Por que o nariz entope quando estamos gripados

O nariz é um órgão complexo que aquece, umidifica e filtra o ar que vai para os pulmões. O nariz é revestido por dentro por uma mucosa repleta de vasos, o que dá a ele o poder de absorver alguns tipos de drogas e medicamentos rapidamente. Essa capacidade de absorção pode ajudar inclusive os diabéticos: a insulina inalável foi recentemente liberada pela Anvisa.

OLFATO

Utilizando cerca de 5 milhões de células olfatórias, conseguimos perceber aromas os mais diversos. Apenas como curiosidade: algumas raças de cães têm aproximadamente 200 milhões dessas células, o que dá a eles um poder incrivelmente maior que o nosso!

Essas células são muito sensíveis e podem ser lesadas irreversivelmente pelo cigarro, viroses e substâncias químicas. A gravidez e a fome aumentam nossa sensibilidade aos cheiros e, com a idade, essa capacidade pode diminuir, a exemplo do que ocorre com a visão e a audição.

A diminuição do olfato (hiposmia) é muito frequente e pode preceder o aparecimento de sintomas motores nos pacientes portadores de Doença de Parkinson



OBSTRUÇÃO NASAL

De cada lado no nariz, temos 3 estruturas denominadas cornetos ou conchas nasais, formando uma série de reentrâncias que aumentam a superfície de limpeza, a troca de umidade e de calor através da qual o ar passa. 

A maior delas, o corneto inferior tem a capacidade de aumentar e diminuir de tamanho acumulando sangue. Um de cada lado, o corneto inferior aumenta de volume de acordo com a temperatura e umidade do ar, posição da cabeça, presença de substâncias irritantes e nos processos inflamatórios ou infecciosos da cavidade nasal.


Os cornetos inferiores aumentam especialmente nos processos de rinite alérgica, gripe e resfriados.

            Leia também: "Doutor, afinal de contas, o que eu tenho é asma ou bronquite?"


Um corneto inflamado muitas vezes triplica de tamanho bloqueando o fluxo normal de ar. Quando isso ocorre, imediatamente segue-se desconforto e muitas vezes diminuição do olfato. Se o Septo Nasal, parede cartilaginosa e óssea que divide a cavidade nasal, estiver desviado, a obstrução pode ser ainda mais intensa.

A inflamação crônica da cavidade nasal, associada ou não a fenômenos alérgicos, pode gerar o aparecimento de pólipos nasais. A polipose nasal causa entupimento do nariz, diminuição ou perda do olfato e sinusite crônica – infecção de cavidades na face, que se comunicam com a fossa nasal. Os desvios do septo nasal e processos infecciosos, tais como gripes, também favorecem as sinusites agudas e crônicas

TRATAMENTO


O tratamento sempre dependerá da causa. Quando a causa principal é alergia, o controle do ambiente, especialmente do quarto de dormir (retirar objetos desnecessários, animais domésticos, travesseiros ou cobertores antigos), a mudança de hábitos (evitar perfumes, desodorantes, cigarro) e medicamentos costumam ajudar muito.

Nos casos mais difíceis, a aplicação de calor nos cornetos através de radiofrequência é processo realizado sob anestesia local e a melhora geralmente é expressiva.

Quando o problema é o desvio do Septo Nasal, a cirurgia é o tratamento mais indicado. E, com o avanço das técnicas cirúrgicas, usualmente não são mais utilizados curativos que ocluem o nariz (tamponamento nasal), que tanto desconforto causavam no pós-operatório.


A polipose nasal é doença de tratamento mais complexo e envolve o controle do ambiente, medidas de higienização nasal e uso de medicamentos tópicos e muitas vezes cirurgias.

O QUE FAZER SE MEU NARIZ ENTUPIR?
• Evite ambientes frios ou com muita poeira • Não use perfumes, cremes ou desodorante que contenham perfumes• Lave o nariz com frequência, mas utilize somente soro fisiológico a 0,9% - não use água pura;

• Controle o uso de remédios que “desentopem” o nariz rapidamente. Eles são derivados de adrenalina: causam dependência se usados por muitos dias consecutivos, podem causar arritmias cardíacas e elevar a pressão arterial;


• Procure um Otorrinolaringologista, se seu problema não melhorar ou for crônico.

Se você tem dúvidas, mande pra mim:

Meu nome é Alexandre Rattes e trato de doenças dos ouvidos, nariz, garganta, ronco e apneia do sono.

Como agem os descongestionantes nasais?

Você pode assoar à vontade, não adianta, porque não é o catarro que entope o nariz. Acontece que o resfriado ou a gripe aumentam a quantidade de sangue nos vasos e aí os cornetos, pequenos órgãos esponjosos que ficam dentro das narinas, incham, obstruindo a passagem do ar. Os descongestionantes contraem os capilares, diminuindo assim o inchaço. “Mas há efeitos colaterais”, alerta o otorrinolaringologista Anibal de Castro, da Universidade Federal de São Paulo. Acontece que, em condições normais, o nariz é irrigado por uma secreção que segura a sujeira do ar que entra. Depois, pêlos minúsculos – os cílios – empurram o muco garganta abaixo, rumo ao estômago, no qual é absorvido. Como o descongestionante endurece o muco, o lixo aéreo não é tragado, podendo ir parar no aparelho respiratório, onde causa doenças.

Quando você está resfriado, os cornetos, na parte interna do nariz, ficam inchados. Por isso, o ar não passa.

O descongestionante contrai os vasos e diminui o inchaço. A desvantagem é que ele faz a secreção ficar dura. A sujeira se acumula nos cílios, podendo causar infecções no aparelho respiratório.

