O que por no campo objetivo em um curriculo

O campo Objetivo Profissional é uma das informações mais importantes de todo o currículo. É ele que demonstra para o mercado de trabalho o que você está buscando e quais são suas expectativas profissionais. Por isso, é muito importante preencher esse campo corretamente, certificando-se de que as áreas de interesse de seu currículo estejam alinhadas com o que a empresa solicita no anúncio da vaga.

Algumas pessoas costumam preencher esse campo com a frase “a critério da empresa”, mas essa é uma estratégia que eu não recomendo. Pode parecer que você não sabe o que quer e não tem foco. A dica, então, é identificar quais áreas de atuação interessam mais para a trajetória que você está buscando. Vamos lá.

Como preencher seu “Objetivo Profissional”

  • Um candidato que ache interessante trabalhar com pessoas pode colocar “Atendimento ao cliente”, “Recursos Humanos” ou “Administração”;
  • Um candidato com aptidão para trabalhar com números, mas que também considere interessante conseguir uma chance em uma área mais técnica, pode preencher “Financeiro”, “Departamento Pessoal” ou “Informática”.

Para as pessoas que já estão trilhando um caminho e têm intenção de vivenciar uma nova experiência profissional, a sugestão é explicitar isso claramente no objetivo.

Como saber se seu “Objetivo Profissional” está correto na VAGAS?

1. Depois de acessar o VAGAS.com.br com seu usuário e senha, clique em “Atualizar currículo”;

2. No item “Objetivos”, confira se suas áreas de interesse estão de acordo com o que foi solicitado na vaga que deseja se candidatar.

Por exemplo, se o objetivo descrito pela empresa for “auxiliar administrativo”, você deve preencher o campo “objetivo profissional” com as mesmas palavras. No caso, “auxiliar administrativo” mesmo.

O “nível” deve ser preenchido de acordo com sua experiência profissional. Neste caso, deve ser “auxiliar/operacional”.

A “área” é o setor da empresa em que você quer trabalhar. Algumas opções são: Administração de empresas, Advocacia/Jurídica, Bancos etc. Se esses três campos estiverem desalinhados, é hora de ajustá-los.

3. Não esqueça de salvar as atualizações do seu currículo!

Atenção: é muito importante que esteja vinculado a sua área de atuação e ao que você sabe fazer, pois não é recomendado alterar esses campos para todas as vagas, ok?

E o campo Experiência Profissional?

Toda experiência profissional pode ser interessante dependendo do perfil que está sendo buscado. Mas, em alguns momentos, uma atividade que tenha sido curta e sem tanta importância talvez não precise ser incluída. Vamos ao exemplo!

O candidato hoje está na área de TI e deseja continuar nesta área, focado em programação. Muitos anos antes fez estágios nas áreas de Administração e Finanças. Essas vivências podem ser encaradas como diferenciais pelo recrutador, em uma oportunidade de programador de produtos para a área financeira.

Não há uma regra especifica na hora de se incluir uma experiência profissional no currículo. Isso depende de uma análise maior e o bom senso deve ser usado. O mais importante é: nunca inventar informações. Esse é o grande pecado. Sem dúvida, inventar experiências, cursos e atividades não é um caminho válido, pois em algum momento a mentira será descoberta.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.

*Alessandra Tomelin, autora do post, tem mais de 15 anos de experiência trabalhando com pessoas e relações na área de Recursos Humanos. Ela é formada como Psicóloga, Master Coach e Business Partner.

Elisângela Dias

Gestora de Recursos Humanos

Indicar o objetivo profissional é um passo importante na elaboração do currículo, pois mostra ao empregador em qual área o candidato quer atuar e quais as suas expectativas nesta etapa da carreira.

O objetivo deve preferencialmente aparecer no currículo como uma frase curta e direta, de no máximo duas linhas. O ideal é que o candidato seja específico e não dê muitas voltas para dizer o que pretende.

