Assinale abaixo qual país compõe a União Europeia e não adota o euro como moeda oficial

O euro é o símbolo mais concreto da integração europeia: cerca de 341 milhões de pessoas usam-no todos os dias, o que o torna a segunda moeda mais utilizada em todo o mundo. As suas vantagens são óbvias para qualquer pessoa que viaje para o estrangeiro ou faça compras pela Internet através de sítios estabelecidos noutro país da UE.

Atualmente, o euro (€) é a moeda oficial de 19 dos 27 países da UE, que juntos constituem a zona euro, denominada oficialmente «área do euro».

Os países seguidamente enumerados ainda não adotaram a moeda única, mas aderirão à zona euro assim que reunirem as condições necessárias. Na sua maioria, trata-se de países que aderiram à UE em 2004, 2007 e 2013, isto é, depois da introdução do euro em 2002.

  • Bulgária
  • Croácia
  • República Checa
  • Hungria
  • Polónia
  • Roménia
  • Suécia

Pontualmente, os países da UE podem negociar uma cláusula de exclusão voluntária em relação a qualquer ato legislativo ou tratado da União Europeia e decidir não participar em determinados domínios. No caso da moeda única, a Dinamarca optou por não adotar o euro e manter a moeda nacional.

Para poderem aderir à zona euro, os países da UE devem cumprir os chamados critérios de convergência.

Estas condições económicas e jurídicas vinculativas estão consagradas no Tratado de Maastricht de 1992, sendo também conhecidas como «critérios de Maastricht». Assim que cumprirem esses critérios, todos os países da UE, com exceção da Dinamarca, são obrigados a adotar o euro e a aderir à zona euro.

O Tratado não define um calendário para a adesão à zona euro, mas deixa aos países a responsabilidade de desenvolverem as suas próprias estratégias para satisfazer as condições de adoção do euro.

A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu decidem em conjunto se um país candidato à zona euro reúne as condições para poder adotar o euro. Depois de avaliarem os progressos realizados em relação aos critérios de convergência, estas instituições publicam as suas conclusões em relatórios que devem ser ratificados pelo Conselho ECOFIN, em consulta com o Parlamento e os Chefes de Estado e de Governo. Em caso de parecer favorável, o processo de adoção do euro pode começar.

  • tokioruiva
  • há 1 ano
  • Geografia
  • 22

Assinale abaixo qual país compõe a União Europeia e não adota o Euro como moeda oficial. França Inglaterra Alemanha Chipre 3º ) O sistema de administração instituído por Portugal nas regiões que começou a ocupar logo nos anos iniciais de sua expansão marítima foi: a capitania. a Real Casa de Exploração. a feitoria.

a intendência das Minas.


O euro é uma moeda que circula nos países europeus pertencentes à União Europeia, foi criada para facilitar as transações comerciais dentro do Bloco Econômico (UE), no entanto, somente treze nações a adotaram: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.

Os países que fazem parte da EU e não adotaram o euro como moeda são: Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia, pois temiam que a moeda não tivesse estabilidade e pudesse desvalorizar, além do receio de perder a autonomia.

A implantação do euro como moeda única passou por duas fases. A primeira fase marcou a utilização da moeda restritamente ligada às relações comerciais e financeiras, como bancos e bolsas de valores, ou seja, sem a circulação de moeda corrente. Nessa etapa o euro tinha caráter escritural, fato que aconteceu doravante ao dia 1° de janeiro de 1999. As moedas usadas nesse período foram as dos países integrantes.

Na segunda fase, a moeda começou a circular a partir de 1° de janeiro de 2002. Inicialmente, a moeda foi usada por 12 países. Cinco anos mais tarde, em 2007, a Eslovênia aderiu ao euro.

Os países que ainda não fazem uso da moeda única do bloco terão que atender aos requisitos estipulados pela União Europeia vinculados ao setor econômico. Importantes países se negam a usar tal moeda, como o Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia. Escolha essa que não vale mais para os possíveis novos integrantes da União Europeia, uma vez que a adesão ao euro é um dos pré-requisitos para entrada no bloco.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia