As ciências da natureza têm como objeto algo que se encontra

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview... Please wait.

Download Lista de Exercícios - 3o ANO (P2) PDF for free.

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web. We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.

As ciências da natureza correspondem às áreas da ciência natural que estudam aspectos da natureza. No Enem, as ciências da natureza englobam as disciplinas Biologia, Física e Química. Essa área do estudo ainda pode abarcar a geologia e a astronomia.

Quais os conceitos da área de ciências naturais?

As ciências naturais abarcam todas as disciplinas científicas que se dedicam ao estudo da natureza. Tratam dos aspectos físicos da realidade, ao contrário das ciências sociais, que estudam os fatores humanos. Pode-se mencionar cinco grandes ciências naturais: a biologia, a física, a química, a geologia e a astronomia.

Qual a diferença entre ciências naturais e humanas?

As ciências humanas integram conhecimentos que tratam dos aspectos do homem como indivíduo e ser social. Já as ciências naturais têm como objetivo o estudo da natureza, seus aspectos físicos, químicos e biológicos. Estuda fatos observáveis que podem ser submetidos aos procedimentos de experimentação em laboratórios.

Qual é o objetivo da ciência humana?

A área das Ciências Humanas é o conjunto de ciências que tem como objeto de estudo o ser humano. Por investigar o homem e a sociedade, essas ciências abordam sobre diversos aspectos, sejam teóricos, práticos ou subjetivos, como linguagem, cultura e produção de conhecimento.

Quais são as ciências da natureza?

O que envolve essa área?

  • Biologia. Você já deve saber que a Biologia é a ciência que estuda a vida. ...
  • Física. Quando falamos nas “regras” da natureza é fácil logo pensar na Física. ...
  • Química. ...
  • Cinética. ...
  • Mecânica. ...
  • Transformações químicas. ...
  • Materiais e aplicações. ...
  • Genética e hereditariedade.

O que são as Ciências Naturais de exemplo de 3 Ciências Naturais?

Ciências naturais são as matérias científicas destinadas ao estudo das características gerais e fundamentais da natureza, assim como todas as leis e regras naturais que a regem. ... A Medicina, a Biologia e a Geologia são exemplos de matérias que fazem parte das ciências naturais.

Quantos pontos precisa para passar em Ciências Naturais?

O curso de Ciências Da Natureza apresenta nota de corte média de 558.35 pontos para ingresso pelo Sisu 2020, Considerando a menor nota de corte de 492.90 pontos e a maior nota de corte de 647.84 pontos.

Quais são as ciências naturais e as ciências aplicadas?

Neste sentido, "ciência natural" pode estar subentendendo biologia e talvez alguma das Ciências da Terra, em oposição às então ditas ciências físicas, como astronomia, física e química. ...

Qual é a diferença entre Ciências Sociais e Humanas?

Muitas pessoas confundem essas duas áreas, pois, em alguns pontos, elas convergem. No entanto, as Ciências Humanas têm os seus estudos focados nas histórias, nas crenças, nas culturas e nos hábitos dos seres humanos. ... Já as Ciências Sociais estudam os interesses e necessidades dos seres humanos na sociedade.

Quais são as ciencias naturais?

  • Ciências naturais são as matérias científicas destinadas ao estudo das características gerais e fundamentais da natureza, assim como todas as leis e regras ...

Quais são as ciências exatas?

  • A Filosofia, Sociologia, Artes, Antropologia, Literatura, entre outros campos de estudo fazem parte das ciências humanas. Ciências naturais e Ciências exatas A Matemática, a Física e a Química são exemplos de áreas que englobam as ciências exatas.

Qual a origem da ciência natural?

  • Neste sentido, "ciência natural" pode estar subentendendo biologia e talvez alguma das Ciências da Terra, em oposição às então ditas ciências físicas, como astronomia, física e química . Em tempos antigos e medievais, o estudo objetivo da natureza era conhecido como filosofia natural.

Quais são as relações existentes entre essas ciências?

  • O objetivo é determinar quais são as relações existentes entre esses elementos, formulando leis e regras. Pode distinguir-se entre ciências exatas (como a física e química) e ciências predominantemente descritivas (biologia, incluindo a microbiologia e a paleontologia, geografia, geologia, cristalografia, etc).