Antes de escrever seus objetivos profissionais, é importante que o candidato reflita exatamente sobre o que busca naquele emprego. Com isso, a tarefa fica simples.

Exemplos de objetivos para currículos

Uma estratégia que costuma funcionar é indicar qual o cargo ou tarefa específica que quer executar. Por exemplo, um trabalhador do comércio varejista pode dizer simplesmente:

Quero atuar na área de vendas, com contato direto com o público.

Se esse mesmo vendedor já é bastante experiente e quer uma oportunidade de crescer na carreira, poderia, por exemplo, dizer:

Busco oportunidade como gerente de loja, para desenvolver minha vasta experiência no setor de vendas.

Se não quiser indicar um cargo específico, o candidato pode apontar apenas o setor, dizendo, por exemplo:

Quero atuar no departamento de Recursos Humanos.

Quem está em busca do seu primeiro emprego também deve indicar qual é seu objetivo ao se candidatar àquela vaga. Uma opção é dizer, por exemplo:

Busco minha primeira experiência profissional na área de telemarketing.

Se a vaga oferecida for de um estágio, é possível escrever algo na linha:

Busco uma oportunidade na área de Comunicação e Marketing para desenvolver os conhecimentos adquiridos em minha formação.

Demonstrar que conhece a cultura organizacional da empresa para a qual se candidata também pode ser uma estratégia importante.

Um auxiliar de escritório que sabe que está se candidatando a uma vaga em uma empresa que se destaca por ter uma gestão mais participativa pode dizer algo como:

Quero atuar no apoio aos serviços administrativos em uma corporação que valorize a iniciativa de seus colaboradores.

Uma frase como essa, porém, não seria adequada para um currículo enviado a uma companhia que possui um modelo de gestão mais tradicional e hierarquizado.

O exemplo acima mostra por que é importante que o candidato adapte o seu currículo para cada vaga específica, em vez de disparar cópias de um mesmo documento para todas as empresas.

É preciso lembrar também que o objetivo não basta para mostrar que o candidato possui foco. O ideal é que todo o currículo esteja de acordo com o objetivo apresentado. Para isso, é necessário destacar as experiências e os cursos que possuem mais relação com a meta estipulada e a vaga pretendida.

Embora o candidato se sinta tentado a colocar no currículo uma frase de efeito, essa não é a melhor estratégia para se destacar. Algumas dessas frases já se tornaram clichês e, em vez de causarem boa impressão, podem deixar a imagem de que o candidato é preguiçoso, pouco criativo ou está disparando para todos os lados, sem prestar atenção à vaga específica.

Esse é o caso de frases como Quero contribuir para o crescimento da empresa ou Procuro novos desafios. Além de pouco específicas, expressões como essas são utilizada por muitos concorrentes.

Também é preciso evitar preencher o campo dos objetivos profissionais dizendo que os deixa "a critério da empresa” ou que está disposto a atuar "em qualquer coisa”. Isso pode fazer com que o empregador pense que o candidato não sabe o que quer ou não tem um foco.

Você sabia que ter um bom objetivo profissional pode fazer toda a diferença na sua participação em um processo de recrutamento e seleção?

Toda vez que uma empresa abre um processo seletivo, o departamento de recursos humanos recebe uma grande quantidade de currículos a serem analisados. 

O problema, contudo, é que muitas vezes não há como analisar completamente cada um desses documentos, e a forma como esse documento é organizado acaba influenciando - e muito - nessa análise.

Em uma pesquisa realizada pela Catho, por exemplo, 30% dos 400 recrutadores entrevistados afirmaram que demoram entre 6 e 10 segundos para descartar um currículo.

Então, a grande pergunta que surge é: o que fazer para que meu currículo chame a atenção do recrutador?

Bom, existem várias formas de organizar e sintetizar um currículo para fazer com que ele se destaque, e posso garantir que em todas elas, um dos itens que deve receber máxima atenção é o objetivo profissional.

