Procurar valor entre dois valores Excel

Bom, neste artigo faremos a busca de um determinado valor em duas tabelas diferentes, por exemplo, uma tabela da região Norte e outra da Região Sul, na célula apropriada para a digitação do produto, colocaremos o nome do produto que desejamos procurar e a função retornará casa exista nas duas tabelas.

Para fazer a Busca dos valores usaremos a Função da Categoria Procura e Referência, mais conhecida como Função Procv. A Função Procv localiza o valor solicitado na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna o valor de qualquer coluna que esteja à direita na mesma linha. O V em PROCV significa "Vertical".

Sintaxe:

=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Valor_procurado: é o valor a ser localizado na primeira coluna da matriz (tabela). O valor pode ser, uma referência ou uma seqüência de caracteres (número ou texto).
Matriz_tabela: é a tabela de informações em que os dados são procurados.
Núm_índice_coluna: é o número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Começando da esquerda para a direita a quantidade de colunas existente na tabela em que está fazendo a busca, e nesse mesmo sentido cada coluna tem um número começando do 1(um).
Procurar_intervalo: é um valor lógico que especifica se você quer que PROCV encontre a correspondência exata (FALSO) ou uma correspondência aproximada (VERDADEIRO).

Comentários

  • Se PROCV não localizar valor_procurado e procurar_intervalo for VERDADEIRO, ela usará o maior valor que for menor do que ou igual a valor_procurado.
  • Se valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira coluna de matriz_tabela, PROCV fornecerá o valor de erro #N/D.
  • Se PROCV não localizar valor_procurado e procurar_intervalo for FALSO, PROCV fornecerá o valor #N/D.

Para exemplificar melhor a teoria acima, vamos fazer um exemplo antes de partir para o exercício, veja:

Dica da Função Procv: no Argumento Valor_procurado se vc estiver usando um texto obrigatoriamente tem de ser digitado entre Aspas Dupla "", caso seja uma referência de célula ou um número não é necessário. Isso não se aplica ao último argumento Procurar_intervalo, pois, ele só pode ter dois valores, VERDADEIRO ou FALSO, não precisando de Aspas Dupla para esse argumento.

Bom, após termos visto exemplo acima partiremos para o propósito principal deste artigo, que é a busca de um valor em duas tabelas, veja na imagem abaixo as duas tabelas:

Na Célula F8 é o local que sairá o resultado da busca nas duas tabelas, porém nesse nosso caso será necessário usar uma outra função para o auxílio na tomada de decisão para saber se o valor existe nas duas tabelas, e então comparar uma função Procv com outra, e ver o resultado na célula. A função que nos ajuda em tomadas de decisão no caso seria a Função SE, uma função da categoria Lógica.

Veja a sua sintaxe é:

=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso). Para conseguirmos localizar o produto Arroz em uma das tabelas seria feito da seguinte forma:

=PROCV(F6;B13:D22;1;FALSO)

O Retorno da Função acima seria o próprio nome do produto (no caso arroz), pois, a coluna de procura é a mesma onde se encontra o valor procurado. É ai onde se encaixa a Função SE, para que eu possa comparar o valor da Função Procv da tabela Norte com a Função Procv da tabela Sul, e me retornar as mensagens: Existe, caso o produto tenha nas duas, e Não Existe no caso contrário. Veja na figura abaixo como ficaria:

Veja na Barra de Fórmulas da Planilha que foi necessário comparar uma Função Procv com Outra, para que casa haja nas duas retorna a mensagem "Existe", então está pronta a função?

Ainda não, existe um pequeno erro a ser corrigido na Função. Ao digitar um produto que só exista em uma das tabelas ou não exista nas duas, a função ocultará a mensagem "Não Existe", na Função Procv quando ele não encontra o valor procurado retorna a seguinte mensagem de erro #N/D (veja a figura 4). Quer dizer que o valor procurado não está disponível, para resolver esse problema usaremos uma outra função para corrigir esse erro, a que verifica se existe algum erro tanto em fórmulas e funções quanto em uma célula é a Função ÉERROS.


Figura 4: veja na barra de fórmula que a função é a mesma, porém, o produto não existe nas tabelas.

