Quais as três megalópoles dos estados unidos

Megalópole é um termo elaborado para designar uma região ou área superurbanizada, que congrega em torno de si uma articulação entre metrópoles, regiões metropolitanas e pequenas cidades, concentrando boa parte da população e dos serviços de um país. A expressão foi criada em 1960 pelo geógrafo francês Jean Gottmann (1915-1994) para classificar a região dos Estados Unidos que envolvia as cidades de Boston, Washington D. C. e Nova York.

É importante compreender que o conceito de megalópole não envolve somente o espaço de uma cidade ou sua população ou até a interligação urbana de uma região metropolitana. Em outros conceitos, como o de metrópole, encontramos designações mais específicas voltadas para o grau de complexidade ou a quantidade populacional urbanos. Porém, no termo “megalópole”, há o envolvimento de uma região ou área que abrange não tão somente várias grandes cidades, mas uma complexa ligação econômica, social e cultural, complexidade essa responsável por constituir uma densa rede urbana.

O termo megalópole costuma ser confundido com o conceito de megacidade. No entanto, essas expressões designam questões totalmente distintas, haja vista que a segunda faz referência a uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes.

No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Trata-se de uma área densamente urbanizada e industrializada que, apesar de envolver apenas 0,5% do território nacional, concentra 23% da população e boa parte das riquezas produzidas pelo país.


Localização da Megalópole Rio-São Paulo, na região Sudeste do país

Só nos Estados Unidos existem três megalópoles, mas é no Japão que se encontra a maior delas. Ela estende-se de Tóquio até a cidade de Kitakyushu, envolvendo também a metrópole de Osaka. Essa megalópole abriga mais de 80% da população japonesa e cerca de 85% das indústrias do país, formando um dos centros mais densamente urbanizados de todo o planeta.

É importante lembrar, porém, que essas áreas não são constituídas apenas por atividades e práticas urbanas. Há também espaços rurais, com atividades agropecuárias intensivas, geralmente constituídas por tecnologias avançadas e um intenso processo de mecanização, naquilo que se denomina por agroindústria.

As megalópoles podem ser consideradas como a expressão espacial mais flagrante do processo de globalização e difusão da Revolução Técnico-científica Informacional, revelando como as técnicas e as tecnologias contribuem para transformar as ações humanas no processo de produção do espaço geográfico.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Megalópole do Nordeste dos Estados Unidos, Megalópole Boston-Washington, ou simplesmente BosWash, é uma megalópole localizada no nordeste dos Estados Unidos, sendo a área mais fortemente urbanizada do país, que vai desde os subúrbios do norte de Boston, Massachusetts, até os subúrbios ao sul de Washington, DC, na Virgínia.[1] Em um mapa, a região aparece quase como uma linha reta. No ano 2000, a região era o lar de 49,6 milhões de pessoas, cerca de 17% da população dos Estados Unidos, em menos de 2% da área territorial do país, com uma densidade populacional de 359,6 pessoas por quilômetro quadrado, em comparação com a média nacional de 31 pessoas por quilômetros quadrado. Estima-se que em 2025 a população da região cresça para 58,1 milhões de pessoas.[2][3]

Quais as três megalópoles dos estados unidos

Mapa da densidade populacional da BosWash, uma das maiores megalópoles do mundo.

Quais as três megalópoles dos estados unidos

BosWash à noite vista da Estação Espacial Internacional

O geógrafo francês Jean Gottmann popularizou o termo em seu estudo de referência de 1961 da região, Megalopolis: The Urbanized Northeastern Seaboard of the United States. Gottmann concluiu que as cidades dessa região, especialmente Washington, DC, Baltimore, Filadélfia, Nova Iorque e Boston são, ao mesmo tempo, discreta e independente vinculadas exclusivamente uma a outra através do entrelaçamento de suas zonas suburbanas, assumindo algumas características de um único grande aglomerado urbano: a megalópole.

O nome BosWash significa "de Boston a Washington", pois estes são os extremos da megalópole. Estende-se a partir de Boston (Massachusetts) até Washington.

