O que é passagem por leilao

A passagem de leilão no documento, é para mostrar a origem do veículo. Entretanto, ainda existem muitos mitos a respeito disso. Vejamos então, como tirar essa passagem ou se ela realmente existe.

O que é passagem por leilao

Para que serve a passagem de leilão no documento?

A passagem de leilão no documento, serve para mostrar a origem do veículo. Entretanto, o documento do veículo não informa que ele passou por um leilão, apenas se ele foi recuperado de sinistro.

Com isso, não existe a informação de que o modelo veio de leilão. Mas, muitos dos veículos adquirid os dessa forma, são recuperados de sinistro. Isso então fica registrado no documento do veículo

.

Essa informação só aparece também em laudos de vistoria, que são realizadas quando o veículo é transferido.

Entretanto, não tem como tirar a informação de que um carro foi recuperado do documento. Isso fica registrado. Assim, é algo que se deve analisar antes de comprar um carro de leilão.

Mas, antes de sabermos o que isso pode trazer para você, vejamos como legalizar um veículo de leilão.

Como legalizar o veículo de leilão?

Apesar do carro ou moto não ter a informação de leilão no documento, o modelo pode estar com restrição de leilão. Para legalizar o veículo e então poder circular com ele, você precisa:

  • Depois de comprar o modelo de um leilão, caso seja de uma categoria que possa voltar à circulação, se deve realizar a inspeção veicular. Algo comum na transferência. Isso é para emitir documentos necessários e obrigatórios.
  • Em seguida, você deve ir ao DETRAN da sua região e então legalizar a moto ou carro comprado.

Entre os documentos que o DETRAN pede, estão:

  • Requerimento para desbloqueio de sinistro;
  • Nota fiscal original de compra. Documento emitido pela empresa leiloeira;
  • Auto do Leilão;
  • Documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência. Não se esqueça que são os originais e cópias;
  • Certificado de registro de veículo (CRV);
  • Certificado de segurança veicular (CSV);
  • Laudo de vistoria da Empresa Credenciada de Vistoria (ECV);
  • Comprovante do pagamento da taxa de emissão do CRV.

Assim, ao legalizar o modelo junto ao DETRAN da sua região, poderá utilizar o veículo normalmente. Entretanto, caso tenha a informação de que o carro já passou por um sinistro, isso pode te trazer algumas desvantagens.

Veremos mais sobre elas a seguir.

O que é passagem por leilao

Quais as desvantagens de passagem de leilão

Como vimos, a passagem de leilão não fica no documento, apenas a informação de recuperação.

Isso pode trazer algumas desvantagens, como:

  • Valor de revenda do modelo fica menor. Caso tenha comprado um veículo para poder vendê-lo posteriormente, saiba que o lucro que você terá será menor. Além disso, se ele veio de um leilão, você é obrigado a informar isso para quem comprou;
  • Seguro pode ser mais difícil: algumas seguradoras não aceitam modelos em sinistro. Ou seja, os planos de cobertura são bem menores e um pouco mais caros. Por isso, é um ponto muito importante.
  • O veículo poderá ter algumas avarias: você precisa, depois de comprar um modelo de leilão, realizar uma vistoria no modelo. Isso garante que o modelo possa ser utilizado e ainda dá mais confiança para as seguradoras.

Por isso, ao comprar um modelo de leilão, caso tenha origem em sinistro, se deve atentar muito a todos esses pontos, já que a informação não poderá ser tirada do documento.

Com isso, analise muito bem sobre a compra desses modelos, para tomar uma decisão.

E então, o que achou do artigo? Foi útil para você? Comente aqui sua opinião. Se já comprou um carro de leilão, comente sua história, para ajudar mais pessoas nesse assunto.

Além disso, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais. Assim, ele pode alcançar ainda mais pessoas.

"Além da desvalorização, existem dois principais custos de ter um carro de leilão. O primeiro deles é que o seguro de automóvel fica muito mais caro. Mesmo que você tenha comprado o veículo da própria seguradora, ela cobrará mais pelo seguro. Em segundo lugar, há a possibilidade de ter que fazer reparos em pouco tempo.

O que significa veículo com passagem por leilão?

Ou seja: geralmente são bens que foram financiados por pessoas físicas. Como elas deixaram de pagar as prestações, a instituição pode levar o automóvel a leilão. Seguradoras São carros sinistrados e/ou recuperados, e é justamente aí que é preciso ter muita atenção.

Tem como tirar passagem por leilão?

A resposta é sim, desde que o carro passe por uma vistoria e seja aprovado. No fim, segurar um carro comprado em leilão demanda o mesmo processo do que o necessário com outros veículos. É preciso, apenas, ter um pouco mais de cuidado.

Como saber se um veículo tem passagem por leilão grátis?

Não é possível saber se o veículo foi de leilão de forma gratuita! Antes de entender um pouco mais sobre os veículos de leilão, é necessário que você saiba que não há a possibilidade de saber se o veículo foi de leilão através dos sites de órgãos públicos. Atualmente, todas as consultas de leilão disponíveis são pagas.

Porque carros com passagem por leilão são mais baratos?

Isso porque eles podem ter perdido muito o valor de mercado ou passaram por reparos que mudam a estrutura deles, o que, para essas instituições, não assegura a mesma qualidade oferecida pela montadora. Por exemplo, as seguradoras podem fazer reparos em carros que sofreram algum dano e que o condutor já não queira mais.

Como saber se um veículo foi adquirido em leilão?

Consultar a placa e os documentos do veículo é o melhor jeito de como saber se o carro foi de leilão ou não. Existem também algumas alternativas pagas para obter o histórico dos veículos. Um exemplo é o site Carcheck, que consulta todo o histórico apenas inserindo o número da placa.

Como consultar o histórico de um veículo grátis?

O processo é grátis e feito por meio do site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Nele, o usuário deve fazer um cadastro, preenchendo seus dados para conseguir uma conta no site. Então, basta realizar a consulta do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo) de forma gratuita.

Qual o desconto do carro que passou por leilão?

  • “Se a seguradora aceita fazer, pode fazer uma indenização de sinistro menor também, cerca de 70% da tabela Fipe”, diz. O desconto do carro que passou por leilão pode chegar a 50%, dependendo do modelo, segundo Siqueira. A tabela FIPE é uma referência de preços para cálculos de seguro, financiamentos e de tributos como o IPVA.

Qual o significado das vendas de veículos em leilão?

  • Q uando se começa o interesse pelo universo das vendas de veículos em leilão começa também a dúvida sobre pequena monta, média monta e grande monta. Afinal, o que significam estes termos? Quem define? E qual o efeito que eles têm sobre o veículo negociado?

Como a comercialização de veículos com passagem por leilão tem crescido?

  • Cada ano que passa a comercialização de veículos com passagem por leilão tem crescido no mercado brasileiro, seja de forma justa, seja aquela venda que o comprador descobre algum tempo depois. O fato é que a cada dia a informação sobre este dado tem se tornado mais popular e as pessoas vem aprendendo que existem diversas classificações de leilões.

Como é melhor comprar um carro de leilão?

  • “Essa opção é a menos pior, caso o cliente queira comprar um carro de leilão. Isso porque, em tese como é um carro da fabricante seu estado de conservação tende a ser melhor.