O que fazer quando o peixe morre

Os peixes de aquário podem morrer por muitas razões diferentes. Apresentamos algumas causas pelas quais os peixes estão morrendo no aquário.

O aquário é um ecossistema delicado e muitos eventos podem causar a morte súbita de seus membros.

Se os peixes do seu aquário morrerem sem motivo aparente, é muito provável que as condições da água não sejam adequadas ou que seja necessário reduzir o número de membros no aquário.

Peixes no aquário: por que os peixes estão morrendo?

A expectativa de vida dos peixes varia consideravelmente de espécie para espécie. Podemos generalizar dizendo que as espécies maiores vivem mais.

Além da expectativa de vida, vários fatores podem causar a morte prematura de um peixe. Descubra o mais importante nas linhas a seguir.

1. Peixes estão morrendo de estresse

O estresse contínuo faz com que os peixes aumentem sua frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial.

Vários motivos podem causar estresse em um peixe: muitos peixes no aquário, falta de esconderijos, incompatibilidade entre espécies, entre outros.

Em um desses ambientes, os peixes eventualmente morrem de infecção devido à imunossupressão.

Se você introduzir os peixes muito cedo no aquário , eles quase sempre morrerão porque o ambiente não está pronto para suportá-los.

  • Veja também: Animais mais agressivos: Confira os 10 mais!

3. Incompatibilidade entre espécies

Esta é uma razão comum pela qual os peixes de aquário morrem sem explicação. Antes de escolher as espécies para o seu aquário, verifique se são compatíveis em todas as suas fases vitais.

Dois peixes podem se dar bem quando são jovens, mas se um peixe for 30 centímetros mais alto que o outro quando adulto, o resultado é fácil de imaginar.

4. Peixes estão morrendo por condições ruins da água

Peixe amarelo. Fonte: Pixabay

Recomenda-se trocar 15% da água do aquário todas as semanas (ou 30% a cada 2 semanas).

É necessário remover regularmente a matéria orgânica em decomposição do aquário, caso contrário, podem ocorrer desequilíbrios químicos na água e matar os peixes.

A maneira mais fácil de ter certeza de que está tudo bem é conseguir alguns kits especializados e testar quimicamente a água uma vez por semana.

Caso os parâmetros da água sejam insuficientes, você terá que fazer trocas urgentes.

  • Veja também: Animais engraçados: Confira a lista e fotos

Peixes estão morrendo – 5. Presença de parasitas

Às vezes, peixes de aquário são mortos pela adição de plantas infectadas ou outros peixes.

Principalmente se vierem de depósitos inexperientes, não é incomum que os espécimes sejam portadores de parasitas externos (ou internos) e acabem disseminando doenças.

Para evitar isso, é sempre recomendável colocar cada novo peixe em quarentena por um período de 1 a 2 semanas . Portanto, se o peixe estiver doente, você pode tratá-lo sem colocar a vida de outros peixes em risco.

6. A doença é outra razão pela qual os peixes morrem

Frequentemente, os sinais da doença são imediatamente visíveis pelo comportamento do peixe e sua aparência.

As doenças são o resultado de um sistema imunológico fraco, estresse, infecção. Mesmo os medicamentos nem sempre eliminam o problema.

7. Temperatura da água

2 Peixes laranja. Fonte: Pixabay

A morte de peixes também pode ocorrer devido à diminuição ou aumento da temperatura do meio aquático.

A opinião de que um desvio de um determinado regime de temperatura em 2-3 graus em uma direção ou outra não afetará de forma alguma a saúde dos animais de estimação do aquário está profundamente equivocada.

Se a temperatura cair, existe o perigo de morte por um resfriado e, se a temperatura subir, os peixes podem morrer por falta de oxigênio.

O que fazer se encontrar peixes mortos no aquário?

Peixes estão morrendo – Observe mais de perto o número de peixes no tanque

  • Conte-os de manhã e durante as horas de alimentação.
  • Qual é a condição deles, a ração é bem aceita?
  • Existem peixes que recusam comida?
  • O inchaço é possível em um dos peixes?

