Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Quer saber tudo sobre a Tabela Periódica? Vem cá dar uma olhada neste mapa mental que vai salvar a sua prova de química!

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Segundo o Wikipédia, calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias. Temos os dias juntos de sete em sete, o que indica uma semana. Temos colunas assinalando todos os números de uma mesma terça feira, por exemplo. Um dado dia há algum tempo atrás, alguns cientistas propuseram que os elementos químicos fossem também organizados em colunas e linhas. Criou-se então a Tabela Periódica dos Elementos. Nesta tabela, encontram-se informações fundamentais para os elementos, bem como Propriedades fixas. Estudaremos aqui nesse resumo a organização da tabela e suas propriedades.

Na tabela de Mendeleyev (imagem acima) os elementos eram distribuídos em linhas e os semelhantes permaneciam nas mesmas colunas verticais: a tabela era distribuída de acordo com a massa atômica em ordem crescente. Mais tarde, o físico inglês Moseley entendeu que os elementos variavam periodicamente em função dos seus números atômicos.

A tabela periódica atual está dividida da seguinte maneira:

  • Períodos: Linhas horizontais da tabela, no total são sete. Em termos de distribuição eletrônica, o período refere-se às camadas de um átomo eletricamente neutro (estado fundamental).
  • Famílias ou Grupos: Linhas verticais da tabela, no total são dezoito. Atualmente os grupos são identificados pelos números de 1 a 18, contudo, há a maneira mais antiga e ainda usual: divisão em sub-grupos ou famílias.

QUER SABER MAIS SOBRE A TABELA PERIÓDICA? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

MAPA MENTAL SOBRE PROPRIEDADES PERIÓDICAS

  • O mapa mental exposto trata-se do tema de: PROPRIEDADES PERIÓDICAS, de maneira prática e resumida.
  • Lembrando, todos os mapas mentais aqui postados estarão sempre e disposição de todos os nossos leitores.
  • Porém, não se esqueça: Compartilhe o nosso site com um amigo ou até mesmo um professor, para que assim, todos sejamos felizes. =)
  • Se liga no aviso: O site é novo, por isso ainda não possui um acervo muito grande de mapas mentais, mas em breve estará cheio deles! Como resultado garantirá a sua sonhada aprovação.
  • Se quiser, salve o site nos favoritos. =)
  • Ajude o site a crescer! Envie o seu mapa clicando AQUI.
  • Créditos estão na imagem.

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Qual a diferença existente entre as propriedades periódicas e aperiódicas? Como o próprio nome já diz, as periódicas se referem àquelas que obedecem à estrutura da Tabela Periódica, e as aperiódicas não. Ambas são usadas para relacionar as características dos elementos com suas estruturas atômicas. Veja as definições:

Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assumem valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica. São elas: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico.

Demonstração: a propriedade periódica Densidade aumenta de acordo com o aumento da massa atômica, uma vez que os elementos posicionados na parte inferior da Tabela possuem densidades maiores.

Mas se os elementos se localizarem num mesmo período, como vou saber qual é mais denso? Observe a figura que representa a Tabela Periódica:

Repare no sentido das setas, os elementos da parte inferior e central da Tabela possuem densidade mais elevada, sendo assim, para saber qual membro - pertencente a um mesmo período - é mais denso, é só observar qual se localiza mais ao centro. Por exemplo, entre Ósmio (Os) e Ouro (Au), qual deles é mais denso? A resposta é Ósmio, pois se posiciona na parte central do período 6, aliás, esse é o elemento que possui maior densidade entre todos os membros da Tabela Periódica.

Propriedades aperiódicas: os valores dessa propriedade variam à medida que o número atômico aumenta, mas não obedecem à posição na Tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares. São elas: calor específico, índice de refração, dureza e massa atômica.


As propriedades periódicas dos elementos químicos são as características inerentes à esses elementos que variam de acordo com sua posição na tabela periódica, ou seja, com o número atômico.

As propriedades periódicas são: eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade atômica, volume atômico, temperatura de fusão e temperatura de ebulição. As quatro últimas propriedades muitas vezes são consideradas aperiódicas por apresentarem um certo desordenamento: o volume atômico cresce, no período, do centro para as extremidades; as temperaturas de fusão e ebulição crescem com o raio atômico nas famílias da esquerda (1A e 2A), e decrescem nas da direita (gases nobres e halogênios).

As propriedades mais estudadas são:

Eletronegatividade

A eletronegatividade é a tendência que um átomo tem em receber elétrons em uma ligação química, logo, não pode ser calculada a eletronegatividade de um átomo isolado.

A escala de Pauling, a mais utilizada, define que a eletronegatividade cresce na família de baixo para cima, devido à diminuição do raio atômico e do aumento das interações do núcleo com a eletrosfera; e no período da esquerda pela direita, acompanhando o aumento do número atômico.

O flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela periódica.

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Eletropositividade

A forma da medição da eletropositividade é a mesma da eletronegatividade: através de uma ligação química. Entretanto, o sentido é o contrário, pois mede a tendência de um átomo em perder elétrons: os metais são os mais eletropositivos.

A eletropositividade cresce no sentido oposto da eletronegatividade: de cima para baixo nas famílias e da direita para a esquerda nos períodos.

O frâncio é o elemento mais eletropositivo, logo, tem tendência máxima à oxidação.

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Raio Atômico

Raio atômico é, basicamente, a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa. Porém, como o átomo não é rígido, calcula-se o raio atômico médio definido pela metade da distância entre os centros dos núcleos de dois átomos de mesmo elemento numa ligação química em estado sólido:

O raio atômico cresce na família de cima para baixo, acompanhando o número de camadas dos átomos de cada elemento; e, nos períodos, da direita para a esquerda.

Quanto maior o número atômico de um elemento no período, maiores são as forças exercidas entre o núcleo e a eletrosfera, o que resulta num menor raio atômico.

O elemento de maior raio atômico conhecido é o Césio, entretanto, é muito provável que o Frâncio tenha um maior raio atômico, porém isto ainda não foi confirmado, em razão da raridade deste elemento na natureza.

Afinidade Eletrônica

A afinidade eletrônica mede a energia liberada por um átomo em estado fundamental e no estado gasoso ao receber um elétron. Ou ainda, a energia mínima necessária para a retirada de um elétron de um ânion de um determinado elemento.

Nos gases nobres, novamente, a afinidade eletrônica não é significativa. Entretanto, não é igual a zero: já que a adição de um elétron em qualquer elemento causa liberação de energia.

A afinidade eletrônica não tem uma forma muito definida no seu crescimento na tabela periódica, mas seu comportamento é parecido com a eletronegatividade: cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental
Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental

Propriedades periódicas e aperiódicas mapa mental