A existência de pontes de hidrogênio só é possível entre compostos quando

01. Interações Intermoleculares:

(PUC Minas) Assinale o tipo predominante de interações entre as moléculas do éter dimetílico. A) Interações do tipo dipolo permanente / carga. B) Interações do tipo dipolo induzido / dipolo induzido. C) Interações do tipo dipolo permanente / dipolo permanente.

D) Interações do tipo dipolo / ligação de hidrogênio.


02.

(UEPG–PR) O nitrogênio, principal constituinte do ar atmosférico, é uma substância apolar que pode ser liquefeita a baixas temperaturas. Nesse estado, as forças que unem as moléculas umas às outras são conhecidas como: A) ligações de hidrogênio. B) interações dipolo-dipolo.

C) ligações metálicas.

D) pontes bissulfeto.

E) forças de London.

03. Interações Intermoleculares: (UFMG) A estrutura I representa a vanilina, molécula responsável pelo aroma da baunilha, e as estruturas II, III e IV representam três de seus isômeros:

A existência de pontes de hidrogênio só é possível entre compostos quando

Todas essas moléculas podem formar ligações de hidrogênio entre grupos pertencentes à mesma molécula, EXCETO:

A) I.

B) II.

C) III.

D) IV.

04. (UFC) A atividade contraceptiva dos DIUs (Diafragmas Intrauterinos) modernos é atribuída, em partes, à ação espermicida de sais de cobre (II) que são gradativamente liberados por esses diafragmas no útero feminino. Quanto aos sais de cobre (II) em meio aquoso, assinale a alternativa CORRETA:

A) Apresentam interações íon-dipolo.

B) Permanecem no estado sólido.

C) Envolvem interações entre espécies apolares.

D) A configuração eletrônica do íon cobre (II) é [Ar] 3d8.

E) O íon cobre (II) encontra-se na forma reduzida, Cu2–.

05. Interações Intermoleculares: (UFMG) Considere separadamente as substâncias tetracloreto de carbono, água, n-hexano e acetona, listadas na tabela de interações intermoleculares, nessa ordem.

A existência de pontes de hidrogênio só é possível entre compostos quando

Ligações Metálicas Exercícios com Gabarito.

06. Interações Intermoleculares: (UFC) Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Nature (v. 405, p. 681, 2000) mostrou que a habilidade das lagartixas (víboras) em escalar superfícies lisas como uma parede, por exemplo, é resultado de interações intermoleculares. Admitindo-se que a parede é recoberta por um material apolar e encontra-se seca, assinale a alternativa que classifica CORRETAMENTE

o tipo de interação que prevalece entre as lagartixas e a parede, respectivamente: A) Íon-íon B) Íon-dipolo permanente C) Dipolo induzido-dipolo induzido D) Dipolo permanente-dipolo induzido

E) Dipolo permanente-dipolo permanente

Estude também sobre:  Mistura de Gases Exercícios sobre Difusão e Efusão


07. (Unip-SP) O principal tipo de força atrativa que deve ser vencida para sublimar o gelo seco (CO2

sólido) é: A) ligação covalente. B) força de London (entre dipolos temporários). C) força entre dipolos permanentes (devido à diferença de eletronegatividade). D) ligação coordenada.

E) ligação iônica.


08. Interações Intermoleculares:

(UFES) A existência de pontes de hidrogênio só é possível entre compostos quando há: A) um elemento fortemente eletropositivo ligado a um átomo de hidrogênio. B) dois elementos, um fortemente eletropositivo e outro fortemente eletronegativo, ligados entre si. C) um elemento fortemente eletronegativo, dotado de pares de elétrons não compartilhados, ligado ao hidrogênio. D) um aumento muito grande na intensidade das forças de London.

E) uma ligação química entre o hidrogênio e os elementos de transição externa.

09.

(UNIRIO-RJ) A mãe de Joãozinho, ao lavar a roupa do flho após uma festa, encontrou duas manchas na camisa: uma de gordura e outra de açúcar. Ao lavar apenas com água, ela verificou que somente a mancha de açúcar desapareceu completamente. De acordo com a regra segundo a qual “semelhante dissolve   semelhante”, indique a alternativa que contém a força intermolecular responsável pela remoção do açúcar na camisa de Joãozinho. A) Ligação iônica B) Ligação metálica C) Ligação covalente polar D) Forças de London

E) Ponte de hidrogênio

10. Interações Intermoleculares: (Enem) Leia o texto a seguir:

Tecidos Inteligentes

Os tecidos térmicos são formados por fibras poliméricas cujas forças de atração intermolecular são do tipo ligações de hidrogênio. Quando a temperatura está elevada, há uma ruptura de tais interações e a consequente absorção de energia, diminuindo a temperatura do meio (a pele do usuário). Quando a temperatura está baixa, as interações atrativas são restabelecidas, liberando energia. Caso utilizássemos um tecido cujas unidades de repetição estivessem unidas por meio de dipolo induzido, o conforto térmico desse tecido: A) seria mais intenso do que se utilizássemos um tecido cujas unidades de repetição estivessem unidas por meio de dipolos permanentes. B) seria mais intenso do que se utilizássemos um tecido cujas unidades de repetição estivessem unidas por meio de ligações de hidrogênio. C) seria igualmente intenso do que se utilizássemos um tecido cujas unidades de repetição estivessem unidas por meio de ligações de hidrogênio.

