As Escolas Literárias caem de forma recorrente no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e dos principais vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou exercícios sobre Arcadismo e um resumo sobre a matéria. Leia o nosso resumo antes de responder as questões sobre arcadismo. O que foi o Arcadismo?O arcadismo é chamado também de setecentismo ou neoclassicismo e representa a criação literária brasileira do século XVIII. O movimento artístico sofreu grande influência da mitologia grega, como por exemplo o nome Arcádia, que faz referência a região sul da Grécia, que foi nomeada dessa forma por causa do semideus Arcas, filho de Zeus e de Calisto. Qual era o Contexto Histórico do Arcadismo?Entenda como foi essa fase para responder os Exercícios sobre Arcadismo. A ascensão do Iluminismo, que considerava o racionalismo e a ciência como o progresso, caracteriza de forma marcante esse período. A independência dos Estados Unidos estava em processo e gerou abertura para outros movimentos de independência em toda a América, como a independência do Brasil. Principais características do Arcadismo:
O que foi o Arcadismo no Brasil?O arcadismo no Brasil foi um movimento literário que se iniciou no século XVIII, com obras líricas, satiricas e épicas. O livro “Obras poéticas” foi o marco inicial do arcadismo brasileiro, escrito por Cláudio Manuel da Costa em 1768. Os principais autores dessa fase estão presentes em Vila Rica (atualmente é a cidade de Ouro Preto), Minas Gerais. Os principais autores do arcadismo brasileiro são :
O autor Tomaz Antonio Gonzaga,Silva Avarenga e Alvarenga Peixoto participaram ativamente da Conjuração Baiana, juntamente com Tiradentes. Agora é a sua vez de testar os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Arcadismo. Exercícios sobre Arcadismo com gabarito1 – (ITA) – Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a: a) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão. b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica. c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita. d) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português. e) A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama. 2 – (UFSCar) – Texto 1 Eu quero uma casa no campo do tamanho ideal pau-a-pique e sapê Onde eu possa plantar meus amigos meus discos meus livros e nada mais (Zé Rodrix e Tavito) Texto 2 Se o bem desta choupana pode tanto, Que chega a ter mais preço, e mais valia, Que da cidade o lisonjeiro encanto; Aqui descanse a louca fantasia; E o que té agora se tornava em pranto, Se converta em afetos de alegria. (Cláudio Manuel da Costa) Embora muito distantes entre si na linha do tempo, os textos aproximam-se, pois o ideal que defendem é a) o uso da emoção em detrimento da razão, pois esta retira do homem seus melhores sentimentos. b) o desejo de enriquecer no campo, aproveitando as riquezas naturais. c) a dedicação à produção poética junto à natureza, fonte de inspiração dos poetas. d) o aproveitamento do dia presente – o carpe diem-, pois o tempo passa rapidamente. e) o sonho de uma vida mais simples e natural, distante dos centros urbanos. 3 – (FESP) – Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo: a)Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira. b) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período. c) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade em um quadro idealizado. d) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político. e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé. Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet. 4 – (UFRGS) – Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir: I – Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera Achar-te uma alma, que por ti suspira (…) II – Glaura! Glaura! Não respondes? E te escondes nestas brenhas? Dou às penhas meu lamento; Ó tormento sem igual! III – Minha bela Marília, tudo passa: A sorte deste mundo é mal segura Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça. Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente: a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga. b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto. c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão. e) José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga 5 – (ENEM-2008) – Torno a ver-vos, ó montes; o destino (verso 1) Aqui me torna a pôr nestes outeiros, Onde um tempo os gabões deixei grosseiros Pelo traje da Corte, rico e fino. (verso 4) Aqui estou entre Almendro, entre Corino, Os meus fiéis, meus doces companheiros, Vendo correr os míseros vaqueiros (verso 7) Atrás de seu cansado desatino. Se o bem desta choupana pode tanto, Que chega a ter mais preço, e mais valia (verso 10) Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto, Aqui descanse a louca fantasia, E o que até agora se tornava em pranto (verso 13) Se converta em afetos de alegria. Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9. Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção. a) Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”. b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia. c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional. d) A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole. e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria. 6 – (Cescem) – O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768: a) com a fundação de Arcádia de Lusitana. b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense. c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina. d) pela vinda da família real para o Brasil. e) nenhuma das anteriores. 7 – (UFV) – Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que: a) produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre matéria e espírito. b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa. c) além das características européias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional. d) apresenta já completa ruptura com a literatura européia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira. e) presente sobretudo em obras de autores mineiros como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Basílio da Gama, caracteriza-se como expressão da angústia metafísica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvação e o gozo material da vida. Confiras as respostas dos Exercícios sobre Arcadismo no gabarito abaixo. Respostas dos Exercícios sobre ArcadismoExercício resolvido da questão 1 – e) A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama. Exercício resolvido da questão 2 – a) o uso da emoção em detrimento da razão, pois esta retira do homem seus melhores sentimentos. Exercício resolvido da questão 3 – e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé. Exercício resolvido da questão 4 – a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga. Exercício resolvido da questão 5 – b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia. Exercício resolvido da questão 6 – c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina. Exercício resolvido da questão 7 – c) além das características européias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional. Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Gostou dos nossos Exercícios sobre Arcadismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações. Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais. Experimente agora! |