Por que castrar o cachorro

Castrar cachorro macho pode ser muito benéfico. Tanto para o dono, quanto para o próprio cachorro. Para entender um pouco mais sobre este processo, acompanhe nosso texto e tire todas as suas dúvidas.

Quando o assunto é castração do nosso bicho de estimação, é sempre importante tomar os cuidados devidos para não ocorrer nenhum problema extra. Assim sendo, muitos donos de cachorros discordam da medida por se tratar de um método extremamente invasivo no organismo do cachorro.

Embora invasivo, feito do jeito certo e seguro, torna-se altamente tranquilo de ser feito. Entretanto, para que tudo ocorra do jeito certo, sempre procure um veterinário ou uma ONG que esteja disposta a ajudar no processo. Nunca faça sozinho! Entendendo isto, veja 3 vantagens muito boas de castrar o seu cachorro de forma segura.

O principal objetivo de castrar cachorro macho, é controlar exponencialmente a população. Muitas vezes e principalmente no Brasil, o excesso de cães na rua é algo fora do comum. Por mais que o cão possa ter um dono, um descuido pode ser o suficiente para ele sair. E estas rápidas saídas podem ser suficientes para engravidar a primeira fêmea que ele encontrar.

Isto sem falar em cães abandonados e de rua, que fazem a população de cachorros crescer. Desta forma, castrar cachorro macho pode ser altamente benéfico para todos, evitando um futuro com ainda mais cães na rua passando fome e sem as condições básicas e dignas de sobrevivência. O que é muito ruim, não é?

Além disso, quando o seu cão for castrado, ele não irá sentir a necessidade de cruzar com uma cadela. Ou seja, isto fará com que o interesse dele em outros cães diminua drasticamente, evitando latidos e, como já falamos, as escapadas do pátio.

Além de controlar o controle populacional, castrar cachorro macho ainda garante uma série de benefícios para a saúde do bicho. Um deles, é a prevenção de doenças que poderiam ser originadas em órgãos que são retirados, como nos testículos.

Uma doença muito comum em cães, é o câncer de testículo. Este problema pode ser causado por diversas origens. Entretanto, retirá-los é uma maneira de evitar. Outro problema muito comum, são problemas de bexiga, como a micção, que também é evitado com o procedimento de castrar cachorro macho.

Além de controlar a população e prevenir algumas doenças, a alteração no temperamento do cão também pode oferecer. Entretanto, não é uma regra. Porém, muitas vezes pode ser nitidamente perceptível nos machos castrados, uma diminuição enorme nas motivações agressivas e sexuais.

Machos quando não castrados, geralmente vão querer defender seu território e comprar brigas com outros cães. Isto acontece devido a produção de testosterona, que faz eles se sentirem ainda mais fortes.

Entretanto, com a castração, estes sintomas podem desaparecer facilmente. O que tornará o seu cão muito mais sociável, educado e ponderado em diversas situações.

Se alguma vez você já identificou um cachorro agarrando a perna do dono para demonstrar interesse sexual, saiba que a castração também será benéfica neste sentido. E, assim sendo, seu cão, por via de regra, não fará mais isto.

Considerações finais

Castrar cachorro macho e, até mesmo fêmea, como falamos, requer diversos cuidados. Você não pode simplesmente querer castrá-lo sem consultas anteriores a um veterinário. Afinal, o seu cão é uma vida e ele merece todos os cuidados.

Desta forma, sempre procure ajuda profissional e capacitada para ajudar nesta intervenção cirurgia. Peça todas as recomendações necessárias, tanto antes quanto depois da cirurgia. Pois seu cão precisará de repouso e recuperação.

Outro ponto importante é tentar fazer a castração quando o cão ainda é um jovem filhote. Pois ele ainda não terá desenvolvido muitos costumes e cacoetes, o que tornará a adaptação dele muito mais fácil e tranquila.

Desta forma, castrar cachorro macho é muito benéfico, desde que feita da maneira correta, tomando todos os cuidados devidos.

Agora que você já entendeu tudo sobre castrar cachorro macho, é hora de avaliar a necessidade e possibilidade de fazer no seu cão. Se preferir, faça uma consulta a um veterinário antes para obter mais instruções técnicas e detalhadas, pois afinal, cada raça é diferente e merece os cuidados devidos.

