O que é sexta feira santa

Índice

  • O que é Sexta Feira Santa:
  • Costumes de sexta-feira santa

Boa sexta-feira É um feriado cristão em que se comemora a morte de Jesus de Nazaré.. É celebrado durante a Semana Santa, após a Quinta-feira Santa e antes da Páscoa ou Domingo da Ressurreição.

Neste dia, a Igreja Católica envia seus fiéis, como penitência, ao jejum e à abstinência de carne. Nem a Eucaristia é celebrada, mas a liturgia da Paixão do Senhor.

Sexta-feira Santa é, fundamentalmente, um dia de luto durante o qual a crucificação de Jesus Cristo no Calvário é lembrada, que se sacrifica para salvar a humanidade do pecado e dar-lhe a vida eterna. Portanto, a cruz foi considerada o símbolo de glória para a adoração dos cristãos.

A esse respeito, Pedro escreve na Bíblia: "Pois também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para nos levar a Deus, estando verdadeiramente morto na carne, mas vivificado no espírito." (1 Pedro, 3:18).

Costumes de sexta-feira santa

Imagens da capa de Jesus

Hoje, nas igrejas, as imagens -principalmente o crucifixo- são cobertas com pano púrpura, como sinal da ausência de Jesus.

O objetivo é dar à liturgia a sobriedade característica do recolhimento exigido pela morte de Jesus e refletir sobre o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

As imagens são descobertas no Domingo de Páscoa, como símbolo da Ressurreição de Jesus.

Vista a Virgem Maria de luto

A imagem da Virgem Maria está vestida de preto em sinal de luto e profunda tristeza pela morte de Jesus. Alguns membros da paróquia também usam essa cor de roupa para simbolizar o luto.

Ore a Via Sacra

É costume rezar a Via Crucis, também conhecida como Via Sacra. Com esta oração, Jesus é acompanhado nas suas horas finais, enquanto os catorze momentos (ou catorze estações) são revistos, desde a sua sentença à sua morte e sepultamento.

Medite nas 7 palavras de Jesus

Neste dia, também meditamos nas sete palavras, as últimas sete palavras que Jesus falou na cruz.

Os fiéis refletem sobre o significado que poderiam ter e interpretam a forma como se adaptam às diferentes situações de vida que cada um atravessa.

Adoração da cruz

É tradição participar da liturgia de adoração da cruz, que encerra a celebração litúrgica da morte do Senhor. O objetivo é acompanhar Jesus no sofrimento.

Ore o credo

Às três da tarde, o momento da crucificação geralmente é lembrado pela oração do Credo dos Apóstolos.

Comemoração da morte de Jesus

Durante a noite, a morte de Cristo é comemorada com hinos solenes, orações de agradecimento, bem como uma mensagem focada no sofrimento de Cristo por nós.

Representação da Via Sacra

É uma das tradições mais populares da Sexta-Feira Santa, onde são dramatizados, com atores, cada um dos momentos mais importantes do caminho da cruz de Jesus até o topo do Monte Calvário. Esta encenação permite reviver a jornada de Jesus ao Calvário.

  • Quinta-feira Santa.
  • Sábado Santo.
  • Paschal Triduum.
  • Páscoa.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

A Sexta-feira Santa é o dia em que muitos cristãos lembram da morte de Jesus na cruz. Essa data é celebrada na sexta-feira antes do domingo de Páscoa. Na Sexta-feira Santa, Jesus foi condenado à crucificação e morreu pelos nossos pecados.

Todo o ministério de Jesus na terra culminou no dia de sua morte. Nesse dia, ele cumpriu seu objetivo: pagar pelos pecados de toda a humanidade.

Jesus tinha pregado durante cerca de três anos, preparando discípulos para formar a Igreja. Agora estava na hora de cumprir sua missão maior - salvar o mundo. Na época da Páscoa judaica, Jesus foi para Jerusalém, onde foi traído e preso. Na Sexta-feira Santa, Jesus foi julgado pelos líderes religiosos judeus e condenado por blasfêmia.

Descubra aqui: o que é a Páscoa judaica?

