Onde fazer carteirinha de estudante em vitoria da conquista

Na data de 06 de dezembro de 2016 ocorreu o lançamento oficial do Programa Identidade Jovem, oferecendo a todos os usuários, em todo país, a oportunidade de emitir o cartão virtual de identificação dos estudantes por meio online e através de aplicativos.

Já, na data de 31 de março de 2016, a Caixa Econômica Federal foi contratada para operacionalizar a Identidade.

O que é o ID Jovem Vitória da Conquista?

O cartão Identidade Jovem foi criado pelo Decreto 8.537/2015, servindo como comprovação para a condição do jovem que tenha baixa renda para ter acesso aos auxílios que geram descontos em eventos artísticos e esportivos, reserva de vagas, entre outros.

Quais os benefícios do ID Jovem?

O Programa ID Jovem em Vitória da Conquista garante aos jovens acesso a auxílios relacionados ao Direito à Cultura e ao Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude (Lei nº 12852/2013):

  • Direito à meia entrada, ou seja, 50% do valor do ingresso, em eventos artísticos e esportivos.
  • Reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou
    embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50% no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas;
  • Emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil aos estudantes de baixa renda.

Quais as condições para ter acesso ao ID Jovem Vitória da Conquista?

O ID Jovem Vitória da Conquista é destinado às pessoas que tenham idade de 15 até os 29 anos com renda per capita que pode chegar até dois salários mínimos, e os beneficiários também precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que estejam com dados em dia há pelo menos 24 meses.

Se você ainda não é inscrito no CadÚnico, basta ir pessoalmente ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no endereço: Rua 10 de novembro, 790, Candeias – Vitória da Conquista.

O CRAS é uma unidade de atendimento que fica responsável pela organização e oferta dos serviços de assistência social, nas áreas de vulnerabilidade e risco dos municípios.

Quais os custos para emitir o ID Jovem Vitória da Conquista?

A emissão do cartão é totalmente isenta de custos, ou seja, gratuita.

Como emitir o ID Jovem online?

Para emitir o cartão online, basta o interessado preencher os seguintes dados:

  •  Número do NIS;
  •  Nome e Sobrenome
  •  Data de Aniversário;
  •  Nome da Genitora.
  1. O usuário deverá acessar o site da CAIXA.
  2. Depois disso, acesse a aba “Benefícios e Programas” e clique em “Todos os Programas”;
  3. O tema a aparecer nessa lista é o ID Jovem, que deverá ser clicado;
  4. Depois de entrar na página do programa, o usuário deverá clicar no ícone “Emitir ID Jovem”, localizado na parte direita em cima da página;
  5. Após isso, preencha todos os campos com os dados que listamos acima. Se você não souber o NIS, clique em “Não sei meu NIS”, situado no canto direito de cima da página;
  6. Em seguida, preencha os campos para localizar seu NIS;
  7. Clique em “Guardar Informações” e, depois em Acessar”.

Se for o seu primeiro acesso, aparecerá o “Termos de Uso” ,que deverá ser aceito, e depois disso, seu cartão será emitido, bastando que você clique em salvar, para que ele possa ser impresso!

Como emitir o ID Jovem pelo celular?

O interessado deverá realizar o download do aplicativo, que está disponível em todas as versões para smartphones.

  1. Depois de abrir o app, irá aparecer uma tela para cadastro de dados.
  2. Se você não souber o seu NIS, clique em “Não sei meu NIS”, disponível ao lado do campo “NIS”, que está em amarelo, e, depois você será direcionado para a CAIXA;
  3. Já no site da Caixa, preencha os dados para encontrar seu NIS;
  4. Depois de preencher os dados, clique em “Guardar Informações”, dessa forma tudo que você fez até aqui, será salvo e, depois, toque em “Acessar” para gerar o seu novo cartão!

Se for o primeiro acesso do usuário, aparecerá o “Termos de Uso” que deverá ser aceito, e, após isso, aparecerá a mensagem: “Essa será o rosto final da sua ID Jovem.”

Qual a validade do ID Jovem ?

O cartão terá sua validade expirada em 180 dias desde a sua emissão, sendo que após esse prazo, um novo cartão deverá ser emitido, quando todos os seus dados serão novamente conferidos para que seu benefício seja aprovado!

Sendo assim, esse programa busca auxiliar os jovens que tenham uma situação financeira mais delicada, a compartilharem de uma vida mais digna, e, a terem os mesmos direitos. assim como todos os outros jovens.

E além disso, essa carteirinha proporciona ainda, diversas vantagens não apenas para os estudantes, mas, para todos os jovens que esteja inscritos no CadÚnico, não importando se estão estudando ou não, desde que comprovem todas as outras condições, além da baixa renda.

 

Tudo na palma da sua mão.

Baixe o aplicativo ATUV

CONHEÇA A INTEGRAÇÃO TEMPORÁRIA

Por todo o canto da cidade, tem uma ATUV perto de você.

São 5 agências e mais de 10 pontos de recarga.

Mobilidade Urbana
Postado em 9 de fevereiro de 2019 as 08:00:41

Estudante, fique atento ao período de recadastramento do Bilhete Eletrônico Municipal Escolar (BEM) 2019. O bilhete assegura aos alunos das redes municipal, estadual, federal e particular o direito à meia passagem no transporte coletivo urbano, com o benefício da integração tarifária.

Para cadastrar ou recadastrar o seu BEM, basta comparecer a uma das sedes da Associação dos Operadores do Transporte Coletivo Urbano (Atuv), localizadas na Travessa 2 de Julho, nº 10, Centro, no Centro Glauber Rocha, Av. Brumado – B. Brasil, e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 18 horas (sem intervalo para almoço), aos sábados, das 8 às 11h50, nas agências do Centro e Bairro Brasil; e aos domingos, no Glauber.


O cadastramento e recadastramento podem ser feito até o dia 30 de abril. O comprovante de matrícula será enviado pela instituição de ensino do estudante. E os estudantes devem apresentar os seguintes documentos: – RG (original e cópia); – CPF (original e cópia); – Comprovante de residência recente em nome do aluno, dos seus pais ou de um representante habilitado (original e cópia); – Bilhete Eletrônico Municipal Escolar (BEM), para os alunos que já o possuem;

– Fotografia 3×4 atualizada e colorida, para aqueles que não possuem o BEM (a Atuv disponibiliza esse serviço).

Para facilitar o atendimento, é possível ainda fazer o pré-cadastro pela Agência Virtual e apresentar a documentação acima. Baixe o aplicativo ATUV SIT no Play Store. Depois, só precisa ir a uma agência física para retirar o bilhete. Em caso de dúvidas, você pode falar com a Atuv pelo telefone (77) 3427-9500.

Última postagem

Tag