Diga ao povo que fico quem disse

O Dia do Fico, 9 de janeiro de 1822 é a data protagonizada pelo regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, que decide contrariar às ordens das Cortes Portuguesas e permanecer no Brasil.

O evento recebeu esse nome porque, na ocasião, D. Pedro proferiu a frase que se tornaria célebre:

Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico.

Esta decisão é considerada um importante passo para o processo de independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1822.

Por que D. Pedro decidiu ficar no Brasil?

O desejo da permanência do Príncipe-Regente Dom Pedro no Brasil se inicia com o temor de que Portugal retirasse do Brasil os direitos adquiridos com a elevação do Brasil a Reino Unido.

Se isto acontecesse, o Brasil voltaria novamente à condição de colônia e perderia o direito de comercializar com as demais nações.

Assim, surge a ideia entre aqueles que compunham a elite rural e política brasileira, de formar um "Reino do Brasil" independente de Portugal.

Diga ao povo que fico quem disse
Dom Pedro aclamado pela decisão de ficar no Brasil. Autor: J.B. Debret

O rei Dom João VI parecia prever que este território do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves poderia passar pelo mesmo processo das colônias espanholas.

Desta maneira, antes de voltar para Portugal por conta da Revolução Liberal do Porto, deixou seu filho e herdeiro no Brasil.

Entretanto, o próprio Dom Pedro considerava a ideia de se afastar da corte portuguesa, seja por influência de pessoas como José Bonifácio, seja pelo apoio da sua esposa, Dona Leopoldina.

Em dezembro de 1821, Dom Pedro recebeu ordens de voltar a Portugal a fim de terminar sua preparação acadêmica.

A notícia cai com uma bomba entre os brasileiros, sobretudo, a elite agrária brasileira. Isso porque ela queria conservar as liberdades comerciais que haviam adquirido após a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808.

Diga ao povo que fico quem disse
O Paço Imperial, no Rio de Janeiro, onde Dom Pedro comunicou sua decisão de permanecer no Brasil

Isso animou a aristocracia rural a pedir a permanência de D. Pedro no Brasil. Por esse motivo, iniciou-se a coleta de assinaturas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo, pedindo que Dom Pedro não voltasse para Portugal.

Mais de oito mil assinaturas foram apresentadas pelo presidente do Senado, José Clemente Pereira, a Dom Pedro, o qual se decide permanecer no Brasil.

Por isso, em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil e retornasse a Portugal.

Na varanda do Paço Real (que viria a se tornar o Paço Imperial após a independência), Dom Pedro comunicou sua decisão à multidão que o assistia:

Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico.

Esse episódio passaria à história conhecido como o "Dia do Fico".

Oito meses depois, apoiado pelas elites agrárias e a população livre, D. Pedro declara a Independência do Brasil.

Curiosidades sobre o Dia do Fico

Portugal chegou a enviar tropas para o Brasil, capitaneadas pelo tenente-general Jorge Avilez, com a intenção de reaver o poder sobre o Brasil. No entanto, o Príncipe-Regente D. Pedro ordena a retirada das tropas, o militar e seus comandados são expulsos do Brasil.

Uma versão mais reduzida da frase "Se é para o bem de todos e a felicidade geral da Nação, digo ao povo que fico." tornou-se uma citação comum no Brasil.

Leia também sobre este assunto:

Causas da Independência do Brasil

Imperatriz Leopoldina

Quem disse a frase diga ao povo que fico?

Dom Pedro
Você já deve ter estudado a famosa frase de Dom Pedro: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”.

Qual foi a frase dita por Dom Pedro no Dia do Fico?

Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico! A frase dita em 9 de janeiro de 1822, no Paço Real – rebatizado de Paço Imperial após a Independência –, no Rio de Janeiro, sacramentou um momento importante da história brasileira.

Qual foi a famosa frase dita por Dom Pedro?

Dia do Fico
“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.” Ao contrário do imaginário popular, muito provavelmente essa frase não foi dita pelo então príncipe regente Pedro 1º (1798-1834) no episódio conhecido como Dia do Fico.

Quem escreveu a carta do fico?

A célebre frase atribuída a D. Pedro de Alcântara transformou o que seria mais um comum dia 9 de janeiro em símbolo do acontecimento mais conhecido como o Dia do Fico. Momento relacionado à escolha do Príncipe regente em permanecer no Reino do Brasil.

De quem é a frase Independência ou Morte?

Seu nome vem da exclamação de D. Pedro I ao proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822: “É tempo! Independência ou Morte!

Qual foi a frase que ficou marcada na história?

Digam ao povo que fico”. Essa é a ilustre frase proferida por Dom Pedro I na data que ficou conhecida como Dia do Fico, quando ele recusou a ordem da Corte Portuguesa de deixar o Brasil e voltar a Portugal. Isso ocorreu em 9 de janeiro de 1822. A data se tornou um marco para a sequência da História do Brasil.

O que dizia a carta que Dom Pedro recebeu?

Pedro I recebeu uma carta do ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros, José Bonifácio, e de sua esposa Leopoldina, e diante da situação, relatada na carta, declarou a independência.

