Quem faz Sleeve precisa tomar vitaminas

Com muitos pacientes sofrendo com dificuldade de perda de peso e obesidade, a cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais procurada.  Este tipo de procedimento sempre altera o sistema digestivo do paciente, e por isso necessita de muitas adaptações ao longo da vida a partir do pós-operatório.

Embora o paciente consiga levar uma vida normal após a cirurgia, é necessário tomar alguns cuidados. Entenda porque é preciso tomar vitaminas após a cirurgia bariátrica.

Cirurgia bariátrica

Atualmente, há dois tipos principais de técnicas de cirurgia bariátrica usadas por cirurgiões de todo o mundo. Uma das técnicas remove parte do estômago, reduzindo o seu tamanho. A outra técnica consiste no desvio de parte do estômago, ligando-o diretamente ao intestino e desviando a outra parte do estômago, que fica sem digestiva direta. 

Quem faz Sleeve precisa tomar vitaminas

Independentemente da técnica utilizada, a cirurgia bariátrica resulta em uma grande perda de peso, especialmente nos seis primeiros meses. Conforme os meses vão se passando, a perda de peso se estabiliza.

Vitaminas e nutrientes

Após passar pela cirurgia bariátrica, a ingestão de nutrientes e vitaminas passa a ser menor. Isso ocorre pois as técnicas cirúrgicas da bariátrica modificam o sistema de absorção dos nutrientes.

Devido a isso, é inevitável que os pacientes, momentos depois do pós-operatório, passem a ingerir vitaminas para repor todos os nutrientes que não estão mais sendo absorvidos de forma natural.

Quais vitaminas devo ingerir?

Os polivitamínicos são suplementos que contêm combinações de minerais e vitaminas que devem estar presentes em nosso organismo. Caso o paciente pós-bariátrica não faça uso de polivitamínicos, poderá haver queda de cabelo, problemas oftalmológicos, queda da imunidade, perda de massa muscular e outros  tantos sintomas.

Complexo B

O complexo de vitamina B é fundamental para inúmeras funções do organismo humano. Caso o paciente tenha a carência dessas vitaminas, os sintomas podem englobar dores e fraquezas musculares, câimbras, anemia, perda de memória e até mesmo confusão mental.

A cirurgia bariátrica também pode afetar a absorção de cálcio e vitamina D dos alimentos. Por isso, a dieta do paciente precisa ser rica em leite e seus derivados (com baixo teor de gordura). E claro, o paciente precisa incluir também em sua dieta suplementos de cálcio e vitamina D.

Como incluir suplementos e vitaminas na minha dieta?

É importante que você entenda que quem irá dizer a quantidade dos suplementos e vitaminas na sua rotina é o seu cirurgião bariátrico e sua equipe. O seu médico, por ter realizado a sua cirurgia, já deve conhecer o seu organismo e ter os seus exames em mãos, por isso poderá te orientar quanto à sua dieta e alimentação para manter uma vida saudável.

Está pensando em realizar a cirurgia bariátrica? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento cirúrgico. Fale conosco.

A cirurgia bariátrica pode causar grandes alterações nutricionais por comprometer a ingestão, digestão e absorção de nutrientes. Por isso, o paciente precisa estar atento antes, durante e depois do procedimento para que não ocorram complicações no organismo. E um desses cuidados pode incluir uma rotina de suplementos vitamínicos para bariátricos no pós-operatório.

Um estudo feito pela British Obesity and Metabolic Surgery Society (BOMSS) sugere que os pacientes que passaram por esse tipo de cirurgia talvez precisem tomar suplementos nutricionais ao longo da vida, além de manter uma dieta equilibrada.

Entretanto, a conformidade desses suplementos vitamínicos para bariátricos precisa ser verificada regularmente por um profissional de saúde, pois varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada em cada paciente.

A seguir, confira alguns dos principais suplementos indicados para os pacientes bariátricos de acordo com dados da BOMSS e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

Suplementos vitamínicos para bariátricos

Veja alguns dos mais indicados para esses pacientes.

