Indireta para quem fica online e não responde

Visualizar uma mensagem de uma pessoa próxima e não responder em, no máximo, 24 horas, caso você não tenha sido sequestrado por uma tribo aborígene, é falta de educação e quer dizer, sim: não me importo com você!

“Tudo que eu gosto é ilegal, imoral, engorda ou visualiza e não responde”. Piadinhas como esta, sobre o desconforto de ter uma mensagem visualizada e não respondida, tem sido cada vez mais comum nas redes sociais.

Engana-se quem acha que o incômodo é referente apenas ao jogo da paquera e relacionamentos amorosos. Já vi situações de trabalho se complicar, absurdamente, por conta desse hábito que algumas pessoas cultivam bem como amizades estremecerem. Até mesmo perder negócios.

Ok, antes de qualquer coisa é preciso reconhecer que o outro não está no mundo para atender nossas expectativas e que não tem a obrigação de responder algo no tempo que esperamos/precisamos. Que nossa ansiedade é problema nosso – e, no máximo, do nosso terapeuta. Qualquer pessoa de bom senso concorda com isso, certo?

Se fôssemos responder de pronto a todas as mensagens que recebemos diariamente não faríamos outra coisa da vida. Ok creio que estamos de acordo com relação a isso, também. Adiante.

A pergunta que me faço quando me vejo nesse tipo de situação é: por que o ser humano visualiza se ele SABE que não terá tempo de responder naquele momento? Se ele SABE que não tem uma resposta satisfatória para dar e que não vai responder nada?

Visualizar uma mensagem de uma pessoa próxima e não respondê-la em 24 horas é, sim, falta de respeito. É tratar o outro como se fosse desimportante. No mínimo é deselegante.

Salvo raras exceções, como de pessoas que perseguem, enchem o saco, perturbam, cobram, solicitam nossa atenção em momentos inapropriados, enviam milhões de mensagens repetitivas, pessoas que sequer conhecemos direito. Essas, convenhamos, já deviam estar bloqueadas.

Às vezes acontece de não termos tempo, mesmo, de responder. De deixarmos para mais tarde e acabarmos esquecendo quando nos damos conta de que o assunto não era urgente. Ou de querermos refletir sobre a mensagem que recebemos para responder com calma e propriedade. Mas algumas pessoas fazem disso uma prática diária, um hábito.

Sobre essas pessoas que fazem disso um hábito, uma prática diária, enfim, um estilo de vida, tenho uma teoria de botequim – ou melhor, várias:

  1. Elas podem ser pessoas curiosas: não conseguem controlar o impulso de saber qual o conteúdo da mensagem que receberam, mesmo quando não têm intenção de responder ou de se relacionar com o remetente;
  2. Elas podem ser pessoas individualistas: acreditam que o seu tempo e a sua necessidade estão acima das necessidades dos outros;
  3. Elas podem ser pessoas autocentradas: acreditam que o outro deve respeitar/aceitar o seu tempo, mas não respeitam o tempo do outro. Ou seja, o outro está no mundo para aceitá-las como elas são, mas a recíproca não é verdadeira;
  4. Elas podem ser pessoas vaidosas: nutrem certo prazer em saber que estão sendo solicitadas, além da ilusão de que estão exercendo um falso poder ao controlar a situação deixando o outro esperar;
  5. Elas podem ser pessoas sadomasoquistas: esse seria o grau máximo de neurose. São os que agem assim por prazer, de caso pensado, porque gostam de torturar.
  6. Elas podem ser pessoas demasiadamente ocupadas que simplesmente não conseguem administrar o próprio tempo;
  7. Elas podem ser pessoas desligadas, do tipo que esquece a chave do carro dentro da geladeira.
  8. Elas podem ser pessoas que acreditam que um silêncio vale mais que mil palavras e que o delas significa: não perturbe.

Eu, particularmente, não visualizo nenhuma mensagem que não tenha a intenção (ou tempo) de responder. Prefiro engolir minha curiosidade a tratar o outro com desimportância ou deselegância. Porque não visualizar é dar ao outro o benefício da dúvida, é não deixá-lo alimentando minhocas na cabeça sobre o motivo do silêncio. Se não visualizou é porque ainda não viu, quando tiver tempo, verá. Simples assim.

Caso a curiosidade se instale, existe a opção de dizer: “respondo com calma depois, agora não posso”.

Todavia, visualizar uma mensagem de uma pessoa próxima e não responder em 24 horas, caso você não tenha sido sequestrado por uma tribo aborígene, quer dizer, sim: não me importo com você. E se esse for o caso, “não se importar”, o que diabos a pessoa que escreveu ainda está fazendo em sua lista de contatos? E se esse for o caso, “não se importar”, para quê visualizar?