Veja a sua Sintaxe:

= ÉERROS(valor)

A Função ÉERROS, verifica se há um erro na célula como: (#N/D, #VALOR!, #REF!, #DIV/0!, #NÚM!, #NOME? ou #NULO!). Caso exista um erro na célula ou função procurada retorna VERDADEIRO, caso contrário FALSO. Sabemos então que em uma das Funções Procv poderá ocorrer um erro, sei em qual delas ocorrerá o erro? Infelizmente Não, por isso iremos tratar as duas funções, e ficaria como na figura abaixo:

Observe que agora a mensagem "Não Existe", aparece caso o produto não exista ou tenha somente em uma das tabelas. Mas veja ouve duas alterações na Função vejam abaixo quais foram às alterações da função:

=SE(ÉERROS(PROCV(F6;B13:D22;1;FALSO)=PROCV(F6;F13:H22;1;FALSO));"NÃO EXISTE";"EXISTE")

1º As duas Funções Procv foram envolvidas pela Função Éerros que vem depois da Função SE;

2º As mensagens foram alteradas de posição, pois, caso exista erro nas Funções Procv aparece à mensagem "Não Existe", senão "Existe".

Essa forma descrita nesse artigo, é uma das formas mais fácil de se localizar um valor em duas tabelas, encima de exemplo você pode usar o CPF ao invés de Produto, retornar um Cálculo ou invés de Mensagem, depende apenas de sua imaginação e como dizia Albert Einstein: "A imaginação é mais importante que o conhecimento".

Tente você fazer as suas pesquisas!

Índice

Neste artigo, aprenderemos como PROCURAR o valor entre dois números no Excel.

Cenário:

É fácil pesquisar um valor com um critério em uma tabela. Podemos simplesmente usar PROCV. Mas o que poderíamos fazer se tivéssemos vários critérios de coluna para corresponder aos seus dados e precisássemos pesquisar em várias colunas para corresponder a um valor. Vamos aprender como esse problema pode ser resolvido usando diferentes versões de pesquisa do Excel

Valor LOOKUP entre dois números

Usando a fórmula VLOOKUP

Na correspondência aproximada VLOOKUP, se um valor não for encontrado, o último valor menor que o valor de pesquisa é correspondido e o valor do índice de coluna fornecido é retornado.

Fórmula genérica para valor LOOKUP entre dois números:

= PROCV (valor, tabela, pesquisa_col, 1)

E mais uma coisa sobre o Vlookup é que ele procura o valor na coluna e se não encontrar o valor na matriz da coluna, então ele corresponde e retorna o valor que é menor do que esse valor na matriz da tabela.

Nota: VLOOKUP por padrão faz uma correspondência aproximada, se omitirmos a variável de pesquisa de intervalo. Uma correspondência aproximada é útil quando você deseja fazer uma correspondência aproximada e quando sua matriz de tabela é classificada em ordem crescente.

Usando a fórmula INDEX e MATCH

A fórmula INDEX e MATCH faz o mesmo trabalho que a anterior, mas com sintaxe diferente. Mas se você só escolher aquela com as funções com as quais se sente confortável

Fórmula genérica para valor de LOOKUP entre dois números

= INDEX (intervalo_de_procura, MATCH (1, INDEX ((critério1 = intervalo1)*(critérios2 = intervalo2),0,1),0))

intervalo_procurado: o intervalo do qual você deseja recuperar o valor.

Criteria1, Criteria2, Criteria N: Estes são os critérios que você deseja corresponder no intervalo1, intervalo2 e intervalo N. Você pode ter até 270 critérios - pares de intervalo.

Intervalo1, intervalo2, intervaloN: esses são os intervalos nos quais você corresponderá aos seus respectivos critérios.

Exemplo :

Tudo isso pode ser confuso de entender. Vamos entender como usar a função usando um exemplo. Aqui temos a ID do aluno e suas respectivas notas em um teste. Agora tínhamos que obter as notas de cada aluno procurando na tabela do sistema de notas.

Para fazer isso, usaremos um atributo da função VLOOKUP que é, se a função VLOOKUP não encontrar a correspondência exata, ela procurará a correspondência aproximada apenas na tabela e somente se o último argumento da função for um VERDADE ou 1.

A tabela de marcas / pontuação deve estar em ordem crescente

Use a fórmula:

= PROCV (B2, tabela, 2, 1)

Como funciona?

A função Vlookup procura o valor 40 na coluna de marcas e retorna o valor correspondente, se houver correspondência. Se não corresponder, a função procura o valor menor do que o valor de pesquisa (ou seja, 40) e retorna o resultado.

Aqui, table_array é denominado intervalo como tabela na fórmula e B2 é dado como referência de célula.

Como você pode ver, obtivemos a nota do primeiro aluno. Agora, para obter todas as outras notas, usaremos o atalho Ctrl + D ou use a opção de arrastar para baixo no Excel.

Aqui estão todas as notas da classe usando a função VLOOKUP.

Valor LOOKUP entre dois números na tabela Employee

Temos uma tabela que contém os detalhes de todos os funcionários de uma organização em uma planilha separada. A primeira coluna contém o ID desses funcionários. Eu chamei esta tabela de emp_data.

Agora minha planilha de pesquisa precisa buscar as informações do funcionário cujo ID está escrito na célula B3. Nomeei B3 como ID.

