Em qual ph ocorre sua maior atividade (básico, ácido ou neutro)?

O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica.

Segundo a Teoria da dissociação iônica de Arrhenius, uma substância é considerada ácida se, em meio aquoso, ela liberar como único cátion o H+ (ou H3O+). Quanto maior a quantidade desses íons no meio, maior será a acidez da solução.

O bioquímico dinamarquês Peter Lauritz Sorensen (1868-1939) propôs o uso de uma escala logarítmica para trabalhar com as concentrações do íon hidrônio [H3O+(aq)] nas soluções, que ele chamou de pH.

O pH é a sigla usada para potencial (ou potência) hidrogeniônico, porque se refere à concentração de [H+] (ou de H3O+) em uma solução. Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica.

A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.


Valores de pH para soluções ácidas, neutras e básicas

Observe que quanto menor o valor do pH, mais ácida a solução será. Isso acontece porque, conforme já mencionado, essa escala é logarítmica, o que quer dizer que o pH é definido como logaritmo negativo da concentração dos íons [H+(aq)] na base 10:

colog [H+] = - log [H+]
pH = - log [H
+]
[H
+] = 10-pH, em mol/L

Isso significa que, por exemplo, se temos duas soluções a 25ºC com volumes iguais, sendo que a primeira tem pH igual a 4 e a segunda tem pH igual a 3, então a segunda solução possui 10 vezes mais íons H+ que a primeira.

Veja abaixo os valores de pH para algumas substâncias do cotidiano:


Escala de pH com exemplos de soluções com pH próximo ao indicado

Esses valores podem ser medidos de forma precisa por meio de um aparelho chamado peagômetro, como o mostrado abaixo:


Peagômetro usado para medir o pH de soluções

Muitas vezes, em laboratórios, para determinar o pH de soluções de um modo não tão preciso, utilizam-se indicadores ácido-bases. Esses são substâncias naturais ou sintéticas que mudam de cor na presença de soluções ácidas e básicas e em diferentes faixas de pH. Entre os indicadores sintéticos mais usados está a fenolftaleína, que é incolor em meio ácido e bem rosa em meio básico; o papel de tornassol, que fica vermelho na presença de ácidos e azul na presença de bases; e o indicador universal, que apresenta cores diferentes para cada valor de pH, sendo bastante preciso:


Exemplos de indicadores ácido-base sintéticos: tiras de indicador universal, fenolftaleína e papel de tornassol

Entre os indicadores naturais, temos as soluções extraídas de muitos vegetais, tais como das folhas de repolho roxo, beterraba, uvas, jabuticabas, amoras, bem como em folhas vermelhas e flores de pétalas coloridas, como as flores de azaleia e quaresmeira.

Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

A medição do pH é aplicada em diversas atividades desde a área de pesquisa até o controle de qualidade em diversos segmentos. Mas como essa mensuração é realizada?

Antes de entrarmos em mais detalhes é importante conhecer e definir alguns conceitos:

O que é pH?

É o símbolo para a grandeza físico-química  chamada potencial hidrogeniônico, que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

Assim, as soluções são classificadas em:

pH 0 a 7: soluções ácidas
pH = 7: soluções neutras
pH acima de 7: soluções básicas ou alcalinas

Como se calcula o pH?

O pH é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio [H+]. Quanto maior concentração de íons H+, menor o pH de uma substância. Se a concentração de H+ é maior do que OH-, o material é ácido, ou seja, o valor de pH é inferior a 7. Se a concentração de OH- é maior do que H+, o material é básico, com um valor de pH maior do que 7. Se a quantidade de H+ e OH- presentes são iguais, o material é neutro, com um pH de 7.

[H+]: -log [H+]

[pH] + [pOH] = 14

O medidor de pH (pHmetro) é um milivoltímetro que converte o valor de potencial medido pelo eletrodo em unidades de pH.

Como funciona a Tira Universal de pH

Pode-se medir o pH de uma solução usando um indicador universal. As tiras de pH, também conhecidas como indicadores ácido-base, auxiliam na leitura do pH de soluções aquosas. Sua medição é realizada através de reagentes químicos contidos nas tiras que quando colocados em contato com a amostra permitem identificar o pH das soluções através de diferentes tons e cores no papel, dependendo do nível de acidez ou alcalinidade que o material contêm.

O pHmetro e seu uso nas rotinas

O pHmetro é um equipamento utilizado para medir o pH de uma substância ou uma amostra que se pretende analisar e proporciona uma medição mais precisa do pH da solução. São amplas as possibilidades de aplicação desde a indústria alimentícia, cosmética, pesquisa, laboratórios até universidades e indústrias químicas. São muito usados no controle de qualidade em diversos segmentos, análise de água, em microbiologia para verificar o pH de meios de cultura, entre outros.

pHmetro de bolso (portátil)

Esse pHmetro é versátil, muito prático e de fácil manuseio, perfeito para utilização em campo ou laboratórios.

Características

  • Modelo compacto
  • Indicador digital
  • Eletrodo pode ser estendido por até 8cm
  • Faixa de medição de 0,00 a 14,00

pHmetro de bolso (PORTÁTIL)
Clique no produto para mais informações
!

pHmetro de bancada

Realiza a medição dos valores de pH e potencial (mV) de soluções com facilidade, rapidez, precisão e reprodutibilidade dos resultados.

Características

  • Equipamento leve
  • Tela ampla em LCD
  • Visualização clara das informações
  • Fácil calibração e operação
  • Acompanha braço de suporte para eletrodo
  • Precisão e reprodutibilidade nos resultados

pHmetro de bancada
Clique no produto para mais informações!

Eletrodos de pH

Utilizado junto com o pHmetro para realizar as aferições, com corpo em plástico ou vidro.

Características

  • Corpo em plástico ou vidro
  • Junção selada ou recarregável
  • Referência Interna de Prata e Cloreto de Prata
  • Conector BNC

Eletrodo de vidro
Clique no produto para mais informações!

Eletrodo de plástico
Clique no produto para mais informações!

Tira Universal de pH Kasvi

São compostas por 5 indicadores ácido-base e faixas de diferentes cores para maior precisão.

Características

  • Faixa de medição: 0 – 14
  • Medição prática e com resultado em 1 segundo
  • Parte superior em plástico evitando a contaminação cruzada entre usuário e amostra

Tira Universal de pH
Clique no produto para mais informações!

Última postagem

Tag