Questão 1 As ciências da natureza têm como objeto central os fenômenos naturais, já as ciências sociais podem ser compreendidas como: a. Uma das ramificações da filosofia que procura estudar os fenômenos sociais. b. O conjunto de disciplinas que têm como objeto central os aspectos sociais das diversas realidades humanas c. Um conjunto de conhecimentos que tem como objetivo explicar os fenômenos sociais, porém não podem ser considerados como científicos. d. O conjunto de conhecimentos que busca explicar os fenômenos naturais que tem influencia humana. e. As disciplinas que se agregam me torno da área conhecida como física social. Questão 2 Estabeleça a correta relação entre os paradigmas das ciências sociais especificados abaixo: 1. Positivismo. II. Estruturalismo. III. Materialismo dialético. ( ) Esse método se fundamentava em buscar as leis que regem os fenômenos, a objetividade, rejeitar toda explicação metafísica, utilizar a observação e a experimentação como critérios de validade. ( ) Esse paradigma reconhece que existem relações causais, porém, não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente do seu processo evolutivo ou de relações externas. ( ) Nessa concepção, todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Ela defende que o mundo exterior existe de forma independente em relação à consciência, os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos neles ou não. ( ) Nessa concepção só existem duas formas de conhecimento científico: o das ciências lógicas e matemáticas e o das ciências empíricas, mesmo quando se trata de ciências sociais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a. III, I, II, I. b. III, II, I, III. c. I, II, III, III. d. I, II, III, I. e. II, III, II, I.

Questão 1 Por ciências sociais, compreendemos: a. O conjunto de conhecimentos que se articulam para compreender os fenômenos naturais e sociais. b. Os conhecimentos agregados em torno da filosofia, que é a ciência humana por natureza. c. As áreas cujo objeto central são os fenômenos naturais. d. Compreendem um conjunto de disciplinas que têm como objeto central os aspectos sociais das diversas realidades humanas. e. Somente a sociologia, por ser a ciência cujo objeto é a sociedade. Questão 2 Quando do surgimento das ciências sociais, alguns aspectos contextuais tiveram relevância. Analise as afirmativas a seguir e identifique esses aspectos: I. No final do século XIX, grandes transformações ocorrem na sociedade, provocando alterações profundas na forma de organização social. II. Naquele momento da história tudo se mostrava novo, eram novas formas de produção, novas relações de produção, regras da vida social, dentre outros elementos. III. Após a Idade Média, a Europa experimentava revoluções tecnológicas, econômicas e políticas que geravam grandes esperanças, mas também novos problemas sociais. IV. As ciências sociais são bastante recentes, datam do século XXI e nascem num contexto diferente do modelo de produção capitalista. É correto o que se afirma apenas em: a. II, III e IV. b. III e IV. c. I e IV. d. II e III. e. I, II e III.

Questão 3 O positivismo teve como um dos seus principais teóricos Augusto Comte e se caracteriza por: a. Enfatizar a verificação empírica como meio exclusivo para se conhecer a verdade. b. Enfatizar a ciência e o conhecimento metafísico como única fonte de conhecimento. c. Buscar revelar a estrutura dos fenômenos e as relações entre os seus elementos. d. Revelar que a sociedade é composta por classes antagônicas com interesses divergentes. e. O homem é visto como um ser histórico e social. Questão 4 O estruturalismo é um paradigma recorrente em estudos organizacionais. Sobre esse paradigma, analise as afirmativas a seguir: I. O conceito de estrutura é essencial para depreender o estruturalismo, que compreende como fundamental esse entendimento independentemente dos aspectos históricos. II. O que importa no modelo estruturalista é o estudo das relações entre os elementos constitutivos da estrutura. III. Um aspecto bastante importante nesse método é que, para captar a realidade, é preciso afastar-se dela, revelando aspectos que a realidade objetiva nem sempre apresenta. IV. O método estruturalista descreve sistematicamente todos os fatos observados até identificar seu lugar na estrutura. s os itens: a. I e III apenas. b. I, II, III e IV. c. I, II e III apenas. d. II e IV apenas. e. I e II apenas.