Para facilitar a compreensão, todos os cabeçalhos de coluna estão exatamente na mesma ordem da tabela emp_data.

Agora escreva a fórmula abaixo na célula C3 para recuperar a zona da ID do funcionário escrita em B3.

= PROCV (ID, Emp_Data, 2,0)

Isso retornará a zona de ID do funcionário 1-1830456593 porque a coluna número 2 no banco de dados contém a zona de funcionários.

Copie esta fórmula no restante das células e altere o número da coluna na fórmula para obter todas as informações dos funcionários.

Você pode ver todas as informações relacionadas ao ID mencionado na Célula B3. Qualquer que seja a id que você escrever na célula B3, todas as informações serão obtidas sem fazer nenhuma alteração na fórmula.

Como é que isso funciona?

Não há nada complicado. Estamos simplesmente usando a função VLOOKUP para pesquisar o ID e, em seguida, buscar a coluna mencionada. Pratique VLOOKUP usando esses dados para entender mais a VLOOKUP.

Recuperar dados de funcionários usando títulos

No exemplo acima, tínhamos todas as colunas organizadas na mesma ordem, mas haverá momentos em que você terá um banco de dados com centenas de colunas. Nesses casos, esse método de recuperação de informações de funcionários não é bom. Será melhor se a fórmula puder examinar o título da coluna e buscar dados dessa coluna da tabela de funcionários.

Portanto, para recuperar o valor da tabela usando o título da coluna, usaremos um método de pesquisa bidirecional ou dizer a coluna dinâmica VLOOKUP.

Use esta fórmula na célula C3 e copie nas células restantes. Você não precisa mudar nada na fórmula, tudo será obtido de thd emp_data.

= VLOOKUP (ID, Emp_Data, MATCH (C2, Emp_Data_Headers, 0), 0)

Esta fórmula simplesmente recupera todas as informações das colunas correspondentes. Você pode misturar os cabeçalhos no relatório, isso não fará nenhuma diferença. Qualquer que seja o título escrito na célula acima, os respectivos dados contêm.

Como é que isso funciona?

Este é simplesmente um VLOOKUP dinâmico. Você pode ler sobre isso aqui. Se eu explicar aqui, vai se tornar um artigo muito grande.

Recuperar ID de funcionário com correspondência parcial

Pode acontecer que você não se lembre de todo o ID de um funcionário, mas ainda deseja recuperar as informações de algum ID. Nesses casos, a correspondência parcial VLOOKUP é a melhor solução.

Por exemplo, se eu souber que algum id contém 2345, mas não sei o id completo. Se eu inserir esse número na célula C3, a saída será semelhante.

Não ganhamos nada. Uma vez que nada corresponde a 2345 na tabela. Modifique a fórmula acima assim.

=PROCV("*"&EU IRIA&"*", Emp_Data,PARTIDA(C2, Emp_Data_Headers, 0), 0)

Copie isso em toda a linha. E agora você tem as informações do primeiro funcionário que contém esse número.

Observe que obteremos o primeiro ID que contém o número correspondente na coluna Emp Id. Se qualquer outro ID contiver o mesmo número, esta fórmula não recuperará as informações desse funcionário.

Se você deseja obter todos os ids de funcionários que contêm o mesmo número, use a fórmula que procura todos os valores correspondentes.

Usando a fórmula INDEX e MATCH

Aqui temos uma tabela de dados. Quero puxar o nome do cliente usando data de reserva, construtor e área. Portanto, aqui tenho três critérios e um intervalo de pesquisa.

Escreva esta fórmula na célula I4 e pressione Enter.

= ÍNDICE (E2: E16, CORRESPONDÊNCIA (1, ÍNDICE ((I1 = A2: A16) * (I2 = B2: B16) * (I3 = C2: C16), 0,1), 0))

Como funciona:

Já sabemos como funcionam as funções INDEX e MATCH no EXCEL, então não vou explicar isso aqui. Vamos falar sobre o truque que usamos aqui.

(I1 = A2: A16) * (I2 = B2: B16) * (I3 = C2: C16): A parte principal é esta. Cada parte desta declaração retorna uma matriz de verdadeiro falso.

Quando os valores booleanos são multiplicados, eles retornam uma matriz de 0 e 1. A multiplicação funciona como um operador AND. Hense quando todos os valores são verdadeiros, ele retorna 1 senão 0

(I1 = A2: A16) * (I2 = B2: B16) * (I3 = C2: C16) Isso retornará completamente

{FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; TRUE; TRUE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE} *

{FALSE; FALSE; FALSE; TRUE; TRUE; TRUE; TRUE; TRUE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; TRUE} *

{FALSE; FALSE; FALSE; TRUE; FALSE; FALSE; FALSE; TRUE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE; FALSE}

Que vai se traduzir em

{0;0;0;0;0;0;0;1;0;0;0;0;0;0;0}

INDEX ((I1 = A2: A16) * (I2 = B2: B16) * (I3 = C2: C16), 0,1): A função INDEX retornará a mesma matriz ({0; 0; 0; 0; 0; 0; 0; 1; 0; 0; 0; 0; 0; 0; 0}) para função MATCH como matriz de pesquisa.