Os peixes que morreram no aquário devem ser removidos dele

As espécies de peixes tropicais apodrecem rapidamente devido à elevada temperatura da água.

Em tal ambiente, as bactérias se multiplicam rapidamente, a água fica turva e um odor desagradável aparece.

É necessário fazer uma inspeção dos peixes mortos

Você deve entender por que ela morreu no aquário. Coloque luvas médicas. Se o corpo não estiver completamente decomposto, observe a condição das nadadeiras, escamas e a condição.

Se o estômago estiver muito inchado, os olhos esbugalharem-se, as escamas estiverem cobertas de placas ou manchas, isso significa que o animal está doente ou envenenado.

  • Veja também: Calopsita: Como saber a idade de uma?

Peixes estão morrendo – Verifique os parâmetros da água

A água costuma ser a principal causa da deterioração da saúde dos peixes. Faça testes com indicadores e faça as medições necessárias.

O aumento do teor de amônia e nitratos, metais pesados ​​na água, faz com que os animais morram rapidamente.

Se o aquário tiver um elemento decorativo feito de ferro, zinco, cobre, este é outro indicador. Alguns peixes não toleram bem o metal e morrem repentinamente.

Enterro: Você pode cavar o chão em algum lugar e enterrar o peixe lá (e provavelmente colocar uma placa memorial do peixe lá). Cremação: você pode queimar o peixe. Ou você pode colocá-lo em algum lugar e queimar ou criar uma lareira para ele. Lixo: você pode descartá-lo com o lixo. Como saber se um peixe betta está doente?

  1. mudanças na coloração (desbotamento);
  2. barbatanas corroídas;
  3. manchas pelo corpo;
  4. feridas pelo corpo;
  5. mudanças de comportamento (em especial, letargia);
  6. peixe betta doente não come;
  7. alterações no padrão do nado,
  8. peixe se coçando nas superfícies.
O envenenamento por amoníaco e o afogamento por falta de oxigênio são duas das causas mais comuns da morte de peixes em aquários. Para evitar que os seus peixes se afoguem, tenha em conta que a quantidade de oxigênio que pode se dissolver na água de um aquário é limitada. O peixe betta pode viver, em média, 5 anos Desde que bem cuidado, ele pode viver por até cinco anos no aquário. ... O peixe beta com alimentação adequada, vive de forma mais saudável, assim como se houver compatibilidade de espécies e manutenção do recipiente e da água. Como solucionar: Adquira um aquecedor ou termostato para deixar no aquário, ou o peixe poderá ficar doente e morrer em pouco tempo. Não deixe para depois algo que você pode fazer hoje. Então, adquira agora mesmo um excelente termostato para o seu aquário clicando aqui. Entre os principais sintomas de estresse em peixes bettas, estão: Falta de apetite; Peixe betta parado no fundo do aquário ou, ao contrário, nadando de um lado para outro; ... Peixe doente com frequência. 4 - Os Bettas respiram oxigênio atmosférico Por conta de seu órgão chamado labirinto, o ar passa próximo de sua corrente sanguínea, o que proporciona a troca de oxigênio para o sangue por meio de difusão. Peixes morreram por conta de doenças e parasitas Um único peixe doente pode fazer com que todo o restante deles fiquem doentes também se não for tratado corretamente. De fato, muitas pessoas relatam que os peixes começaram a morrer depois de introduzir um novo animal no aquário. Quando o peixe morre, libera todo o ar, o que faz com que ele afunde. Isso acontece até que a decomposição do seu corpo comece, o que naturalmente expele os gases. E a bexiga, quando fechada, armazena e incha, que começa a fazer o peixe subir. 3 truques para brincar com seu peixe betta
  1. Coloque seu dedo na superfície da água;
  2. Jogue um pouco de ração para peixe;
  3. Espere o ele subir à superfície;
  4. Repita o treino durante alguns dias,
  5. Com o tempo, o peixe betta estará treinado a subir à superfície quando sentir o dedo na água!

Última postagem

Tag