Questão 5 O materialismo dialético como paradigma revela também um posicionamento crítico frente aos fenômenos sociais. Esse paradigma apresenta características diferentes dos demais, uma vez que considera fundamentalmente as relações sociais e econômicas como fatores determinantes para a análise dos fenômenos. Sobre esse paradigma, analise as afirmativas a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F): Para o materialismo dialético, o mundo material está em constante movimento e mudança, sendo essa uma das características principais da matéria. ( ) No materialismo dialético, a história não é fator importante uma vez que se a matéria existe de maneira independente, esse fato é a-histórico. ( ) Nesse paradigma, só existe uma maneira de testar um argumento científico: verificando sua refutabilidade empírica. ( ) Dentre os paradigmas apresentados, o materialismo dialético é o único que considera a história como fator determinante para o desenvolvimento dos fenômenos, valorizando o papel da contradição. ( ) A correta sequência, de cima para baixo, é: a. V, V, V, F. b. F, V, V, V. c. V, F, F, F. d. V, V, F, F. e. V, F, F, V.

Questão 1 A pesquisa qualitativa vem ganhando grande destaque nas pesquisas sociais, embora ainda não seja reconhecida por muitos teóricos. A questão da subjetividade é apresentada como um dos aspectos problemáticos desse tipo de abordagem. Com relação à subjetividade nas pesquisas qualitativas, é verdadeiro afirmar: I- O mais adequado é que o pesquisador não utilize aspectos subjetivos na análise dos fenômenos, uma vez que isso não pode ser quantificado. O melhor é utilizar esse aspecto como complementação. II- A subjetividade ganha destaque, uma vez que nem sempre a quantificação pode apreender a dinâmica presente na vida cotidiana, cenário dos fenômenos sociais. III- A subjetividade refere-se à compreensão detalhada dos significados e das características das situações apresentadas pelos indivíduos em sua interpretação da realidade. IV- A objetividade apresentada por meio de diagramas e gráficos é o único meio de demonstrar uma verdade científica. a. II, III e IV. b. I e III. c. I e IV. d. II e III. e. I e II.

Questão 2 A preparação da pesquisa científica requer um planejamento para mais racionalmente organizar os procedimentos. Além da definição do tema, também representa uma das etapas mais importantes na elaboração do planejamento da pesquisa: a. A organização das técnicas para coleta de dados, uma vez que sem pensar nisso não há como obter informações para compor a investigação. b. Ter clareza em relação ao tempo destinado para a realização do estudo, uma vez que sem a pesquisa não pode durar indefinidamente. c. A formulação do problema de pesquisa, uma vez que dele decorrem as demais definições que serão necessárias ao estudo. d. O estabelecimento das hipóteses que significam respostas provisórias a todos os problemas que a pesquisa de alguma forma trará para ser investigado. e. A definição dos custos do projeto, pois, sem recursos financeiros disponíveis, não há como viabilizar muitas etapas do estudo.

Questão 1 A pesquisa qualitativa nas ciências sociais apresenta algumas características muito próprias. Como a pesquisa qualitativa é compreendida? a. A pesquisa que se apoia principalmente em dados empíricos e no que é verificado por meio da observação. b. No âmbito das ciências sociais, ela se ocupa de aspectos que não podem ser quantificados por se tratar de aspectos subjetivos. c. É aquela que apresenta mais qualidade do que as outras, devendo por isso ser a mais procurada d. Utiliza-se especialmente da quantificação para validar os dados obtidos no estudo. e. Utiliza-se de instrumentos objetivos e neutros para a obtenção dos dados. Questão 2 Minayo (2001) afirma que o conjunto de dados qualitativos e quantitativos não se opõem, e podem se complementar. Ao que se deve essa afirmação da autora? a. À ideia de que a oposição ocorre quando se utilizam instrumentos diferentes, pois o ideal é utilizar os mesmos instrumentos e os mesmos procedimentos. b. Ao fato de que a obtenção de dados qualitativos e quantitativos ocorre de maneira independente, portanto, não podem ser aplicados em um mesmo estudo científico. c. Ao fato de que no plano da pesquisa não se pode fazer qualquer afirmação dessa natureza, apenas suposições. d. À ideia de que a realidade espaço por eles abrangida interage de forma dinâmica, não cabendo nesse caso uma dicotomia. e. À ideia de que o predomínio sempre deve ser dos dados quantitativos, não havendo sobre isso qualquer oposição.

