Quem usa aparelho tem que fazer limpeza de quanto em quanto tempo

Profilaxia: a palavra pode parecer estranha para alguns, mas, de certa forma, você realiza essa ação todos os dias. O termo indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional. Entretanto, e os pacientes com aparelho ortodôntico? Nesses casos, sabemos que a higiene pode ser dificultada, porém, nunca abandonada. Para entender melhor como funciona a profilaxia nestes casos, conversamos com o profissional Igor Bittencourt. Confira!

Como é feita a profilaxia dentária?

Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação supervisionada. Vale ressaltar que ela deve ser realizada pelo dentista com o motor de baixa rotação.
Assim, após essa escovação, o odontologista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente. O grande benefício dessa limpeza é a remoção do biofilme dentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que torne-se como um hábito.

E para quem usa aparelho ortodôntico, pode ser feita a profilaxia?

O aparelho ortodôntico traz algumas modificações nos hábitos e cuidados do pacientes. No entanto, a higiene bucal continua demandando, ainda mais, uma grande atenção. Por isso, o dentista afirma que a profilaxia é possível e extremamente importante nesses casos. “O aparelho dificulta a higiene do paciente, o que faz a retenção de placa aumentar”, ressalta o odontologista. Por isso, em pacientes ortodônticos a realização desse procedimento é ainda mais indicado. Ela é realizada da mesma maneira que alguém sem aparelho ortodôntico. Além das etapas comuns, é usado também o passa fio para corrigir e acertar a utilização do fio dental. Assim sendo, não deixe de controlar suas idas ao consultório, para que sua saúde bucal continue em dia.

Algum prejuízo pode ocorrer caso ela não seja feita?

Para os pacientes que seguem e possuem em sua rotina uma higiene bucal correta, o dentista esclarece que não há nenhum prejuízo para a saúde bucal se a profilaxia no consultório não for feita. “A profilaxia pode ser realizada pelo paciente, apenas com o hábito e o correto uso da escova e fio dental”, destaca ele. No entanto, vale ressaltar que a raspagem do tártaro deve ser realizada exclusivamente pelo dentista para que nenhum prejuízo com a saúde da boca aconteça.

Este artigo tem a contribuição do especialista:


Igor Bittencourt - Especialista em Periodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 43319

Usa aparelho e precisa fazer limpeza nos dentes com o dentista? Se sim, você sabe como é feita a profilaxia com aparelho ortodôntico? Esse procedimento é muito importante por evitar problemas bucais, como as cáries. Portanto, você não pode deixar de fazê-lo com regularidade.

O cuidado deve ser ainda maior por parte de pacientes que usam aparelho dentário, já que o dispositivo dificulta um pouco mais o processo de higienização. Aliás, a profilaxia não substitui a atenção com a higiene em casa. Portanto, siga as demais recomendações do seu dentista para manter a saúde bucal em dia.

Neste post, mostramos o que é profilaxia dentária e como ela é feita em pacientes que usam aparelho ortodôntico — ou não. Confira!

O que é profilaxia dentária?

Nada mais é que a limpeza dos dentes feita no consultório odontológico. Durante o procedimento, o dentista higieniza cada dente de modo individual, assim como a porção mais interna da gengiva. Para tanto, utiliza aparelhos específicos.

O objetivo da profilaxia dentária é remover manchas, tártaros e placas bacterianas dos dentes. Sendo assim, esse tipo de procedimento é de fundamental importância por prevenir doenças periodontais e bucais, como as cáries, devendo ser realizado com regularidade.

É possível fazer profilaxia com aparelho ortodôntico?

Sim. Inclusive, pode ser necessário realizar a profilaxia com aparelho ortodôntico mais vezes do que se o paciente não utilizasse o dispositivo dentário. Isso porque o aparelho, de certo modo, dificulta a higienização da região bucal, propiciando o surgimento de placa bacteriana e doenças.

Como é feita a limpeza nos dentes?

A profilaxia em pacientes que usam aparelho ortodôntico é realizada da mesma forma que nos demais. A diferença é a utilização de passa fio para corrigir e acertar o uso do fio dental.

A seguir, listamos as etapas da limpeza nos dentes feita por dentistas dentro das clínicas odontológicas. Veja!

Remoção de tártaro

Primeiro, o dentista utiliza um aparelho de ultrassom que emite vibrações, a fim de quebrar as placas de tártaro impregnadas na superfície dos dentes para removê-las.

Refinamento

O refinamento é a raspagem do tártaro com o uso de curetas manuais. Tal procedimento é feito apenas na parte exposta dos dentes (coroa) e ligeiramente no sulco gengival (espaço entre a superfície do dente e o tecido gengival).