Siga-nos no Instagram ou inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e curiosidades sobre cães e gatos

Para muitos donos de animais de estimação, a castração ainda é um grande tabu. Por incrível que pareça, a esterilização é vista por muitos como um ato nocivo e até mesmo cruel de ser feito. O medo de causar sofrimento e dor para o seu cão ou gato é algo muito comum.  Mas a verdade é que ainda existem muitos mitos em relação ao assunto.

Optar pela castração traz muitas vantagens, tanto para o animal quanto para o dono. O processo influência no controle populacional, evitando o abandono, além de ajudar no equilíbrio comportamental, seja o seu pet fêmea ou do macho.

Entenda agora porque castrar seu pet

1. Promove a saúde do pet

Cada animal e raça tem as suas características e personalidades. No entanto, a castração é um processo que promove qualidade de vida para todos. Entre os benefícios para a saúde do pet, pode-se destacar:

  • Grande taxa de redução na incidência de tumor de mama nas fêmeas, quando castradas antes do primeiro cio;
  • A redução no desenvolvimento de Hiperlapsia Prostática Benigna, um problema recorrente nos cachorros machos.

2. Contribui para o comportamento do animal

Todo dono de animal precisa enfrentar alguns comportamentos difíceis de serem contornados. Demarcação de território com urina, envolvimento em brigas e atitudes mais agressivas são algumas das questões que podem ser minimizadas com a castração. Para isso, o ideal é fazer o procedimento antes do período da puberdade.

3. Evita a gravidez indesejada

Nada melhor do que poder criar o seu pet com liberdade. Esta é uma realidade de muitas pessoas que moram em casas e ambientes que os animais podem circular com tranquilidade. Com a castração, evita-se a preocupação de uma gravidez indesejada e que pode acarretar problemas para você e para sua cadela ou gata, além de contornar os inconvenientes decorrentes do período de cio.

4. Previne a superpopulação

A questão da gravidez indesejada influencia diretamente num dos maiores problemas vividos nos dias de hoje: o abandono. Basta ser um pouco mais envolvido com o mundo dos pets para perceber a quantidade de cães e gatos que são deixados de lado todos os dias. E para os animais não existe sofrimento maior do que a rejeição.

Ao optar pela castração, você contribui para a prevenção da superpopulação e, consequentemente, ajuda a reduzir o número de animais sem lar.

5. O procedimento é simples e rápido

Aquela velha expressão “quem ama, cuida” também é válida para quem tem um animal em casa. Afinal, a alegria e gratidão demonstrada por ele na hora que você chega em casa é algo indescritível.

Por essa razão, muitos donos de animais de estimação acabam optando por não castrá-lo
com medo de que o cão ou o gato sintam dor, engordam ou percam a alegria. No caso dos machos os homens costumam se mostrar relutantes porque se colocam “no lugar do animal”, esquecendo que humanos e caninos são espécies diferentes e que não possuem as mesmas características fisiológicas. Esqueça isso já!

A castração de cães e gatos é a cirurgia mais realizada na rotina veterinária. Aqui na FOXVET seu animal será acompanhado pelo cirurgião veterinário e um anestesista veterinário, para garantir a segurança total do procedimento.

Durante o procedimento o pet é anestesiado e não sente qualquer tipo de dor. Além disso, tomando os cuidados certos no pós-operatório, a recuperação é rápida. Em cerca de 24 horas o animal já pode retomar suas atividades rotineiras.

Esqueça os mitos

Quando o assunto é o cuidado com os pets quase todo mundo tem uma opinião para dar. Em relação à castração, há quem diga que faz o animal engordar, ficar desanimado ou frustrado. No entanto, esses são mitos que vem sendo replicados ao longo do tempo e que acabam te deixando assustado.

Lembre-se que, ninguém melhor do que o veterinário para tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde do pet. Afinal, assim como você, o profissional deseja que o seu animal de estimação tenha uma vida fantástica.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Compartilha com a gente nos comentários agora mesmo!

A castração em cães é uma opção cada vez mais usada, tanto por prefeituras para evitar a reprodução descontrolada de cães abandonados nos centros urbanos como para tutores pelos mesmos motivos.

Afinal, cães largados nas ruas, sem abrigo e sem comida é algo que ninguém deseja, por isso diversas prefeituras e ONGs fazem campanhas de castração.

Mas o fato é que o método não só evita a reprodução indesejada e o número de animais abandonados, como também oferece alguns benefícios para o bem-estar e para saúde do animal.

