Como achar raiz quadrada no excel

Hoje vamos te ensinar como calcular a raiz quadrada no Excel, no PlanMaker e nas Planilhas Google, lembrando que a mesma fórmula também pode ser aplicada para o Calc Br Office, muito cobrado nos editais de concurso.

A raiz quadrada é uma operação matemática inversa à potenciação. Logo, se 9 elevado a 2 é 81, a raiz quadrada de 81 é 9. Nos tempos de escolas, era comum decorarmos a raiz quadrada de alguns números, como por exemplo: 4, 9 ou 16, que possuem como raiz quadrada os números: 2, 3 e 4, respectivamente.

Para os números de pequenas grandezas, é relativamente simples chegar ao resultado da raiz quadrada. Porém, podemos recorrer a uma planilha eletrônica quando os números vão ficando maiores.

Como calcular raiz quadrada no Excel

Apesar de parecer complicada na matemática tradicional, a raiz quadrada no Excel é muito simples de fazer, basta escrever a fórmula: =raiz(número). Confira um exemplo abaixo:

Neste caso, você precisa apenas certificar que o número é positivo, caso contrário a fórmula retornará um erro. Mas calma, tem uma maneira de contornar o erro para números negativos, usando a seguinte fórmula =raiz(abs(número)). Veja:

Para facilitar ainda mais a nossa vida, a fórmula da raiz quadrada em outras planilhas eletrônicas é a mesma, tanto com números positivos quanto negativos. Veja no aplicativo PlanMaker, do Free Office como fica:

E nas Planilhas Google o comando utilizado é o mesmo para se chegar ao resultado de uma raiz quadrada, olha só:

A raiz cúbica no Excel, ou em outras planilhas eletrônicas, não possui uma fórmula específica, porém utilizando a seguinte expressão matemática é possível chegar ao resultado esperado: =A1^(1/3). Com um exemplo, você pode entender melhor:

E esse foi nosso tutorial sobre a utilização da raiz quadrada e cúbica em planilhas eletrônicas e agora você já sabe que apesar do nome parecer complexo, o processo é bem simples! Conte para gente se já conhecia essa fórmula nos comentários abaixo.

Relacionado

Um dos cálculos menos utilizados do Excel é o cálculo da Raiz Quadrada.

Raiz Cúbica então, muita gente nem sabe o que é…

E faz sentido, a gente não utiliza esses cálculos tanto quanto outros como Soma e Subtração, ou Multiplicação e Divisão.

Mas Aqui no Blog da CelulaMatriz, você sempre vai encontrar conteúdo sobre tudo. Ao menos esse é o plano pro futuro do blog!

Lembrando que, caso você prefira acompanhar essa aula em vídeo, você pode acessar a aula que já está disponível no nosso canal do YouTube, clicando aqui ou na imagem acima.

Aproveito também para dizer que é possível baixar a planilha que utilizei para esse artigo e os exercícios que preparei para você praticar esse conhecimento clicando aqui, e também que você pode se inscrever para o Curso Intensivo de Excel Básico, que é 100% gratuito e online para adquirir boa parte do conhecimento necessário para se usar bem o Excel sem custo algum e no menor tempo possível, clicando aqui.

O jeito mais simples de calcular Raiz Quadrada

Diferente de outros cálculos, não existe um operador aritmético para calcular Raiz Quadrada no Excel.

Para uma soma o Excel tem o operador “+”, para uma subtração o Excel tem o operador “-“, para uma multiplicação o Excel tem o operador “*”, para uma divisão o Excel tem o operador “/”, e para Raiz…

Para Raiz Quadrada podemos utilizar a Função RAIZ.

É muito simples, basta escolher a célula onde deverá aparecer o resultado do cálculo, digitar “=”, e começar a escrever “RAIZ”.

Após isso dá-se um “TAB” do teclado, e a função abrirá o parênteses para colocarmos o número (“núm”) que deverá ser calculado.