Com população de aproximadamente 52 milhões de habitantes, é a maior megalópole do mundo, e abrange as seguinte metrópoles:

  • Boston região metropolitana
  • Nova Iorque (região metropolitana)
  • Filadélfia (região metropolitana)
  • Baltimore (região metropolitana)
  • Washington, DC (região metropolitana)
  • Complexo Metropolitano Expandido
  • Megalópole Rio-São Paulo
  • Megalópole renana
  • Tokkaido
  • Megalópole dos Grandes Lagos
  • Corredor Cidade de Quebec - Windsor

  1. Jean Gottmann, Megalopolis: The Urbanized Northeastern Seaboard of the United States, (New York: The Twentieth Century Fund, 1961), 3
  2. Schned, Dan. «Northeast». America 2050. Consultado em 4 de setembro de 2013 
  3. Todorovich, Petra; Hagler, Yoav (Janeiro de 2011). «High Speed Rail in America» (PDF). America 2050. Consultado em 5 de maio de 2011 

  Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  • v
  • d
  • e

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=BosWash&oldid=59502097"

Quais são as 3 Megalopóles dos Estados Unidos?

Megalópoles ao redor do mundo

  • Boston;
  • Nova Iorque;
  • Filadélfia;
  • Baltimore;
  • Washington D.C.

24 de jun. de 2021

Quais são as três Megalopóles dos EUA e onde cada uma se localiza?

Com população de aproximadamente 52 milhões de habitantes, é a maior megalópole do mundo, e abrange as seguinte metrópoles:

  • Boston região metropolitana.
  • Nova Iorque (região metropolitana)
  • Filadélfia (região metropolitana)
  • Baltimore (região metropolitana)
  • Washington, DC (região metropolitana)

Quantas Megalopoles existem nos Estados Unidos?

Só nos Estados Unidos existem três megalópoles, mas é no Japão que se encontra a maior delas.

Quais as principais megalópoles do continente americano?

Lista das áreas metropolitanas da América por população

Posição Cidade-sede Área metropolitana
1 São Paulo Região Metropolitana de São Paulo
2 Cidade do México Região Metropolitana da Cidade do México
3 Nova Iorque Região Metropolitana de Nova Iorque
4 Buenos Aires Grande Buenos Aires

São exemplos de megalópoles os eixos?

A formação de megalópoles ocorre quando os fluxos de pessoas, capitais, informações, mercadorias e serviços entre duas metrópoles, como transportes e telecomunicações, estão plenamente integrados. São exemplos de megalópoles os eixos.

São exemplos de megalópoles?

Atualmente, o maior exemplo de megalópole do mundo está no Japão, interligando as metrópoles de Tóquio, Osaka e Kitakyushu, além de centenas de outras cidades que compõem o seu entorno.

O que é megalópole quais são?

As Megalópoles são regiões de grande aglomeração populacional constituídas pelo agrupamento de grandes regiões metropolitanas, que se interligam não fisicamente, mas por um eficiente sistema de transporte e comunicação. … O termo megalópole, em suas definições, frequentemente é confundido com a expressão megacidade.

Qual é a maior megalópole do mundo?

Atualmente, o maior exemplo de megalópole do mundo está no Japão, interligando as metrópoles de Tóquio, Osaka e Kitakyushu, além de centenas de outras cidades que compõem o seu entorno.

Porque o Brasil não tem uma megalópole?

Na verdade, entre Rio de Janeiro e São Paulo não se verifica a existência de uma megalópole, mas de um complexo metropolitano. Essa área é o lar de cerca de 22% da população do país, embora cubra apenas 0,5% de todo o território nacional. A região corresponde, ainda, a 60% de toda produção industrial brasileira.

Quais são as principais Megalopóles da Europa?

Alguns exemplos: Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Paris (França), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).

Quais são as principais Megalopóles da África?

Lista das maiores áreas metropolitanas da África

Rank Cidade central País
1 Cairo Egito
2 Lagos Nigéria
3 Quinxassa República Democrática do Congo
4 Joanesburgo-Ekurhuleni África do Sul

O que é megalópole exemplos?

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

Quais são as megalópoles do mundo?

Conheça as 37 megacidades do mundo

  • Tóquio, Japão. 38,8 milhões de habitantes.
  • Jacarta, Indonésia. 31,5 milhões de habitantes.
  • Seul, Coreia do Sul. 25,6 milhões de habitantes.
  • Karachi, Paquistão. 24,3 milhões de habitantes.
  • Xangai, China. …
  • Nova York, Estados Unidos. …
  • Manila, Filipinas. …
  • Cidade do México, México.

Quais são as megalópoles brasileiras?

Entre os principais centros urbanos que compõem a megalópole estão, além de São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Duque de Caxias, Volta Redonda e Niterói.