Questão 3 A pesquisa é organizada por meio de um fluxo, que precisa ser respeitado para garantir a interligação dos elementos. Analise as afirmativas a seguir sobre o fluxo da pesquisa: I. A formulação do problema é um dos aspectos centrais uma vez que disso depende a organização dos procedimentos e das técnicas para obtenção dos dados. II. As hipóteses como respostas provisórias ao problema só poderão ocorrer na medida em que o tenham delimitado. III. Muitas vezes é possível prever a coleta de dados sem ainda ter certeza sobre o problema central da pesquisa, pois para delimitá-lo há necessidade de leitura de textos que atualizem sobre o assunto. IV. Todo o processo de organização da pesquisa deve estar fundamentado num paradigma que também servirá para a escolha mais adequada dos instrumentos para coleta de dados. s apenas os itens: a. I e III. b. I, II e IV. c. III e IV. d. I e II. e. II e III.

Questão 4 A dicotomia entre as abordagens qualitativas e quantitativas é explicada em função das matrizes epistemológicas às quais as abordagens historicamente se vinculam. Contudo, muitos autores defendem a integração das abordagens. Com relação às características das abordagens qualitativas e quantitativas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): A abordagem qualitativa em estudos sociais se ocupa de aspectos da realidade que não podem ser quantificados, tais como valores, sentimentos, crenças, dentre outros. ( ) Nas abordagens quantitativas, a objetividade é aspecto central uma vez que o considerado real é aquilo visível e quantificável, os dados subjetivos não podem ser crivados pela ciência. ( ) Pelo fato de a abordagem qualitativa não empregar o material estatístico como meio de análise de um problema, não pode ser considerada como objetiva nem cientificamente válida. ( ) Na análise das informações, as técnicas estatísticas podem contribuir para verificar informações e isso é importante inclusive para pesquisas qualitativas. ( ) A correta sequência, de cima para baixo, é: a. F, F, V, F. b. V, V, F, V. c. V, F, F, V. d. F, V, V, F e. F, V, F, V. Questão 5 Analise a frase a seguir e identifique nas alternativas a sequência que preenche adequadamente as lacunas: O é um documento que deve apresentar as etapas da. Ele segue um fluxo que permite organizar as informações com vistas a o problema da pesquisa. Um aspecto que não pode ser descuidado é o que se refere ao, pois se relaciona aos custos da pesquisa. a. Projeto de pesquisa; pesquisa; responder; orçamento. b. Relatório; hipótese; definir; orçamento. c. Fluxo da pesquisa; pesquisa; verificar; método. d. Relatório; pesquisa; compreender; projeto. e. Projeto de pesquisa; coleta de dados; encontrar; tempo

Questão 1 Incorreto Quando se trata de pesquisa, uma das formas mais frequentes é a pesquisa bibliográfica. Sua importância está no fato de não ser apenas um tipo de pesquisa definido para estudar um tema, mas também de se apresentar como pré-requisito para a realização de todos os tipos de pesquisa. Com relação à pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir: I. Ela se serve de produções teóricas existentes sobre um determinado assunto. II. Para sua realização, são necessárias a seleção e a leitura do material, com anotações e fichamentos. III. A leitura destinada à elaboração de um trabalho científico tem características diferentes daquela que se faz em relação a um romance, por exemplo. IV. Documentos obtidos em arquivos públicos representam um tipo de fonte bibliográfica. Estão corretas apenas as afirmativas: a. Apenas as afirmativas III e IV. b. Apenas as afirmativas II e IV. c. Apenas as afirmativas I, II e III. d. Apenas as afirmativas I e II. e. Apenas as afirmativas I e III.

Questão 2 Na pesquisa documental, a fonte para coleta de dados está restrita a documentos que podem ser escritos ou não. Analise as opções a seguir e identifique aquelas que se caracterizam como fontes documentais: I. Documentos de arquivos públicos, diários e relatos de viagem. II. Objetos, gravuras e pinturas. III. Fotografias, publicações parlamentares e administrativas. IV. Estatísticas, mapas, cartas e contratos. Estão corretas: a. Apenas as afirmativas II e IV. b. Apenas as afirmativas I, II e III. c. Apenas as afirmativas I e III. d. Apenas as afirmativas II, III e IV. e. As afirmativas I, II, III e IV.