Esse objetivo é visto como um grande diferencial por vários recrutadores, pois além de ser um dos primeiros dados que é analisado no currículo, quando bem estruturado, ele pode fazer toda a diferença para que você seja selecionado para participar do processo seletivo.

Por isso, neste texto, você saberá como elaborar o seu objetivo profissional, onde ele deve estar localizado no currículo, e principalmente, como construir esse documento.

Confira os tópicos que serão abordados:

Antes de explicar sobre o objetivo profissional, vamos entender mais sobre o currículo.

O que por no campo objetivo em um curriculo

Em uma definição muito simples, podemos dizer que o currículo é um documento que resume a carreira profissional de uma pessoa. Sua palavra deriva do latim curriculum vitae, que em português, pode ser entendido como trajetória da vida.

Também conhecido como CV, esse documento é extremamente importante no mundo corporativo, principalmente diante do cenário de grande competitividade. De acordo com a gerente da Catho, Tabitha Laurino: 

"É importante revisá-lo e sempre mantê-lo atualizado, buscando identificar pontos que sempre podem ser melhorados e valorizar seu perfil profissional. Pecar nesse documento diante de tantas ferramentas de auxílio é inadmissível para os recrutadores".

Dessa forma, podemos dizer que ter um currículo bem estruturado é fundamental para garantir que o candidato seja selecionado para um processo seletivo. Mas afinal, quais itens devem estar presentes nele?

Estrutura do currículo

Todo currículo deve ter algumas informações básicas que são importantes para que a empresa saiba o perfil do candidato, o que ele busca profissionalmente, e se possui as habilidades desejadas para a vaga em questão.

Confira a seguir um breve resumo dos principais itens que devem estar presentes:

  • Dados pessoais (nome, telefone, e-mail, endereço)
  • Objetivo
  • Formação acadêmica (nome da faculdade, curso, e ano de conclusão)
  • Idiomas (assim como o grau de fluência em cada um deles)
  • Experiências profissionais (nome da empresa, função exercida, tempo de permanência)
  • Habilidades e competências

Essa é a estrutura básica e mais comum de um currículo. Claro que todos os itens desse documento são importantes, mas neste texto, o foco será o objetivo profissional, que como disse mais acima, pode fazer toda a diferença para que você seja selecionado para uma entrevista.

O objetivo profissional é um dos campos mais importantes do currículo, pois é nele que o profissional deve colocar sua área de atuação, e o que procura em uma oportunidade de trabalho.

Em outras palavras, ele deve deixar claro as expectativas daquele profissional, para que o recrutador saiba se o candidato está alinhado ao que é procurado pela contratante.

Mas cuidado! O objetivo profissional deve ser algo simples e resumido, ter entre 1 e 2 linhas no máximo, e deve aparecer logo no começo do currículo.

Agora, o grande problema que muitos trabalhadores têm é: como expressar em poucas palavras minha expectativa profissional, e fazer com que esse objetivo chame a atenção do recrutador?

Escrever o objetivo pessoal não é fácil, não é mesmo? Mas não se preocupe, eu separei a seguir algumas dicas que irão te ajudar nessa tarefa.

A primeira dica é talvez a mais importante: o objetivo profissional deve ser específico e focado. Caso contrário, seu objetivo ficará muito genérico, e fará com que a contratante acredite que você não sabe o que deseja profissionalmente, e descarte seu currículo.

Por isso, pense bem o que você deseja alcançar em sua área, onde quer chegar, e vá direto ao ponto. Não use frases longas e com muitos detalhes, sua capacidade de resumir o objetivo profissional será muito valorizada no momento na análise.

  1. Não escreva o nome do cargo

Esse é um erro muito comum que é cometido ao montar um currículo: você não pode confundir e escrever o cargo que deseja ter ao invés da área de atuação. Você sabe a diferença entre esses termos?