O veterinário Reynaldo Dias Landgraf Júnior diz que o procedimento é tão bom para saúde do cão que evita até o câncer, de mama nas fêmeas e de próstatas nos machos.

A Abinpet (Associação Nacional de Fabricantes de Alimentos para Animais), estima que há no Brasil cerca de 37 milhões de cães.

Então, é muito animal para se preocupar, por isso, preparamos neste artigo 5 benefícios da castração em cães.

Leia até o fim para ficar por dentro e se seu cão ainda não é castrado, certamente, terá vontade de castrá-lo.

1) Castração em cães para prevenção de doenças

Os cães castrados evitam a procriação descontrolada e indesejada, como dissemos acima, porém também é uma forma de prevenção de doenças.

A mais grave é o câncer, mas não é só ela, outras doenças também são evitadas, assim como outros benefícios que listamos abaixo.

Um cão idoso muitas vezes precisa ser submetido a cirurgias por complicações na saúde que podem ser evitadas com a castração, por exemplo:

  • remoção de tumores nas mamas
  • remoção do útero em decorrência de inflamação
  • remoção de próstata e pênis.

Um procedimento desses em um animal idoso é um grande risco. E como o cão tem sido cada vez mais querido pelas famílias, a medida é importante para o bem-estar de todos, já que um animal de estimação doente aflige toda família.

2) Aumento na expectativa de vida

O doutor Marcelo Conte do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, afirmou em uma entrevista ao site da Veja que os cães castrados têm a expectativa de vida aumentada em até cinco anos.

Imagine só poder conviver mais tempo com seu amigo de todas as horas sem precisar fazer procedimentos desconfortáveis. A castração é uma cirurgia única, rápida e de fácil recuperação.

Isso já é um estímulo e tanto para castrar seu cão, afinal de contas, quem não quer mais tempo com ele?

3) O fim do ciclo do cio

Nas fêmeas um dos benefícios da castração é o fim do ciclo do cio: você não precisará mais pôr fraldinhas nas cadelas, ou ter o local em que elas convivem sujo de sangue, além de cachorros aglomerados no seu portão chorando.

O fim do ciclo do cio é um dos benefícios da castração, tanto para você como para o animal, afinal, uma cadela de fralda deve se sentir muito desconfortável.

Até os machos da vizinhança serão beneficiados, já que não vão ficar brigando entre eles por um espaço no portão.

4) Cães menos agressivos

Outro benefício que a castração em cães oferece é a diminuição da agressividade. Um cão violento é um problema e tanto para o convívio social, principalmente se há outro animalzinho no mesmo local que ele.

Isso pode ser resolvido tanto com técnicas de adestramento para cachorro, como com a castração.

O cão castrado fica menos agressivo, porque o procedimento diminui a produção do hormônio testosterona, que é um dos fatores que contribui para o comportamento bruto.

Com isso, as brigas com outros animais, por exemplo, serão menores, ainda mais dentro de casa com seus companheiros.

5) Chega de marcar território

Seu cachorro marca território pelos cantos da casa, fazendo xixi? Bom dê adeus a isso.

Esse hábito é muito desagradável, não é mesmo? Mas é um instinto animal, se você tem um cão assim, a castração de cachorro pode acabar com isso, sendo esse mais um benefício da castração em cães.

Pelo mesmo motivo que o cão deixa de ser violento quando castrado, ou seja, a redução na produção de hormônios, ele também deixa de fazer xixi pela casa.

Onde castrar cachorro

Depois desses benefícios da castração em cães, você deve querer castrar o seu agora mesmo, não é?

Mas calma, é preciso levá-lo ao veterinário para ver se ele tem condições para se submeter ao procedimento operatório.

Normalmente, a castração em cães ocorre enquanto são filhotes, nos primeiros meses de vida, então se seu cão tem mais de um ano é preciso ver com o médico.

Agora, se seu cão foi avaliado e está apto para ser castrado, você pode fazer direto em uma clínica veterinária, mais próxima, ou pode aproveitar os centros de castração das prefeituras, veja se na sua região o governo local oferece esse serviço.

Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura oferece o procedimento, para saber mais clique aqui, e ainda há ONGs que também oferecem a castração em cães de graça. Informe-se na sua região.

E aí, achou legal os benefícios que a castração em cães oferecem? Compartilhe com seus amigos.

Última postagem

Tag