Polimento

Depois, é preciso polir a superfície dental a fim de torná-la lisa o bastante para impedir a aderência de placas bacterianas, evitando também a formação de tártaros. Para tanto, o dentista utiliza escovas ou taças de borracha (instrumento odontológico).

Aplicação de flúor

O flúor ajuda a devolver os minerais dos dentes, o que propicia a produção de cálcio, deixando-os mais fortes. Além disso, o produto é importante para prevenir o aparecimento de cáries. Por isso, deve ser utilizado ao fim do processo de limpeza.

E então, entendeu a importância da profilaxia com aparelho ortodôntico? A recomendação é fazê-la, ao menos, duas vezes ao ano. Porém, verifique com o seu dentista se é preciso repeti-la com mais frequência. Lembrando que, seja qual for o caso, esse procedimento não substitui a higienização feita em casa. Logo, atente à escovação após as refeições e ao uso do fio dental.

O post foi útil? Se você precisa fazer profilaxia ou agendar uma consulta odontológica, entre em contato agora mesmo com a Qualimplan!

O aparelho ortodôntico fixo serve para alinhar os dentes e garantir um sorriso incrível. No entanto, é indispensável ser cuidadoso na escovação e limpeza do dispositivo. Já pensou terminar o tratamento com placa, tártaro, cáries e até gengivite?

É importante que o paciente não tenha pressa para fazer essa higienização, já que o aparelho é composto por muitas peças, ou seja, exige atenção para que todos os restos de alimentos sejam completamente eliminados.

Se você tem dúvidas de como fazer essa limpeza da forma correta, confira as 5 dicas que trouxemos neste post!

1. Passe o fio dental uma vez ao dia

O fio dental é imprescindível na higienização bucal de quem usa aparelho ortodôntico fixo. Ele consegue fazer uma limpeza completa, eliminando os restos de alimentos em locais onde a escova não chega e entre as partes do aparelho.

Se o seu dia a dia for corrido, procure incluir o item na higiene pelo menos uma vez ao dia e, se possível, antes de dormir.

2. Utilize as ferramentas certas

Sabemos como a limpeza bucal fica mais complicada com o aparelho fixo. Por isso, para facilitar o processo, vale contar com as ferramentas certas. O passa fio, por exemplo, é uma espécie de agulha plástica que guiará a passagem do fio dental entre o aparelho e entre os dentes.

As escovas ortodônticas também funcionam como grandes aliadas porque conseguem se encaixar aos bráquetes. Já as interdentais ajudam bastante na higienização dos espaços entre os dentes, pois têm cabeça pequena e cerdas cilíndricas.

Por fim, a limpeza pode ficar ainda mais completa com a higienização da língua, que deve ser feita com uma peça plástica chamada de limpador lingual.

3. Evite certos alimentos

Uma dica certeira para auxiliar na hora da higienização de quem usa o aparelho ortodôntico fixo é selecionar bem os alimentos. Isso mesmo! Alguns itens podem ficar grudados nas peças metálicas e dar aquele trabalhão na hora de limpar.

Assim, a recomendação é evitar alimentos mais grudentos, como chicletes, brigadeiro e balas de goma. Ficar longe de opções que soltam fiapos, como a manga, também ajuda.

Além disso, é importante que o paciente não consuma itens muito duros, como torresmo, pipoca ou amendoim, a fim de não danificar os componentes do aparelho.

4. Troque a sua escova com frequência

Se a sua escova estiver com as cerdas gastas você não conseguirá fazer uma limpeza eficiente. Por isso, fique atento ao estado desse item: faça a troca a cada 3 meses ou quando perceber que está desgastado e com as cerdas amassadas, por exemplo.

5. Faça a limpeza no dentista regularmente

A profilaxia, aquela limpeza mais completa realizada pelo dentista, dará uma forcinha para garantir uma boca saudável. O procedimento consegue limpar todos os cantinhos e partes do aparelho.

Além disso, é um momento para fazer a aplicação de flúor e garantir um sorriso mais protegido. Faça a profilaxia a cada 6 meses ou de acordo com a orientação do profissional.

Seguindo as nossas dicas, será mais fácil fazer a limpeza do aparelho ortodôntico fixo. Não fique com preguiça de realizar a higienização. Pense que, no momento em que for retirar o dispositivo, você exibirá um sorriso bonito e saudável!

Tem mais algum truque para facilitar a limpeza com o aparelho? Conte para a gente, deixando um comentário no post!