É muito simples: em uma mesma área, existem diversos cargos que podem ser exercidos. Como exemplo, ao invés de escrever “desenvolvedor de sistemas”, opte por “atuar na programação de sistemas em JAVA”.

Por fim, lembre-se: nem sempre a mesma frase do seu objetivo profissional irá servir para todas as empresas que você se candidate.

Faça sempre uma revisão do seu objetivo antes de enviar o currículo, e certifique-se de que ele está de acordo com o desejado para a vaga em questão. 

Agora, por mais que essas dicas sejam muito eficientes para elaborar seu objetivo, essa tarefa ainda pode se tornar um grande desafio principalmente para os profissionais que ainda não entraram no mercado de trabalho.

Afinal, se eu nunca trabalhei antes, o que devo colocar no meu objetivo profissional?

Exemplo de objetivo de currículo para profissional inexperiente

Para profissionais inexperientes, um bom objetivo profissional deve ser focado em duas coisas: sua educação e habilidades. Ou seja, neste caso, você deve escrever o local em que se formou, e como os conhecimentos que adquiriu durante o curso irão beneficiar a empresa.

Confira a seguir alguns exemplos:

  • Em busca do primeiro emprego na área de administração, me coloco à disposição da empresa para aprimorar as habilidades da função e assim contribuir para os resultados da organização.
  • Busco a oportunidade de exercer meus conhecimentos na área de comunicação para aplicar o que aprendi durante os cursos concluídos neste ano.
  • Com o Ensino Médio recém concluído estou em busca da minha primeira oportunidade de trabalho. Sou bastante proativo, com desejo de aprender e contribuir com o crescimento da empresa.
  • Com as minhas habilidades comportamentais e a experiência atingida ao longo dos anos, quero estar em uma empresa em que possa contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores.
  • Com as experiências adquiridas ao longo dos meus estágios, procuro agora uma chance de efetivação na minha área de conhecimento.

Viu só como existem várias formas de se escrever um objetivo profissional? Esses são exemplos mais genéricos, mas a seguir, eu separei algumas formas de como elaborar essas frases para alguns cargos específicos.

Exemplo de objetivo profissional para - Direito

  • Dois anos estagiando no escritório de advocacia X, tive amplo contato com o direito penal. Formado em direito na Universidade Y, busco continuar a me especializar nesta área e ajudar o seu escritório a atrair mais clientes. 
  • Estou em busca do meu primeiro trabalho na área de direito e gostaria de fazer parte da história dessa empresa. Possuo muita força de vontade e facilidade em aprender. 

Exemplo de objetivo profissional para - Jornalistas

O que por no campo objetivo em um curriculo

  • Jornalista formada na Universidade X. Aos 14 anos, criei o meu próprio website noticioso e consegui cerca de 1.000 visitantes diários. Agora, busco a oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquiri na universidade e no blog para fortalecer a estrutura digital do seu jornal.
  • Pretendo utilizar minha formação em jornalismo e dois anos de experiência como Social Media na Empresa X para me tornar Gerente de Conteúdos na Empresa Y.
  • Formada em Publicidade e Propaganda na Universidade X. Tirei 10 no meu TCC e o publiquei como o livro “Publicidade no século 22.” Sempre antenada nas próximas tendências do segmento, busco a oportunidade de ajudar sua empresa a se preparar para as tendências do futuro.
  • Analista de RH formada pela Universidade X. Duas experiências profissionais de estágio nas empresas Y e Z. Busco aprimorar meus conhecimentos na área e contribuir para uma otimização do departamento na empresa e garantir uma boa gestão de pessoas.