E para o remetente que recebeu a subliminar “não me importo com você” fica a dica: não se importe com quem não se importa com você.

Sabemos que a advento dos smartphones (e o avanço da tecnologia) mudou nossa relação com o tempo; que estamos todos mais acelerados do que devíamos; que infelizmente perdemos a noção de ritmo que a mãe natureza sempre nos ensinou: plantar, cultivar, adubar, regar, colher. Sabemos que nos tornamos seres estressados e ansiosos; que a sociedade de consumo nos tornou menos aptos a lidar com frustrações, que a cultura da comida instantânea, por exemplo, nos fez desejar que tudo seja como as sopas de saquinho: pronto em três minutos.

É fato, também, que devemos aprender a lidar com nossas ansiedades e paranoias. Se todo e qualquer silêncio referente ao outro mexe demais conosco, ao ponto de nos roubar noites de sono, é hora de investigar de onde vem essa incapacidade de lidar com o silêncio alheio. É hora de investigar nossa capacidade de lidar com a rejeição e tentar resolvê-la (alô terapia!).

Nunca implore carinho, atenção ou amor. Se não é dado livremente, não vale a pena ter.

Às vezes você perdoa uma pessoa porque a falta que ela faz em sua vida é maior do que o erro que ela cometeu.

Se você me deseja o mal, eu te desejo o bem, afinal cada um oferece aquilo que tem.

Eu nunca vou me arrepender das coisas erradas que eu já fiz, mas me arrependo das coisas certas que eu fiz para as pessoas erradas.

Não pense muito Não espere muito Não ame muito

Porque tudo que é muito, decepciona.

Você nunca será bom o suficiente para todos, mas sempre será perfeito para aquela pessoa que te merece.

Gosto de pessoas que admitem o erro, falam que estão com saudade e deixam de lado o orgulho. Gosto de gente que sabe dar valor ao que tem, que faz por merecer e não finge ser o que não é…

Sua mensagem foi recebida, visualizada e ignorada com sucesso.

As únicas pessoas que você precisa ter sem sua vida são aquelas que provam, sob qualquer circunstância, que precisam de você na vida delas.

E com o tempo a gente vai se acostumando a conviver com a presença de alguns e a ausência de outros.

Chega um dia que a gente simplesmente muda. Os sentimentos acabam e o coração faz novas escolhas.

A luz que me ilumina é mais forte que os maus olhos que me cercam.

Nem tudo que eu posto é indireta. Mas tudo que atingir é consciência pesada.

Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia. Quarta-feira vira sábado e um momento vira oportunidade. (Pedro Bial)

Livrai-me do mal disfarçado de bem querer. (Karla Tabalipa)

Ninguém perde por dar amor, perde é quem não sabe receber!

Torço pela felicidade dos outros, gente feliz não enche o saco.

Aprenda: certas pessoas permanecerão no seu coração, mas não na sua vida!

Quem gosta da própria vida não tem tempo, nem interesse em cuidar da vida dos outros.

O homem burro faz sua namorada sentir ciúmes de outras mulheres.
O homem inteligente faz as outras mulheres sentirem inveja de sua namorada.

A pessoa te excluir de todas as redes sociais e você fica sem ter como agradecer a gentileza.

Vai ficar por quanto tempo? Preparo um café ou preparo a minha vida?

Tem coisas que a gente não perde, se livra.

Nem toda distância é ausência, nem todo silêncio é esquecimento…

Tem pessoas que criam suas próprias tempestades e depois ficam triste quando chove.

Esse é o meu problema; nunca fui de gostar pouco, ou gosto muito ou não gosto.

Sinto saudades de pessoas que nem imaginam o tamanho da falta que me fazem.

Quem muito se ausenta, uma hora deixa de fazer falta.

Tudo que vai volta, mas nem tudo que volta encontra o que deixou.

Gente que se faz de “coitadinha”. Pior raça que existe.

Um dia a gente cansa de bater na porta que não quer abrir, e prefere pular uma janela que já estava aberta.

Às vezes, o medo de sofrer é nosso pior inimigo. Nos impede de viver o melhor da vida, o amor. Boa noite!

Não tenha medo da mudança. Coisas boas se vão para que melhores possam vir.

E para tristeza das inimigas…
Hoje eu acordei linda.

Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar.

Nunca decepcione alguém que faria tudo por você. Entendeu? Nunca.

Nada como um dia após o outro.

Eu luto bastante pelas pessoas que amo, mas quando eu desisto, não tem volta.

Tem gente que não gosta de mim por causa do que eu digo.
Imagina se eles soubessem o que eu penso.

O mundo dá voltas. Isso explica tanta gente tonta!

Última postagem

Tag