Qual a diferença entre mapa é imagem de satélite

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Qual a diferença entre mapa é imagem de satélite
Temática – Geografia – Produtos cartográficos: mapas, imagens de satélite, fotos aéreas. Disponível em: GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

Na aula de hoje vamos compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite, fotos aéreas. Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Produtos cartográficos: mapas, imagens de satélite, fotos aéreas.

5ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA| PROF.: WERLLEN

Produtos cartográficos: mapas, imagens de satélite, fotos aéreas.

Os mapas, as imagens de satélite, fotografia aérea são os principais produtos cartográficos. Eles representam partes da superfície ou toda a superfície da terra. São instrumentos que nos ajudam a conhecer, compreender e analisar a realidade. Vamos começar pelo valor da tecnologia empregada na produção dos produtos cartográficos. No tempo passado havia poucos recursos técnicos disponíveis, já nos dias atuais a técnica está bem avançada. Os computadores, com seus programas avançados, são importantes instrumentos de precisão para confecção de mapas, elaborado com base em fotos aéreas, imagens de satélite e dados numéricos, ampliando a capacidade de representar ou pensar no espaço. 

Os mapas

Atualmente os mapas são feitos com auxílio de computadores que têm grande capacidade de armazenar e organizar muitas informações.  

Avanço tecnológico e mapas digitais na atualidade – Durante muitos séculos os mapas foram feitos à mão, desenhados em pedras, pergaminhos e depois, em papel. Com o desenvolvimento tecnológico, os mapas passaram a ser elaborados com maior precisão. Graças ao auxílio de programas de computador, hoje os mapas podem se apresentar na versão digital, ou seja, um arquivo eletrônico que pode ser consultado a qualquer momento, sem a necessidade de reproduzir em papel.  Um exemplo muito conhecido é, através de um celular, com o uso do GPS, receber informações de satélites artificiais sobre a localização dos lugares.

As fotos aéreas

São muito utilizadas pelo governo por empresas na elaboração de mapas. Nas atividades cotidianas, ou seja, no dia-a-dia, as fotos aéreas servem para diversos estudos, entre eles, planejamentos urbanos e agropecuários.  Com base nelas é possível obter informações como a localização de rios, morros, ilhas, pontes, ruas e avenidas.  Um detalhe: As fotos não são mapas mas auxiliam na confecção deles.

As imagens de satélite 

Este é mais um produto cartográfico. Estas imagens são produzidas por satélites artificiais. Mas o que é um satélite artificial? Equipamento construído pelo ser humano e colocado em órbita em torno dos astros, como um planeta, visando obter diferentes tipos de informações. As imagens de satélite são utilizadas para diversas finalidades como:  monitoramento ambiental (verificar a ocorrência de desmatamento em determinada área, por exemplo),  previsão do tempo, elaboração de novos mapas. 

As imagens de satélite são muito utilizadas por empresas e pelas Forças Armadas dos países. Também utilizadas pelos governos para fiscalização ambiental. Ex. identificar queimadas.

ATIVIDADES

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto estudado

Questão 1 – Explique a relação entre tecnologia e mapas digitais.

Questão 2 – Quais os três principais produtos cartográficos estudados?

Questão 3 – Quais as informações possíveis a partir de fotos aéreas?

Questão 4 – As imagens de satélite são utilizadas para quais finalidades? Você conhece alguma destas finalidades?

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0417) Compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros.
Referências:GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6º ano, PNLD 2020.

Imagens de satélite são de grande importância para os estudos geográficos, já as fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada.

Qual a diferença entre imagens de satélite e as fotografias aéreas *?

IMAGEM DE SATELITE É UM ARQUIVO DE IMAGEM OBTIDO POR SENSORIAMENTO REMOTO A PARTIR DE UM SATELITE ARTIFICIAL. FOTOGRAFIA AEREA É QUANDO O FOTOGRAFO ESTA EM UM VEICULO AEREO.

Para que servem as fotos de satélite de um exemplo bem conhecido?

As imagens de satélite agilizam a identificação e o monitoramento de fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento, condições meteorológicas, entre outros.

Qual é a importância das fotografias aéreas e das imagens de satélite para a produção de mapas?

As fotografias aéreas permitem uma boa visualização e facilita a interpretação dos dados. Para isso, o professor de Geografia deve esclarecer aos alunos que esse recurso serve para levantar informações sobre uma determina área que se deseja mapear.

O que é uma imagem de satélite Pesquise e cite a relevância do uso dessas imagens na atualidade?

Imagens de satélite são de grande importância para os estudos geográficos. ... A partir dessas imagens é possível estabelecer comparações entre dados de uma determinada área em um tempo passado com informações recentes, oriundas das transformações promovidas no espaço geográfico.

Por que as fotografias aéreas são realizadas durante o dia?

Através das fotografias aéreas é possível obter informações com grande grau de detalhes sobre diversos temas, como: áreas de queimadas, loteamento e plantação de drogas. ... Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente.

Como as construções aparecem na imagem de satélite?

As construções aparecem representadas basicamente por figuras geométricas: quadrado, retângulo, etc., porque, como a imagem está na visão vertical, vemos apenas os tetos. Na planta há mais detalhes na representação do Marco Zero. Na imagem de satélite, ele aparece apenas como uma área vazia, meio rebaixada.

O que são imagens de satélite e como elas são obtidas?

Uma imagem de satélite é uma imagem da totalidade ou de parte da Terra. ... A imagem de satélite é obtida de forma remota a partir de sensores imageadores acoplados a satélites artificiais. Os sensores imageadores são as “máquinas fotográficas” dos satélites.

O que é o sistema Landsat estadunidense?

A série LANDSAT teve início na segunda metade da década de 60, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Americana e dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. Essa missão foi denominada Earth Resources Technology Satellite (ERTS) e em 1975 passou a se denominar Landsat.

Como são obtidas as imagens de satélite Brainly?

Resposta: a imagem de satélite é obtida pelo sensoriamento remoto, a partir de um satélite artificial. Os satélites tiram fotos com máquina fotográficas com lentes (super) tele-objetivas.

O que a leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites nos permitem observar?

A leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites também fazem parte do aprendizado, pois permitem observar a Terra de uma posição privilegiada. ... Satélites meteorológicos estão mais distantes da Terra. Captam áreas maiores, em tamanho menor.

Quais os principais usos do sensoriamento remoto Brainly?

O sensoriamento remoto é uma das principais tecnologias utilizadas atualmente, é um sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Sensores remotos localizados em satélites artificiais captam,registram e processam imagens de energia refletida por elementos da superfície terrestre.

Qual é o objeto de construir e pôr em órbita um satélite?

Os satélites artificiais podem ser construídos com diversas finalidades, mas os usos mais comuns para essa tecnologia são atividades de comunicação, usos militares, científicos, de monitoramento ambiental e de geolocalização.

Como colocar um objeto em órbita?

Um satélite, quando enviado ao espaço, é impulsionado por um “empurrão” dado pelos foguetes que os colocam em órbita. Ao chegar lá, eles precisam exercer uma velocidade suficiente para que nem ele colapse na Terra, nem escape da gravidade do planeta.

Qual é a vida útil de um satélite?

20 anos