Porque nosso coração acelera quando estamos nervosos

15/05/2012 10h23 - Atualizado em 13/06/2012 18h56

Taquicardia é normal em exercícios e situações de estresse ou nervosismo.Ritmo dos batimentos é medido com dedo no pulso ou eletrocardiograma.

Sentir o coração acelerado é normal em situações que exigem mais bombeamento de sangue, como numa atividade física ou numa situação de nervosismo e estresse.

Essa taquicardia, porém, às vezes surge em momentos de repouso ou até durante o sono – e aí precisa ser investigada.

É possível reconhecer o ritmo dos batimentos ao colocar o dedo no pulso, mas o diagnóstico médico deve ser feito por um eletrocardiograma, já que o paciente pode não apresentar nenhum outro sintoma.

Quem tem hipotireoidismo às vezes manifesta mais episódios de taquicardia. Para evitá-la, é recomendado praticar uma atividade física, que contribui para o coração voltar mais rápido à frequência normal.

Porque nosso coração acelera quando estamos nervosos

Segundo os cardiologistas Maurício Scanavacca e Roberto Kalil, quando o músculo cardíaco ultrapassa os 100 batimentos por minuto sem que o corpo necessite, é sinal de arritmia, ou seja, uma desregulação no ritmo do coração.

A falta de organização dos batimentos cardíacos diminui a velocidade do sangue, que permanece mais tempo dentro dos átrios. Essa situação favorece a formação de coágulos, que se desprendem e podem entupir os vasos de qualquer região do organismo. Se esses coágulos obstruírem os vasos cerebrais, ocorre um derrame ou acidente vascular cerebral (AVC).

Para identificar se a aceleração do seu coração está dentro dos padrões normais, preste atenção em que situação ele dispara. A taquicardia se torna uma preocupação quando vem de forma súbita e é acompanhada de um sinal como dor no peito, falta de ar, desmaio ou durante o sono.

Também exige mais atenção quando ocorre em uma hora de relaxamento, sem nenhuma forte emoção, susto, medo, paixão, competição ou evento público.

Algumas taquicardias são graves e podem levar à morte. Essas são normalmente desencadeadas nos ventrículos e estão relacionadas a doenças pré-existentes, em corações dilatados, pessoas que já sofreram infarto ou têm doenças cardíacas genéticas.

A duração de uma taquicardia é variável e imprevisível, pois depende da causa e das características de cada coração. O primeiro passo para socorrer alguém é acalmá-lo e buscar ajuda médica.

Se o indivíduo estiver consciente e sem muito mal-estar, leve-o a um hospital próximo para fazer imediatamente um eletrocardiograma. O ideal é realizar o exame enquanto o batimento ainda está acelerado, para que seja possível identificar com exatidão o tipo de taquicardia.

Tratamentos - Medicamentos antiarrítmicos - Implante de marcapasso - Desfibrilador

- Cauterização dos focos de origem

Como bate o coração?
O coração é um músculo formado por dois átrios e dois ventrículos. Tem um circuito elétrico que gera impulsos constantes e determinam a frequência e a regularidade dos batimentos.

O primeiro estímulo começa no átrio direito (câmara menor localizada na parte superior do músculo), que passa para o átrio esquerdo e vai descendo até chegar aos ventrículos. É como uma rede de fios condutores que levam a energia de um cômodo da casa até o outro. São esses estímulos que fazem o músculo do coração bater.

Os átrios contraem-se primeiro, bombeando sangue para os ventrículos. Em seguida, os ventrículos se contraem. As válvulas entre os átrios e ventrículos se fecham. O sangue localizado no ventrículo direito vai para os pulmões para ser oxigenado, segue para o ventrículo esquerdo e é bombeado para o restante do organismo, inclusive para o cérebro. Esse mecanismo provoca a "batida dupla" característica do coração: tum-tá, tum-tá, tum-tá.

Aprendi com o Bem Estar
A instrutora de manicure e depilação Fátima Berti, de Santo André (SP), aprendeu com o programa a identificar alergia a bijuterias, tema do programa exibido no dia 6 de março.