D) seria menos intenso do que se utilizássemos um tecido cujas unidades de repetição estivessem unidas por meio de ligações covalentes.


E) seria menos intenso do que se utilizássemos um tecido cujas unidades de repetição estivessem unidas por meio de ligações de hidrogênio.

Estude também sobre:  Exercícios sobre Hidrólise Salina e Solução Tampão

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

Gabarito com as respostas dos exercícios de química sobre Interações Intermoleculares:

01. C;

02. E;

03. B;

04. A;

05. C;

06. C;

07. B;

08. C;

09. E;

10. E

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL

Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína

Conforme explanado no texto “Tipos de Forças Intermoleculares”, as moléculas das substâncias nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) se atraem por meio de uma das forças intermoleculares.

As três forças intermoleculares conhecidas são: dipolo induzido – dipolo induzido, dipolo permanente – dipolo permanente e ligação de hidrogênio. Entre elas, a ligação de hidrogênio é a mais forte. Alguns autores costumavam se referir a essa força intermolecular como pontes de hidrogênio; porém, o termo correto e aceito pela IUPAC é “ligação de hidrogênio”.

Esse tipo de interação ocorre quando a molécula possui hidrogênio ligado a flúor, nitrogênio ou oxigênio, que são átomos fortemente eletronegativos.

A ligação de hidrogênio é um exemplo extremo da ligação dipolo permanente-dipolo permanente. Pois o hidrogênio de uma molécula constitui um polo positivo, que se liga a um desses átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio de outra molécula, que constituem o polo negativo delas.

Normalmente, as ligações intermoleculares ocorrem com as substâncias nos estados líquido e sólido. Além disso, visto que é uma força de atração muito intensa, é necessária uma energia bem alta para rompê-la.

Uma substância que apresenta essa força intermolecular é a própria água. Observe como isso ocorre na ilustração abaixo:

Observe que cada molécula de água fica circundada espacialmente por outras quatro moléculas de água, sendo que as ligações de hidrogênio ocorrem pela ligação entre o hidrogênio de uma molécula (polo positivo) com o oxigênio de outra (polo negativo).

As ligações de hidrogênio explicam vários fenômenos da natureza, veja os seguintes exemplos:

  • O fato de o gelo flutuar na água: O gelo é menos denso do que a água e, consequentemente, flutua nela. Isso ocorre porque enquanto no estado líquido as ligações de hidrogênio que ocorrem entre as moléculas de água estão dispostas numa forma desorganizada, as ligações de hidrogênio nas moléculas do gelo são mais espaçadas e organizadas, formando uma estrutura rígida de forma hexagonal, que faz as moléculas ocupar um espaço bem maior do que ocupariam se estivessem no estado líquido.

É inclusive por isso que se colocarmos água no volume total de uma garrafa e a colocarmos posteriormente em um refrigerador, seu volume se expandirá e a garrafa irá rachar.

Assim, haverá a mesma quantidade de moléculas por unidade de volume, o que diminui a densidade, segundo a fórmula da densidade: d = m/v. Haverá espaços vazios entre os hexágonos formados, diminuindo a densidade dessa substância.

  • Ionização dos ácidos: Apesar de as ligações de hidrogênio serem aproximadamente dez vezes mais fracas que as ligações covalentes; em determinadas circunstâncias elas conseguem romper as ligações covalentes. Por exemplo, no caso mostrado a seguir, o ácido clorídrico é dissolvido em água. O oxigênio da água atrai mais o hidrogênio ligado ao cloro do ácido do que o próprio cloro, dando origem aos íons hidrônio (H3O+) e cloreto (Cl-). Esse fenômeno é denominado de ionização:
  • Tensão superficial da água: as moléculas que estão na superfície do líquido se atraem pelas ligações de hidrogênio somente com as moléculas ao seu lado e abaixo, pois não existem moléculas acima. Já as moléculas que estão abaixo da superfície realizam esse tipo de ligação com moléculas em todas as direções, o resultado é a formação de uma espécie de película ou fina camada na superfície da água, que a envolve.

Isso explica o fato de insetos poderem permanecer sobre ela e também o fenômeno da forma esférica das gotas de água.

Por Jennifer Fogaça

Graduada em Química