Porque se deu o Dia do Fico?

9 de janeiro de 1822
O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e significou a permanência de Dom Pedro I no Brasil, descumprindo as ordens da Coroa portuguesa para que voltasse para a Europa imediatamente.

Onde Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

Pedro até as margens do Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Os antecedentes da história da Independência do Brasil têm vários aspectos, mas cabe destacar os fatos que ocorreram em São Paulo e foram determinantes para a vinda do príncipe D. Pedro, culminando com o grito do Ipiranga.

Quem foi que gritou Independência ou Morte?

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

Por que Dom Pedro falou Independência ou Morte?

Depois de José Bonifácio ter feito uma exposição verbal do estado em que se achavam os negócios públicos se deliberou que se escrevesse a Dom Pedro incitando-o a proclamar a independência sem perda de tempo.

Qual a frase mais marcante do mundo?

Frases Marcantes

  • O sucesso é um professor perverso. …
  • E são tantas marcas. …
  • Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa. …
  • O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. …
  • Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder. …
  • O otimismo é a fé em ação.

Qual é a frase mais famosa de William Shakespeare?

Citações mais famosas em inglês

Citação Autor Idioma
All that glitters is not gold. William Shakespeare Inglês
All the world’s a stage, and all the men and women merely players. William Shakespeare Inglês
Ask not what your country can do for you; ask what you can do for your country. John Kennedy Inglês

Que título recebeu Dom Pedro após o grito da independência?

No dia 1 de dezembro de 1822, com 24 anos, D. Pedro recebeu a Coroa Imperial e o título de Defensor Perpétuo do Brasil.

Quem disse Digo ao povo que fico?

Dom Pedro
Você já deve ter estudado a famosa frase de Dom Pedro: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”.

Quando Dom Pedro disse diga ao povo que fico?

A frase diz respeito ao Dia do Fico, no qual o príncipe regente declarou que não cumpriria as ordens das Cortes portuguesas, que exigiam a sua volta a Portugal, ficando no Brasil. O nobre fez o seu pronunciamento em 9 de janeiro de 1822 diante de milhares de populares no Paço Imperial.

Quem escreveu a carta do fico?

A célebre frase atribuída a D. Pedro de Alcântara transformou o que seria mais um comum dia 9 de janeiro em símbolo do acontecimento mais conhecido como o Dia do Fico. Momento relacionado à escolha do Príncipe regente em permanecer no Reino do Brasil.

Qual foi a famosa frase dita por Dom Pedro?

Dia do Fico
“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.” Ao contrário do imaginário popular, muito provavelmente essa frase não foi dita pelo então príncipe regente Pedro 1º (1798-1834) no episódio conhecido como Dia do Fico.

O que era a lei do Cumpra-se’?

O “Cumprase” consistia em uma medida em que qualquer decisão tomada pelas Cortes portuguesas só teria validade no Brasil com a prévia autorização do príncipe regente. Desse modo, o poder de mando lusitano era anulado e a autonomia política brasileira reafirmada.

Por que Grito do Ipiranga?

Grito do Ipiranga foi o ato que, simbolicamente, oficializou o rompimento com Portugal; rompimento que, na verdade, se iniciara em 1808, com a transformação do Brasil em sede do Estado português.

O que é o Dia do Fico?

O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no país após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.

O que você entende por O Dia do Fico?

O Dia do Fico, 9 de janeiro de 1822 é a data protagonizada pelo regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, que decide contrariar às ordens das Cortes Portuguesas e permanecer no Brasil. … Esta decisão é considerada um importante passo para o processo de independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1822.

Porque se deu o Dia do Fico?

9 de janeiro de 1822
O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e significou a permanência de Dom Pedro I no Brasil, descumprindo as ordens da Coroa portuguesa para que voltasse para a Europa imediatamente.

Onde Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

Pedro até as margens do Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Os antecedentes da história da Independência do Brasil têm vários aspectos, mas cabe destacar os fatos que ocorreram em São Paulo e foram determinantes para a vinda do príncipe D. Pedro, culminando com o grito do Ipiranga.

Qual frase foi dita no dia 7 de setembro de 1882?

Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Porém, para compreendê-la melhor, é necessário conhecer o contexto em que ela foi dita.

Qual foi a frase que ficou marcada na história?

Digam ao povo que fico”. Essa é a ilustre frase proferida por Dom Pedro I na data que ficou conhecida como Dia do Fico, quando ele recusou a ordem da Corte Portuguesa de deixar o Brasil e voltar a Portugal. Isso ocorreu em 9 de janeiro de 1822. A data se tornou um marco para a sequência da História do Brasil.

O que significa o Cumpra-se decretado em maio de 1823?

Em maio de 1822, os ministros brasileiros instituíram o chamado “Cumprase”. De acordo com tal medida, qualquer ordem vinda de Portugal só poderia ser cumprida com a aprovação prévia do príncipe regente. Reforçando o apoio a Dom Pedro I, os ministros declararam Dom Pedro como “defensor perpétuo do Brasil”.

Porque os portugueses não gostaram que D Pedro ficasse no Brasil?

Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente. Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.