Na ocasião, a dermatologista Márcia Purceli e a alergista Fanny de Lima explicaram que o níquel é um dos metais que mais causam reações alérgicas nas pessoas.

Veja abaixo o resultado da nossa enquete:

Porque nosso coração acelera quando estamos nervosos

tópicos:

  • Márcia Purceli,
  • Roberto Kalil

  • Especialidades Médicas
  • Cardiologia

Porque as vezes o coração acelera quado fico nervosa ou levo um susto?

Porque você está viva e isso faz parte do seu sistema de proteção defesa\ataque, a descarga de adrenalina em situações de risco faz seu coração acelerar para melhorar sua capacidade de resposta aos estímulos que lhe parecem ofensivos.

Referências bibliográficas

Resposta do especialista

Uma pessoa que apresenta crises de transtorno de ansiedade está nada mais que apresentando reações potencializadas de ansiedade para situações chegando a se descontrolar.A ansiedade é a reação de nosso organismo a situações de medo, dúvida ou expectativa. É natural sentirmos ansiedade momentos antes de situações como: estudar e não estar seguro de seu conhecimento antes de uma prova, esperar o resultado do exame, momentos que antecedem uma apresentação de trabalhos, mudança de casa ou de escola, etc. Em situações normais, os sinais que o organismo nos dá nos prepara para enfrentarmos estes desafios. E mesmo quando não conseguimos resolver nossas dificuldade, eles nos ajuda na adaptação da situação.O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que pode durar seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Nesses casos, o nível de ansiedade é muito desproporcional às situações que geram a ansiedade, causando muito sofrimento e interferindo na qualidade de vida da pessoa.Algumas pessoas também podem apresentar como sintomas do transtorno de ansiedade generalizada: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.O tratamento do Transtorno de ansiedade generalizada inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sob orientação médica, e a psicoterapia.Se uma pessoa está tendo crises constantes e isso tem afetado sua qualidade de vida ou a relações com familiares ou com amigos, é importante buscar ajuda. Consultar um médico para averiguar se há a necessidade de medicamentos para ajudá-lo a controlar suas crises, além da terapia psicológica para que ele possa compreender os fatores que o levam as crises e passe a administra-las de maneira mais adequada.

Porque nosso coração acelera quando estamos nervosos

Especialista consultado Dra. Adriana de Araújo Psicologia CRP 56802/SP

Sou psicóloga formada pela Faculdade de Ciências e Letras desde 1998. Com validação e equivalência de diploma de psicólo...

i

Esses sintomas que você falou são sintomas da ansiedade, mas é importante entender se não há outras questões envolvidas. Vou falar mais sobre o tema ansiedade para que você possa escolher melhores ideias para se ajudar no processo de cura. Para poder acabar e tratar a ansiedade é importante não só entender o que é, mas como isso afeta sua vida diretamente, pois os sintomas pode variar de pessoa para pessoa. No geral, a ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto. Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade.O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:- mente agitada;- preocupação excessiva com o futuro;- coração acelerado;- tremor nas mãos;- tremor nas pernas;- tremor no corpo;- expectativa negativa sobre algo;- angústia e apreensão;- dificuldade de controlar pensamentos acelerados;- cansaço excessivo;- dificuldade de concentração;- humor alterado;- irritação (falta de paciência);- agressividade;- rubor;- suor excessivo;- tensão muscular;- dificuldade de relaxar;- ações compulsivas e impensadas;- ganho ou perda de peso.O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!

Paloma perguntou

Para quem já tem problemas circulatórios, uso de hormônio não é aconselhado. Mas o anticoncepcional não é um vilão. O hormônio deve ser utilizado com orientação de um ginecologista e a mulher, que precisa fazer uso, deve tomar a dosagem de acordo com...

[ Continuar lendo ]

1 Pessoa perguntou

Use em tempos diferentes porque é melhoe.Mesmo produtos chamados naturais podem interferir com medicamentos.

1 Pessoa perguntou

É difícil afirmar que a Babosa cause as dores de cabeça, mas recomendo que suspenda a ingestão do suco e verifique se melhora a dor.