Como fazer media comparando resultado de anos anteriores

Os estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem estratégias e planejamentos, coleta e organização de dados, análise e interpretação clara e objetiva dos dados observados. Para comparação de dois ou mais conjuntos de dados, a estatística utiliza o desvio padrão, desde que esses dados estejam na mesma unidade de medida. Caso os conjuntos de dados sejam medidos em grandezas diferentes (unidades de medida diferentes), a comparação será feita utilizando o coeficiente de variação. O coeficiente de variação é usado para analisar a dispersão em termos relativos a seu valor médio quando duas ou mais séries de valores apresentam unidades de medida diferentes. Dessa forma, podemos dizer que o coeficiente de variação é uma forma de expressar a variabilidade dos dados excluindo a influência da ordem de grandeza da variável.

O cálculo do coeficiente de variação é feito através da fórmula:

Onde,  s → é o desvio padrão X ? → é a média dos dados CV → é o coeficiente de variação Como o coeficiente de variação analisa a dispersão em termos relativos, ele será dado em %. Quanto menor for o valor do coeficiente de variação, mais homogêneos serão os dados, ou seja, menor será a dispersão em torno da média. De uma forma geral, se o CV: For menor ou igual a 15% → baixa dispersão: dados homogêneos For entre 15 e 30% → média dispersão For maior que 30% → alta dispersão: dados heterogêneos Vejamos um exemplo. Exemplo: Em um grupo de moradores de determinada região foram analisadas a idade (em anos) e a altura (em metros) das pessoas. Deseja-se comparar a dispersão em termos relativos em torno da média dos dois conjuntos de dados, a fim de verificar qual deles é mais homogêneo. Na coleta dos dados verificou-se que: Idade das pessoas: X ?=41,6 e s = 0,82 Altura das pessoas: X ?=1,67 e s = 0,2 Qual conjunto de dados apresenta menor dispersão relativa em torno da média?

Solução: O primeiro fato a se observar é que os dados analisados possuem unidades de medida diferentes. Dessa forma, somente o desvio padrão não é suficiente para comparar os dois conjuntos. Nesse caso, é preciso calcular o coeficiente de variação para fazer a comparação da variação em torno da média dos dados.

Assim, teremos:

Cálculo do CV da idade.

Cálculo do CV da altura.

Interpretação dos dados: como o coeficiente de variação da idade foi menor que o coeficiente de variação da altura, pode-se afirmar que os dados relativos à idade são mais homogêneos que os dados da altura.

Por Marcelo Rigonatto
Especialista em Estatística e Modelagem Matemática

Este artigo o ensinará como comparar diferentes conjuntos de dados no Excel, desde duas colunas na mesma planilha até duas planilhas diferentes.

  1. 1

    Realce a primeira célula de uma coluna em branco. Ao comparar duas colunas em uma mesma pasta de trabalho, o resultado será exibido em uma coluna em branco. Comece usando a mesma linha das duas colunas que serão comparadas.

    • Por exemplo, se quiser comparar as colunas "A2" e "B2", realce a célula "C2".

  2. 2

    Digite a fórmula de comparação para a primeira coluna. Digite a seguinte fórmula para comparar "A2" e "B2". Altere os valores das células caso suas colunas comecem em células diferente:

    • =IF(A2=B2,"Corresponde","Não corresponde")

  3. 3

    Dê um clique duplo sobre a opção "Preencher caixa", no canto inferior de cada célula. Fazê-lo vai aplicar a fórmula para o resto das células na coluna, ajustando os valores automaticamente.

  4. 4

    Procure por Corresponde e Não corresponde. Esses valores indicam onde o conteúdo das suas células são correspondentes. Esse comando serve para valores, datas, números e horário. Observe que a caixa alta não é levada em consideração ("AZUL" e "azul" serão correspondentes). [1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  1. 1

    Abra a primeira pasta de trabalho que deseja comparar. É possível usar a função "Exibir lado a lado" no Excel para ver dois arquivos diferentes na mesma tela. Essa função possui o benefício de rolagem de mouse em ambas as planilhas de uma só vez.

  2. 2

    Abra a segunda pasta de trabalho. Agora, você deverá ter duas janelas do Excel abertas ao mesmo tempo no computador.

  3. 3

    Clique na aba Exibir.

  4. 4

    Clique em Exibir lado a lado. Essa opção está localizada na seção "Janela" da barra de ferramentas. Ambas as pasta de trabalho aparecerão na tela, orientadas horizontalmente.

  5. 5

    Clique em Organizar tudo para alterar a orientação

  6. 6

    Clique em Vertical e depois em OK. As planilhas serão organizadas de modo que uma ficará na esquerda, e a outra, na direita.

  7. 7

    Role a página em uma janela para navegar em ambas as planilhas. Ao ativar a função "Lado a lado", a rolagem de página será sincronizada entre abas as janelas. Isso permite que você procure facilmente as diferenças nas duas planilhas.

    • É possível desabilitar a "Rolagem sincronizada" na aba "Exibir".

  1. 1

    Abra a pasta de trabalho que contém as duas planilhas que você deseja comparar. Para usar a fórmula de comparação, ambas as planilhas devem estar no mesmo arquivo da pasta de trabalho.

  2. 2

    Clique no botão + para criar uma nova planilha em branco. Esse botão está localizado na parte inferior da tela, ao lado das planilhas abertas.

  3. 3

    Posicione o cursor do mouse na célula "A1" da nova planilha.

  4. 4

    Digite a fórmula de comparação. Digite ou copie a seguinte fórmula na célula "A1" da nova planilha:

    • =IF(Planilha1!A1<> Planilha2!A1, "Planilha1:"&Planilha1!A1&" vs Planilha2:"&Planilha2!A1, "").

  5. 5

    Clique e arraste a caixa de preenchimento no canto inferior direito da célula.

  6. 6

    Arraste a caixa de preenchimento para baixo. Faça-o até atingir o final das duas planilhas. Por exemplo, se a planilha vai até a linha 27, arraste a caixa de preenchimento até essa célula.

  7. 7

    Arraste a caixa de preenchimento para a direita. Após arrastá-la para baixo, arraste a caixa de preenchimento para a direita para cobrir as planilhas originais. Por exemplo, se a planilha vai até a coluna "Q", arraste a caixa de preenchimento até essa coluna.

  8. 8

    Procure as diferenças nas células que não são correspondidas. Após arrastar a caixa de preenchimento pela nova planilha, você vai ver as células serem preenchidas nos locais em que as diferenças forem encontradas. A célula vai exibir o valor da célula na primeira planilha, e o valor da mesma célula, na segunda planilha.

    • Por exemplo, a célula "A1" da Planilha1 é "Maçã", e a célula "A1 da Planilha2 é "Laranja". A célula "A1" na Planilha3 vai exibir "Planilha1:Maçã vs Planilha2:Laranja" ao usar a fórmula de comparação. [2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 403 933 vezes.

Categorias: Microsoft Excel

Esta página foi acessada 403 933 vezes.