! Depois, espalhe bem a farinha de trigo dela. Se o bolo for de chocolate, uma dica é usar cacau em pó em vez de farinha de trigo.

Qual lado do papel alumínio usar na Airfryer?

Como usar papel alumínio na air fryer Quando for usar papel alumínio na fritadeira, coloque apenas no fundo do cesto, para permitir que o fluxo de ar circule livremente.

Porque cobrir o frango com papel alumínio?

O papel alumínio costuma ser peça-chave na cozinha: ele é usado para forrar formas e evitar sujeira e também para uniformizar o cozimento de assados, além de manter alimentos quentes por mais tempo.

Pode forrar o fundo da forma com papel alumínio?

COMO UTILIZAR O PAPEL ALUMÍNIO PARA UNTAR AS SUAS FORMAS Não precisa untar! O papel alumínio não permite que a massa grude. Coloque a massa na forma normalmente e leve para assar no tempo pedido pela receita. (Colocar o papel alumínio não diminui o tempo de cozimento do bolo).

Como usar o papel alumínio para assar o alimento?

  • Porém, existem casos em que dependendo da sua intenção, talvez seja mais conveniente utilizar o lado fosco para dentro. Usar o papel alumínio ao contrário é o caso para aqueles que não tem intenção de assar o alimento, mas sim de resfria-los ou então apenas manter eles na temperatura ambiente.

Como usar o papel alumínio?

  • O uso do papel alumínio, quando usado de forma correta, diminui bastante a absorção de metal pela comida, sendo melhor para nós. Contudo, se tiver a opção de não o utilizar, é ainda melhor. Uma alternativa, por exemplo, é o uso do papel celofane, que, por mais que não seja tão eficaz quanto, é uma solução mais natural e não tóxica.

Por que não usar papel alumínio no forno?

  • Usar o papel alumínio ao contrário é o caso para aqueles que não tem intenção de assar o alimento, mas sim de resfria-los ou então apenas manter eles na temperatura ambiente. Por mais que tenha uma grande eficácia no forno, há estudos que não apoiam a junção do metal com o calor.

Por que o papel de alumínio não causam mal?

  • Porém, a ABN ainda fala que pequenos usos, como o papel de alumínio, quando controlados, não causam tanto mal. O uso do papel alumínio, quando usado de forma correta, diminui bastante a absorção de metal pela comida, sendo melhor para nós. Contudo, se tiver a opção de não o utilizar, é ainda melhor.

Você sabe como usar o papel alumínio para preparar os pratos no forno? Embora essa seja uma coisa muito comum nas cozinhas pelo mundo, algumas pessoas ainda não sabem o lado certo para cobrir o alimento.

Como fazer para o papel alumínio não grudar na carne
Tire todas as dúvidas sobre como usar papel alumínio nas carnes na hora de assar. (Foto: Divulgação)

O fato é que o papel alumínio é um artigo coringa para assar diversos tipos de alimentos, desde carnes, massas e outros preparos. Algumas donas de casa, ainda dão outra finalidade para ele, o de forrar o fogão e o proteger de possíveis frituras.

Continue lendo e veja abaixo como usar o papel alumínio e quais são cuidados necessários para não trazer prejuízos à saúde.

A pergunta que não quer calar, fosco ou brilhante?

Muitas pessoas não sabem dessa informação, essa discussão hoje está em pauta por que existem canais para falar sobre o assunto, no entanto, há muitos anos, as donas de casa usavam o papel alumínio erroneamente com o lado do fosco para dentro.

O jeito correto de como usar o papel alumínio é colocá-lo do lado brilhante em contato com o alimento, ou seja, voltado para a parte interna. A parte fosca, deve ficar voltada para o lado de fora.

O lado brilhante é a parte mais lisa do papel, desse modo, as chances dele grudar nos alimentos são bem menores, além disso, ele segura mais o calor.

Você sabia que as diferenças de polimento do papel alumínio foram feitas justamente para evitar que o mesmo grude no alimento?

Pois é, e mesmo assim, muitas pessoas usam de forma incorreta. Portanto, lembre-se, em matéria de assados, o lado mais brilhante, é sempre do lado de dentro, aquele que fica em contato com o alimento.

Quando usar o lado fosco para dentro?

Para manter o alimento gelado ou na temperatura ambiente a forma de utilização do papel alumínio se difere, o jeito correto é usar o lado fosco para dentro, ou seja, em contato com o alimento.

Desse modo, o lado brilhante fica do lado externo, pois o objetivo é que todo o calor seja  refletido e assim, conservará a temperatura do alimento, não importa se ele é gelado ou ambiente.

Esse uso é feito geralmente em sobremesas, tortas geladas ou para conservar a temperatura ambiente nos alimentos. Deixar os pratos cobertos com o lado fosco para fora nesses casos, é o ideal.

O uso do papel alumínio traz riscos à saúde?

Para muitos cozinheiros, o papel alumínio é uma peça chave no preparo de alimentos, pois ele é categorizado como um material fácil de utilizar e grande facilitador para assar mais rápido, manter a temperatura e até colaborar para que a cozinha fique mais limpa.

No entanto, existe uma grande polêmica com relação aos malefícios desse material no quesito contaminação do alimento. Alguns especialistas afirmam que essa praticidade do papel alumínio não vale a pena, pois traz muitos riscos à saúde das pessoas. Segundo eles, embalar alimentos frios para guardar na geladeira, não é perigoso. Essa é uma funcionalidade que pode continuar sendo utilizada sem trazer consequências à saúde.