O que por no campo objetivo em um curriculo

  • Possuo fluência em 2 línguas e 4 anos de experiência. Trabalhei em multinacionais como a Empresa X e a Empresa Y, atendendo clientes e gerenciando banco de dados no Excel. Busco oportunidade de aplicar os meus conhecimentos linguísticos e experiências para dar um atendimento diferenciado.
  • Tenho grande entusiasmo pelo atendimento ao cliente e desejo contribuir com o sucesso da imagem da sua empresa. Desejo usar a versatilidade adquirida em um ano de experiência voluntariado onde tive a oportunidade de trabalhar com diversidade cultural e trabalhar em equipe.
    • Futuro jornalista. Vencedor do Campeonato estadual de escrita criativa estudantil de 2017. Sempre disposto a aprender coisas novas, almejo combinar conhecimentos de diversas áreas para criar soluções inovadoras para a empresa. 

    • Carreira em evolução na área Administrativa, com habilidade para atuar no auxílio em rotinas do setor, contato com clientes e fornecedores, organização do ambiente de trabalho e nas demais atividades diárias de uma empresa, visando a qualidade do serviço prestado.

    Agora que já entendemos a importância do objetivo profissional e alguns exemplos de como ele pode ser feito, vamos falar mais sobre como montar o resto do seu currículo. Afinal, por mais que o objetivo seja extremamente importante, ele não é o único item desse documento que deve ser bem definido.

    Sabe aquele famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”? Ele está muito relacionado à forma como o currículo é construído, já que como vimos nas pesquisas que citei até aqui, uma má organização desse documento pode fazer com que o recrutador o descarte rapidamente de um processo seletivo.

    Lembra da estrutura do currículo que expliquei no começo do texto? Aquelas são as principais informações que você deve preencher, sempre de forma objetiva e clara. Ocupar muito espaço na descrição de suas experiências ou conhecimentos, o famoso “encher linguiça”, não é bem visto no mundo corporativo.

    Além disso, outras questões que não devem aparecer de forma alguma no seu currículo são: erros gramaticais, pretensão salarial, e principalmente, informações erradas sobre suas experiências ou conhecimentos, afinal, tudo isso será questionado na entrevista.

    Por fim, no item de experiências profissionais, é importante que elas estejam nesta ordem: da mais atual para a mais antiga. Ao redigi-las, lembre-se de mencionar as seguintes informações:

    • Nome da empresa;
    • Cargo;
    • Período de trabalho;
    • Atividades realizadas.

    Se você seguir essas dicas, garanto que seu currículo terá grandes chances de se destacar no processo seletivo. Agora, por mais que esse documento esteja bem feito, não podemos negar que existem alguns tópicos que chamam mais atenção dos recrutadores. Sabe quais são?

    O que chama a atenção dos recrutadores?

    O que por no campo objetivo em um curriculo

    Lembra da pesquisa feita pela Catho que citei na introdução deste texto? Ela ainda afirmou que os dados mais valorizados no momento da análise dos currículos são: experiência profissional (80%); formação e/ou cursos complementares (60%); objetivo profissional (50%), e conhecimento em outros idiomas (24%).

    Além disso, essa pesquisa ainda constatou que em uma primeira avaliação, 57% dos recrutadores entrevistados afirmaram que levam cerca de 29 segundos para analisar os documentos.

    Para Tabitha Laurino: "Após o primeiro olhar do recrutador sobre o currículo é feito uma análise de forma detalhada. Ainda assim é primordial ter as informações nobres do documento em destaque e bem colocadas, pois desta forma serão facilmente observadas, garantindo maiores chances desse candidato ser selecionado para uma entrevista".

    Agora, mesmo com essas dicas, muitos profissionais ainda podem sentir dificuldade em elaborar o currículo sozinhos. Se esse é o seu caso, saiba que ainda existe uma solução que pode te ajudar.

    O coach é um profissional que está cada vez mais se destacando no mundo corporativo, e ele com certeza pode ajudar os trabalhadores a elaborarem seus currículos. Sabe como?

    Para saber a resposta, vamos primeiro entender mais sobre esse profissional.

    A principal função do coach é aplicar os conceitos da metodologia do coaching nas vidas pessoais e profissionais dos colaboradores, com o objetivo de fazer com que eles alcancem seus objetivos em um curto período de tempo.