Questão 1 A pesquisa bibliográfica é um tipo que faz parte de todos os estudos científicos. Considera-se como aspectos importantes sobre a pesquisa bibliográfica: I. Por meio dela se compreende a constituição histórica do objeto de estudos. II. A pesquisa bibliográfica torna acessível o conhecimento produzido sobre o assunto. III. Ela pode tornar-se desnecessária em estudos empíricos, porém o que for produzido a partir desse estudo servirá de fonte para outras pesquisas. IV. Por trabalhar com dados primários, possibilita uma análise inédita sobre o conteúdo da documentação. É correto o que se afirma apenas em: a. I e IV. b. III e IV. c. II e III. d. I e II. e. I, II e IV.

Questão 2 Uma das características principais da pesquisa documental é: a. A fonte de coleta de dados está restrita a documentos escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. b. São os dados secundários obtidos de livros, artigos, jornais, publicações etc. c. A fonte de coleta de dados é somente os documentos disponibilizados pelas empresas, desconsiderando-se outros documentos. d. Também é um tipo de pesquisa bibliográfica uma vez que os dados são somente aqueles registrados por meio de material escrito. e. Pode ser realizada sem apoio a pesquisa bibliográfica, representando, em razão disso, uma pesquisa diferenciada.

Questão 3 Incorreto As pesquisas na área da Administração, seja o tipo que for, precisam ser também bibliográficas, uma vez que por meio desse tipo de pesquisa é que se obtém maiores conhecimentos sobre o assunto que se pretende investigar. Pode-se realizar um estudo somente utilizando a pesquisa bibliográfica, o que se justifica em razão de: I. Oferecer meios para definir e resolver inclusive problemas que ainda não se consolidaram suficientemente, por meio do estudo das pesquisas e publicações feitas. II. Propiciar um exame do tema definido sob novo enfoque, não se limitando a ser mera repetição. III. Não existirem fontes suficientes para se realizar estudos empíricos ou de cunho descritivo. IV. Colocar o pesquisador em contato com o maior número de publicações sobre determinado assunto, o que possibilita o confronto entre os resultados, levando a análises que podem ser inovadoras. É correto o que se afirma apenas em: a. I, III e IV. b. I e II. c. II e IV d. I, II e IV. e. I, II e III.

Questão 4 Estabeleça a correta relação entre a pesquisa bibliográfica e documental e suas respectivas fontes: 1 Fontes bibliográficas. 2 Fontes documentais. ( ) Livros, artigos publicados em revistas científicas. ( ) Documentos de arquivos públicos ou particulares. ( ) Relatos, diários e autobiografias. ( ) Publicações parlamentares e administrativas. A correta sequência é, de cima para baixo: a. 2, 1, 1, 2 b. 2, 2, 2, 1. c. 1, 2, 1, 2. d. 1, 2, 2, 2. e. 1, 2, 2, 1.

Questão 5 É um equívoco pensar que a pesquisa bibliográfica é mais fácil que outros tipos. Isso se justifica em razão de ela: a. Ser simples observação dos dados contidos nas fontes bibliográficas selecionadas para o estudo. b. Exigir disciplina e atenção tanto no percurso metodológico definido quanto nas soluções ao problema da pesquisa. c. Ser efetivamente limitada, sendo, contudo, parte importante para qualquer estudo científico. d. Apesar de dispensar o roteiro de pesquisa, ter muita dificuldade em ser realizada, pois nem sempre se encontram as fontes necessárias. e. Dispensar a fase empírica, que é uma das mais cansativas quando se realiza um estudo científico.

Questão 1 O projeto de pesquisa deve ser estruturado em três partes: pré-textual, textual e pós-textual. Os elementos pré-textuais devem apresentar: a. Introdução, problema da pesquisa, objetivos, metodologia, referências. b. Capa, folha de rosto, sumário, listas. c. Introdução, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma. d. Referências, anexos, apêndices e glossário. e. Capa, folha de rosto, introdução, justificativa.