O nariz entupido ou congestão nasal é um sintoma comum de resfriado ou alergia. Mas, por que o nariz entope quando estamos gripados, resfriados ou com Covid-19?

Em suma, quando o corpo reage a uma substância desconhecida – como poeira, um alérgeno ou um vírus – ele inicia uma resposta imune e pode surgir inflamação.

A congestão nasal se desenvolve quando a inflamação afeta os vasos sanguíneos dentro do nariz e os tecidos nasais incham. Ademais, um acúmulo de muco também pode ocorrer.

Neste artigo, exploraremos os sintomas comuns de um nariz entupido, as várias causas e como obter alívio.

Continua após a publicidade

A inflamação nasal é frequentemente causada pela resposta do corpo ao que identifica como um agente estranho. Por exemplo, quando o corpo reconhece uma presença estranha que considera perigosa (como o coronavírus, por exemplo), ele entra em ação para expulsá-lo.

Com efeito, as células começam a enviar mensagens umas às outras para aumentar o fluxo sanguíneo para o local em questão, transportando células com a capacidade de atacar um invasor. Assim, essas células secretam substâncias para combater o ataque, causando inflamação.

Portanto, o nariz entupido é parte dos esforços imunológicos de um corpo saudável, e não o trabalho de patógenos nocivos ou uma infecção.

Dito isto, muitas das ameaças às quais o corpo reage podem ser inofensivas. Por exemplo, muitos dos vírus que causam a gripe e o resfriado comum causariam pouco dano se deixados sozinhos.

Continua após a publicidade

No entanto, nossos corpos foram projetados para permanecer em alerta máximo o tempo todo. Essa é uma das razões pelas quais a congestão nasal é tão comum – porque é uma defesa contra uma série de coisas que o corpo considera perigosas.

10 principais causas de nariz entupido

A cavidade nasal pode ser bloqueada por várias causas, incluindo:

1. Resfriados e gripes: esta é uma das principais causas pelas quais o nariz entope, ou seja, o muco de doenças pode encher a cavidade nasal e causar obstrução nasal temporária.

2. Infecções dos seios/Sinusite: os seios da face, ou cavidades da face que drenam para o nariz, podem se encher de muco infectado, resultando em sinusite.

Continua após a publicidade

3. Rinite alérgica: o muco pode resultar de alergias ou de uma reação nasal a alérgenos, como pólen ou pelos de animais.

Continua após a publicidade

4. Rinite não alérgica: o muco pode resultar de uma reação nasal a um irritante como fumaça ou poluição.

5. Cornetos grandes/inchados: os ossos ao longo do interior do nariz podem ser grandes ou inchar devido a alergias ou infecções e resultar em obstrução nasal.

6. Adenóides grandes: quando o tecido na parte de trás do nariz em crianças está aumentado.

Continua após a publicidade

7. Pólipos nasais: crescimento desordenado das células do tecido no revestimento do nariz.

8. Cistos ou tumores nasais: raramente, a obstrução é de tumores benignos ou malignos, ou cistos, mais comumente quando os sintomas afetam apenas um lado do nariz.

9. Desvio de septo: os lados direito e esquerdo do nariz são separados por uma parede feita de osso e cartilagem chamada septo nasal. Às vezes, o septo pode se inclinar mais para um lado, causando obstrução desse lado.

10. Ar seco: o ar com baixa umidade pode fazer com que o revestimento nasal fique seco, o que faz com que ele fique inflamado e potencialmente bloqueado. Aliás, você pode tratar esse problema com vaselina, umidificador, spray nasal salino ou banho de vapor ou sauna.

Continua após a publicidade

Como é feito o diagnóstico?

A causa da congestão nasal é diagnosticada com o histórico do paciente e um exame físico que se concentra nos ouvidos, nariz, garganta e vias aéreas. Desse modo, os testes usados ​​para diagnosticar a causa do congestionamento podem incluir:

  • Exames de sangue
  • Testes cutâneos de alergia
  • Cultura de escarro e cultura de garganta
  • Radiografias dos seios
  • Raio-x do tórax

Como se livrar desse sintoma?

Uma vez que o médico identifica a fonte da obstrução, o tratamento pode incluir lavagens nasais, medicamentos e cirurgia, entre outros que incluem:

  • Sprays nasais (incluindo esteróides)
  • Anti-histamínicos
  • Descongestionantes (de venda livre e prescrição)
  • Corticosteróides
  • Parar de fumar
  • Beber menos álcool
  • Banho de vapor, sauna ou umidificador
  • Cirurgia de septoplastia
  • Aspirar e espanar poeira e pelos da casa

Como você pode saber se seu nariz entupido é um sintoma de Covid-19?

Por fim, como muitos sintomas do coronavírus, o nariz entupido é um sintoma não específico, o que significa que pode estar ligado a várias doenças. Isso é especialmente verdade nesta época do ano, quando a gripe, as alergias e o resfriado comum começam a circular.

Isso significa que a única maneira verdadeira de saber se seu nariz entupido é um sinal de Covid-19 é fazer o teste. Além disso, considere os sintomas comuns de uma infecção por coronavírus que podem incluir:

Continua após a publicidade

  • Dores no corpo
  • Tosse
  • Fadiga
  • Febre ou calafrios
  • Dor de cabeça
  • Náuseas, vômitos ou diarreia
  • Perda de paladar ou olfato
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar
  • Dor de garganta

Então, agora que você sabe por que o nariz entope não deixe de ler: 12 remédios caseiros para aliviar a sinusite: chás e outras receitas