Caso a função não abra o parênteses sozinha você pode apenas escrever: “Raiz” e depois abrir o parênteses.

Basta agora informarmos o valor que queremos saber a Raiz Quadrada.

Após isso, é só fechar o parênteses ou pressionar diretamente o “Enter” do seu teclado, e o Excel dará o resultado:

Entretanto, vale frisar que é possível realizar o cálculo tendo por referência um valor que já está na planilha, utilizando a referência da célula onde está esse valor, como na imagem abaixo:

Apesar de diferente, o resultado é exatamente o mesmo.

Como calcular Raiz Cúbica

Agora, você pode perguntar: “Ok César, realmente é bem fácil calcular Raiz Quadrada, mas isso serve para Raiz Cúbica também?”

Infelizmente minha resposta é:

“Não”

Porém, não se angustie. Vamos agora aprender como calcular Raiz Cúbica.

Já aviso que não é tão simples, mas também não é nada muito complicado.

Prometo!

Vamos começar vendo um outro jeito de fazer esse nosso cálculo de Raiz Quadrada, assim fica fácil entender.

A Raiz Quadrada nada mais é do que o inverso da Potência.

Quando você realizar o cálculo 5 elevado a 2, ou 5 ao quadrado, teremos 25.

Porque 5 vezes 5 é igual a 25.

Ao fazer a Raiz Quadrada o que você quer descobrir é exatamente isso:

“Qual número que vezes ele mesmo resultou nesse número que estou informando na minha Raiz?”

Então, podemos dizer que a potência pode ser utilizada para calcular Raiz Quadrada também, só que ao invés de informarmos um número inteiro maior que 1, vamos informar uma fração de 1, para quebrar o valor informado em partes fracionadas.

Não entendeu nada?

Dá uma olhadinha nessa imagem então!

Eu havia dito no começo desse artigo que Raiz não possui um Operador Aritmético. Porém, a potência tem o Operador Aritmético que é o acento circunflexo “^”.

Quando queremos realizar uma cálculo de potência quadrada é só colocarmos:

=5^2

E o Excel vai dar pra gente o resultado de:

=5²

Que nesse caso sabemos que é 25.

Entretanto, para calcular Raiz Quadrada, vamos informar a fração do número que queremos.

Se for Raiz Quadrada, que é a potência Quadrada, vamos usar 1/2, como na imagem acima.

Basta o “Enter” e teremos o seu resultado:

Agora, você já deve ter entendido como faremos a Raiz Cúbica, certo?

Onde está o 2 de 1/2, vamos apenas trocar por 3, que ficará como 1/3, e esse raciocínio serve para qualquer outra Raiz:

Raiz a quarta:

A importância dos Parênteses

É importante lembrar que todo cálculo de multiplicação ou divisão (que é a fração), precisa sempre ser calculado dentro de parênteses para não prejudicar o resultado.

De outra forma, pode prejudicar 100% o resultado.

Atentando-se à isso é sucesso garantido.

Espero que este artigo tenha te ajudado a realizar o seu cálculo, e para te ajudar com os estudos, vou deixar aqui abaixo alguns conteúdos que podem melhorar e muito o seu conhecimento de cálculos no Excel:

Outra dica para acelerar o seu aprendizado é o meu curso 100% gratuito e 100% online de Excel Intensivo, para você aprender a usar o Excel de um jeito muito mais rápido e simples para qualquer pessoa entender:

  • Treinamento: Curso de Excel Básico

Caso você já tenha um certo nível de Excel, eu recomendo o meu curso de Especialização em Funções do Excel, para você crescer na carreira como eu cresci:

  • Treinamento: Curso de Especialização em Excel Funções que Funcionam

E, para saber mais sobre mim, fica a minha recomendação para ver o meu vídeo onde conto como o Excel entrou na minha vida e mudou completamente a minha história:

Um ótimo estudo, até porque:

“Sucesso é para quem faz por merecer!”

por,

César Fonseca

Última postagem

Tag