Questão 2 Sobre a observação como técnica para a coleta de dados, analise as afirmativas que seguem: I. É um instrumento que permite apreender aspectos nem sempre explícitos em outras técnicas para coleta de dados, como o questionário. II. Embora seja um instrumento importante em pesquisas sociais, deve ser utilizada em articulação com outras técnicas. III. Nem todos os estudos, mesmo na área da Administração, requerem o uso do questionário, uma vez que isso depende dos objetivos da pesquisa. IV. O registro da observação deve ser feito imediatamente, num documento denominado diário de campo. Estão corretas: a. Apenas as afirmativas I e III. b. Apenas as afirmativas II e III. c. As afirmativas I, II, III e IV. d. Apenas as afirmativas I e IV. e. Apenas as afirmativas II e IV.

Questão 3 Em estudos da Administração, é possível integrar diferentes instrumentos para coleta de dados, uma vez que essa escolha depende do que se pretende responder com a pesquisa. Sobre o questionário, é possível afirmar que uma das suas vantagens é alcançar o maior número de pessoas, o que representa um ganho para a pesquisa. Podemos indicar como um dos problemas do questionário: a. Os respondentes não precisam se identificar. b. Atende às necessidades de representatividade de um grupo de respondentes. c. Seu custo pode ser minimizado se enviado por meio eletrônico. d. A necessidade de entregá-lo pessoalmente para todos os respondentes. e. As respostas são limitadas às opções que as questões fechadas oferecem.

Questão 1 Com relação ao Projeto de Pesquisa, analise as afirmativas a seguir: I. Decorre de um processo de planificação, no qual o pesquisador deverá prever todas as etapas que comporão o estudo. II. Precisa prever não apenas o tema e o problema, mas também a forma como dados para responder às questões adequadamente. III. Pode ou não aplicar a norma específica, a depender da necessidade do estudo. IV. É um documento que, ao ser organizado, possibilita refletir de maneira objetiva sobre o que será investigado. É correto o que se afirma apenas em: a. I e IV. b. I, II e III. c. I, II e IV. d. IV. e. II e III. Questão 2 Conforme a NBR 15287 (ABNT, 2011), o projeto é estruturado em três partes: a. Pré-textual e pós-textual. b. Introdução, desenvolvimento e conclusão. c. Pré-textual, textual e pós-textual. d. Introdução, textual e conclusão. e. Textual e pós-textual.

Questão 3 Em pesquisas sociais é bastante comum a coleta de dados empíricos, sendo que a observação é uma das formas utilizadas para responder à questão central da pesquisa. É possível utilizar-se somente da observação para responder ao problema da pesquisa? a. Sim, a observação pode ser bastante válida se for destacado um número representativo de fenômenos parecidos para serem observados. b. Depende da situação, muitas vezes não existe outra forma de se analisar o fenômeno. c. Não, uma vez que a observação também requer que os participantes respondam a alguns questionamentos. d. Não, uma vez que o observador do fenômeno social é também parte dele, não havendo neutralidade na análise. e. Sim, pois a observação foi considerada como técnica válida inclusive em estudos na área das ciências da natureza.

Questão 4 A entrevista e o questionário são instrumentos que permitem maior objetividade na coleta de informações junto ao grupo de interesse da pesquisa. Sobre esses instrumentos, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): A entrevista é considerada como um diálogo no qual o entrevistado responde a um conjunto de perguntas que atendam aos objetivos da pesquisa, sendo mais adequado seguir um roteiro para manter a objetividade ( ). Na definição dos indivíduos a serem entrevistados, o mais adequado é estabelecer um número bastante representativo, ainda que isso consuma muito tempo da pesquisa ( ). O questionário pode ser elaborado com perguntas abertas, fechadas ou com os dois tipos de perguntas, de acordo com a necessidade da pesquisa ( ). Não é adequado em uma mesma pesquisa utilizar questionários e entrevistas, pois são instrumentos muito parecidos, sendo mais adequado variar os instrumentos ( ). A sequência correta de indicações, de cima para baixo, é:: a. V, F, V, F. b. F, V, F, F. c. V, V, V, V. d. F, V, F, V. e. F, F, V, V.