    Para isso, essa metodologia utiliza uma série de técnicas, ferramentas e conhecimentos como a administração, gestão de pessoas, psicologia, recursos humanos, e planejamento estratégico por exemplo.

    Dessa forma, podemos dizer que o coaching proporciona um grande autoconhecimento por parte dos colaboradores, além de um aumento na autoconfiança e a quebra de crenças limitadoras, o que permitirá que os funcionários atinjam seu máximo potencial para alcançar suas metas rapidamente e de forma objetiva.

    Dentre seus benefícios, o coaching pode ajudar na motivação no trabalho, a aumentar a produtividade, a elaborar um plano de carreira, a ter um melhor gerenciamento de tempo, e até mesmo nos relacionamentos interpessoais.

    Mas afinal, qual a relação dessa metodologia com a elaboração de um currículo?

    Simples: um bom currículo exige que o profissional saiba resumir em poucas linhas suas principais experiências e aspirações de forma que se destaque, e o problema, como mencionei ao longo do texto, é que muitas pessoas possuem dificuldade não só em sintetizar essas informações, mas principalmente em não saber exatamente o que escrever.

    E é aqui que o coach entra. Seu conhecimento na metodologia do coaching permitirá que ele ajude os colaboradores a entenderem melhor a si mesmos para, a partir disso, ter um melhor entendimento sobre suas habilidades, pontos fortes, e onde deseja chegar profissionalmente.

    Viu só como o coach pode ajudar - e muito - na elaboração de um currículo? Agora, uma vez que você consegue se destacar e é selecionado a participar do processo seletivo, o próximo passo é saber se preparar para o momento da entrevista.

    O momento da entrevista é crucial para ambas as partes, pois é nela que não só a empresa saberá se o candidato possui o perfil e habilidades desejadas, mas também o próprio colaborador poderá conhecer mais sobre a organização, as atividades que irá exercer, e os benefícios oferecidos.

    Portanto, a primeira dica que dou para a entrevista é pesquisar sobre a empresa: entenda sua área de atuação, seus valores e concorrentes, tudo isso ajudará a causar uma boa impressão e a demonstrar que você possui o interesse de trabalhar na organização.

    A segunda dica para esse momento é se preparar para as possíveis perguntas. Na grande maioria das vezes, o recrutador irá pedir que fale mais sobre você, suas experiências profissionais, seus pontos fortes e fracos, e onde deseja chegar.

    Por isso, esteja preparado para responder essas perguntas de forma clara e precisa, e principalmente, evite falar mal de outras empresas que tenha trabalho ou de antigos chefes. Isso com certeza irá causar uma má impressão.

    Por fim, um dos erros mais comuns na entrevista, que mencionei neste texto, é sobre a veracidade das informações no currículo.

    Objetivo profissional: é preciso coerência entre currículo e entrevista

    Lembre-se: o objetivo profissional é um dos primeiros itens a ser avaliado pelo recrutador, e consequentemente, será o primeiro abordado durante a entrevista.

    Portanto, a última dica é não mentir na elaboração do currículo, pois você pode até ser selecionado para a entrevista, mas neste momento, o recrutador com certeza irá perceber que você não possui o desejado para a vaga, e pode até mesmo não ser selecionado para o pipeline de talentos para futuras oportunidades.

    O que por no campo objetivo em um curriculo

    Neste texto, eu quis deixar clara a importância de saber elaborar o objetivo profissional, já que ele será determinante para que todo o resto do currículo seja feito da melhor forma, e para que você se destaque no processo de recrutamento e seleção.

    Por isso, lembre-se de todas as dicas que dei, e se necessário, não exite em contar com a ajuda de um coach, que esse profissional com certeza irá te ajudar nessa tarefa.

    Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog. Temos diversos artigos sobre legislação, administração de empresas e RH.