Qual é a importância do marketing?

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.

É uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.

O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) realizadas dentro de quatro eixos principais: preço, distribuição, comunicação e produto.

Ele pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. (Philip Kotler)

Apesar disso, o marketing significa mais do que vender, porque a venda é um processo de sentido único. É um processo com dois sentidos, com o objetivo de assegurar a obtenção do maior benefício possível. Nessa área são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e da sondagem de opiniões.

O marketing é uma filosofia: uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica: um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.

Philip Kotler criou um conceito até hoje utilizado chamado de Marketing Mix, também conhecido como os 4P's do marketing: produto, preço, praça e promoção.

Este conceito reúne as quatro características principais que são trabalhadas pelo marketing para atingir o melhor resultado possível em suas estratégias.

  • Produto: o produto é a peça chave do processo de marketing, que é colocado no mercado para suprir a necessidade de um grupo de possíveis clientes. Assim, faz parte do estudo do marketing compreender qual a necessidade dos clientes em potencial para disponibilizar no mercado um produto que possa atender à demanda existente.
  • Preço: é o valor final que um cliente deve pagar por um serviço, que é diretamente relacionado à maneira como ocorre a venda. Esta característica envolve todos os aspectos relacionados ao preço final do produto, como formas e estratégias utilizadas para facilitar o pagamento.
  • Praça: o conceito de praça se refere diretamente à forma de comercialização do produto com o cliente, assim como à escolha da melhor forma de estabelecimento de comunicação com os consumidores.
  • Promoção: a promoção se refere às estratégias que são utilizadas para demonstrar o potencial do produto colocado no mercado, ou seja, as técnicas que serão utilizadas para divulgar o serviço ou produto colocado à venda.

Áreas de atuação do marketing

O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada. Por exemplo: o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros.

O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado, reunidos em uma só pessoa.

Na Administração de Empresas, o marketing é um conjunto de atividades que envolve o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor. Também se refere às estratégias de comunicação e de vendas que superem a concorrência.

Em marketing, o conceito de valor pode ser definido como todos os benefícios gerados para o cliente em razão do sacrifício feito por este na aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais objetivos do marketing.

O conceito de marketing afirma que a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.

Tipos de marketing

Marketing digital

Com o alcance proporcionado pela internet e a explosão de redes sociais, surgiu o conceito de Marketing 3.0, em que as empresas buscam uma aproximação com os consumidores e potenciais clientes, monitorando suas opiniões sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

O marketing digital consiste em uma abordagem que utiliza a internet e outros meios digitais como instrumento para atingir os seus objetivos.

Desta forma, os consumidores têm papel fundamental na criação de novos produtos e serviços, adequados às reais necessidades do mercado.

Marketing pessoal

O marketing pessoal é uma ferramenta utilizada para a autopromoção, como forma de alcançar sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a própria imagem, além de influenciar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.

Na maior parte das ocasiões, esta expressão é usada para designar um modo de se expressar, que contribui para o alcance de um determinado objetivo, como um emprego, por exemplo.

Veja mais sobre o marketing pessoal.

Marketing de relacionamento

Esse tipo de marketing utiliza um conjunto de ações e estratégias para criar e manter um relacionamento positivo com os clientes.

O maior objetivo do marketing de relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, criando uma relação de proximidade dele com a marca, ao ponto que eles se tornem defensores e divulgadores da mesma.

O marketing digital é um conjunto de ações de divulgação e comunicação que uma empresa ou pessoa utiliza nas plataformas digitais, através da internet e dos meios eletrônicos.

Ela adota práticas de promoção de produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para que estes cheguem aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Marketing viral

Marketing viral é todo material publicitário que, ao ser utilizado, produz maior divulgação de uma marca, serviço ou produto, através do encorajamento de levar adiante a mensagem passada no material.

Esta ação de divulgação utiliza técnicas que recorrem a outros meios de comunicação já existentes, como as redes sociais e a internet em geral, para atingir seu principal objetivo.

Inbound marketing

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo a atração voluntária de clientes potenciais para a empresa.

Este conjunto de estratégias é baseado na ideia de criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo, para que seja possível conquistar a permissão para se comunicar com estes de maneira mais direta.

Dentro do inbound marketing existe o marketing de conteúdo, uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. É uma área especializada em fazer a produção de conteúdo com o objetivo de aumentar o engajamento e trazer novos clientes para uma empresa.

A principal estratégia para atingir esse objetivo é conseguir fazer a produção de conteúdos especializados e direcionados ao público-alvo, para chamarem atenção dos consumidores e aumentem a quantidade de novos clientes.

Apesar de muito falado atualmente, o marketing ainda é pouco ou erroneamente explorado pelas empresas. Todo empreendedor, quando abre um negócio, foca quase que exclusivamente no produto ou serviço prestado. E só vão pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que eles estavam esperando. Outro equivoco, é pensar que o Marketing irá resolver todos os problemas da sua empresa como, melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, em um único dia.

Neste primeiro post, você irá entender (de uma maneira mais geral) qual é a importância do marketing para as empresas. Quando ele surgiu, o que ele estuda, alguns mitos e por que hoje é quase impossível para as empresas viver sem ele. Mas antes de dar continuidade ao assunto, vamos definir o que é Marketing.