Questão 5 No projeto de pesquisa, os elementos textuais correspondem à parte do trabalho na qual o investigador irá descrever o conteúdo propriamente dito. Nessa parte o pesquisador irá prever a metodologia do estudo, que conterá: a. Definição do problema da pesquisa com a contextualização necessária para a compreensão do que se pretende e sua clara delimitação. b. Somente a população-alvo que interessa à pesquisa, com a delimitação do grupo amostral uma vez que isso é o que definirá a validade dos resultados. c. Os procedimentos a serem utilizados para coleta de dados, locais onde serão levantados, população e amostra, e forma de organização e análise d. A fundamentação teórica com a justificativa sobre a importância e relevância do estudo. e. Definição dos objetivos da pesquisa deixando claro o que se pretende alcançar ao final do estudo e as etapas intermediárias.

Questão 1 Recomenda-se que o projeto de pesquisa atenda em sua estrutura a NBR 15287 (2005) da ABNT. De acordo com esta norma, o documento deverá estar organizado em três partes: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos textuais compreendem: a. Capa, folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas e sumário. b. Capa, folha de rosto, sumário, introdução, justificativa e metodologia. c. Introdução, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma. d. Introdução, justificativa, metodologia, cronograma e referências. e. Sumário, introdução, objetivos, metodologia e cronograma.

Questão 2 Com relação aos instrumentos mais utilizados para coleta de dados em pesquisas sociais, estabeleça a correta relação: 1. Questionário. 2. Entrevista. 3. Observação. ( ) Esta técnica permite apreender os fatos no momento em que ocorrem, devendo o pesquisador ter o cuidado com o registro imediato. ( ) É um instrumento que permite obter informações diretamente da pessoa, tendo o pesquisador a oportunidade de observar também suas reações durante a aplicação da técnica. ( ) É uma técnica que precisa ser utilizada em articulação a outras, em função da necessária validade científica. ( ) É um instrumento imparcial que permite maior facilidade na obtenção de informações. A sequência correta é: a. 2, 1, 3, 3. b. 3, 2, 3, 1. c. 1, 1, 2, 3. d. 2, 3, 1, 2. e. 1, 2, 3, 1.

Questão 3 A pesquisa bibliográfica é um tipo de pesquisa necessário para todos os estudos científicos. Portanto, não há como desenvolver uma pesquisa sem buscar fundamentar o estudo em fontes bibliográficas. Sobre a pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas abaixo: I. Todos os estudos requerem a fase bibliográfica, exceto aqueles de caráter empírico que buscam resolver situações muito novas para as quais ainda não existam fontes suficientes. II. A pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre um determinado assunto, ela propicia o exame do tema sob um novo enfoque ou uma nova abordagem, o que favorece conclusões inovadoras. III. São consideradas fontes bibliográficas os documentos oficiais, as legislações e as fontes estatísticas. IV. A pesquisa bibliográfica trabalha principalmente com fontes primárias, em geral obtidas pelo próprio autor da pesquisa. Assinale a alternativa correta: a. É verdadeira apenas a afirmativa II. b. São verdadeiras apenas as afirmativas II, III e IV. c. São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e III. d. São verdadeiras apenas as afirmativas II e IV. e. São verdadeiras apenas as afirmativas I e III.

Questão 4 No planejamento da pesquisa, uma das etapas mais importantes se refere à formulação do problema da pesquisa. Este deve ser compreendido como: a. Os objetivos que se pretende alcançar com o estudo. Devem ser restabelecidos o objetivo geral e os objetivos específicos. b. A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, que deve ser elaborada na forma de pergunta para, assim, melhor orientar o processo de organização do estudo. c. A resposta provisória que pretende servir de indicador para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados. d. O tipo de pesquisa que será desenvolvido. Recomenda-se optar sempre pelas abordagens que permitam atender às necessidades do estudo. e. O momento em que o pesquisador define como irá obter os dados para o estudo, sendo este um problema para o pesquisador resolver.

Questão 5 No âmbito das ciências sociais, há três paradigmas que se destacam: o positivismo, o estruturalismo e o materialismo histórico dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Um dos grandes pensadores do positivismo foi Augusto Comte. Para ele, a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois, assim, haveria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( ) Para o estruturalismo, só existem duas formas de conhecimento científico: o das ciências lógicas e matemáticas e o das ciências empíricas. ( ) Para uma análise estruturalista, é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, analisálos em si mesmo e em relação ao conjunto. ( ) São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. A sequência correta é: a. V, F, F, F. b. F, V, V, F. c. F, V, F, V. d. V, F, V, V. e. V, V, V, F.