MATCH (1, INDEX ((I1 = A2: A16) * (I2 = B2: B16) * (I3 = C2: C16), 0,1): a função MATCH irá procurar 1 na matriz {0; 0; 0; 0; 0; 0; 0; 1; 0; 0; 0; 0; 0; 0; 0}. E retornará o número de índice do primeiro 1 encontrado na matriz. Que é 8 aqui.

INDEX (E2: E16, MATCH (1, INDEX ((I1 = A2: A16) * (I2 = B2: B16) * (I3 = C2: C16), 0,1), 0)): Finalmente, INDEX retornará o valor do intervalo dado (E2: E16) no índice encontrado (8).

Aqui estão todas as notas de observação usando a fórmula no Excel
Notas :

  1. A coluna da tabela de marcas / pontuações deve estar em ordem crescente ou a função pode dar o resultado errado.
  2. A função VLOOKUP procura o valor na primeira linha de Table_array e extrai os valores correspondentes apenas à direita de lookup_range.
  3. O último argumento da função VLOOKUP da função deve ser definido como TRUE ou 1 para obter a correspondência aproximada.
  4. A função VLOOKUP retorna um erro se o endereço da pasta de trabalho for inválido ou incorreto.
  5. A função VLOOKUP retorna um erro se o valor não for correspondido.

Espero que este artigo sobre como PROCURAR valor entre dois números no Excel seja explicativo. Encontre mais artigos sobre como calcular valores e fórmulas Excel relacionadas aqui. Se você gostou de nossos blogs, compartilhe-os com seus amigos no Facebook. E você também pode nos seguir no Twitter e no Facebook. Gostaríamos muito de ouvir de você, diga-nos como podemos melhorar, complementar ou inovar nosso trabalho e torná-lo melhor para você. Escreva para nós no site de e-mail.

Maneira de usar a função Vlookup na validação de dados : Restrinja os usuários para permitir valores da tabela de pesquisa usando a caixa Fórmula de validação de dados no Excel. A caixa de fórmula na validação de dados permite que você escolha o tipo de restrição necessária.

Como recuperar o preço mais recente no Excel : É comum atualizar os preços em qualquer negócio e usar os preços mais recentes para qualquer compra ou venda é uma obrigação. Para recuperar o preço mais recente de uma lista no Excel, usamos a função LOOKUP. A função LOOKUP obtém o preço mais recente.

Função VLOOKUP para calcular nota no Excel : Para calcular as notas IF e IFS não são as únicas funções que você pode usar. A VLOOKUP é mais eficiente e dinâmica para tais cálculos condicionais. Para calcular notas usando VLOOKUP, podemos usar esta fórmula.

17 coisas sobre VLOOKUP do Excel : VLOOKUP é mais comumente usado para recuperar valores correspondentes, mas VLOOKUP pode fazer muito mais do que isso. Aqui estão 17 coisas sobre VLOOKUP que você deve saber para usar com eficácia.

PROCURAR o primeiro texto de uma lista no Excel : A função VLOOKUP funciona bem com caracteres curinga. Podemos usar isso para extrair o primeiro valor de texto de uma determinada lista no Excel. Aqui está a fórmula genérica.

Data LOOKUP com último valor na lista : Para recuperar a data que contém o último valor, usamos a função LOOKUP. Esta função verifica a célula que contém o último valor em um vetor e usa essa referência para retornar a data.

Artigos populares :

50 atalhos do Excel para aumentar sua produtividade : Torne suas tarefas mais rápidas no Excel. Esses atalhos o ajudarão a aumentar a eficiência do trabalho no Excel.

Como usar a função PROCV no Excel : Esta é uma das funções mais usadas e populares do Excel, usada para pesquisar valores em diferentes intervalos e planilhas.

Como usar a função IF no Excel : A instrução IF no Excel verifica a condição e retorna um valor específico se a condição for TRUE ou retorna outro valor específico se FALSE.

Como usar a função SUMIF no Excel : Esta é outra função essencial do painel. Isso ajuda você a somar valores em condições específicas.

Como usar a função CONT.SE no Excel : Conte valores com condições usando esta função incrível. Você não precisa filtrar seus dados para contar valores específicos. A função Countif é essencial para preparar seu painel.

Última postagem

Tag