Comparar preço uber e 99

Passageiros estão atrás dos apps com as menores tarifas, por isso, os comparadores de preço de aplicativos de transporte podem ajudar.

No ano passado, fizemos um levantamento com mais de cem clientes da Uber.

Eles nos apontaram o preço como o principal motivo para trocar a multinacional norte-americana por um outro aplicativo da região.

Isso é reflexo de uma característica marcante desse mercado: é comum que os motoristas dirijam tanto para a Uber, quanto para 99, Cabify ou qualquer outro aplicativo que os permitam ganhar um dinheiro a mais.

Assim, do ponto de vista do passageiro, são poucas as diferenças entre os serviços prestados pelos aplicativos tradicionais; se levarmos em consideração que os serviços são os mesmos e o aplicativo é parecido, são detalhes que mudam de um aplicativo para o outro.

E o preço, como nosso levantamento deixou claro, é o principal deles.

Brasileiros jovens gastam 10% de sua renda com apps de transporte

Os gastos com aplicativos de transporte têm impactado cada vez mais na renda do brasileiro.

Não à toa, o transporte por aplicativo passou a fazer parte do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Esse é o índice que mostra a variação dos preços dos principais itens do consumidor brasileiro, impactando diretamente no seu poder de compra.

Além disso, segundo levantamento do aplicativo Guia Bolso, em junho de 2019, gastos com transporte por aplicativo já estavam tomando 10% do salário dos brasileiros de 18 a 35 anos que usavam o Guia. Em média, esse público gastava por mês R$ 114,83.

No final de fevereiro, o mesmo Guia Bolso divulgou que realizou um novo levantamento com mais de 203 mil usuários, revelando que essas pessoas gastaram nos 12 meses anteriores, em média, R$ 1649 com apps de transporte, cada uma.

Por isso, é cada vez mais necessária uma forma de encontrar o aplicativo de transporte com o menor preço.

Nesse meio, nasceram os comparadores de preço voltados aos apps, que são ferramentas muito úteis para passageiros irem atrás das corridas mais baratas.

No Brasil, há duas principais ferramentas para comparar os preços das corridas, o Vah e o Google Maps.

Vah

O Vah é, provavelmente, o sistema especializado na análise de preços de apps de transporte mais conhecido.

No entanto, nos últimos meses, eles estão passando por uma instabilidade, fazendo com que o app não retorne quando você traça uma rota.

Porém, também é possível realizar uma comparação no site do aplicativo, que disponibiliza comparativos de preço também de transportes intermunicipais, apps de carona e aluguéis de veículos.

Além de Uber, 99 e Cabify, o aplicativo compara os preços do Lady Driver, voltado para o público feminino, da Wappa e outras cooperativas de táxi das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

No site, você também consegue ver uma estimativa de tempo de espera, além de conseguir alguns cupons de desconto.

Google Maps

Com o Google Maps, você também consegue comparar os preços de Uber e 99.

Basta traçar uma rota no aplicativo, e clicar no ícone do bonequinho segurando uma mala.

Assim, a ferramenta te dá uma estimativa de preço tanto das categorias Pop e Táxi da 99, quanto das categorias Pool e X da Uber.

O Google também permite que você abra o aplicativo que você desejar, após realizar essa comparação.

Outros

Além do Vah e do Google Maps, outras ferramentas te permitem realizar a comparação dos preços.

No entanto, elas são restritas a determinadas cidades do país, como é o caso do Taxi Explorer e do VouD.

Além disso, note que, em todos os comparadores que falamos aqui no post, é apresentado uma faixa de preço.

Dessa forma, você só saberá o exato preço da corrida, realizando uma simulação no aplicativo ou através do site.

Ah, e caso você tenha a curiosidade de destrinchar os preços dos aplicativos, basta simular uma corrida e detalhar os valores da tarifa.

Comparar preço uber e 99

Comparar preço uber e 99

O custo de uma corrida de aplicativo é calculado através de um preço base somada, à quilometragem e o minuto rodado.

Não esqueça também que em momento de picos, a tarifa dinâmica entra em ação, e vale mais a pena ir em busca dos menores preços.

Dê preferência por aplicativos regionais na sua cidade, os preços baixos são a estratégia número um deles, para concorrer com as multinacionais.


Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

A Uber e a 99 são aplicativos de transporte particulares comuns no dia a dia dos brasileiros. Com milhões de usuários, os concorrentes estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS) e disputam o mesmo público nas grandes cidades. Apesar de serem parecidos, os serviços se distinguem em alguns aspectos, por exemplo, no pagamento. Enquanto a empresa americana permite três paradas na mesma corrida e dividir o preço da viagem no cartão de crédito ou débito, a companhia brasileira 99 oferece apenas a opção de um destino e não há a possibilidade de dividir o valor com amigos, exceto no dinheiro.

Além disso, as plataformas também apresentam modalidades diferentes, conforme a necessidade do cliente, e cupons de desconto próprios. Dessa maneira, ambas investem também no atendimento personalizado e no preço mais em conta para atrair novos usuários. Para ajudar a entender mais as semelhanças e diferenças entre os dois apps, o TechTudo listou alguns tópicos que podem ser úteis na hora de decidir qual escolher. Confira, a seguir, mais detalhes de cada um dos serviços encontrados nas lojas oficiais da Google Play, do Google, e App Store, da Apple.