Quem faz Sleeve precisa tomar vitaminas

Quem passou por cirurgia bariátrica pode precisar de suplementos, além de manter uma dieta equilibrada | Imagem: Shutterstock

Ferro

Quando está baixo no organismo pode causar a anemia ferropriva, já que diversos mecanismos do corpo estão ligados a esse nutriente. A suplementação de ferro pode ser recomendada para todos os tipos de cirurgia bariátrica, variando apenas a dose em cada caso.

Vitaminas do complexo B

A vitamina B12 e a vitamina B9 (ácido fólico), entre outras desse grupo, são necessárias para evitar dores, fadiga, cãibras, rachaduras na boca e língua, perda de memória, paralisias, confusão mental, entre outros problemas de saúde.

Cálcio e vitamina D

Necessário para manter a saúde dos ossos, o uso do mineral e da vitamina pode ser fundamental para quem passou por cirurgias que envolvem desvio intestinal.

Vale ressaltar que os nutrientes podem ser encontrados isolados ou combinados (polivitamínimo e mineral). E como consumir, quantidades e frequências devem ser estabelecidos por profissionais de saúde. Além disso, a recomendação de micronutrientes para pacientes após a cirurgia é uma recomendação muito particular que deve ser feita pelo profissional de saúde.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Capacidade Gástrica:

Bypass – reduz a 10-20% (30 a 50 ml)

Sleeve – reduz a 30% (150 ml)

Desvio Intestinal:

Bypass – desvio intestinal pequeno (+/- 100cm)

Sleeve – não tem desvio intestinal

Perda de peso:

Bypass – perda de aproximadamente 80 a 100% do excesso em 2 anos

Sleeve – perda de aproximadamente 70 a 80 % do excesso de peso

Controverso, alguns estudos mostram perda de peso igual, porém mais duradoura com Bypass (após 5 anos)

Tecnica mais utilizada:

Bypass

Indicação de técnica de acordo com o comportamento alimentar antes da cirurgia:

Bypass – come pouco várias vezes no dia (beliscador)

Sleeve – come muito de uma só vez

Retirada da parte exclusa do estômago: 

Bypass – não

Sleeve – sim

Síndrome de Dumping:

Bypass – pode ocorrer após se alimentar de doces e carboidratos

Sleeve – raro

Mecanismos para perda de peso:

Bypass – 2: desvio do intestino e redução do estômago

Sleeve – 1: redução de estômago

Tratamento para reganho de peso:

Bypass – pode fazer aplicação de plasma de argônio

Sleeve – pode transformar em Bypass

Reposição de vitaminas:

Bypass – resto da vida

Sleeve – resto da vida (dose menor)

Ghrelina (hormônio da fome) :

Bypass – diminuição do hormônio

Sleeve – diminuição do hormônio

PYY e GLP-1 (hormônios da saciedade e metabolismo da insulina (controle do diabetes):

Bypass – aumento do PYY e GLP-1 e metabolismo da insulina controlando o diabetes

Sleeve – não há

Alguns estudos apontam aumento destes hormônios também, porém como não há desvio intestinal este aumento é menor.

Refluxo:

Bypass – não piora o refluxo, geralmente melhora o refluxo

Sleeve – piora o refluxo

Hérnias internas: 

Bypass – chance de hérnia interna principalmente de Petersen

Sleeve – sem chance de hérnia de Petersen

Fístula:

Bypass – chance de fístula

Sleeve – chance de fístula (fístulas mais difíceis de serem tratadas)

Absorção de nutrientes:

Bypass – menor absorção de vitaminas (micronutrientes); com necessidade de reposição de vitaminas (tomar polivitamínicos)

Sleeve – menor absorção de vitaminas; com necessidade de reposição permanente (porém com dose mais baixa)

Reganho de peso:

Bypass – reganho de peso em 10 a 20 % dos pacientes após 5 anos

Sleeve – reganho de peso pode chegar a 40-60% dos pacientes em 5 anos

Possibilidade de reversão:

Bypass – sim

Sleeve – não

Resolução de comorbidades:

Bypass – 90 a 95%

Sleeve – indefinido

Técnica com mais estudos realizados:

Bypass

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064)