De manhã, depois de o condenarem, os judeus levaram Jesus para Pilatos, o governador romano. Eles acusaram Jesus de trair o império romano e exigiram sua morte. Pilatos não encontrou nenhum motivo para executar Jesus mas não queria que o povo se revoltasse (Lucas 23:1-4). Quando descobriu que Jesus era da Galileia, Pilatos enviou-o para Herodes, o governador da Galileia, que estava em Jerusalém nessa altura.

Herodes também não encontrou motivo para matar Jesus e enviou-o de volta a Pilatos. Estava mais que provado que Jesus era inocente! Mas, mesmo assim, Pilatos entregou-o para ser crucificado, para apaziguar a multidão (Mateus 27:24-26).

Jesus foi levado para fora da cidade e foi crucificado em um monte chamado Gólgota, junto com dois ladrões. Os soldados dividiram seus pertences entre eles e muitas pessoas caçoaram dele. O céu ficou escuro e, às três da tarde, da Sexta-feira Santa, Jesus deu um brado e morreu (Marcos 15:37-39). Nesse momento, houve um terremoto, o véu do templo foi rasgado a meio e vários mortos ressuscitaram.

Veja aqui: o que Jesus disse na cruz?

Ao fim do dia, José de Arimateia levou o corpo de Jesus e o sepultou em seu próprio túmulo (Mateus 27:57-60). Uma grande pedra foi colocada sobre a entrada do túmulo e o corpo ficou lá até domingo, quando Jesus ressuscitou.

Qual é a importância da Sexta-feira Santa?

A Sexta-feira Santa foi muito mais que a morte injusta de um homem inocente. Se ele quisesse, Jesus poderia ter escapado de seus inimigos, mas ele se ofereceu para morrer na cruz (João 10:17-18). Sua morte tinha um propósito.

A morte de Jesus na cruz foi a maior prova do amor de Deus por nós. Ele enviou Jesus, Seu único filho, para morrer em nosso lugar! Por causa do pecado, todos nós merecemos o castigo da morte. Mas Jesus nunca pecou. Na cruz, ele tomou nosso lugar e levou o castigo que nós merecemos (1 Pedro 2:24). Agora, todos que crêem em Jesus podem receber o perdão de Deus e a salvação!

Veja também: o que aconteceu em cada dia da Semana Santa?

Sem a Sexta-Feira Santa, não haveria salvação. Jesus precisou morrer na cruz para que muitos ganhassem a vida eterna. Nunca nos devemos esquecer de seu sacrifício.

15/04/2022 08:00


Também chamada de Sexta Feira da Paixão, é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo. É um feriado móvel, assim como a Páscoa, domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo. Sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval), na Quarta-feira de cinzas. O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados. Significado da Sexta-feira Santa Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira. Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.

Procissões e reconstituições da Via Sacra de Caaró (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares. 

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.  

Site: Via Sacra Caaró 


Site: Via Sacra e Fonte Jesuita do Santuário de Assunção em Roque Gonzales
Via Sacra - Catedral Angelopolitana em Santo Ângelo 
Via Sacra Igreja Coração de Jesus em Porto Xavier 
Via Sacra, Cerro Pelado, Gruta de Todos os Santos em Porto Xavier 
Via Sacra Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga
Via Sacra Catedral São Francisco de Borja em São Borja
Via Sacra da Igreja Matriz de Cerro Largo 
Via Sacra da Igreja de Santo Antônio em Cerro Largo 
Via Sacra da Igreja Matriz em Roque Gonzáles
Via sacra Santuário Assunção em Roque Gonzalez
Via Sacra Igreja Santa Teresa D Avila em Guarani das Missões
Via Sacra Igreja São Estanislau Kostka em Mato Queimado
Via Sacra igreja Sagrada Família Comunidade São José do Buriti em Santo Ângelo  

 

Sicredi Gente que Coopera Cresce

Cerveja de Mel Honey Beer

Honey Beer é cerveja Lager suave, cerveja artesanal que leva em sua essência o mel de abelha.

Saiba mais

Última postagem

Tag