Uber, Cabify ou 99POP: dicas mostram qual está mais barato no momento

Comparar preço uber e 99
1 de 5 Lista traz comparação entre os aplicativos de transporte particular Uber e 99 — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Lista traz comparação entre os aplicativos de transporte particular Uber e 99 — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Interface dos apps

Tanto a 99 quanto a Uber possuem aparência semelhantes. Os dois são intuitivos e leves, por isso, o usuário consegue aprender de maneira simples o funcionamento das plataformas. Ao abrir as aplicações, os usuários vêem seu ponto de localização – usado como referência de partida – e os possíveis carros em circulação perto da sua região. Da mesma forma, eles apresentam um espaço duplo para ser preenchido com os endereços de origem e destino. A diferença fica por conta da caixa de mensagem, exibida no canto direito pelo 99 e só disponível no Uber após o motorista ser escolhido.

Comparar preço uber e 99
2 de 5 Design do Uber e 99 POP são quase idênticos — Foto: Reprodução/Julia Marques Design do Uber e 99 POP são quase idênticos — Foto: Reprodução/Julia Marques

2. Funções extras

Uma das vantagens da Uber está na possibilidade de dividir o trajeto e o preço da viagem com amigos, conhecidos ou familiares. No entanto, vale lembrar que a função de fracionar os valores não está acessível no Uber Lite, versão mais leve do sistema de transporte (veja como usar). Outra alternativa possível é agendar corridas para qualquer dia ou horário, de acordo com a vontade do cliente. Para isso, basta tocar no ícone de carro localizado embaixo da forma de pagamento. A plataforma também disponibiliza diferentes modalidade: uber X, Black, Juntos e Select. Cada uma delas apresenta características e preços distintos.

Ao contrário da companhia da Califórnia, nos Estados Unidos, o 99 não traz a opção de paradas nem a chance de dividir o valor da corrida de maneira nativa. Porém, assim como a Uber, o sistema também apresenta versões variadas: POP, 99TAXI e o Táxi Comum. Um destaque do software é a média da tarifa menor, ou seja, viagens curtas, médias e longas podem ser mais em conta que a Uber e a Cabify, por exemplo – veja qual está mais barato em tempo real.

Comparar preço uber e 99
3 de 5 Uber permite agendar viagem e 99 pode oferecer média de preço mais barata — Foto: Reprodução/Julia Marques Uber permite agendar viagem e 99 pode oferecer média de preço mais barata — Foto: Reprodução/Julia Marques

3. Preços e tarifas

Os preços e tarifas variam de acordo com a cidade em ambos os serviços. A estimativa para o pagamento é feita a partir do valor da tarifa base, mais o preço para a estimativa de tempo e de distância do trajeto, somado ao valor variável – conforme a demanda na região, o chamado "preço dinâmico". Alterações no tempo estimado para a corrida também podem aumentar o valor da mesma, por exemplo, quando o motorista pega um trânsito muito longo. Outra compatibilidade presente nos dois aplicativos é a inclusão do valor do pedágio, se houver, no preço final da corrida calculado.

A forma de pagamento é uma diferença marcante entre as plataformas. Na Uber só há a possibilidade de pagar com cartões de crédito e no dinheiro, enquanto a 99 permite pagar no aplicativo pelos cartões de crédito ou débito, conta PayPal (veja como usar) e voucher corporativo. Caso o cliente prefira pagar diretamente ao motorista, ele pode usar dinheiro ou cartões de débito e crédito – aplicados na própria máquina eletrônica do motorista.

Comparar preço uber e 99
4 de 5 Comparativo de preço entre o Uber e o 99POP — Foto: Reprodução/Julia Marques Comparativo de preço entre o Uber e o 99POP — Foto: Reprodução/Julia Marques

4. Cupons de desconto

Os cupons de descontos são úteis para economizar nas viagens e servem como estratégia de estímulo para que os usuários optem cada vez mais pelos serviços de transporte particulares. A maioria dos códigos distribuídos pela 99 e Uber são obtidos a partir do compartilhamento de tíquetes com os amigos. Isso significa que cada vez que algum conhecido utiliza pela primeira vez um dos dois aplicativos e aplica um cupom compartilhado por você é acrescentado um desconto na sua próxima corrida. Dessa forma, ambas as plataformas incentivam a divulgação do próprio app e concedem aos usuários viagens com preços mais baratos.

Além disso, ambas oferecem descontos frequentes para usuários regulares, ou seja, aqueles que sempre usam o app para pedir uma viagem no dia a dia. As empresas também aproveitam de datas comemorativas da cidade ou do país para fazer campanhas com benefícios limitados e, por vezes, progressivos. Assim, os clientes conseguem cupons com benefícios crescentes e podem aproveitar várias corridas com preços abaixo da média.

Comparar preço uber e 99
5 de 5 Cupons de descontos são compartilhados pelos próprios apps de viagem — Foto: Reprodução/Julia Marques Cupons de descontos são compartilhados pelos próprios apps de viagem — Foto: Reprodução/Julia Marques

5. Treinamento de motoristas

Em relação ao critério de seleção dos motoristas, os aplicativos também trazem proximidades. Tanto a Uber quanto o 99 solicitam um cadastro para os futuros motoristas se identificarem no app. Este deve conter carteira de habilitação, documentos do carro e atestado de antecedentes criminais. Porém, para trabalhar na Uber, os interessados são obrigados a fazerem um um curso online em até 30 dias após o cadastro. Após a conclusão, o condutor está apto para realizar corridas. Enquanto isso, a 99 disponibiliza workshop e cursos opcionais.

Via 99 (1 e 2) e Uber (1 e 2)

Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Comparar preço uber e 99

Como conseguir códigos de descontos no Uber, Cabify e 99POP