1. Definição

Todos os livros, artigos e posts que encontrei pela internet, tem uma definição diferente para o Marketing. A primeira definição que eu ouvi e que trago (em parte) comigo até hoje é:

“Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.” 

Calma! Em nenhum momento eu falei que essa era a melhor definição, ou a mais certa, ou a que você deve usar em sua empresa. Ainda mais por que ela é a definição mais básica que tem. Focando no mundo dos negócios, o que você precisa entender da definição é, que o Marketing é tudo aquilo que empresa pode fazer pra efetuar uma venda.

E não estou falando somente das ações como uma promoção, ou uma propaganda. Estou falando de um passo antes disso, estratégias, táticas, planejamento, pesquisas. É entender como gerar valor, como efetuar uma venda, como ter lucro em uma negociação. É entender quais são as necessidades dos seus clientes e oferecer para eles o melhor produto/serviço. E é ai que vamos para a segunda definição:

“Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.“

Veja que essa segunda definição complementa a primeira e traz alguns pontos interessantes para a discussão.

  • Identificar. Enxergar as necessidades dos clientes e perceber como o seu produto pode atingi-lo da maneira mais eficaz possível
  • Antecipar. Estudar o comportamento dos clientes e prever como isso pode afetar, futuramente, a demanda do produto.
  • Satisfazer. Não uma única vez! Os clientes precisam sentir que o serviço prestado pela sua empresa gera algum benefício (satisfação) para ele.
  • Lucrativa. Ninguém cria uma empresa para fazer caridade. O ‘lucro’ é o objetivo principal e a sobrevivência de toda empresa.

Como o Marketing é bastante abrangente, existem outras definições mais específicas e mais completas, mas considero que os dois apresentados consigam explicar bem o que essa ciência faz.

2. História

Agora que você já compreende o que  o Marketing estuda, é interessante saber um pouco sobre como ele surgiu.

O Marketing, ao contrario do que muitas pessoas pensam, apareceu para suprir uma necessidade econômica e administrativa das empresas e não da comunicação. Ele surgiu, pois as empresas precisavam entender como funcionava o mercado, precisavam estudá-lo. Mas por que? Que necessidade seria essa?

Ali por volta de 1830-40 o mundo sofreu uma grande mudança na forma de produzir novos produtos. Máquinas a vapor foram criadas, linhas de produção montadas e com isso a padronização de produtos na chamada  Revolução Industrial. Somado a isso, ocorreu  o aumento da população, a divisão do trabalho, a especialização da mão-de-obra, o surgimento das primeiras marcas e consequentemente, a Concorrência .

“O Marketing visa entender as necessidades, desejos e valores de um mercado e promover a satisfação dele de forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes.”

3. A Importância do Marketing

É pelo fato de existir a competição no mercado, que o Marketing é tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamento, estudar concorrentes, monitorar marca, otimizar conversão, ser Top of Mind, pesquisar tendencias, planejar ações, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa.

E devido o Marketing ser uma ciência que estuda diversos segmentos do mercado, é muito comum ver o termo ‘marketing‘ associado a outras palavras que acabam criando novas áreas de estudo como:

Marketing 1.0/2.0/3.0 – Endomarketing – Geomarketing – Marketing Digital – Marketing Viral – Marketing de Guerrilha – Telemarketing  – Marketing online – Email Marketing – Marketing de Serviços – Marketing Politico – Marketing de conteúdo (Inbound Marketing) – Marketing direto – Mobile Marketing – Marketing Multi-nível – Marketing offline – Remarketing – Cross-Marketing – E tirando a palavra ainda temos:  Negociação – Comportamento – Gamefication – Assessoria – Visual Merchandising – Experiencia de usuário – Redes Sociais – Gestão de Marca entre outros.

Infelizmente muitas empresas ainda veem o Marketing de forma muito simplista e acreditam que fazê-lo se resume a distribuir flyers, fazer comercial, ter um site e enviar emails. Pode parecer exagero, mas enxergar  o Marketing dessa maneira, além de desperdício de recursos,  ao longo do tempo, pode culminar no fracasso de um empreendimento.

Também não estou dizendo que o Marketing é garantia de sucesso, mas que ele facilita a vida da empresa e diminui as chances de erro, isso sim. Como já comentado anteriormente, ele facilita a compreensão do mercado e implementação de ações, aumenta vendas e a lucratividade e identifica tendências para rápida adaptação.

Antes de atender um cliente é preciso entendê-lo. O marketing serve para isso. Lembre-se que o Sucesso da empresa é definido por quem compra o produto e não por quem o fabrica.

Abaixo você encontra um vídeo que gravei sobre o tema. Nele falo sobre competição, história do marketing no Brasil, alguns fundamentos básicos (4P), evolução e muito mais.

Sobre o Autor: Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado em Ciências da Computação Mackenzie e pós Graduado em Marketing e Comunicação Integrada pela Mackenzie, possui também MBA em Marketing Digital pela FGV. Wilson possui mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui

Última postagem

Tag