No entanto, quando ele usado no forno, a coisa muda de conversa. Isso porque o aumento da temperatura faz com que as partículas de alumínio passem para comida, fator que pode provocar possíveis doenças.

Quando uma pessoa tem muito alumínio no corpo, as células dos ossos ficam fracas, pois ele dificulta a absorção do cálcio. Além disso, existem outras teorias de que essa substância possa se instalar no cérebro e  favorecer doenças como o mal de Alzheimer.

Apesar de alguns cientistas associarem o excesso de alumínio no organismo com a doença, ainda não existe nenhuma comprovação disso. No entanto, as pesquisas não param de ser realizadas e segundo alguns neurologistas, o consumo de alimentos contaminados por metais pesados ao longo da vida podem ser sim um gatilho para desenvolver doenças neurológicas.

Como fazer para o papel alumínio não grudar na carne
Usar ou não usar papel alumínio nos assados? Eis a dúvida.

A razão disso, é porque hoje em dia, a população consome grandes quantidade de alumínio e outros metais pesados em quase tudo. Eles estão nos medicamentos, desodorantes, maquiagem, hidratantes, chás, queijos e outros.

Além disso, o alumínio também é um dos agentes químicos usados para purificar a água. É claro que tudo isso pode ser consumido de forma segura, pois já foram feitos inúmeros testes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa pode ingerir  1 mg  de alumínio por cada quilo de peso durante os 7 dias da semana que isso não trará nenhum malefício à saúde.

No entanto, o grande problema é que usar o papel alumínio frequentemente na cozinha, pode fazer com que esse limite sejam extrapolado e é justamente aí que mora o grande perigo para a saúde.

Para ter uma ideia mais prática disso tudo, o Internacional Journal Of Electrochemical Science avaliou o quanto de toxidade tem o papel o alumínio em um preparo de carne. Eles perceberam que certos temperos apimentados e produtos com acidez  podem aumentar a toxidade do alumínio no alimento.

Portanto, perceberam que depois de pronto, uma porção individual de carne, pode conter até 8 vezes mais de alumínio permitido durante a semana para um indivíduo.

Mediante esses resultados, não é exagero os cientistas apontarem os malefícios do papel alumínio à saúde.  Atualmente, a contaminação de metais pesados tem sido muito discutido pelos especialistas em saúde.

Ainda mais porque os cientistas perceberam que pessoas com Alzheimer possui grandes concentrações de alumínio no cérebro.

Saber como usar o papel alumínio pode ajudar a reduzir o seu efeito agressor, no entanto, não vai fazê-lo desaparecer totalmente. Por isso, é importante que a população tenha ciência de que seu uso em excesso pode trazer malefícios a curto e a longo prazo.

Portanto, dá uma olhada nas dicas abaixo:

1- Não dê muitas voltas com papel alumínio nos alimentos

Existem cozinheiros que enrolam o alimento diversas vezes no papel, essa ação é muito prejudicial, pois permite ainda mais espaços para os  líquidos contaminados pelo alumínio absorverem no alimento.

Alguns especialistas sugerem que se alguma receita precisar de finalização, daquela estilo ” trouxa”, que seja feito na parte superior, desse modo, evita o contato dos caldos dos alimentos com a parte tóxica do papel alumínio.

2- Cuidado com alimentos ácidos

Não é recomendado usar o papel alumínio em conjunto com alimentos ácidos e nem cítricos, como por exemplo: Tomates, molho de tomates, limão, vinagre e outros.

Essa dica é tanto para alimentos quentes como os frios em caso de alimentos que se enquadram nessa categoria.

Como visto acima, esses alimentos potencializam a toxidade do papel alumínio para o restante da receita.

3- Evitar o uso frequente do papel de alumínio

Como podemos notar, a contaminação de metais pesados na comida durante o seu preparo é grande, agora, imagine se você comer alimentos preparados com ele todas as semanas?

Além disso, o material é usado especialmente em cozimentos longos e a liberação dos agentes tóxicos crescem ainda mais com a exposição do alimento no forno. Portanto, usar com moderação é o segredo para que ele não passe de uma agente facilitador para um agente agressor da sua saúde e de toda a família.

Para reduzir a contaminação do alumínio no organismo, os especialistas ainda sugerem tomar cuidado com utensílios domésticos feitos com esse material, como é o caso das panelas.

Apesar delas serem fabricadas com a proteção de uma camada oxidada que evita que o alumínio se dissolva nos alimentos, com o tempo de uso retiramos isso na lavagem das mesmas.

Para evitar que elas soltem substâncias tóxicas, a dica é  ferver água na panela por diversas vezes até que seu fundo fique fosco, desse modo ela fica mais segura  e não libera tantos agentes contaminantes nos alimentos.

Evite também o consumo de alimentos processados, eles também carregam grandes quantidades de metais pesados, portanto, dê preferência para ” comida de verdade”.

Em suma, percebemos que o alerta ao uso demasiado do papel alumínio não é uma brincadeira, de fato, vários especialistas em saúde sugerem para que as pessoas tenham o máximo de cuidado.

Agora que você já sabe como usar o papel alumínio de forma correta, basta tentar reduzir o seu uso constante ou preparar os alimentos de outra forma, inclusive já existem panelas e vasilhas com tampa que podem ir ao forno e ajudam a cozer os alimentos mais rápido.

Entenda que o uso do papel alumínio não é proibido, entretanto, seu uso constante pode aumentar muito o consumo de alumínio na sua dieta, fator que pode potencializar as chances de adquirir doenças. Em se tratando de saúde, todo o cuidado é pouco.